Assine e divulgue Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society, a
revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina.

 

 

BOLETIM ELETRÔNICO No 752

VEJA NESTA EDIÇÃO:

 

1. Concurso professor substituto de química inorgânica na UFBA

2. Processo Seletivo para o Mestrado em Sistema e Processos Industriais - UNISC

3. Atualização da Homepage da Divisão de Química Orgânica

4. XVII Simpósio Brasileiro de Eletroquímica

5. Cursos na área de termoplásticos e elastômeros

6. Mestrado e Doutorado em História da Ciência da PUC-SP

 

 

1. CONCURSO PROFESSOR SUBSTITUTO DE QUÍMICA INORGÂNICA na UFBA

Estão abertas inscrições para Concurso Professor Substituto de Química Inorgânica (01 vaga - 40 h) no Instituto Multidisciplinar em Saúde, Campus Anísio Teixeira, Universidade Federal da Bahia - UFBA em Vitória da Conquista-BA. O período de inscrições é de 10/09 a 21/09 com provas a serem realizadas em 24-26/09. Informações adicionais podem ser encontradas na home page do IMS-CAT (www.ims.ufba.br).

Fonte: Gisele O. da Rocha

Volta

2. Processo Seletivo para o Mestrado em Sistema e Processos Industriais - UNISC

Formar profissionais que apliquem seus conhecimentos na geração de novas tecnologias e que estejam qualificados para trabalhar com a implementação de controle e de otimização de processos industriais em universidades, em centros de pesquisa ou em empresas. Essa é a proposta do mestrado em Sistemas e Processos Industriais (SPI), da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). O curso quer atender à necessidade de aliar redução de custos, economia de matéria-prima e melhor utilização dos recursos ambientais para a satisfação do cliente e da melhoria da qualidade de vida da sociedade. As inscrições para o processo seletivo 2008 vão até o dia 31 de outubro. Para o ingresso, candidatos terão que passar por uma prova escrita, avaliação do currículo vitae, entrevista com a banca examinadora e análise da carta de recomendação. A prova de seleção será no dia 23 de novembro de 2007. O conteúdo, a bibliografia e outras informações do processo seletivo podem ser consultadas no site www.unisc.br/ppgspi . O mestrado é voltado para graduados em Engenharias, Física, Química, Matemática, Ciência da Computação e/ou Informática e áreas afins. Além de propor soluções de problemas em empresas e indústrias, o curso possibilita ao egresso atuar em universidades, em atividades de pesquisa e de docência. Os interessados poderão inscrever- se pela internet por meio do site www.unisc.br/ppgspi ou na Secretaria de Pós-Graduação e Extensão da Unisc, sala 110 do campus. Para os candidatos com as primeiras colocações são disponibilizadas bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3717-7632 ou pelo e-mail ppgspi@unisc.br .
Áreas em que podem ser desenvolvidas pesquisas: 1. Otimização de processos industriais 2. Controle de qualidade de produtos e processos 3. Instrumentação de processos industriais 4. Processamento de imagens 5. Análise multivariada 6. Matemática industrial 7. Inteligência artificial aplicada a sistemas industriais 8. Sistemas embarcados 9. Arquitetura de computadores 10. Biotecnologia industrial 11. Pesquisa operacional 12. Modelagem matemática.

Fonte: Marco F. Ferrão

Volta

3. Atualização da Homepage da Divisão de Química Orgânica

A Homepage da Divisão de Química Orgânica (http://www.iq.usp.br/wwwdocentes/luizfsjr/Divisao/IndexDivisao.htm) foi recentemente atualizada, contando agora com informações sobre a 30ª e 31ª RASBQ, 13th e 14th BMOS, Escola Superior de Síntese Orgânica, etc.

Fonte: Luiz F. Silva Jr

Volta

4. XVII Simpósio Brasileiro de Eletroquímica

Já está disponibilizada na internet a página do XVII Simpósio Brasileiro de Eletroquímica, que será realizado na cidade de Fortaleza no período de 19 a 23 de abril de 2009. O portal do XVII SIBEE poderá ser acessado no seguinte endereço: www.dqoi.ufc.br/xviisibee

Fonte: Pedro de Lima Neto

Volta

5. CURSOS NA ÁREA DE TERMOPLÁSTICOS E ELASTÔMEROS

FORMULAÇÃO DE TERMOPLÁSTICOS E ELASTÔMEROS
Prof. Dr. Marco-Aurelio De Paoli
dias 6 e 7/11/2007 no Hotel Mercure Stella Vega em São Paulo.
O objetivo deste curso é capacitar os profissionais que utilizam, produzem ou projetam peças confeccionadas com termoplásticos e elastômeros (borrachas) a compreenderem como as propriedades finais de um produto acabado podem ser ajustadas de acordo com a sua formulação. Será discutida a função de cada um dos componentes das formulações destes materiais, em termos das suas estruturas químicas, propriedades físicas, forma de apresentação, teor e custos. Também serão discutidas as tendências mais modernas das indústrias de plásticos e borrachas, visando melhorar o desempenho dos seus produtos e reduzir os custos de produção. Durante o curso serão apresentados exemplos para ilustrar os efeitos que estiverem sendo abordados.
DEGRADAÇÃO E ESTABILIZAÇÃO DE TERMOPLÁSTICOS E ELASTÔMEROS
Prof. Dr. Marco-Aurelio De Paoli
dias 7 e 8/11 no Hotel Mercure Stella Vega em São Paulo.
Neste curso serão discutidas as formas de degradação que afetam os artefatos produzidos com termoplásticos e elastômeros (borrachas) em função dos seus modos de utilização. Serão abordadas as alterações das propriedades químicas e físicas que ocorrem durante e após a degradação. Também serão apresentadas as diferentes maneiras de ensaiar estas alterações, para subsidiar a escolha dos aditivos estabilizantes mais adequados. A ação dos aditivos estabilizantes disponíveis no mercado será discutida de acordo com as suas funções específicas, para um melhor entendimento do seu funcionamento (forma de degradação, teor e custos). Durante o curso serão apresentados exemplos para ilustrar os efeitos que estiverem sendo abordados.
INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES
www.eccen.com.br/educacional
, ou pelo e-mail mdepaoli@iqm.unicamp.br.

Fonte: Marco Aurélio De Paoli

Volta

6. Mestrado e Doutorado em História da Ciência da PUC-SP

Estão abertas as inscrições para seleção (1o. Semestre de 2008) nos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência da PUC-SP. As inscrições podem ser feitas até o dia 11/10, pessoalmente ou pelo correio. Informações no site: http://www.pucsp.br/pos/hciencia ou pelo telefone. 0xx11/3124-7209 Informações sobre grade curricular, corpo docente, dissertações e teses defendidas no Programa, entre outras, também podem ser consultadas na página supracitada.

Fonte: Maria Helena Roxo Beltran

Volta

 

 

Contribuições devem ser enviadas para o

Editor do Boletim Eletrônico da SBQ:

npelopes@sbq.org.br

Até nossa próxima edição!!!

 

Prof. Norberto Peporine Lopes

Editor do Boletim Eletrônico

Prof. Luiz Henrique Catalani
Editor Associado do Boletim Eletrônico

Sociedade Brasileira de Química - SBQ

 

 

 Clique aqui para cadastrar ou cancelar sua assinatura no Boletim Eletrônico

 

Setembro 2007

 

DESTAQUES:

 

Vem ai a

31ª RASBQ

AGUARDE!!

 

 

química nova - capa

 

capa jbcs

 

capa qnesc