Assine e divulgue Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society, a
revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina.

 

 

BOLETIM ELETRÔNICO No 753

VEJA NESTA EDIÇÃO:

 

1. IV Encontro Nacional de Química Ambiental

2. Concurso na Univ. Estadual do Rio Grande do Norte - UERN

3. III Workshop sobre Gestão e Reuso de Água na Indústria

4. Concurso no Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES)/UFES

5. Escola de Eletroquímica no IQUSP

6. Concurso Professor Adjunto de Química na UFES

7. Consurso público para Professor de Química no CEFET- SP

8. Número Especial da QN em Homenagem à Profa. Helena Ferraz

9. Revista Faculdade de Educação da UNEMAT

10. Programação detalhada do 14º ENQA

11. Comentário a respeito da suspensão de algumas atividades do LNLS

 

 

1. IV ENCONTRO NACIONAL DE QUÍMICA AMBIENTAL

O Departamento de Química e o Programa de Pós-graduação em Química da Universidade Federal de Sergipe (UFS), juntamente com o Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) e a Divisão de Química Ambiental da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), têm a satisfação de convidá-los para, no período de 11 a 14 de março de 2008, participar do IV Encontro Nacional de Química Ambiental, que será realizado no Centro de Convenções do Hotel Parque dos Coqueiros em Aracaju – Sergipe.
Data limite para submissão de trabalhos: 15 de janeiro de 2008
Mais informações podem ser obtidas em: www.enqamb.com.br
e-mail: pacificeventos@infonet.com.br
, fone: (79)3234 - 4410.

Fonte: José do Patrocinio Hora Alves

Volta

2. Concurso na Univ. Estadual do Rio Grande do Norte - UERN

Estão abertas até 24 de Outubro 01 Vaga de Professor em Ensino de Química/Química Geral e 01 Vaga de Professor em Físico-Química/Química Geral na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), campus Central Mossoró. Maiores detalhes no site www.uern.br.

Fonte: Luiz Gonzaga de O. Matias

Volta

3. III Workshop sobre Gestão e Reuso de Água na Indústria

A Universidade Federal de Santa Catarina tem o prazer de convidá-los a participar do "III Workshop sobre Gestão e Reuso de Água na Indústria", a ser realizado nos dias 22, 23 e 24 de novembro/2007 no Jurerê Beach Hotel, em Florianópolis - SC.
Para maiores informações, favor visitar o site do evento no endereço abaixo, onde encontrarão a programação final.
http://www.feesc.org.br/floripaworkshop

Fonte: José Carlos Cunha Petrus

Volta

4. concurso no Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES)/UFES

Encontra-se aberto concurso no Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES)/UFES para provimento de cargo de professor adjunto na carreira de magistério superior, cuja área do conhecimento é Química e subárea Química Geral e Inorgânica. Maiores informações pode ser encontrada no sítio www.ceunes.ufes.br, procurar em processo seletivo - docentes.

Fonte: Sandro Grecor

Volta

5. Escola de Eletroquímica no IQUSP

Continuando com o evento ocorrido em dezembro de 2006, a 2a Escola de Eletroquímica será realizada no Instituto de Química da Universidade de São Paulo entre os dias 10 e 14 de dezembro de 2007, em São Paulo. O evento é destinado a alunos de doutorado, recém doutores e profissionais de industria. Considerando que neste curso será desenvolvido parte teórica e experimental, o número máximo de participantes será de 25. Será realizada uma seleção prévia dos inscritos. Aqueles que forem selecionados e não residam na cidade de São Paulo receberão um auxílio que inclui alojamento e refeições. As inscrições serão aceitas até 7 de outubro de 2007. A programação completa, assim como outras informações podem ser encontradas na página do evento:
http://escoladeeletroquimica.iq.usp.br

Fonte: Roberto M. Torresi

Volta

6. CONCURSO PROFESSOR ADJUNTO DE QUÍMICA NA UFES

Estão abertas as inscrições para Concurso de Professor Adjunto de Química Inorgânica (01 vaga - DE) no Centro Universitário Norte do Espírito Santo – Departamento de Engenharia e Ciências Exatas em São Mateus/ES e outra de Química (01 vaga,DE) no Centro de Ciências Agrárias – Departamento de Zootecnia em Alegre/ES. O período de inscrições é de 24/09 a 23/10. Informações adicionais podem ser encontradas na home page da UFES (www.ufes.br).

Fonte: Valdemar Lacerda Júnior

Volta

7. concurso público para professor de química no CEFET-SP

O CEFET-SP (Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo) está abrindo concurso público para professor de química (2 vagas). Inscrições até 17/outubro/2007. Mais informações (inclusive o edital) no site: www.cefetsp.br.

Fonte: Ricardo Teixeira

Volta

8. número especial da qn em homenagem à profa. Helena Ferraz

Dentre as homenagens a Prof. Helena M. C. Ferraz, ex editora da QN, será publicado um número especial de QN em maio de 2009. Para tanto estamos convidando a comunidade a submeterem manuscritos os quais seguirão todos os tramites regulares de QN. Por se tratar de número especial será solicitada aos autores uma contribuição. A data final de submissão será 15 de janeira de 2008. Durante a submissão, é preciso mencionar na carta de apresentação o interesse para que o manuscrito para seja inserido no número especial.

"E, para terminar, não quero e não vou ser modesta: Química Nova é, sem dúvida, uma das mais importantes revistas nacionais. E se eu puder também me declarar orgulhosa por ter feito algo de útil para a comunidade química brasileira, este algo foi a participação na editoria de Química Nova."
Prof. Helena M. C. Ferraz, trecho do memorial de setembro de 1999

Fonte: SBQ

Volta

9. Revista Faculdade de Educação da UNEMAT

A Revista Faculdade de Educação da UNEMAT, lançada em dezembro 2003, é composta de artigos, comunicações e resenhas, traduz-se em um instrumento de estímulo à produção dos profissionais da educação originada de pesquisas advindas de cursos de pós-graduação, de resultados de práticas pedagógicas, experiências em atividades de extensão universitária ou de análise e discussões das teorias existentes na área educacional. A Revista da FAED tem seu registro junto ao Instituto Brasileiro de Informações em Ciência e Tecnologia - IBCT, sob o ISSN 1679-4273, e está classificada no qualis como Local B. Sua publicação é semestral e multitemática, recebendo produções num fluxo de demanda contínua. Para maiores informações visite o site da revista:
http://www.unemat.br/revistas/faed/

Fonte: Ilma Machado.

Volta

10. Programação detalhada do 14º ENQA

A programação detalhada do 14º Encontro Nacional de Química Analítica - ENQA - encontra-se disponível no site do evento (www.enqa.com.br). Os interessado podem fazer o download do arquivo em PDF de toda a programação, incluindo o dia e hora da apresentação de seus trabalhos.

Fonte: Renato Zanella

Volta

11. Comentário a respeito da suspensão de algumas atividades do LNLS

Foi com muita tristeza e preocupação que recebi a notícia dos cortes orçamentários no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), que fizeram com que alguns laboratórios fossem fechados para a comunidade. A primeira vez que tive a oportunidade de visitar o LNLS, em 1998, não poderia ter tido melhor impressão, devido à estrutura excepcional que acreditava existir apenas em países do chamado "primeiro mundo". A visão do LNLS, a filosofia de trabalho, a tecnologia e conhecimento empregados, muitas vezes gerados no próprio LNLS, me encheram de orgulho, a ponto de hoje, como professor na Universidade Estadual de Campinas, levar visitantes estrangeiros para conhecer a incrível estrutura do único anel deste tipo em funcionamento na América do Sul. Dentre os laboratórios afetados, o Laboratório de Microfabricação (LMF) tem sido utilizado rotineiramente por diversos grupos de pesquisa do país, que sem a instrumentação disponível no LMF não teriam condições de conduzir seus trabalhos. Até onde fui informado, mesmo a iniciativa privada utiliza os serviços do LMF, gerando conhecimento não só acadêmico mas também aplicado. Acredito que a minha preocupação, e de outros colegas, possui fundamento. Em tempos onde palavras como crescimento, inovação e geração de divisas são recorrentes, não consigo compreender como os investimentos em setores de pesquisa fundamentais - e nesse caso muito bem sucedido - sofram com cortes e reduções diversas. Ainda, o fechamento destes laboratórios parece ser um tanto arbitrário, uma vez que outras atividades do LNLS não sofreram nenhum tipo de redução. Para onde estaremos caminhando? Assim, gostaria muito de conhecer os motivos que culminaram no fechamento destes laboratórios e discutir com a comunidade alternativas para não só para a retomada das atividades do LMF, mas também para o seu crescimento.

Fonte: José Alberto Fracassi da Silva

Volta

 

 

Contribuições devem ser enviadas para o

Editor do Boletim Eletrônico da SBQ:

npelopes@sbq.org.br

Até nossa próxima edição!!!

 

Prof. Norberto Peporine Lopes

Editor do Boletim Eletrônico

Prof. Luiz Henrique Catalani
Editor Associado do Boletim Eletrônico

Sociedade Brasileira de Química - SBQ

 

 

 Clique aqui para cadastrar ou cancelar sua assinatura no Boletim Eletrônico

 

Outubro 2007

 

DESTAQUES:

 

Vem ai a

31ª RASBQ

Aguarde !!!

 

 

química nova - capa

 

capa jbcs

 

capa qnesc