Assine e divulgue Química Nova, Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society, a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina.

 

 

BOLETIM ELETRÔNICO No 759

VEJA NESTA EDIÇÃO:

 

1. Relatório de Atividades da 30a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química

2. Organização das 31a e 32a Reuniões Anuais da SBQ

3. Vaga para Professor Doutor no Instituto de Química de São Carlos (USP)

4. Bolsas de Desenvolvimento Tecnológico Industrial - DTI 1C/CNPq na UFPE

5. 1º Workshop de Síntese Orgânica do Norte e Nordeste

6. Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Espirito Santo

7. Vaga para Fitoquímica na UFPB

8. Mini-curso Preparación de foto-catalizadores y sus aplicaciones na Universidade Estadual de Londrina

9. Bolsista DCR/CNPq para Sergipe

10. 6ª Semana de Química da UNEB

11. Palestra do Dr. Sidney Altman (Prêmio Nobel em 1989) no IQUSP

12. Ferramenta alternativa para busca de artigos na Revista Química Nova

13. Bolsas terão reajuste de 20% em março de 2008

 

1. Relatório de Atividades da 30a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química

A 30a RASBQ teve como tema principal os “30 anos de existência da SBQ” e foi uma das maiores reuniões de Química já realizadas no país, tanto em número de participantes quanto de trabalhos apresentados. Dentro das comemorações e visando abrir novas perspectivas para nossos pesquisadores, foram realizadas duas ações para a internacionalização da SBQ: 1) Um simpósio em parceria com a Royal Society of Chemistry (RSC), objetivando ampliar a colaboração científica entre os pesquisadores do Brasil e do Reino Unido. Esse evento teve como tema “Chemistry and innovation—from spin-out to market” e contou com a presença de dois pesquisadores das Universidades de Cambridge e de Oxford, dois palestrantes do setor produtivo inglês e com a coordenação do Presidente da RSC;
2) Um workshop conjunto com a American Chemical Society (ACS) e EMBRAPA abordando a temática “Biomass Conversion to Biofuels, Biomaterials, and Chemicals”. Esse evento, além dos pesquisadores da área contou com a presença do Sub-Secretário da Agricultura dos Estados Unidos. Além da programação científica e política, este workshop premiou o melhor painel, dando suporte financeiro da ACS para que o apresentador e seu supervisor pudessem participar da próxima reunião da ACS e 3) A assinatura de um protocolo de colaboração entre a SBQ e a RSC, permitindo o acesso de todos os sócios da SBQ aos sistemas da RSC (boletins, livros e jornais), de maneira análoga aos sócios da RSC.
Foram realizados durante o primeiro dia de reunião, antes da abertura, 11 workshops sobre: “A formação química e pedagógica nos cursos de graduação em química”; “A Química Bioinorgânica no Brasil”; “A Química Orgânica brasileira nos 30 anos da SBQ”; “Catálise em Energia”; “Eletrodos modificados”; “Fotoquímica e Fotofísica de Materiais”; “Química de Alimentos e Bebidas”; “Química Ambiental do Brasil”; “Homenagem ao Professor Eduardo Fausto de Almeida Neves - Origens e Perspectivas da Química Analítica no Brasil” e “Aspectos dinâmicos da Físico-química”, além do já mencionada Workshop “ACS/SBQ Joint Workshop on the Chemistry of Biorenewable Materials and Fuels”, que aconteceu nos dias 30 e 31/05 e foi organizado e realizado em parceria com a American Chemical Society.
A Comissão Organizadora da 30a RASBQ foi composta pelos Professores: Norberto Peporine Lopes (Secretário Geral da SBQ) – Coordenador; Arnaldo Alves Cardoso (Tesoureiro da SBQ); Luiz Henrique Catalani (1º Tesoureiro da SBQ); Solange Cadore (Conselheira da SBQ); Vanderlan da Silva Bolzani (Vice Presidente da SBQ) e Dirce Maria F. Campos (Diretora Executiva da SBQ) e a Comissão Científica e Executiva pelos Professores: Norberto Peporine Lopes (Secretário Geral da SBQ) – Coordenador; Antonio Sálvio Mangrich (Presidente da SBQ); Vanderlan da Silva Bolzani (Vice Presidente da SBQ); Arnaldo Alves Cardoso (Tesoureiro da SBQ); Luiz Henrique Catalani (1º Tesoureiro da SBQ); Solange Cadore (Conselheira da SBQ); Artur de Jesus Motheo (IQSC-USP) – DEQ; José Daniel Figueroa Villar (IME) – DMD; Lenir B. Zanon – DED; Luiz Fernando da Silva Junior (IQUSP) – DQO; Maria Cristina Canela Gazotti (UENF) – DAB; Maria Elizabete Zaniquelli (FFCLRP-USP) – DFQ; Maria Fátima das Graças F. da Silva (UFSCar) – DPN; Maurício Boscolo (IBILCE-UNESP) – DBA; Paulo Anselmo Ziane Suarez (UnB) – DCT; Renato Zanella (UFSM) – DQA; Stela Mares Romanowski (UFPR) – DQI; Vera Regina Leopoldo Constantino (IQUSP) – DQM; Wilhelm Josef Baader (IQUSP) - DFT.
Para esta reunião foram programadas várias atividades em comemoração aos 30 anos da Sociedade, que contaram com a participação maciça da comunidade. Dentre essas atividades comemorativas destacamos, na abertura do evento, a assinatura do convênio de cooperação internacional entre a SBQ e a RSC e a Conferência de Abertura “SBQ O Eixo Mobilizador da Química Brasileira”; a “Homenagem aos pesquisadores com significativa atuação junto a Sociedade, contribuindo para seu crescimento e fortalecimento”, que constou de entrega de uma placa comemorativa e a entrega do título de “Sócio Remido” aos sócios fundadores que se mantiveram fiéis à SBQ durante esses 30 anos de existência. A sessão de homenagens teve como encerramento a apresentação de um “Recital de Cravo”. Foi uma belíssima cerimônia que manteve um bom público do início até ao final. Aproveitando a data comemorativa foi realizado um baile de aniversário que contou com a participação de cerca de 2000 pessoas.
Além dessas atividades, o programa da 30aRASBQ incluía: 9 conferências convidadas, 2 simpósios, 11 mini-cursos; 17 sessões coordenadas e 3 sessões de painéis onde foram apresentados 2026 trabalhos inéditos de pesquisa.
Conferências convidadas: infelizmente, tivemos o cancelamento de uma das conferências programadas, visto que o conferencista, por problemas de saúde, não pode comparecer. Todas as demais conferências programadas foram realizadas e contaram com salas lotadas durante toda a apresentação das mesmas.
Simpósios: tivemos a realização de 2 simpósios voltados ao tema inovação e transferência de tecnologia para o setor produtivo, os quais contaram com especialistas de vários segmentos (academia, indústria e governo). No simpósio internacional (SBQ-RSC) foi discutida a importância das empresas ligadas as Universidades e o modelo de transferência de tecnologia que vem sendo utilizado no Reino Unido. No simpósio nacional foram abordados alguns exemplos de transferência no Brasil e perspectivas e novas políticas para esse modelo no país. Todos tiveram excelente presença de público.
Cursos: todos os cursos programados foram ministrados e, no total, contaram com cerca de 550 inscritos.
Sessões coordenadas: todas as apresentações foram realizadas, conforme o programado. Novamente, os apresentadores puderam contar com os recursos de multimídia, o que deu maior qualidade às apresentações.
Sessões de painéis: dos 2236 resumos submetidos à 25a RASBQ, foram aceitos 2068 e, desses, 2026 foram efetivamente apresentados nas sessões de painéis, realizadas nos dias 01, 02 e 03, no período da tarde Isso demonstra que as reuniões da SBQ continuam apresentando um índice de ausência dos mais baixos já registrados em reuniões desse porte.
Assembléias divisionais: todas as divisões científicas da SBQ realizaram suas assembléias durantes os 3 dias da reunião, onde foram aprovados os respectivos relatórios de atividades.
Livro de Resumos: este ano o livro de resumos foi substituído por um CD contendo todos os resumos aprovados e a programação da Reunião.
Conclusões
A 30a. Reunião Anual da SBQ atingiu seus objetivos e a SBQ agradece a todos que, de forma direta ou indiretamente, contribuíram para que ela pudesse comemorar seus 30 anos de existência com a realização de um bom evento e de alto nível de participação. Agradecemos aos sócios escreveram críticas ou sugestões as quais pretendemos atender na 31a RASBQ e destacamos como principal reclamação o número de conferências plenárias reivindicações estas que discutiremos na próxima nota.

Fonte: Norberto P. Lopes

 

2. Organização das 31a e 32a Reuniões Anuais da SBQ

Durante a última Assembléia Geral Ordinária da SBQ, na 30a RASBQ, discutiu-se a necessidade de se realizar uma Reunião Anual itinerante e as possíveis dificuldades com sua organização. Com este objetivo iniciamos, em junho passado, a busca por novas cidades para sediar este evento. Após consulta a vários centros de convenções e algumas visitas técnicas, vislumbramos a possibilidade de organizar a 32a RASBQ em Fortaleza, Ce, uma vez que não havia datas disponíveis para ano de 2008. Portanto, a 31a RASBQ será realizada, novamente, em de Águas de Lindóia, como sugerido na AGO. Devemos destacar que a data para 2009 foi viabilizada graças a um árduo trabalho da Diretoria do Centro de Convenções de Fortaleza, que conseguiu, com o governo do Estado do Ceará, a mudança de data de um de seus eventos para receber a SBQ. Com base nessa possibilidade iniciamos, conjuntamente, a organização das 31a e 32a Reuniões Anuais da SBQ. Aproveitamos esta mensagem para agradecer a todos que se empenharam nesse objetivo.
Definida a data e a localização da 32a RA, a Diretoria da SBQ constituiu a comissão local formada pelos Professores: Otilia Deusdênia Loiola Pessoa; Jair Mafezoli; Maria Conceição Ferreira de Oliveira; Luiz Gonzaga de França Lopes; Edilberto Rocha Silveira; Selene Maia de Morais; Izaura Cirino N. Diógenes e Adriana Nunes Corrêa. A 32a Reunião Anual da SBQ terá como co-organizadora a Universidade Federal do Ceará, já com destacada atuação através do forte empenho de seu Reitor, Prof. Ícaro de Sousa Moreira. No decorrer dos trabalhos da Comissão, novas informações serão divulgadas neste boletim. Com relação às críticas recebidas após a 30ªRASBQ, o ponto mais recorrente foi quanto ao número de atividades durante a mesma. Visando atender às sugestões, pedimos aos Diretores de Divisão que indicassem nomes para que pudéssemos fazer as necessárias modificações na grade de horários das atividades da 31ªRA. Com base nas respostas tivemos a primeira reunião entre os Diretores de Divisão, o Secretário Geral e o 1º Tesoureiro, para discutirmos a possibilidade de nomes que atendessem mais de uma área e de uma nova estrutura. Essa Comissão Executiva trabalhou visando evitar que eventos de interesse comum fossem realizados em paralelo e, também, para aumentar o número de palestras. O resultado foi encaminhado para a reunião de Diretoria e Conselho da SBQ, que aprovou integralmente a proposta e o tema central sugerido: DO PETRÓLEO À BIOMASSA - soluções para um mundo melhor?. A sugestão de nomes seguiu a sistemática de retorno e consulta às divisões para tentar tornar o processo o mais amplo possível, chegando até mesmo em votações em algumas divisões. Essa nova estrutura eleva para 16 o número de conferências plenárias, além disso, foi incluída uma mesa redonda no período noturno. Nos próximos dias estaremos disponibilizando, na página da SBQ, o programa da 31ªReunião Anual, já com o nome dos conferencistas e das demais atividades da Reunião. Esperamos contar com a presença de todos nas próximas Reuniões Anuais.

Fonte: Norberto P. Lopes

3. Vaga para Professor Doutor no Instituto de Química de São Carlos (USP)

Encontram-se abertas, de 18/10/2007 a 17/12/2007, as inscrições para o concurso que visa o provimento de um cargo de Professor Doutor junto ao Instituto de Química de São Carlos (USP), na área de Espectroscopia.

Maiores informações:
http://www.iqsc.usp.br/iqsc/administracao/acad/wordpress/
wp-content/uploads/2007/10/Espectroscopia_Abertura.pdf

Fonte: Elisabete Frollini

4. Bolsas de Desenvolvimento Tecnológico Industrial - DTI 1C/CNPq na UFPE

O Laboratório de Planejamento e Síntese de Fármacos, do Departamento de Antibióticos da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, dispõe de bolsas de Desenvolvimento Tecnológico Industrial - DTI 1C/CNPq para técnicos de nível superior com experiência de mais de dois anos em pesquisa, desenvolvimento ou inovação, para trabalhar na área de pesquisa em desenvolvimento de fármacos e medicamentos, tendo o seguinte perfil: 1. conhecimento em química orgânica, química industrial e métodos de análise; 2. conhecimento em análises espectrofotométricas e difração de raios X. 3. não possuir vínculo empregatício.

Enviar Currículo para o Professor Ivan Pitta: irpitta@gmail.com.

Fonte: Ivan da Rocha Pitta

5. 1º Workshop de Síntese Orgânica do Norte e Nordeste

O 1º Workshop de Síntese Orgânica do Norte e Nordeste (1º WSO) será realizado em Salvador, nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2008, nas dependências da UFBA. O evento contará com conferências, mesas redondas e apresentações orais e de pôsteres, e pretende ser importante no fortalecimento da Síntese Orgânica na região. Maiores informações (programação, fichas de inscrição, mapas, hotéis) podem ser obtidas na página www.sinteseorganica.qui.ufba.br

Fonte: Mauricio M. Victor

6. Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Espirito Santo

Aberta as inscrições para o processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Espirito Santo. As inscrições começaram em 05/11/07 e se encerram em 30/11/2007. A seleção ocorrerá no dia 11 de dezembro de 2007. O programa das provas, documentos necessários para inscrição e demais informações estão disponíveis em www.cce.ufes.br/pgqui.

Fonte: Eloi Silva

7. Vaga para Fitoquímica na UFPB

Estão abertas as inscrições para um concurso em Fitoquímica na UFPB, no Departamento de Ciências Farmacêuticas, Centro de Ciências da Saúde. O candidato tem que ter graduação em Farmácia e Doutorado em Farmácia com tese em Isolamento e Identificação Estrutural de Produtos Naturais e com experiência docente de Magistério superior na área objeto do concurso. Para os interessados ver a página 05 item 05 1.1.5.3 - Concurso 03: http://www.ufpb.br/editais/ccs/CCS%20REITOR%2012-2007%20%
20EFETIVO.pdf


Fonte: Celso de Amorim Camara

8. Mini-curso Preparación de foto-catalizadores

y sus aplicaciones na Universidade

Estadual de Londrina

Estará sendo promovido pelo Programa de Pós-graduação em Química dos Recursos Naturais do Departamento de Química da Universidade Estadual de Londrina nos dias 11, 12 e 13 de dezembro de 2007 o mini-curso Preparación de foto-catalizadores y sus aplicaciones que será ministrado pelo Prof. Dr. Fernando Martínez Ortega do Centro de Investigaciones en Catálisis (CICAT), Escuela de Química, Facultad de Ciencias, Universidad Industrial de Santander, Bucaramanga, Colombia, cujo programa sucinto será: Fundamentos da Fotocatálise; Fundamentos de lãs reacciones de Fenton y foto-Fenton; Fotosensibilizacion del TiO2; Modificacion del TiO2 com Metales; Anclaje de compuestos organometalicos sobre el TiO2; Aplicaciones em la degradacion de compuestos y la oxidacion selectiva. As inscrições podem ser efetuadas pessoalmente na secretaria do Departamento de Química com Rogério ou Rose. Informações ou inscrições pelo e-mail laflurpe@uel.br , fornecendo seu nome completo, e-mail e telefone para contato.

Fonte: Carmen Luisa Barbosa Guedes

9. Bolsista DCR/CNPq para Sergipe

A Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (FAPITEC/SE) lançou o Edital 07/2007 para seleção de propostas para obtenção de apoio financeiro, na forma de bolsas de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional – DCR para o Estado de Sergipe. A data limite para apresentação das propostas encerra-se dia 31/01/2008 e 20 vagas estão disponibilizadas para as áreas prioritárias do Estado, dentre elas Meio Ambiente (www.fapitec.se.gov.br). O grupo de Química Analítica Ambiental do Departamento de Química da Universidade Federal de Sergipe tem interesse em atrair bolsista DCR/CNPq e convoca os interessados que trabalham nas seguintes linhas de pesquisa a entrar em contato com os professores do grupo:
1) Prof. Haroldo Silveira Dórea (hdorea@ufs.br) (79-2105-6654) Análise de HPA alquilados em sedimentos por cromatografia.
2) Prof. Carlos Alexandre Borges Garcia (cgarcia@ufs.br) (79-2105-6649) Cromatografia iônica aplicada a amostras salinas; Quimiometria com aplicação ambiental; Geocronologia com 210Pb no estudo dos processos de sedimentação.
3) Profa. Luciane Pimenta Cruz Romão (luciane@ufs.br) (79-2105-6649) Análise de cianotoxinas, cianobactérias ou organohalogenados por cromatografia; Influência da matéria orgânica refratária nos meios aquáticos e terrestres.

Fonte: Luciane Pimenta C. Romão

10. 6ª Semana de Química da UNEB

A 6ª Semana de Química da UNEB (SQU – 2006) ocorrerá em Salvador, no campus do Cabula da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no período de 04 a 07/DEZ/2007. Neste ano, o evento terá conferências, palestras e oito mini-cursos. As inscrições podem ser feitas na UNEB (prédio especial, sala do grupo PET), na UFBA (3º andar do Instituto de Química) e no CEFET-BA (andar térreo, próximo à Coordenação de Química) no período entre 19/NOV e 30/NOV/2006. A inscrição para sócios da SBQ, incluindo 2 mini-cursos é de R$ 30,00. Entre os ministrantes de palestras e mini-cursos destacamos o Prof. Dr. Henrique H. Toma (IQ/USP), o Prof. Dr. Fabio Oliveira (UFRB), o Prof. Dr. Gersol Mól (UNB), as Profas. Dras. Maly Carvalho e Bárbara Moreira (Polícia Técnica-BA/UNEB) e Adelaide Viveiros, Vanessa Hatje e Cristina Quintela (IQ/UFBA), o Prof. Dr. Lúcio Angnes (IQ/USP), o Prof. Petronílio Cedraz (UFBA), o Prof. Dr. Jorge M. David (UFBA) e o Químico Júlio César. (EMBASA).

Maiores informações: www.squ.uneb.br e squneb@yahoo.com.br

Fonte: Josué Carinhanha Caldas Santos

11. Palestra do Dr. Sidney Altman

(Prêmio Nobel em 1989) no IQUSP

É com imensa satisfação que convido V.Sas. para a palestra do Prof. Dr. Sidney Altman (Department of Molecular, Cellular and Developmental Biology, Yale University, New Haven, Connecticut, U.S.A.), recipiente do Prêmio Nobel de 1989. A palestra RNAase P: STRUCTURE AND FUNCTION IN PROKARYOTES AND EUKARYOTES, será realizada no dia 30 de Novembro de 2007, as 10:00 h, no IQUSP (Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Anfiteatro Cinza - bloco 06 superior). Resumo da palestra:The discussion will center around ribonuclease P (RNase P), an ubiquitous, essential enzyme that has an RNA subunit. In eubacteria, the RNA subunit is catalytic and there is one protein subunit that acts as a cofactor. In humans, the RNA subunit is catalytic and there are ten protein subunits. It is possible to use RNase P and another piece of RNA (an external guide sequence) to inactivate any gene inside cells. Some data on this phenomenon, including inactivation of flu virus, will be shown. The cases of inactivation of bacterial pathogens as well as that of cystic fibrosis (inactivation of the mutation causing the disease) will be outlined as examples where the RNase P method does work in cultures in the laboratory.

Fonte: Hans Viertler

12. Ferramenta alternativa para busca de artigos na Revista Química Nova

Uma ferramenta desenvolvida em PHP foi desenvolvida num formato preliminar no Departamento de Química da UFV, no Laboratório de Instrumentação e Quimiometria (LINQ), sob a coordenação do professor Efraim Lázaro Reis, para acessar o banco de dados da Revista Química Nova, no site da SBQ nacional. A justificativa apresentada para este trabalho foi que o site da Revista Química Nova ainda não permite pesquisa direta a artigos, apenas permite o carregamento destes de forma completa, quando se dispõe do ano, número, etc. Por outro lado o site do Scielo permite a pesquisa aos artigos completos no formato pdf, mas apenas do ano de 1998 para cá. O endereço para acesso a esta ferramenta é www.ufv.br/deq, clicando no link Química Nova à esquerda da tela, ou diretamente no site http://qnova.deq.ufv.br/.

Fonte: Efraim L. Reis

13. Bolsas terão reajuste de 20% em março de 2008

ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, assinou ontem um decreto para simplificar o processo de importação de insumos para pesquisa. Ele também anunciou um aumento do número e no valor das bolsas de mestrado e doutorado concedidas pelos órgãos de fomento do governo. As medidas fazem parte do PAC da Ciência, anunciado ontem no Palácio do Planalto para autoridades e membros da comunidade científica. As bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do CNPq serão reajustadas em 20% a partir do dia 1º de março de 2008. A de mestrado passará de R$ 940 para R$ 1.200 e a de doutorado, de R$ 1.340 para R$ 1.800. O número de bolsas sobe de 95 mil para 155 mil em 2010. A simplificação do processo de importação de insumos para pesquisa – anúncio mais aplaudido pela platéia – significará, de acordo com o ministro, que a Receita Federal terá uma linha verde para esse tipo de produto, reduzindo a demora em trazê-los. “Os fiscais da alfândega vão dar tratamento diferenciado a produtos para pesquisa”, disse Rezende. Será criada ainda uma guia de importação diferenciada para os insumos e equipamentos científicos. Entre as medidas previstas no plano estão também a concessão de uma bolsa, paga pelo CNPq, para que pesquisadores trabalhem em projetos apresentados por empresas. Outra medida para tentar estimular a inovação será a criação de fundos de capital de risco com participação do BNDES e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que comprarão participações acionárias em empresas com base tecnológica. De acordo com o ministro, a Finep colocará, este ano, R$ 80 milhões nesses fundos. Embora tenha dito no mês passado que o BNDES investiria R$ 2,7 bilhões, ontem o ministro afirmou que, naquele momento, não se lembrava qual seria a cifra do banco. Áreas estratégicas O PAC da Ciência prevê um investimento de R$ 41 bilhões até 2010 em formação de pesquisadores, inovação tecnológica na iniciativa privada e desenvolvimento de áreas estratégicas – são 13, abrangendo desde energia nuclear até preservação do ambiente. A maior parte dos recursos virá do FNDCT, fundo que tem hoje cerca de R$ 5 bilhões contingenciados para engordar o superávit primário. O ministro promete que o contingenciamento vai chegar a zero em 2010, último ano de Lula. A partir daí, quando outro governante assume, Rezende diz apostar no aumento dos recursos do fundo com o incremento das receitas do petróleo, que compõem um dos fundos setoriais que financiam o FNDCT. No discurso de lançamento do programa, o presidente Lula disse que o governo está fazendo uma reparação pelo que não foi feito nos últimos anos. Pediu vigilância da área científica para cobrar do governo que as metas sejam cumpridas e disse que aprendeu na prática as dificuldades entre anunciar e aplicar um programa.

Fonte: Agência CT,
http://agenciact.mct.gov.br/index.php/content/view/46529.html

Contribuições devem ser enviadas para o

Editor do Boletim Eletrônico da SBQ:

npelopes@sbq.org.br

Até nossa próxima edição!!!

 

Prof. Norberto Peporine Lopes

Editor do Boletim Eletrônico

Prof. Luiz Henrique Catalani

Editor Associado do Boletim Eletrônico

Sociedade Brasileira de Química - SBQ

 

  Clique aqui para cadastrar ou cancelar sua assinatura no Boletim Eletrônico

 

 

 

NOVEMBRO 2007

 

DESTAQUES: