Assine e divulgue Química Nova, Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society, a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina.

 

 

BOLETIM ELETRÔNICO No 757

VEJA NESTA EDIÇÃO:

 

1. Relatório da Reunião do Comitê Assessor de Química Novembro de 2007

o Comitê Assessor de Química do CNPq, CA-QU, reuniu-se de 22 a 28 de outubro no CNPq, no Auditório do edifício Nazir 11, SQN 509, Brasília, para avaliar os projetos submetidos para eventos, pedidos de bolsas especiais no Brasil e no exterior e discussões de assuntos internos do CA.
Estavam presentes os seguintes membros do CA-QU: Ademir Neves, Adilson José Curtius, Alfredo Mayall Simas, Edilberto Rocha Silveira, Elina Bastos Caramão, Fernando Galembeck, Gerardo Gerson de Sousa, Heloisa de Oliveira Beraldo, João Valdir Comasseto, Luiz Carlos Dias, Maria Domingues Vargas e Reinaldo Calixto de Campos.
Com o encerramento do mandato do Prof. Osvaldo Antonio Serra, foram eleitos o Prof. Alfredo Mayall Simas, para a coordenação e a Profa. Maria Domingues Vargas, para a vice-coordenação. Por solicitação expressa da Coordenação das Ciências Exatas e da Terra e Engenharias do CNPq, acordou-se que a coordenação será assumida pelo Prof. Ademir Neves quando se encerrarem os mandatos do coordenador e da vice-coordenadora no CA-QU, o que se dará a partir de setembro de 2008. O corpo técnico do CNPq fez o levantamento dos vários indicadores necessários para as avaliações.
Em relação aos processos da demanda de fluxo contínuo, houve um total de 75 solicitações, das quais 51 foram recomendadas, conforme tabela abaixo:

Demanda de Fluxo Contínuo

Demanda

Recomendações

Pós-doutorado Junior no Brasil (PDJ)

50

42

Pós-doutorado Sênior no Brasil (PDS)

6

2

Pós-doutorado empresarial (PDI)

1

    0

Doutorado Sanduíche no País (SWP)

1

1

Professores Visitantes (PV)

1

O

Pós-doutorado no Exterior (PDE)

10

2

Doutorado Sanduíche no Exterior (SWE)

5

4

Estágio Sênior no Exterior (ESN)

1

O

Total de Processos

75

51


As solicitações de PDJ no país foram separadas em três grandes blocos: (a) as que envolviam mudança de orientador de doutorado e de instituição; (b) as que envolviam mudança de orientador de doutorado, porém na mesma instituição e (c) as que envolviam o mesmo orientador de doutorado e/ou orientador que integra o mesmo grupo de pesquisa na mesma instituição. Dentro de cada um destes blocos, foram levados em consideração, principalmente: o somatório dos índices de impacto dos periódicos em que foram publicados todos os artigos do candidato, contados um a um; o índice h e o somatório dos índices de impacto do orientador, bem como a qualidade do projeto, cuja análise foi subsidiada pelos pareceres dos assessores ad hoc.
As solicitações de bolsas de PDS no país foram julgadas baseadas nos critérios constantes da página do CA-QU na página eletrônica do CNPq, principalmente observando o índice h do orientador e o somatório dos índices de impacto dos periódicos em que foram publicados os trabalhos do candidato nos últimos cinco anos, contados um a um, e a qualidade do projeto, cuja análise foi subsidiada pelos pareceres dos assessores ad hoc.
A única solicitação de bolsa PDI não foi recomendada por não atender aos critérios estabelecidos pelo CNPq.
A única solicitação de bolsa de SWP foi recomendada, após a avaliação do perfil científico do orientador, do intercâmbio científico entre os dois orientadores e a qualidade do projeto, cuja análise foi subsidiada pelos pareceres dos assessores ad hoc.
A solicitação da bolsa PV não foi recomendada tendo em vista que o candidato não apresentou perfil equivalente ao de bolsista de produtividade IA ou IB, conforme as regras do CNPq.
As solicitações de bolsas no exterior PDE foram avaliadas priorizando recém-doutores. Foram levados em consideração, principalmente, o índice h do orientador e a qualidade do projeto, cuja análise foi subsidiada pelos pareceres dos assessores ad hoc. Tiveram negados seus pedidos de bolsa os pesquisadores que apresentaram perfil de produção científica inferior ao esperado no intervalo de tempo entre a defesa de sua tese de doutorado e a solicitação desta chamada.
No julgamento das solicitações de bolsas SWE, foram levados em conta os projetos, cuja análise foi subsidiada pelos pareceres dos assessores ad hoc, e, principalmente, o índice h do orientador no exterior. Levou-se também em consideração a produção científica do orientador no Brasil (índice h) e do candidato (o somatório dos índices de impacto dos periódicos em que foram publicados todos os artigos do candidato, contados um a um).
A única solicitação de bolsa ESN não foi recomendada também por questões técnicas. Em relação aos processos da demanda de Auxílio à Realização de Eventos (ARE), houve um total de 14 solicitações, das quais 13 foram recomendadas.
Em relação aos processos da demanda de Produtividade em Pesquisa, haviam 151 bolsas com a vigência em término.
Houve um total de 350 solicitações, das quais 264 foram recomendadas, 113 a mais do que aquelas com a vigência em término, conforme tabela abaixo:

Produtividade em Pesquisa/ Nível

Recomendações

1A

7

18

14

1C

12

10

18

2

213

Total de Processos

264

o número de bolsas recomendadas para o nível 1A teve de ser limitado a apenas 7, uma vez que a área de química já excede os 20% do número de bolsas de nível 1 , conforme as regras aprovadas pelo Conselho Deliberativo do CNPq.
Para o julgamento das bolsas de produtividade, foram levados em consideração os projetos, cuja análise foi subsidiada pelos pareceres dos assessores ad hoc, e os seguintes indicadores: 1) índice h do proponente;
2) O somatório dos índices de impacto dos periódicos em que foram publicados os trabalhos do candidato dos últimos cinco anos, contados um a um;
3) índice de orientações;
4) Total de citações;
5) índice de impacto médio dos periódicos em que foram publicados os trabalhos do candidato nos últimos cinco anos;
6) Sub-área de pesquisa da proposta;
7) Região do país de atuação do proponente.
No caso do julgamento das bolsas de nível 1, o indicador de maior peso foi o índice h do proponente, seguido da soma de impactos dos últimos cinco anos e do índice de orientação. Quanto aos pesquisadores 1A, além unicamente da produtividade, levou-se em consideração também os aspectos que apontam na direção de o proponente exercer significativa liderança dentro da Química no Brasil.
No julgamento das bolsas de nível 2, o maior peso foi o somatório dos índices de impacto dos periódicos em que foram publicados os trabalhos do candidato dos últimos cinco anos, seguido do índice de orientações e do impacto médio dos periódicos em que foram publicados os trabalhos do candidato, também dos últimos cinco anos.
Considerações.
Neste julgamento, o CA-QU considerou também as patentes depositadas nos últimos cinco anos, como elementos classificatórios, dando especial atenção às seguintes informações, sempre que existentes: 1) número de patentes e sua vinculação às linhas de pesquisa do candidato; 2) licenciamento de patentes para empresas e outros usuários; 3) patentes resultantes de projetos executados conjuntamente com empresas; 4) existência de "spin offs" das patentes; 4) extensão de patentes ao Exterior, no âmbito do PCT.
Nos projetos de pesquisa, sempre que pertinente, o CA também levou em conta a existência de referências a patentes, instruindo a exposição do estado da arte.
Como é normalmente praticado no CA-QU, nenhum membro analisou ou participou de discussões a respeito de processos de seu interesse, ou envolvendo colaboradores seus, ou de sua instituição. Preocupações do CA-QU.
O CA-QU ao analisar as várias propostas apresentadas, detectou um aumento explosivo da produção científica de todas as formas, principalmente por parte de jovens pesquisadores. Tal fato vem colocar elevadíssima pressão sobre o sistema de fomento, especialmente sobre as bolsas de pesquisa, cujo número está muito aquém da demanda qualificada.
Levamos tal fato ao conhecimento da Vice-Presidente do CNPq, Profa. Wrana Maria Panizzi, que visitou o CA-QU durante a reunião e a quem transmitimos as dificuldades da comunidade científica da área de química, especialmente no que concerne o pequeno número de bolsas de produtividade.
Reforçamos à Profa. Panizzi, a solicitação do CA.QU feita no ano passado, para ampliar o aperfeiçoamento dos procedimentos de julgamento. Isto é, além de os membros dos comitês terem suas bolsas de produtividade prorrogadas no mesmo nível enquanto estão nos comitês, sem possibilidade de promoção, ou rebaixamento no período - o que já está em vigor - sugerimos que os membros dos comitês fiquem impedidos de solicitar qualquer auxílio. Em contrapartida, receberiam durante a vigência de seus mandatos, um pacote consistindo do seguinte: o dobro do valor da taxa de bancada, uma bolsa de iniciação científica e uma bolsa de pós-doutorado no país.
Levamos também nosso pleito por um aumento substancial de bolsas de produtividade ao Prof. José Roberto Drugowich de Felício, Diretor de Programas Horizontais e Instrumentais durante sua visita ao CA-QU, quando apresentamos as enormes dificuldades que tivemos no julgamento dado o enorme aumento da demanda qualificada.
Durante os trabalhos de julgamento o CA-QU observou dois pontos que devem merecer a atenção de todos: i) a maioria dos processos teve a participação de 2 assessores ad hoc. Entretanto, o CA-QU continua recebendo pareceres de assessores ad hoc (todos beneficiários de Bolsas de Produtividade), que em nada contribuem à análise dos projetos. ii) É necessário que o Currículo Lattes esteja sempre corretamente atualizado, pois é a base de dados utilizada pela equipe técnica e pelo CA-QU para a obtenção dos indicadores.
Agradecimentos.
O CA-QU gostaria de agradecer ao corpo técnico do CNPq pelo trabalho realizado na preparação da reunião do CAQU, inclusive na confecção das planilhas com todos os indicadores, na escolha dos assessores ad hoc e também no número de pareceres disponíveis que subsidiaram as decisões. Tivemos a assessoria competente de Natacha C. F. Santos, Lucilene F. O. Cândido e Epitácio P. Marinho a quem os membros do CA-QU agradecem especialmente.

Pelo CA de Química, em Brasília, 28 de outubro de 2007,
Ademir Neves
Adilson José Curtius
Alfredo Mayall Simas, Coordenador
Edilberto Rocha Silveira
Elina Bastos Caramão
Fernando Galembeck
Gerardo Gerson de Souza
Heloisa de Oliveira Beraldo
João Valdir Comasseto
Luiz Carlos Dias
Maria D. Vargas, Vice-Coordenadora
Reinaldo Calixto de Campos


Fonte: Maria D. Vargas

 

Contribuições devem ser enviadas para o

Editor do Boletim Eletrônico da SBQ:

npelopes@sbq.org.br

Até nossa próxima edição!!!

 

Prof. Norberto Peporine Lopes

Editor do Boletim Eletrônico

Prof. Luiz Henrique Catalani

Editor Associado do Boletim Eletrônico

Sociedade Brasileira de Química - SBQ

 

  Clique aqui para cadastrar ou cancelar sua assinatura no Boletim Eletrônico

 

 

 

NOVEMBRO 2007

 

DESTAQUES: