Assine e divulgue Química Nova, Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society, a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina.

 

 

BOLETIM ELETRÔNICO No 749

VEJA NESTA EDIÇÃO:

 

1. The 1st Brazilian Conference on Natural Products e RESEM

2. XI Encontro Nacional de Editores Científicos - XI ENEC

3. II Congresso da Sociedade Brasileira de Espectrometria de Massas (BrMass)

4. VII Workshop de Pós-Graduação em Química

5. 27° Encontro de Debates sobre o Ensino de Química (EDEQ)

6. Vaga para Doutor em Química ou Engenharia Química no SENAI-CETIND

7. Encontro da Regional Interior Paulista

8. Enerbio

 

1. The 1st Brazilian Conference on Natural Products e RESEM

A finalidade desta é comunicar que se enceram em breve as inscrições no primeiro congresso da divisão de Produtos Naturais da Sociedade Brasileira de Química [The 1st Brazilian Conference on Natural Products (1st BCNP)], juntamente com a XXVII Reunião Anual sobre Evolução, Sistemática e Ecologia Micromoleculares (RESEM), no Hotel Colina Verde em São Pedro, São Paulo, de 4 a 7 de Novembro de 2007. Seria um grande prazer contar com vossa participação no 1st BCNP e na XXVII RESEM, e aproveitamos para lhe solicitar que nos ajude a divulgar este evento junto aos seus colegas, professores e alunos. Envie os seus alunos de Pós-Graduação e Iniciação Científica. Para aqueles que não possuem verba suficiente podemos oferecer um hotel menos dispendioso. Esperando contar com vossa presença, agradecemos antecipadamente e colocamo-nos a disposição para qualquer outra informação que seja necessária.

maiores informaçõe: www.ufscar.br/BCNP/RESEM

Fonte: Maria Fátima das Graças Fernandes da Silva

 

2. XI Encontro Nacional de Editores Científicos - XI ENEC

A Assossiação Brasileira de Editores Científicos – ABEC realizará entre os dias 2 a 6 de outubro de 2007, no Hotel Retiro das Rosas, Ouro Preto/MG, o XI Encontro Nacional de Editores Científicos - XI ENEC. O tema desta edição sera "Acesso aberto e indexação de periódicos científicos" e contará com as seguintes atividades: mesas redondas, palestras, apresentação de trabalhos (na forma de painéis), concurso "Editor do Futuro", exposição de revistas científicas, minicursos. Prazo para encaminhamento de resumo (trabalho a ser apresentado na forma de painel) e inscrição para o concurso "Editor do Futuro" será 14 de setembro.

Mais informações: http://www.lncc.br/abec

Fonte: Maria Mércia Barradas

3. II Congresso da Sociedade Brasileira de Espectrometria de Massas (BrMass)

Encontram-se abertas as inscrições para o II Congresso da Sociedade Brasileira de Espectrometria de Massas (BrMass). O evento contará com a participação de vários pesquisadores internacionais, incluindo o Prof. Koichi Tanaka, Prêmio Nobel de Química em 2002. O congresso será realizado no hotel The Royal Palm Plaza e as inscrições com desconto poderão ser realizadas até o dia 9 de setembro.

Maiores informações: http://www.brmass.com.br/congresso/

Fonte: Norberto P. Lopes

4. VII Workshop de Pós-Graduação em Química

O VII Workshop de Pós-Graduação em Química, uma realização da Sociedade Brasileira de Química, será realizado nos dias 08 e 09 de novembro de 2007, em São Paulo, SP. O evento é destinado aos Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Química, docentes e demais interessados. Esperamos que este Workshop, cujo tema é OS NOVOS RUMOS DA PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA, possa servir de fórum para a discussão e reflexão de diversos assuntos de interesse da Pós-Graduação.

Maiores informações: cadore@iqm.unicamp.br

Fonte: Solange Cadore

5. 27° Encontro de Debates sobre o

Ensino de Química (EDEQ)

A Universidade Regional Integrada do alto uruguai e Missões - Campus de Erechim vem por meio desta informar que estará promovendo o 27° Encontro de Debates sobre o Ensino de Química (EDEQ) a realizar-se nos dias 18, 19 e 20 de outubro de 2007 nas dependências de sua Inidade em Erechim - RS. Para maiores informações, favor visitar o site do evento no endereço abaixo, onde encontrarão a programação final.

Maiores informações: http://www.uri.com.br ou edeq@uri.com.br

Fonte: Rogério Marcos Dallago

6. Vaga para Doutor em Química ou Engenharia Química no SENAI-CETIND

O SENAI-CETIND, localizado na Região Metropolitana de Salvador-BA, está fortalecendo suas bases em Pesquisa Aplicada nas seguintes áreas: Biomassa, Síntese Orgânica, Biodiesel (síntese e co-produtos). Para isso está abrindo uma vaga para contratação de doutor(a) em Química e/ou Engenharia Química, em regime de 40 horas de trabalho, com experiência em síntese orgânica, catálise e que tenha, de preferência, experiência anterior em biocombustiveis. Estamos buscando profissional com alta pró-atividade, focado em resultados, alto gerenciamento, experiência na condução de projetos de pesquisas, coordenação de equipe, bom relacionamento interpessoal, inglês avançado e disponibilidade para residir em Salvador ou Lauro de Freitas. Os interessados devem encaminhar Curriculo Vitae, no formato Lattes com carta de apresentação para o Dr. Alessander Acacio Ferro pelo e-mail alessander@cetind.fieb.org.br. Os candidatos que forem pré-selecionados deverão ter disponibilidade para participar, por conta própria, do processo seletivo que será realizado em Salvador em data a ser agendada. Maiores informações podem ser obtidas pelos telefones: (71) 33798278/ 99893500.

Fonte: Alessander Acacio Ferro

7. Encontro da Regional Interior Paulista

O prazo de inscrição para o Encontro da Regional Interior Paulista de Química encerra-se no dia 30 de agosto. O tema do encontro é: EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO TECNOLÓGIA NA REGIONAL informações sobre o resumo/inscrições estão na página do ERQ: http://www.sbqregional.unifran.br/
Os trabalhos apresentados não deverão ser resultados ou replicatas de encontros recentes, e sim mostrar aos participantes a importância tecnológica ou de inovação do estudo ou linha de pesquisa de cada participante. Desta forma a comissão acredita que poderíamos fazer uma boa contribuição para pensar as potencialidades e características de desenvolvimento em pesquisa e inovação tecnológica da regional. Abraços a todos e esperamos contar com a sua participação no 16º encontro de nossa regional.

Fonte: Comissão Organizadora

8. Enerbio

“A Enerbio é o conjunto de eventos que reúne as cadeias produtivas dos biocombustíveis e das energias. É o encontro dos parceiros que possam oferecer capital, infra-estrutura, tecnologia e idéias para destes que são os setores mais importantes da economia mundial: o dos combustíveis e da energia.” A Feira Internacional de Agroenergia, Biocombustíveis e Energias Renováveis – Enerbio, bem como a Conferência Internacional de Biocombustíveis – Grades Agroenergia, Etanol, Biodiesel e Bioquerosene, a Conferência Internacional de Energia e a Conferência Internacional do Transporte, serão promovidas em Brasília no período de 9 a 11 de outubro. Trata-se do maior conjunto de eventos paralelos e simultâneos destes setores que vai mostrar máquinas, equipamentos, bens de capital, insumos, tecnologias e serviços e discutir os cenários e as tendências com foco nacional e internacional. Para a conferência de abertura, foi convidado o governador da Califórnia (EUA), Arnold Schwarzenegger. Além das participações do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e do Vice-Presidente da República, José Alencar, foram também convidados nada menos do que onze Ministros de Estado, dentre outras autoridades e personalidades dos setores de biocombustíveis e energias. Brasília foi novamente escolhida para sediar a Enerbio, evento anual, em razão da sua condição de Capital Federal, dotada de excelente infra-estrutura para mega-eventos e o centro da nova fronteira agrícola e industrial dos biocombustíveis, que começa no Triângulo Mineiro e se estende através dos Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Pará e Maranhão. A busca por fontes de energias renováveis, não poluentes, já deixou de ser uma discussão entre ambientalistas e especialistas e, hoje já faz parte da nossa realidade. Os sérios problemas causados pelo aquecimento global estão cada vez mais presentes no nosso dia-a-dia e, os consumidores preferem cada vez mais marcas que estejam comprometidas com a preservação do meio-ambiente.”

Maiores informações: www.enerbio.com.br

Fonte: Antonio Carlos Ferreira Batista

Contribuições devem ser enviadas para o

Editor do Boletim Eletrônico da SBQ:

npelopes@sbq.org.br

Até nossa próxima edição!!!

 

Prof. Norberto Peporine Lopes

Editor do Boletim Eletrônico

Prof. Luiz Henrique Catalani

Editor Associado do Boletim Eletrônico

Sociedade Brasileira de Química - SBQ

 

  Clique aqui para cadastrar ou cancelar sua assinatura no Boletim Eletrônico

 

 

 

AGOSTO 2007

 

DESTAQUES: