Assine e divulgue Química Nova, Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society, a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina.

 

 

BOLETIM ELETRÔNICO No 755

VEJA NESTA EDIÇÃO:

 

1. Eleições SBQ 2008

2. Vaga para Biologia Molecular Forense na FFCLRP

3. Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

4. II Escola de Verão em Química Verde no IQ-USP

5. Prêmio Nobel no II BrMass

6. Número Comemorativo do JMS em homenagem a BrMass

 

1. Eleições SBQ 2008

Prezado Associado

O atual mandato da Diretoria, bem como do Conselho Consultivo, vence em maio p. f., sendo que deverá ser dada posse à nova diretoria e ao novo conselho no dia 29/05/2008, durante a 31ª ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA DA SBQ. Assim, conforme previsto no Artigo 31, § 3º do Estatuto da SBQ, em dezembro p. f. a Diretoria e o Conselho Consultivo reunir-se-ão para escolher um número máximo de três nomes de candidatos para cada cargo. Por outro lado, também deverão ser eleitas diretorias para as divisões e para as secretarias regionais. Estas eleições obedecerão ao seguinte calendário:

15/10/07 – Envio da 1a circular (pedido de sugestões)
07/12/07 – Prazo final para sugestões de nomes
12/12/07 – Reunião de Diretoria e Conselho Consultivo para escolha dos candidatos
24/03/08 – Liberação das cédulas para receber os votos dos associados efetivos, quites com a Sociedade
24/04/08 – Encerramento do processo de votação
25/04/08 – Apuração dos votos recebidos até às 24h do dia 24/04

Conforme previsto no Artigo 31, § 2º do Estatuto da SBQ, qualquer associado efetivo poderá sugerir nomes de candidatos. Toda sugestão deverá ser subscrita por um ou mais associados.

Utilize seu login e senha (recebido por e-mail) para entrar no “Sistema de Eleição” e registrar suas sugestões, ou, caso não receba o E-mail, entre na página da SBQ, em eleições e em “solicitar login e senha para indicação”. Lembre-se que você necessita de login e senha específicos para esse fim. No caso das divisões, o sistema permitirá que indique candidatos para compor a diretoria de todas aquelas em que estiver filiado. Reiteramos que o sistema aceitará as sugestões até às 24h do dia 07/12/07.

Portanto, vimos solicitar ao colega que pense em utilizar esta prerrogativa: sugira, sozinho ou com seus colegas de instituição ou de regional, nomes de possíveis candidatos para compor a Diretoria e o Conselho Consultivo da SBQ, bem como para a(s) Diretoria(s) da divisão(ões) da SBQ à qual o(s) associado(s) pertença

Fonte: Norberto Peporine Lopes

 

2. Vaga para Biologia Molecular Forense na FFCLRP

Encontram-se abertas as inscrições para concurso de professor doutor, na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, para a área de Biologia Molecular Forense. As inscrições estarão abertas pelo período de 30 dias a partir de 29/09/2007.

Maiores informações: www.ffclrp.usp.br (editais-concursos)
admpessoal@ffclrp.usp.br; DOE de 29/09/2007/
Poder Executivo-Seção

Fonte: Vagner Ferreira

3. Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Estão abertas as inscrições para a seleção de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
A inscrição pode ser feita até o dia 17/12/2007. As provas de ingresso compreendem as áreas de Química Orgânica, Química Inorgânica e Físico-Química e serão realizadas no dia 19/12/2007. O programa oferece também um curso de nivelamento, prepatório à seleção de mestrado, o qual ocorrerá entre 19/11/2007 e 18/12/2007. Maiores informações podem ser obtidas em: www.iq.ufrgs.br/cpgqui; Fone: 33086258 - Fax: 33087198

Fonte: Nádya Silveira

4. II Escola de Verão em Química Verde no

IQ-USP

Encontram-se abertas as inscrições para a II Escola de Verão em Química Verde no IQ-USP até 31 de outubro de 2007. A escola ocorrerá de 28 de janeiro a 1 de fevereiro de 2008. O público alvo desta escola são alunos de graduação regularmente matriculados em cursos das áreas de Química, Engenharia Química, Farmácia e ciências afins (Gestão Ambiental, Engenharia Sanitária, Ecologia, Biologia, etc). O curso é gratuito e incluirá hospedagem (padrão alojamento), alimentação e todo material didático. As 60 vagas disponíveis serão preenchidas por sorteio entre candidatos de todas as regiões do país.

Maiores informações: http://quimicaverde.iq.usp.br

Fonte: Renato S. Freire

5. Prêmio Nobel no II BrMass

Será realizado no período de 9 a 11 de dezembro de 2007 o segundo congresso da Sociedade Brasileira de Espectrometria de Massas. O evento ocorrerá no Hotel The Royal Palm Plaza, na cidade de Campinas e contará com vários expoentes internacionais da área, incluindo o Professor Koichi Tanata, Prêmio Nobel de Química em 2002. As inscrições poderão ser realizadas na página do evento (http://www.brmass.com.br/congresso/) até o dia 9 de novembro de 2007. Esperamos contar com um grande número de participantes para abrilhantar esse evento.

Maiores informações: http://www.brmass.com.br/congresso/index.

Fonte: Norberto P. Lopes

6. Número Comemorativo do JMS em homenagem a BrMass

Após o sucesso do Primeiro Congresso Brasileiro de Espectrometria de Massas da Sociedade Brasileira de Espectrometria de Massas (BrMass) realizado em novembro de 2005, foi editado um número comemorativo do Journal of Mass Spectrometry (JMS), programado para coincidir com o 2º Congresso que se realizará de 09 a 11/11/07 no The Royal Palm Plaza em Campinas, SP (www.brmass.com.br/congresso). Esse número, volume 42, fascículo 10, de outubro de 2007, já está disponível sob a forma eletrônica no site da Wiley Interscience
(www.interscience.wiley.com/journal/jms).

Fonte: Francisco Radler de Aquino Neto

Contribuições devem ser enviadas para o

Editor do Boletim Eletrônico da SBQ:

npelopes@sbq.org.br

Até nossa próxima edição!!!

 

Prof. Norberto Peporine Lopes

Editor do Boletim Eletrônico

Prof. Luiz Henrique Catalani

Editor Associado do Boletim Eletrônico

Sociedade Brasileira de Química - SBQ

 

  Clique aqui para cadastrar ou cancelar sua assinatura no Boletim Eletrônico

 

 

 

OUTUBRO 2007

 

DESTAQUES: