Assine e divulgue Química Nova, Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society, a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina.

 

 

BOLETIM ELETRÔNICO No 756

VEJA NESTA EDIÇÃO:

 

1. Vaga em projeto de nanotecnologia da Oxiteno com IQ-UNICAMP

2. Concurso Público para Professor Efetivo do CEFET Petrolina

3. II Seminário Internacional 'Inovações e Qualidade no Ensino Superior'

4. Mestrado e Doutorado em Química da Universidade Federal da Bahia

5. Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

6. Mestrado em Meio Ambiente e Ensino de Ciências Exatas na Univates

7. Valores reduzidos de inscrição no II BrMASS para estudantes

8. Mestrado e Doutorado em Ciência e Tecnologia de Materiais da UNESP/BAURU

 

1. Vaga em projeto de nanotecnologia da Oxiteno com IQ-UNICAMP

Oportunidade para pesquisador: Há uma vaga em projeto de nanotecnologia da Oxiteno com o Instituto de Química da Unicamp, coordenado pelo Prof. Fernando Galembeck. O tema do projeto é "Nanocompósitos de polímeros e argilas". O pesquisador receberá bolsa DI, de acordo com sua qualificação. Os interessados podem enviar mensagem para fernagal@iqm.unicamp.br, mencionando seu interesse e informando sobre sua motivação, perspectivas e currículo."

Fonte: Fernando Galembeck

 

2. Concurso Público para Professor Efetivo do CEFET Petrolina

Encontram-se abertas as inscrições até o dia 31/10/2007, para professor efetivo do CEFET Petrolina. Para concorrer exige-se apenas o diploma de graduação em química, engenharia química e química industrial. Os aprovados ministrarão aulas nos curso de Licenciatura em Química do CEFET Petrolina e nos cursos técnicos de nível médio.

Maiores informações: http://www.upenet.com.br

Fonte: Samuel R. Gomes Jr.

3. II Seminário Internacional 'Inovações e Qualidade no Ensino Superior'

O II Seminário Internacional 'Inovações e Qualidade no Ensino Superior' acontecerá na cidade de São Paulo nos dias 5 e 6 de novembro de 2007, nas dependências da EACH - Escola de Artes, Ciências e Humanidades (USP Leste) da Universidade de São Paulo. Dentre seus objetivos, este seminário pretende aprofundar discussões sobre a Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem-based Learning), Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem e outros enfoques de problematização como estratégias de inovação no ensino superior. O evento, cuja inscrição é gratuita, está voltado para os estudantes e docentes da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (USP Leste), para toda a comunidade acadêmica da Universidade de São Paulo e, também, para estudantes de pós-graduação e professores de outras instituições de ensino superior. Estão abertas as inscrições para apresentação de trabalhos nos formatos ORAL e PÔSTER que relatem experiências sobre a Aprendizagem Baseada em Problemas, Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem e enfoques de problematização. Tais trabalhos serão apresentados em sessões coordenadas, buscando promover intercâmbio de experiências e diálogo entre professores e estudantes interessados em inovar as práticas do ensino superior.

Fonte: Paulo Rogério Miranda Correia

4. Mestrado e Doutorado em Química da Universidade Federal da Bahia

Estão abertas até 14 de dezembro as inscrições para o Processo Seletivo 2008 dos Cursos de Mestrado e Doutorado em Química da Universidade Federal da Bahia- UFBA. A seleção ocorrerá no período de 18 a 21 de dezembro de 2007. São 20 vagas para mestrado e 20 vagas para o doutorado. O programa de Pós-graduação em Química do IQ-UFBA possui várias linhas de pesquisa, infraestrutura, bolsas de estudo do CNPq, CAPES e FAPESB e obteve nota 5 na última avaliação CAPES. O início das aulas está previsto para a segunda quinzena de fevereiro de 2008. Maiores informações podem ser obtidas na página do Programa (http://www.quimica.ufba.br/), pelo e-mail: pgquim@ufba.br, ou ainda nos telefones (71)3235-5166 ou 3283-6805.

Fonte: Jorge David

5. Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Estão abertas as inscrições para a seleção de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A inscrição pode ser feita até o dia 17/12/2007. As provas de ingresso compreendem as áreas de Química Orgânica, Química Inorgânica e Físico-Química e serão realizadas no dia 19/12/2007. O programa oferece também um curso de nivelamento, prepatório à seleção de mestrado, o qual ocorrerá entre 19/11/2007 e 18/12/2007. Maiores informações podem ser obtidas em: www.iq.ufrgs.br/cpgqui; Fone: 33086258 - Fax: 33087198

Fonte: Nádya Silveira

6. Mestrado em Meio Ambiente e Ensino de Ciências Exatas na Univates

Estão abertas até 05 de novembro as inscrições para o Processo Seletivo 2008 do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas da Univates/RS. A seleção será realizada no mês de novembro de 2007. Mais informações podem ser obtidas em www.univates.br, ou pelo e-mail: propex@univates.br.

Fonte: Simone Stülp

7. Valores reduzidos de inscrição no II BrMASS para estudantes

Será realizado no período de 9 a 11 de dezembro de 2007 o segundo congresso da Sociedade Brasileira de Espectrometria de Massas. O evento ocorrerá no Hotel The Royal Palm Plaza, na cidade de Campinas e contará com vários expoentes internacionais da área, incluindo o Professor Koichi Tanata, Prêmio Nobel de Química em 2002. As inscrições poderão ser realizadas na página do evento (http://www.brmass.com.br/congresso/) até o dia 9 de novembro de 2007. Visando ampliar a participação de estutandes no hotel do evento informamos que a Sociedade está oferecendo um desconto de 50% da taxa de inscrição.

Maiores informações: http://www.brmass.com.br/congresso/

Fonte:Norberto P. Lopes

8. Mestrado e Doutorado em Ciência e Tecnologia de Materiais da UNESP/BAURU

O Programa Institucional de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais da UNESP tem por finalidade a formação de pesquisadores, docentes e profissionais que possam contribuir com a inovação científica e tecnológica do país na área de materiais. Também tem por objetivo gerar pesquisa básica em ciência dos materiais e incentivar a pesquisa de novas tecnologias que possibilitem a inovação e maior competitividade dos setores de produção e processamento de materiais.
O programa integra no momento as atividades de pesquisa em materiais dos campus da UNESP em Bauru, Araraquara, Presidente Prudente, Botucatu, Ilha Solteira e Sorocaba. O programa é destinado a graduados nas áreas de Ciências Exatas, Ciências Biológicas e Engenharias.
Inscrições: 01 a 30/11/2007

Maiores informações: http://www2.fc.unesp.br/posmat
UNESP - Faculdade de Ciências
Seção de Pós-Graduação
Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01
17033-360 – Bauru - SP
Fone/Fax: (14) 3103 6174 ou 3103 6077
E-mail: posmat@fc.unesp.br

Fonte:Carlos Roberto Grandini

Contribuições devem ser enviadas para o

Editor do Boletim Eletrônico da SBQ:

npelopes@sbq.org.br

Até nossa próxima edição!!!

 

Prof. Norberto Peporine Lopes

Editor do Boletim Eletrônico

Prof. Luiz Henrique Catalani

Editor Associado do Boletim Eletrônico

Sociedade Brasileira de Química - SBQ

 

  Clique aqui para cadastrar ou cancelar sua assinatura no Boletim Eletrônico

 

 

 

OUTUBRO 2007

 

DESTAQUES: