Assine e divulgue Química Nova, Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society, a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina.

 

 

BOLETIM ELETRÔNICO No 758

VEJA NESTA EDIÇÃO:

 

1. VII Workshop de Pós-Graduação em Química

2. Prorrogadas as inscrições para o II BrMass

3. Vagas para a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

4. Mestrado em Química Aplicada do Programa de Pós-Graduação em Química da UNICENTRO

5. Mestrado do Programa Educação em Ciências de Saúde da UFRJ

6. Concurso para docente no Instituto de Química da USP

7. Vaga para Químico na ORBYS - Alta Performance em Materiais

8. Inscrições abertas para Mestrado e Doutorado em Nanociencias e Materiais Avançados na UFABC

9. Notas da Divisão de Química Analítica sobre a HP e o Prof. Ivano G. Gutz

10. Vagas para Recém-Doutor em Química Analítica

11. Aquecimento Global

12. Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Juiz de Fora

13. Presidente da SBQ recebe Prêmio

 

1. VII Workshop de Pós-Graduação em Química

O VII Workshop de Pós-Graduação em Química, uma realização da Sociedade Brasileira de Química, foi realizado nos dias 08 e 09 de novembro de 2007, na sede do Conselho Regional de Química – 4a Região, em São Paulo, SP, onde foram discutidos temas que apontam “Os novos rumos da Pós-Graduação em Química”.
O evento contou com a participação de Representantes de 48 Programas de Pós-Graduação em Química (o que corresponde a 79% dos Programas), docentes e demais interessados. Participaram também o Representante da área de Química na Capes, membros do comitê de Avaliação, Diretoria e Conselho da Sociedade Brasileira de Química. Agradecemos a presença e a sua participação de todos nas atividades programadas.

Fonte: Solange Cadore

 

2. Prorrogadas as inscrições para o II BrMass

Será realizado no período de 9 a 11 de dezembro de 2007 o segundo congresso da Sociedade Brasileira de Espectrometria de Massas. O evento ocorrerá no Hotel The Royal Palm Plaza, na cidade de Campinas e contará com vários expoentes internacionais da área, incluindo o Professor Koichi Tanata, Prêmio Nobel de Química em 2002. As inscrições foram prorrogadas para o dia 16 de novembro de 2007 e poderão ser realizadas na página do evento (http://www.brmass.com.br/congresso/). Esperamos contar com um grande número de participantes para abrilhantar esse evento.

Maiores informações: www.brmass.com.br/congresso/index.htm

Fonte: Norberto P. Lopes

3. Vagas para a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Encontram-se abertas, as inscrições para o Concurso Público para Professor de Ensino Superior, destinado ao provimento de 02 (duas) vagas na Classe de Professor Adjunto 1, em Regime de Dedicação Exclusiva, para a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Campus II, na cidade de Diamantina – MG, conforme discriminação a seguir:
- Química Graduação em Química, Mestrado e Doutorado em Química ou áreas afins.
- Química Orgânica e Bioquímica Graduação em Química, Mestrado e Doutorado em Química ou áreas afins.

Maiores informações:(38) 3531-3808, (38) 8801 2842, (38) 3531 3283 - Fax (38) 3531-3808 ou E-mail: lasilva@ufvjm.edu.br; luis.ufvjm@yahoo.com.br; luis.silva@pq.cnpq.br

Fonte: Luís Antônio da Silva

4. Mestrado em Química Aplicada do Programa de Pós-Graduação em Química da UNICENTRO

Gostaríamos de informar que estão abertas as inscrições para a seleção de mestrado em Química Aplicada do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO. A inscrição pode ser feita até o dia 30/11/2007. A seleção ocorrerá no período de 07 a 12 de dezembro de 2007.

Maiores informações: www.unicentro.br/quimica/mestrado;
Fone: (42) 3629-8106 ou 3629-8101;
e-mail: mestradoemquimica@yahoo.com.br

Fonte: Sérgio Toshio Fujiwara

5. Mestrado do Programa Educação em Ciências de Saúde da UFRJ

Informamos que o edital referente ao processo seletivo 2008 do Curso de Mestrado do Programa Educação em Ciências de Saúde encontra-se no site www.nutes.ufrj.br.

Fonte: Ricardo Hadlich

6. Concurso para docente no Instituto de Química da USP

Encontram-se abertas no Instituto de Química da Universidade de São Paulo inscrições para concurso público de provas e títulos para provimento de um cargo de Professor Doutor, no conjunto de disciplinas de Ensino de Química.
As inscrições se encerram no dia 10 de dezembro de 2007.
As normas pertinentes ao concurso encontram-se à disposição dos interessados na Assistência Técnica para Assuntos Acadêmicos, do IQUSP, situado na Av. Lineu Prestes, 748, na Cidade Universitária "Armando de Salles Oliveira", Butantã – SP. Informações podem também ser obtidas pelo telefone (11) 3091-3843 ou ainda por e-mail – assacad@iq.usp.br

Fonte: Lucio Angnes

7. Vaga para Químico na ORBYS - Alta Performance em Materiais

Título da Vaga: Técnólogo ou Técnico em Química Descrição e Requisitos: Profissionais com nível técnico (experiência mínima de 02 anos), ou superior em Química (recém formado), com conhecimento de técnicas de preparação de emulsões/dispersões, caracterização e ensaios de materiais poliméricos. O candidato integrará equipe de desenvolvimento de novos produtos, em atividades de preparação e envio de amostras, realização de testes e ensaios de bancada, elaboração de relatórios e laudos técnicos, e organização documental de laboratório. Desejável conhecimento de informática. Inglês nível básico.

Favor enviar CV para e.kopel@orbys.com.br,

Fonte: Eliana Kopel

8. Inscrições abertas para Mestrado e Doutorado em Nanociencias e Materiais Avançados na UFABC

Estão abertas, até 29/11, as inscrições para Mestrado e Doutorado em "Nanociências e Materiais Avançados" na Universidade Federal do ABC (UFABC). A UFABC é uma universidade nova, com forte enfoque multidisciplinar. Há possibilidade de bolsas de agências de fomento e também bolsas institucionais (da própria UFABC).

Maiores informações: www.ufabc.edu.br/nano

Fonte: Gustavo Dalpian

9. Notas da Divisão de Química Analítica sobre a HP e o Prof. Ivano G. Gutz

A Divisão de Química Analítica da SBQ está divulgando o novo site. O acesso pode ser via site da SBQ no endereço www.sbq.org.br/portal2/divisoes/qa.htm e sugestões podem ser enviadas para rzanella@base.ufsm.br. A Divisão de Química Analítica gostaria também de parabenizar o Prof. Ivano G. Gutz (USP-SP) por ter sido agraciado como Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico concedida pela Presidência da República.

Fonte: Renato Zanella

10. Vagas para Recém-Doutor em Química Analítica

Contratação de Recém-Doutor. Perfil: experiência em cromatografia gasosa, HPA, amostras ambientais. Vagas: 02 (contratação pelas fundações FAPITEC e FAPESE).Início: março de 2008 com duração: 24 e 36 meses. Local: Universidade Federal de Sergipe.

Contato: hdorea@ufs.br

Fonte: Renato Zanella

11. Aquecimento Global

Especialista do IPCC, que ganhou o Prêmio Nobel da Paz 2007 junto com o ex-vice-presidente americano Al Gore, vão se encontrar em Valência (Espanha) a partir da próxima segunda-feira, para aprovar seu quarto relatório sobre as mudanças climáticas, que servirá para orientar a luta contra o fenômeno. Desde janeiro, o grupo de especialistas do Painel Intergovernamental para Mudança Climática (IPCC) publicou os três grandes capítulos deste relatório - avaliação científica do fenômeno, conseqüências e soluções possíveis - que confirmaram a amplitude e as graves conseqüências do aquecimento global.
Segundo as conclusões deste informe, haverá um aumento da temperatura mundial de 1,1 a 6,4°C em relação ao período 1980-1999 antes de 2100, com um valor médio compreendido entre 1,8 e 4°C.
A atividade humana produtora do gás de efeito estufa é claramente responsável pelos aumentos de temperatura já constatados, concluiu o IPCC. Este painel da ONU, que estuda e reúne as pesquias realizadas por milhares de cientistas de todo os países, deve agora aprovar a síntese desses três capítulos e publicar um resumo dirigido às autoridades encarregadas de tomar decisões. O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, estará presente na entrevista coletiva à imprensa para apresentar o documento no dia 17 de novembro. Em seus últimos três estudos, o IPCC apresentou conclusões sobre o aumento das temperaturas, a alta dos oceanos, a multiplicação das ondas de calor e derretimento da camada de gelo. A seguir, um resumo:
AVALIAÇÃO CIENTÍFICA:
- A mudança do clima é inequívoca e as emissões de gases de efeito estufa, provocadas pelas atividades humanas (principalmente gás, carvão, petróleo) são responsáveis (90% de certeza) pelo aumento das temperaturas nos últimos cem anos (+0,74°C).
- A temperatura mundial deve aumentar entre 1,1 e 6,4°C em relação a 1980-1999 até 2100, com um valor médiO mais seguramente compreendido entre 1,8 e 4°C. O aquecimento será mais importante nos continentes e nas latitudes mais elevadas.
- O aumento da temperatura foi duas vezes mais importante no Polo Norte do que na média mundial nos últimos 100 anos, provocando o derretimento acelerado da camada de gelo.
- O nível dos oceanos poderá, segundo as previsões, subir de 0,18 m a 0,59 m no final do século em relação ao período 1980-1999.
- Os calores extremos, ondas de calor e fortes chuvas continuarão sendo mais freqüentes e os ciclones tropicais, tufões e furacões, mais intensos.
- As chuvas serão mais intensas nas latitudes mais elevadas, mas diminuirão na maioria das regiões emersas subtropicais.
PRINCIPAIS IMPACTOS:
- Inúmeros sistemas naturais já estão afetados e os mais ameaçados são a tunda, as florestais setentrionais, as montanhas, os ecossistemas mediterrâneos e as regiões costeiras.
- Até 2050, a disponibilidade de água deve aumentar nas latitudes elevadas e em certas regiões tropicais úmidas, mas a seque deve se intensificar nas regiões já afetadas.
- 20 a 30% das espécies vegetais e animais estarão ameaçadas de extinção se a temperatura mundial aumentar de 1,5 a 2,5°C em relação a 1990.
- A produção agrícola deve aumentar levemente nas regiões de médias e altas latitudes(frias) se o aumento da temperatura se limitar a menos de 3°C, mas poderá diminuir se ultrapassar esse limite. Nas regiões secas e tropicais diminuirão tão logo ocorra um aumento local das temperaturas de 1 a 2°C.
- Milhões de pessoas se verão afetadas pela má nutrição, as enfermidades ligadas às ondas de calor, as inundações, as secas, as tempestades e os incêndios.

Fonte: Roberto Berlinck

12. Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Juiz de Fora

Encontram-se em fase de abertura as inscrições para o processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Juiz de Fora. As inscrições terão início em 18/11 próximo e se encerram em 11/01/2008. A seleção ocorrerá nos dias 27, 28 e 29 de fevereiro de 2008. O programa das provas, documentos necessários para inscrição e demais informações estão disponíveis em www.pgquimica.ufjf.br.

Fonte: Simone Clemente

13. Presidente da SBQ recebe Prêmio

No último dia 06/11, durante a solenidade de abertura do "Encontro Estadual de Ciência e Tecnologia da Seti", em Londrina - PR, o Presidente da SBQ, Prof. Antonio Salvio Mangrich, foi contemplado com o "Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia", na categoria Pesquisador Cientista da área de Ciências Exatas e da Terra, outorgado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, em reconhecimento ao talento de pesquisadores que se destacam pela contribuição ao desenvolvimento científico e tecnológico do Estado do Paraná, nas diversas áreas do conhecimento.

Fonte: Norberto P. Lopes

Contribuições devem ser enviadas para o

Editor do Boletim Eletrônico da SBQ:

npelopes@sbq.org.br

Até nossa próxima edição!!!

 

Prof. Norberto Peporine Lopes

Editor do Boletim Eletrônico

Prof. Luiz Henrique Catalani

Editor Associado do Boletim Eletrônico

Sociedade Brasileira de Química - SBQ

 

  Clique aqui para cadastrar ou cancelar sua assinatura no Boletim Eletrônico

 

 

 

NOVEMBRO 2007

 

DESTAQUES: