Assine e divulgue Química Nova, Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society, a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina.

 

 

BOLETIM ELETRÔNICO No 764

VEJA NESTA EDIÇÃO:

 

1. DOI disponível no site do SciELO para JBCS e QN pode ser validado no CV Lattes!!!

2. 5th International Conference on Countercurrent Chromatography – CCC2008

3. Concurso para novos docentes UNIFESP campus Diadema

4. Vaga para Química Geral e Química Orgânica no Instituto de Biociências da UNESP de Rio Claro

5. Curso de Ressonância Magnética Nuclear – AUREMN – Inscrições até 21/01/2008

6. Vaga para Químico na área de Microscopia Eletrônica na FFCLRP-USP

7. Bolsa de Desenvolvimento Tecnológico Industrial - DTI 1C/CNPq na UFPE

8. ICSM 2008 abre inscrições para reunião científica em Porto de Galinhas

9. Prêmio Nicola Petragnani da Divisão de Química Orgânica

10. Inscrições para Mestrado e Doutorado em Química da UFMG

11. Pós-Graduação em Química da UFPE abre Seleção

12. Campanha para eleiçao direta no Conselho Federal de Química

13. Vagas para Professor de Química na UNESP/ Campus Experimental de Itapeva

14. Seleção de Professor Substituto do Departamento de Química Analítica na UFRJ

15. Inscrições abertas para Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Química Inorgânica da UFRJ

16. Vaga para Química Analítica Instrumental no Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo

17. Academia de Ciências do Estado de São Paulo divulga lista de Membros - Eleitos em 2007 na área de Química

 

 

1. DOI disponível no site do SciELO para JBCS e QN pode ser validado no CV Lattes!!!

Prezados colegas,
Após muitas conversas com o pessoal do suporte do CNPq e do SciELO (Scientific Electronic Library Online), é com muita alegria que informo a todos que os números de DOI de artigos publicados no Journal of the Brazilian Chemical Society e Química Nova, disponíveis site do SciELO estão funcionando, estão ativos e que já é possível cadastrar os artigos de Química Nova e do JBCS disponíveis no site do SciELO, no CV Lattes do CNPq (devemos ressaltar que as coleções de JBCS e QN ainda não estão completas no site do SciELO). É uma grande notícia!!! A próxima etapa será a implementação destes números de DOI diretamente na página do JBCS e Química Nova, assim como implementação nos forthcomming papers e artigos no prelo.

Fizemos simulação por amostragem de vários números de DOI dos artigos disponíveis no SciELO para o JBCS e QN e percebemos que não há mais erros ao cadastrar DOI.

Caso você tente e encontre erros ao tentar validar um número de DOI, por favor, comunique o número de DOI diretamente para a equipe de suporte do CNPq, no e-mail suporte@cnpq.br ou para mais informações utilize o Fale Conosco:
http://www.cnpq.br/atendimento ou ligue para Central de Atendimento - CNPq: 0800 61 9697(ligação gratuita) 08:30 às 18:30 hs.

Para acessar os números de DOI, você deve entrar no site do SciELO: http://www.scielo.br depois procure a lista de revistas por ordem alfabética (alphabetic list), entrando no JBCS ou em Quimica Nova.

Ao entrar nos sites, clique lá em cima em “All”, que fornece a lista com todos os números! Quando voce faz o Browse dos artigos, entre em qualquer um deles onde diz “text in english” (no JBCS) ou “text in portuguese” (em Química Nova) e você verá número de DOI. Aparecerá um número como este: doi: 10.1590/S0100-40422007000600019

Leve este número inteiro para o Lattes e proceda a validação como faz de qualquer outro DOI de outras revistas. A validação do DOI no CV Lattes, abre o arquivo em HTML no início. Este é o artigo HTML no site do SciELO.

Ao olhar no canto direito da tela, você verá que tem opção de “Services” para abrir o arquivo em PDF, que conduz à versão em PDF exatamente como está no site do JBCS ou Química Nova. Veja como aparecem as opções abaixo.
A segunda opção é para abrir o PDF.

Services
• Custom Services
• Article in PDF format
• Article in XML format
• Article references
• Curriculum ScienTI
• How to cite this article
• Cited by SciELO
• Cited by Google
• Similars in SciELO
• Similars in Google
• Send this article by e-mail

Agora a SBQ deve atuar fortemente junto ao SciELO para que os números faltantes do JBCS e Química Nova sejam incorporadas no SciELO, com os números de DOI para todos os artigos faltantes destas coleções.

A revista Química Nova tem 64 números e está completa apenas desde o número 1 de 1998 até o número 7 de 2007.

O JBCS tem 63 números, apenas desde o número 2 de 1998, até o número 6 de 2007. É preciso urgentemente completar as duas coleções!!!

Gostaríamos de parabenizar o SciELO – (Scientific Electronic Library Online) e a FAPESP e BIREME pela excelente iniciativa, que é passada a outras revistas de outras áreas e sociedades científicas!!!

Um agradecimento especial também a Profa. Susana Torresei, Editora de Química Nova e a Solange dos Santos (da BIREME) pelo auxilio nesta tarefa.
Um forte abraço a todos os colegas!!!

Fonte: Luiz Carlos Dias

 

2. 5th International Conference on Countercurrent Chromatography – CCC2008

Já está no ar em www.ccc2008.org a pagina do 5th International Conference on Countercurrent Chromatography – CCC2008, que será realizado no período de 26 a 29 de julho de 2008, no Hotel Pestana Rio Atlântica, Rio de Janeiro. O evento trará os maiores expoentes da cromatografia contra-corrente, com palestras que abrangerão as diversas áreas de estudo da técnica (teoria, instrumentação, sistemas de solventes, biopolímeros, aplicações, etc.). Esta versão da série de conferências traz uma novidade que é o curso pré-congresso (dias 24 e 25 de julho, no Núcleo de Pesquisas de Produtos Naturais/UFRJ), o que possibilitará um melhor aproveitamento das palestras aos interessados na técnica. Haverá também exposição de equipamentos dos principais fabricantes.
Visitem o site do congresso e também o link que conta a história da cromatografia líquida e fala da teoria da técnica de CCC.

Fonte: Gilda Guimarães Leitão

3. Concurso para novos docentes UNIFESP campus Diadema

Estão abertas pelo período de 30 dias as inscrições em diversos concursos para a contratação de 24 novos docentes na Universidade Federal de São Paulo, campus Diadema, nas diversas áreas das ciências e de engenharia química. Os candidatos deverão ter o título mínimo de Doutor com experiência profissional comprovada entre um e três anos após o doutorado. Os editais podem ser obtidos na página eletrônica da UNIFESP, www.unifesp.br. Os cursos de Bacharelado em Química, Biologia, Farmácia-Bioquímica e Eng. Química completaram um ano de funcionamento e no final de 2007 o segundo vestibular para os quatro cursos foi realizado. Os primeiros laboratórios de pesquisa, além da instalação da Central Analítica, estão em fase de construção e deverão estar definitivamente instalados no decorrer deste ano de 2008. No campus Diadema estão abertas inscrições nas seguintes áreas:
(i) uma vaga em Zoologia: zoologia de invertebrados e sistemática biológica;
(ii) duas vagas em Botânica: a) criptógamas, b) fanerógamas;
(iii) uma vaga em Biologia do Desenvolvimento: biologia do desenvolvimento e anatomia de órgãos e sistemas;
(iv) uma vaga em Estatística ou Ciências Biológicas com experiência em Bioestatística; (v) uma vaga em Fisiologia Animal Comparada: fisiologia de invertebrados, vertebrados e biofísica;
(vi) uma vaga em Geologia: geoquímica ambiental e saúde;
(vii) uma vaga em Histologia: morfo-arquitetura e processos funcionais de órgãos e sistemas;
(viii) duas vagas em Parasitologia: parasitologia básica e/ou clínica;
(ix) duas vagas em Engenharia Química: a) fenômenos de transporte e termodinâmica, b) processos químicos industriais e balanço de massa e energia;
(x) duas vagas em Engenharia Química, Mecânica ou de Processos: a) programação computacional e tratamento estatístico de dados, b) projeto de instalações industriais e desenho técnico industrial;
(xi) quatro vagas em Física e Matemática;
(xii) duas vagas em Química Orgânica: a) produtos Naturais, espectrometria de massas, b) biocatálise, síntese orgânica;
(xiii) uma vaga em Química Inorgânica: química do estado sólido;
(xiv) duas vagas em Físico-Química: a) catálise heterogênea ou química de colóides e superfície, b) química teórica;
(xv) uma vaga em Química Analítica: instrumentação analítica e/ou técnicas espectroscópicas.
Informações adicionais e mais detalhadas podem ser obtidas na página eletrônica da UNIFESP: www.unifesp.br. As inscrições para os concursos de docentes para os cursos ministrados no campus de Diadema da UNIFESP encerram-se no dia 07 de fevereiro de 2008.

Fonte: Mauro Aquiles La Scalea

4. Vaga para Química Geral e Química Orgânica no Instituto de Biociências da UNESP de Rio Claro

Acham-se abertas, nos termos do Despacho nº 1047/2007-RUNESP de 18, publicado em 19-10-2007 e com base no Estatuto e Regimento Geral da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, bem como na legislação em vigor, as inscrições ao concurso público de Títulos e Provas para preenchimento de 1 função de Professor Assistente, em Regime de Dedicação a Docência e à Pesquisa - RDIDP, sob o regime jurídico da CLT e legislação complementar, no conjunto de disciplinas Química Geral e Química Orgânica, junto ao Departamento de Bioquímica e Microbiologia do Instituto de Biociências da UNESP do Câmpus de Rio Claro. O concurso destina-se ao preenchimento da função de Professor Assistente, por tempo indeterminado e até que seja provido o cargo de Professor Assistente no conjunto de disciplinas objeto deste concurso.

Fonte: José Carlos Marconato

5. Curso de Ressonância Magnética Nuclear – AUREMN – Inscrições até 21/01/2008

Estão abertas as inscrições para os diversos módulos do Curso anual da AUREMN: “Ressonância Magnética Nuclear” que se realizará no período de 11 a 22 de fevereiro de 2008 no auditório do NPPN/UFRJ, Rio de Janeiro, RJ.
Os módulos que serão ministrados em 2008 são:
Módulo I: INTRODUÇÃO A RESSONÂNCIA MAGNÉTICA (MULTI) NUCLEAR;
Módulo II: TEORIA BÁSICA DE RMN;
Módulo IIIA: RMN APLICADA À DETERMINAÇÃO ESTRUTURAL e
Módulo IIIB: QUIMIOMETRIA E RMN NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS.
As vagas são limitadas e por ordem cronológica de chegada das inscrições. A data limite para inscrições é até 21/01/2008. Existe a possibilidade de bolsa para um número reduzido de alunos. INFORMAÇÕES/INSCRIÇÕES: www.auremn.org.br clicar em: “Curso Ressonância Magnética Nuclear”

Fonte: Sonia Maria Cabral de Menezes

6. Vaga para Químico na área de Microscopia Eletrônica na FFCLRP-USP

Encontram-se abertas no departamento de Química da FFCLRP-USP, até o próximo dia 30 de janeiro, as inscrições do processo seletivo para contratação de um Químico (graduação em química) para trabalhar na área de Microscopia Eletrônica.

Maiores informações: www.ffclrp.usp.br (editais-processo seletivo)

Fonte: Wagner Ferraresi De Giovani

7. Bolsa de Desenvolvimento Tecnológico Industrial - DTI 1C/CNPq na UFPE

O Laboratório de Planejamento e Síntese de Fármacos, do Departamento de Antibióticos da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, dispõe de uma bolsa de Desenvolvimento Tecnológico Industrial - DTI 1C/CNPq para técnico de nível superior com experiência de mais de dois anos em pesquisa, para trabalhar na área de desenvolvimento de fármacos e medicamentos, tendo o seguinte perfil:
1. conhecimento em análises de difração de raios X.
2. não possuir vínculo empregatício.
Enviar Currículo para o Professor Ivan Pitta: irpitta@gmail.com.

Fonte: Ivan da Rocha Pitta

8. ICSM 2008 abre inscrições para reunião científica em Porto de Galinhas

Entre os dias 06 e 11 de julho de 2008, pela primeira vez a International Conference on Science and Technology of Synthetic Metals - ICSM, a maior reunião científica tópica da área de polímeros condutores e materiais orgânicos funcionais, terá lugar em um país da América Latina, em seqüência às bem sucedidas reuniões que desde 1976 vêm sendo realizadas em países como EUA, França, Itália, Alemanha, Suécia, Dinamarca, Japão, Coréia do Sul, China, Austrália e República da Irlanda.

Com enfoque multidisciplinar, a ICSM 2008 pretende reunir em Porto de Galinhas – PE, cerca de 1000 pesquisadores internacionais das áreas de Física, Química e Ciência dos Materiais, para discutir os mais recentes avanços científicos e tecnológicos relacionados com essa dinâmica especialidade, cujas implicações tecnológicas se manifestam por um mercado que cresce atualmente a uma taxa de 5% ao ano e estima alcançar em futuro próximo cerca de US$ 5 Bilhões entre materiais e dispositivos tão diversos quanto mostradores ("displays") eletroluminescentes, sensores e células fotovoltaicas.

A presença confirmada de lideranças científicas internacionais deverá servir de estímulo à participação de pesquisadores e alunos brasileiros e de toda a América Latina. Dentre outros convidados já confirmados, o Prof. A. J. Heeger, prêmio Nobel, aceitou conduzir a sessão inaugural da ICSM 2008, na noite do domingo, dia 06 de julho. Na abertura dos trabalhos, segunda-feira pela manhã, será feita uma sessão especial em homenagem à memória do Prof. A. G. MacDiarmid (também agraciado com o prêmio Nobel), falecido em 2007.

A Universidade Federal de Pernambuco será a instituição anfitriã da ICSM 2008, que está sob a coordenação geral do Prof. Dr. Celso Pinto de Melo, do Departamento de Física da UFPE. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas através do site www.icsm2008.com.br.

Maiores informações: Fone/fax: (81) 2126-7646 E-mail: icsm2008@icsm2008.com.br

Fonte: Louisiane Coutinho

9. Prêmio Nicola Petragnani da Divisão de Química Orgânica

Na próxima Reunião Anual, além dos tradicionais prêmios oferecidos pela SBQ aos melhores pôsteres, a Divisão de Química Orgânica irá oferecer o prêmio Nicola Petragnani para o melhor trabalho de alunos pós-graduação apresentado na área. Para concorrer ao prêmio o aluno necessariamente deve: i) ser associado da SBQ e da Divisão de Química Orgânica; ii) inscrever o seu trabalho (inscrições feitas em nome do orientador ou de outros alunos não concorrerão!); iii) apresentar o trabalho durante a RASBQ. O prêmio consistirá de R$ 400 e da inscrição para a RASBQ 2009.

Fonte: Luiz F. Silva Jr

10. Inscrições para Mestrado e Doutorado em Química da UFMG

Encontra-se aberto o processo de seleção (Mestrado e Doutorado) para o Programa de Pós-graduação em Química da UFMG (nota 6 na CAPES), nas áreas de concentração de Química Analítica, Fisico-Química, Química Inorgânica e Química Orgânica.
Inscrições de 02 a 18/01/2008 na Secretaria de Pós-Graduação do Programa ou pelo Correio com a data de postagem até dia 15 de janeiro. Provas para o Mestrado poderão ser realizadas em outros Estados mediante demanda através de Coordenador de Pós-graduação, Chefe de Departamento ou Diretor de Instituto.

Maiores informações: http://www.qui.ufmg.br/pos-graduacao/
ou pelo telefone (31) 3409-5732.

Fonte: Humberto Osório Stumpf

11. Pós-Graduação em Química da UFPE abre Seleção

Estão abertas as inscrições para a seleção de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Pernambuco, campus Recife. A inscrição pode ser feita entre 02 a 18/01/2008. As provas de ingresso (Química Geral e Inglês) ocorrerão no dia 28/01/2008. Os alunos com interesse em realizar a seleção em sua universidade de origem, devem entrar em contato com a nossa coordenação até o dia 15/01/2008. Maiores informações podem ser obtidas em: www.dqf.ufpe.br ou pelos telefones: (81) 2126-8448/ 2126-8402. Email: pgquimica@ufpe.br

Fonte: Patricia Santa Rosa

12. Campanha para eleiçao direta no Conselho Federal de Química

O CRQ-IV região, apoiado por outros conselhos regionais de química, está realizando um intenso trabalho para promover as eleições diretas para o Conselho Federal de Química.
Acredito que todos os que estejamos interessados devamos colaborar divulgando a informação para outros colegas e também escrevendo para nossos "representantes" na câmara dos Deputados manifestando o desejo de ter nossas vozes ouvidas em nosso próprio conselho.
Alguns links importantes:
http://www.crq4.org.br/downloads/diretas.pdf
http://www.crq4.org.br/download-s/diretas.pdf
link para o site do grupo no yahoo:
http://br.groups.yahoo.com/group/eleicaodiretaconselhodequimica
link para a petição on line:
http://www.petitiononline.com/crq2800/petition.html"

Fonte: Maria Ines Harris

13. Vagas para Professor de Química na UNESP/ Campus Experimental de Itapeva

Encontram-se aberta uma vaga para área de Química Orgânica na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho , Campus /Experimental de Itapeva. As inscrições irão até 10-18 de janeiro de 200*.

Maiores informações: http://www.itapeva.unesp.br/concurso/.

Fonte: José Cláudio Caraschi

14. Seleção de Professor Substituto do Departamento de Química Analítica na UFRJ

Informamos que encontram-se abertas as Inscrições para a Seleção de Professor Substituto do Departamento de Química Analítica no regime de 20horas no período de 14 a 25 de janeiro de 2008, das 09:00h às 17:00h, na Secretaria do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Edital disponivel no site:
www.pr1.ufrj.br/download/Edital_Professor_Substituto_03.pdf
Maiores informações pelo telefone: 2562-7001.

Fonte: Carlos Riehl

15. Inscrições abertas para Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Química Inorgânica da UFRJ

Linhas de Pesquisa:

Bioinorgânica; Catálise; Compostos de Coordenação e Organometálicos; Cristalografia de Raios X; Espectroscopia; Processos Eletroquímicos e Corrosão; Química Computacional; Química de Estado Sólido e Materiais; Química de Halogênios; Química Supramolecular e Nanotecnologia; Reações Oscilantes; Catálise Ambiental

SELEÇÃO PARA O MESTRADO

O Programa de Pós-Graduação em Química Inorgânica realizará a seleção dos candidatos ao curso de Mestrado nos dias 26 e 27 de fevereiro de 2008. Este processo de seleção constará de uma prova de conhecimentos, uma prova de inglês e uma entrevista.
Para aqueles que estiverem interessados, será realizado um Curso de Nivelamento, no período de 12 a 22 de fevereiro, de 9 às 12 hs, durante o qual serão revisados os tópicos que serão cobrados na prova escrita de conhecimentos: Simetria. Orbitais Moleculares. Compostos de Coordenação. Teoria do Campo Cristalino. Teoria do Campo Ligante.

SELEÇÃO PARA O DOUTORADO

A seleção para o doutorado ocorrerá em março e consistirá da apresentação pelo candidato de um seminário de até 40 min. e uma entrevista. Neste seminário o candidato apresentará os seus resultados de pesquisa mais recentes e um projeto de pesquisa. Ao final do seminário o candidato será argüido por uma banca formada por três professores do programa. O candidato já deverá ter feito contato prévio com um dos professores orientadores do programa, o qual o orientará sobre a preparação do projeto de pesquisa a ser apresentado. Além da apresentação oral, deverão ser entregues três cópias do projeto de pesquisa, com no máximo dez páginas, em formato livre.

Maiores informações: www.iq.ufrj.br > PG Química > Seleção 2008 > leia mais > Programa de Química Inorgânica (leia mais) Tel: (021)2562-7148, (021)2562-7146, (021)2562-7260 ou através dos e-mails faria@iq.ufrj.br; coord-pgi@iq.ufrj.br

Fonte: Roberto de Barros Faria

16. Vaga para Química Analítica Instrumental no Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo

Estão abertas no Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo, no período de 17/12/2007 a 14/02/2008, as inscrições ao concurso público de títulos e provas para provimento de um cargo de Professor Doutor, em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa, referência MS-3, no Departamento de Química e Física Molecular do IQSC/USP, com o salário de R$ 5.938,61, na área de QUÍMICA ANALÍTICA INSTRUMENTAL (EDITAL IQSC/USP – 046/2007). Outras informações estarão à disposição dos interessados na Assistência Acadêmica do IQSC/USP ou pelo e-mail: acad@iqsc.usp.br.

Fonte: Renato Zenella

17. Academia de Ciências do Estado de São Paulo divulga lista de Membros - Eleitos em 2007 na

área de Química

A Academia de Ciências do Estado de São Paulo - ACIESP, divulgou a lista de novos Membros da área de Química, eleitos em 2007.

Membros eleitos em 2007

Carol Hollingworth Collins - Inst. de Química/UNICAMP
Ivano Gebhardt Rolf Gutz - Inst. de Química/USP
João Valdir Comasseto - Inst. de Química/USP
Lauro Tatsuo Kubota - Inst. de Química/UNICAMP
Liliana Marzorati - Inst. de Química/USP
Luiz Carlos Dias - Inst. de Química/UNICAMP
Márcia Laudelina Arruda Temperini - Inst. de Química/USP
Marina Beatriz Agostini Vasconcellos - IPEN
Paulo Celso Isolani (Atual membro Associado) - IQ/USP
Paulo Sérgio Santos - Inst. de Química/USP
Rogério Custódio - Inst. de Química/UNICAMP
Yoshitaka Gushikem - Inst. de Química/UNICAMP
Yoshiyuki Hase - Inst. de Química/UNICAMP

Fonte: http://www.acadciencias.org.br/

Contribuições devem ser enviadas para o

Editor do Boletim Eletrônico da SBQ:

npelopes@sbq.org.br

Até nossa próxima edição!!!

 

Prof. Norberto Peporine Lopes

Editor do Boletim Eletrônico

Prof. Luiz Henrique Catalani

Editor Associado do Boletim Eletrônico

Sociedade Brasileira de Química - SBQ

 

  Clique aqui para cadastrar ou cancelar sua assinatura no Boletim Eletrônico

 

 

 

JANEIRO 2008

 

DESTAQUES: