Assine e divulgue Química Nova, Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society, a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina.

 

 

BOLETIM ELETRÔNICO No 750

VEJA NESTA EDIÇÃO:

 

1. Química Nova n. 5, volume 30

2. J. Braz.Chem. Soc. n. 5, volume 18

3. Vagas para a contratação de novos docentes na UFABC

4. Escola Argentina de Síntese de Materiais: Processos Sol-Gel

 

 

1. Química Nova n. 5, volume 30

É com satisfação que os Editores de Química Nova comunicam que o n. 5, volume 30, referente a setembro/outubro de 2007 já se encontra disponibilizado na home page da revista.

Fonte: Os Editores

 

2. J. Braz.Chem. Soc. n. 5, volume 18

Disponibilizamos o Número 5, do Volume 18, referente ao J. Braz.Chem. Soc. 2007 já paginado, para citação, desde dia 29 de agosto no sítio da revista: http://jbcs.sbq.org.br. O fechamento aguarda a divulgação do Editorial e a finalização deve então ocorrer em alguns dias.
Assine a revista impressa, divulgue e/ou "link" o JBCS (http://jbcs.sbq.org.br) em sua página pessoal ou de laboratório. O acesso é gratuito. Incentive a citação e use nossas ferramentas de "Search" dentro de nossa coleção completa.

Fonte: Editores do J. Braz. Chem. Soc.

3. Vagas para a contratação de novos docentes na UFABC

Estão abertas, durante sessenta dias, as inscrições em diversos concursos para a contratação de cerca de trinta novos docentes na Universidade Federal do ABC, em várias áreas das ciências e da engenharia. Os editais podem ser obtidos no site da UFABC, www.ufabc.edu.br. O Bacharelado em Ciência e Tecnologia da UFABC já completou um ano de funcionamento, e diversos cursos de pós-graduação já foram aprovados pela CAPES. Os primeiros laboratórios de pesquisa, inclusive uma central de equipamentos, deverão estar funcionando em instalações definitivas no decorrer do próximo ano. No Centro de Ciências Naturais e Humanas, CCNH, estão abertas inscrições nas seguintes áreas: (i) uma vaga em física teórica ou experimental nas subáreas: óptica quântica, física de lasers, óptica não linear, comunicações óticas, informação quântica, sistemas quânticos abertos, ou sistemas mesoscópicos; (ii) uma vaga em física teórica ou experimental nas subáreas: partículas elementares e campos, cosmologia, gravitação, ou astrofísica; (iii) uma vaga em física experimental da matéria condensada; (iv) uma vaga na área de síntese e caracterização de materiais nanoestruturados; (v) uma vaga na área de espectroscopia de sólidos e líquidos; (vi) duas vagas na área de química orgânica; (vii) uma vaga na área de química inorgânica; (viii) duas vagas na área de biologia celular e molecular.
Informações adicionais podem ser obtidas no site da UFABC (http://www.ufabc.edu.br/) ou através de contato com a direção do CCNH. As inscrições para as dez vagas docentes no CCNH encerram-se no dia 25 de outubro de 2007.

Fonte: Wendel Andrade Alves

4. Escola Argentina de Síntese de Materiais: Processos Sol-Gel

Será realizada de 24 de setembro a 06 de outubro de 2007 a Escola Argentina de Síntese de Materiais: Processos Sol-Gel, que contará com o apoio do Centro Brasileiro de Nanotecnologia. O evento ocorrerá na Universidade de Buenos Aires (Cidade Universitária, Pabellón II, 3o. piso, Buenos Aires). Esta escola teórica-experimental apresentará os fundamentos básicos da química sol-gel. Este tipo de técnica de síntese é o núcleo do que se denomina método de síntese de nanomateriais “bottom-up e terá como temas: I. Química Sol-Gel; II. Ferramentas espectroscópicas para caracterização de processos sol-gel e materiais derivados; III. Difração de raio-X para caracterização de materiais derivados de sol-gel; IV. Fundamentos de fotônica em nanomateriais derivados de sol-gel. As inscrições poderão ser realizadas através do e-mail cban@mct.gov.br, fornecendo seus dados pessoais e profissionais, CV e uma justificativa com no máximo 10 linhas explicando seu trabalho científico e os motivos por que deseja participar do curso. Anuência do seu orientador ou chefe. Haverá financiamento para transporte e alojamento de 13 estudantes brasileiros selecionados com base nos requisitos: Candidatos que sejam doutorandos ou que tenham concluído o doutorado nos últimos 5 anos, em Física, Química, Farmácia, Biologia ou Engenharias. Data limite de Inscrição: 12 de setembro de 2007. Comunicação de aceite aos candidatos: 17 de setembro de 2007.

Maiores informações: www.qi.fcen.uba.ar/sol-gel2007

Fonte: Jairton Dupont

Contribuições devem ser enviadas para o

Editor do Boletim Eletrônico da SBQ:

npelopes@sbq.org.br

Até nossa próxima edição!!!

 

Prof. Norberto Peporine Lopes

Editor do Boletim Eletrônico

Prof. Luiz Henrique Catalani

Editor Associado do Boletim Eletrônico

Sociedade Brasileira de Química - SBQ

 

  Clique aqui para cadastrar ou cancelar sua assinatura no Boletim Eletrônico

 

 

 

SETEMBRO 2007

 

DESTAQUES: