Assine e divulgue Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society, a
revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina.

 

 

BOLETIM ELETRÔNICO No 751

VEJA NESTA EDIÇÃO:

 

1. Exame de ingresso para pós-graduação no IQ/UNICAMP

2. Fórum da pós-graduação – SBQ

3. Fórum da graduação - SBQ

4. Concurso no IQSC/USP - Eletrocatálise Molecular

5. Informe do 12th BMOS

6. Vaga de Professor Pesquisador na UNIFIEO

7. Pós-graduação em Química na PUC-Rio

8. VII Encontro Brasileiro de Substâncias Húmicas

9. II Workshop em Nanociências da UNIFRA

10. I Workshop sobre Semicondutores Orgânicos Brasil-Reino Unido

11. Standard Atomic Weights Revised – IUPAC Press Release

 

 

1. Exame de ingresso para pós-graduação no IQ/UNICAMP

As inscrições para os exames de ingresso no Mestrado e para classificação de bolsas para o Doutorado no Instituto de Química da UNICAMP referentes ao 1o. Semestre de 2008 estarão abertas de 15/09 a 30/10. O exame será realizado em: Campinas, Teresina, Recife, Salvador, Belo Horizonte e Florianópolis. A documentação a ser anexada está relacionada na ficha de inscrição, que está disponível na home page www.iqm.unicamp.br/cpg. Outras informações: telefone: (19) 3521-3004 ou e-mail: cpgiq@iqm.unicamp.br

Fonte: Solange Cadore
Coordenadora da CPG/IQ/Unicamp

Volta

2. Fórum da pós-graduação – SBQ

Nos dias 27 e 28 de julho os Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Química, o Representante da Área na Capes, prof. Jairton Dupont e o Comitê de Avaliação da Capes reuniram-se em Florianópolis, para a apresentação dos dados dos Programas referentes ao triênio 2004-2006. Atendendo à solicitação dos Coordenadores e do Representante de Área, o Fórum de Pós-Graduação da SBQ está disponibilizando o material apresentado pelos Programas, na reunião de Florianópolis. Acesse o link na página da SBQ, link Fórum da Pós-Graduação.

Fonte: Solange Cadore
Coordenadora do Fórum de PG - SBQ

Volta

3. Fórum da graduação – SBQ

A SBQ e o CRQ-4a Região convidam os Coordenadores de Cursos de Graduação em Química para participarem do FÓRUM NACIONAL DE COORDENADORES DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA, a realizar-se nos dias 4 e 5 de outubro de 2007. Local: Sede do Conselho Regional de Química-4ª Região, Rua Oscar Freire, 2039, Pinheiros, São Paulo, SP. Visite o Fórum da Graduação, na página da SBQ. Inscrições: até 27/09/07 pelo link inscrições no Fórum da Graduação.

Fonte: Cesar Zucco
Coordenador do Fórum de Graduação - S
BQ

Volta

4. Concurso no IQSC/USP - Eletrocatálise Molecular

Encontra-se a disposição o edital de abertura para concurso para Professor Doutor no IQSC/USP na área de "Eletrocatálise Molecular". Maiores informações: Assistência Acadêmica do IQSC/USP ou pelo e-mail: acad@iqsc.usp.br.

Fonte: Hamilton Varela

Volta

5. Informe do 12th BMOS

É com grande satisfação que comunico a todos os químicos e membros da SBQ que o 12th Brazilian Meeting on Organic Synthesis, foi realizado com muito êxito entre os dias 27 a 31 de Agosto em Itapema, Santa Catarina. Este evento foi dedicado aos 10 anos da ausência do Prof. José Tércio B. Ferreira. A conferencia de apertura do evento foi realizada pelo professor Dr. Ben Feringa, que versou sobre: Exploring Chiral Space in Asymmetric Catalysis. A programação cientifica contou com 7 conferencias plenárias, 10 conferencias convidadas, 4 conferencias curta, além de duas secções de apresentações rápidas, além de 249 pôster. Sem dúvida, que qualidade dos palestrantes e a elevada participação dos congressistas foram uma garantia da tradição científica deste e dos BMOS anteriores.
Previamente foram ministrados dois mini-cursos, sendo um de Microwave Chemistry, pelos professores Dr. C. Oliver Kappe e Dra. Doris Dallinger da Universidade de Graz – Áustria, e o segundo mini-curso “The Importance of Organic Synthesis for Drug Discovery” ministrado pelo professor Dr. Luiz Carlos Dias da Universidade de Campinas. Participaram 90 alunos de diferentes universidades nacionais e internacionais, e ressalto a contribuição da Petrobras na concessão de bolsas para os alunos da região norte e nordeste.
Vários temas foram abordados, e dentre eles destacam-se: Organometalic Catalysis; Natural Product Synthesis; New Synthetic Methods; Microwave-Assisted Organic Synthesis; Chiral Catalysis; Frontiers on Organic Synthesis; Heterocycles Synthesis; Metal-mediated Synthesis; Stereoselective Synthesis; Solid-phase Synthesis; Target oriented Synthesis; Biomimetic Catalysis and Biocatalysis.
Gostaria de destacar o reconhecimento internacional do BMOS com a participação da Organic Letters, Thieme Chemistry e Organic & Biomolecular Chemistry que estiveram presentes e apoiaram a realização deste evento. Assim como os apoios incondicionais da Sociedade Brasileira de Química e a Universidade Federal de Santa Catarina, o nosso muito obrigado.
Em nome da comissão organizadora gostaria agradecer a presença de todos os congressistas, mais de 350, que possibilitaram o êxito do 12th BMOS. Desejo também expressar meus sinceros agradecimentos a toda a comissão organizadora nacional, e em especial a comissão local; Profa. Maria da Graça Nascimento, Prof. Antonio Carlos Joussef, Prof. Marcus Mandolesi Sá e Prof. Josiel Domingo, todos da Universidade Federal de Santa Catarina. Os agradecimentos especiais para nossos alunos, pela grande participação e constante ajuda antes e durante o evento. Convidamos a todos a participar do 13th BMOS que será realizado em 2009, São Carlos-SP, sendo seu secretário geral o Prof. Timothy John Brocksom.

Fonte: Prof. Hugo Gallardo
Secretário Geral do 12th BMOS

Volta

6. Vaga de Professor Pesquisador
na UNIFIEO

O UNIFIEO – Centro Universitário FIEO, localizado em Osasco, SP, está admitindo para contratação imediata Professor Pesquisador com as seguintes características: Doutorado na área de Química Analítica Ambiental, notadamente em química aquática, com experiência em métodos de especiação de contaminantes em águas, métodos de partição de contaminantes na interface água/material particulado/sedimento biota. Domínio pleno de metodologias analíticas (cromatograficas e espectroscópicas), e de métodos estatísticos aplicados à interpretação de resultados analíticos. Conhecimento básico de legislação nacional referente ao gerenciamento e a gestão da qualidade de corpos d´água no País. Experiência comprovada de coordenação de projetos de pesquisa envolvendo monitoramento, caracterização e gestão de qualidade das águas, e que tenha interesse em estabelecer convênios internacionais. Os interessados deverão encaminhar currículo para o e-mail: smprada@unifieo.br, até 13 de setembro.

Fonte: Sílvio Miranda Prada

Volta

7. Pós-graduação em Química na PUC-Rio

Encontra-se aberto Edital de Seleção à Pós-Graduação emQuímica (Mestrado e Doutorado), PUC-Rio para o período de 2008. As inscrições estarão abertas no período de 03 de setembro a 14 de novembro de 2007. Qualquer dúvida, favor entrar em contato através do telefone 3527.1334.

Fonte: Fátima Almeida

Volta

8. VII Encontro Brasileiro de
Substâncias Húmicas

O EBSH (Encontro Brasileiro sobre Substâncias Húmicas) será realizado em Florianópolis, no final de outubro. Num lugar paradisíaco, à beira-mar, este evento reúne pesquisadores nacionais da química do solo - incluindo os de instituições como Embrapa, Petrobrás, Epagri e de várias universidades - com pesquisadores internacionais de grande importância na área, durante um ciclo de palestras e atividades sociais regadas a bom vinho e muita ciência. O tema principal do evento é: "Podem as Substâncias Húmicas ajudarem a salvar o Planeta Terra?" A programação completa pode ser conseguida no website do evento. AS INSCRIÇÕES COM DESCONTO E SUBMISSÃO DE TRABALHOS SÃO SOMENTE ATÉ 15/SETEMBRO. É uma oportunidade - para o estudante de Química que mora em Florianópolis - de ampliar sua formação e aumentar seu currículo. Maiores informações no VII EBSH website: http://quimica.ufsc.br/ebsh ou email: ebsh@qmc.ufsc.br

Fonte: Edson Minatti

Volta

9. II Workshop em Nanociências da UNIFRA

Estão abertas as incrições para o II Workshop em Nanociências da UNIFRA que se realizará de 01 a 03 de outubro de 2007 no Salão de Atos, Conjunto III no Centro Universitário franciscano - UNIFRA, Santa Maria, RS. O II Workshop em Nanociências contará com palestras, mini-cursos e contribuições em resumos que serão apresentados na forma de pôsteres. Maiores informações, inscrições e envio de trabalhos encontram-se a disposição no site: http://www.unifra.br/nano2007. As inscrições para envio de trabalhos devem ser efetuadas até 20/09/2007 e nos outros casos até 25/09/2007.

Fonte: Oscar Rodrigues.

Volta

10. I Workshop sobre Semicondutores Orgânicos Brasil-Reino Unido

Será realizado, nos dias 13 e 14 de Setembro de 2007 na sede do Inmetro, em Xerém, Duque de Caxias, o ?I Workshop sobre Semicondutores Orgânicos Brasil?Reino Unido?. Promovido pelo CGEE- Centro de Gestão e Estudos Estratégicos do Ministério da Ciência e Tecnologia, em parceria com o Inmetro, a Royal Society e a Embaixada Britânica, através do Ano Brasileiro-Britânico da Ciência e Inovação, o workshop abordará, entre outros temas, a nanotecnologia aplicada em semicondutores orgânicos. Maiores informações sobre o evento consultem:
http://www.inmetro.gov.br/noticias/eventos/semicondutores/index.asp

Fonte: Cristiano Legnani

Volta

11. Standard Atomic Weights Revised – IUPAC Press Release

The Commission on Isotopic Abundances and Atomic Weights (II.1) met in Pisa, Italy, prior the 44th IUPAC General Assembly held in Torino, Italy, 4-12 August 2007. Following its meeting, the Commission recommended significant changes to the standard atomic weights, Ar(E), of 5 chemical elements. The following changes are based on new determinations of isotopic abundances and reviews of previous isotopic abundances and atomic masses:
from lutetium 174.967(1)......to 174.9668(1)
from molybdenum 95.94(2)...to 95.96(2)
from nickel 58.6934(2) .........to 58.6934(4)
from ytterbium 173.04(3)......to 173.054(5)
from zinc 65.409(4)...............to 65.38(2)
The values are presented in a concise notation whereby the standard uncertainty is given in parenthesis next to the least significant digits to which it applies; for example, Ar(Zn) = 65.38(2) is the concise form of the expression Ar(Zn) = 65.38 ± 0.02 In addition, the recommended value for the isotope amount ratio of 40Ar/36Ar, which may be of importance to geochronologists, has been changed from 296.03(53) to 298.56(31). These changes will be published in a new Table of Standard Atomic Weights 2007, which will be submitted for publication in Pure and Applied Chemistry by the end of 2007. See also http://www.iupac.org/news/archives/2007/ atomic-weights_revised07.html
IUPAC was formed in 1919 by chemists from industry and academia. For over eight decades, the Union has succeeded in fostering worldwide communications in the chemical sciences and in uniting academic, industrial and public sector chemistry in a common language. IUPAC is recognized as the world authority on chemical nomenclature, terminology, standardized methods for measurement, atomic weights and many other critically evaluated data. In more recent years, IUPAC has been pro-active in establishing a wide range of conferences and projects designed to promote and stimulate modern developments in chemistry, and also to assist in aspects of chemical education and the public understanding of chemistry. IUPAC's next Congress and General Assembly will be held in Glasgow, 1-7 August 2009. More information about IUPAC and its activities is available at www.iupac.org.

Fonte: John Jost

Volta

 

 

Contribuições devem ser enviadas para o

Editor do Boletim Eletrônico da SBQ:

npelopes@sbq.org.br

Até nossa próxima edição!!!

 

Prof. Norberto Peporine Lopes

Editor do Boletim Eletrônico

Prof. Luiz Henrique Catalani
Editor Associado do Boletim Eletrônico

Sociedade Brasileira de Química - SBQ

 

 

 Clique aqui para cadastrar ou cancelar sua assinatura no Boletim Eletrônico

 

Setembro 2007

 

DESTAQUES:

 

Inscrições para

30ª RASBQ

encerradas

 

 

química nova - capa

 

capa jbcs

 

capa qnesc