Assine e divulgue Química Nova, Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society, a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina.

 

 

BOLETIM ELETRÔNICO No 747

VEJA NESTA EDIÇÃO:

 

1. Comemoração dos dez anos do SciELO

2. 27° Encontro de Debates sobre Ensino de Química (EDEQ)

3. DCR no Amazonas

4. Vaga para Chefe Geral da Embrapa Agroindústria de Alimentos

5. Vagas na UNICAMP para Fisiopatia

 

1. Comemoração dos dez anos do SciELO

Uma homenagem aos dez anos do Programa SciELO (Scientific Electronic Library On-line), biblioteca eletrônica virtual de publicações científicas brasileiras mantida pela FAPESP e pelo Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme), será realizada, no dia 16 de agosto, na sede da Fundação. O evento será composto de uma cerimônia de comemoração, às 10 horas, e do seminário “SciELO e o movimento de Acesso Aberto”, às 14 horas, em que será abordado o compromisso com a publicação científica em modalidade de acesso aberto como estratégia para aumentar a visibilidade, acessibilidade, qualidade, uso e impacto dos periódicos da biblioteca eletrônica. Os interessados em participar do evento devem confirmar presença até 10 de agosto. O Programa SciELO começou a ser implantado em 1997 e se desenvolveu progressivamente como uma rede de coleções de periódicos de acesso aberto, utilizando uma metodologia de publicação on-line com a operação de links na web e o acompanhamento do desempenho de artigos individuais, periódicos e coleções. O SciELO é considerado uma da mais importantes iniciativas mundiais no movimento de acesso aberto e o avanço de maior impacto para o fortalecimento dos periódicos no Brasil e nos países da América Latina, visto que a iniciativa também é adotada em outros países. A rede abriga dez coleções certificadas de periódicos eletrônicos da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Portugal, Espanha e Venezuela. São cerca de 450 títulos de periódicos certificados e mais de 130 mil textos completos on-line, incluindo artigos científicos originais, de revisão, editoriais e outros tipos de comunicações. A programação completa encontra-se disponível no site da BIREME, visitando os links abaixo: (http://www.eventos.bvsalud.org/scielo10/presentation.php?) (http://www.eventos.bvsalud.org/scielo10/program.php?lang=en) Mais informações: meletti@fapesp.br ou telefone (11) 3838-4216) Nota do Editor: O Prof. Luiz Carlos Dias, Editor do JBCS, fará uma apresentação sobre o Journal of the Brazilian Chemical Society neste evento comemorativo.


 

2. 27° Encontro de Debates sobre Ensino de Química (EDEQ)

As inscrições com desconto e submissões de trabalhos para o 27° Encontro de Debates sobre Ensino de Química (EDEQ) foram prorrogadas até dia 21/08.

Maiores informações www.uri.com.br ou pelo
e-mail: edeq@uri.edu.br

Fonte: Rogério Marcos Dallago

3. DCR no Amazonas

O edital MCT/CNPq/Fapeam N. 005/2007 permite a qualquer pesquisador requisitar um candidato à bolsa DCR, contudo a mensagem enviada foi específica de seleção de candidatos com perfil para o meu grupo de pesquisas conforme informações divulgadas anteriormente e enfatizadas a seguir: A FAPEAM/MCT/CNPq divulgou recentemente o Edital MCT/CNPq/Fapeam N. 005/2007, Programa de Desenvolvimento Científico, DCR – Amazonas, nesse contexto, o grupo de pesquisa em Química de Produtos Naturais e Desenvolvimento de Métodos Analíticos do Departamento de Química da Universidade Federal do Amazonas, liderado pelo Professor Jefferson Rocha de Andrade Silva (Laboratório de Cromatografia) iniciou um processo com o objetivo de selecionar um pesquisador atuante na área de química, preferencialmente, química de produtos naturais, com experiência em cromatografia líquida e separação de substâncias polares. O proponente selecionado para o Programa DCR será contemplado com os seguintes benefícios:
Pelo CNPq:
a) Bolsa DCR, pelo período de até 24 (vinte e quatro) meses. b) Auxílio-instalação, pago juntamente com a primeira mensalidade da bolsa, no valor equivalente a: 2 (duas) mensalidades, quando o deslocamento até a instituição de desenvolvimento do projeto for superior a 500 Km; c) Passagem aérea nacional, desde que o local de residência do bolsista e a cidade onde se situa a instituição em que atuará distem pelo menos 500 Km e a concessão seja pertinente.
Pela FAPEAM:
a) Bolsa complementar de 25% do valor da bolsa concedida pelo CNPq; b) 2 (duas) bolsas de Apoio Técnico com vigência máxima de até 24 (vinte e quatro) meses quando solicitadas no momento de apresentação da proposta; c) Auxílio-pesquisa (capital e custeio) no valor de até R$ 30.000,00 (trinta mil reais) destinado ao fortalecimento de infra-estrutura da pesquisa, aquisição de equipamentos e material de consumo, de acordo com a necessidade do projeto. O edital completo está disponível no site da Fapeam: www.fapeam.am.gov.br Os pesquisadores interessados devem entrar em contato com o professor Jefferson Rocha no seguinte e-mail: jrocha_01@ufam.edu.br até do dia 30 de setembro do ano em curso.

Fonte: Jefferson Rocha de Andrade Silva

4. Vaga para Chefe Geral da Embrapa Agroindústria de Alimentos

Encontram-se aberto o processo seletivo para escolha do novo Chefe Geral da Embrapa Agroindústria de Alimentos. As incrições poderão ser realizadas de 15 de agosto até o dia 03 de setembro. Maiores informações e acesso ao edital:
www.ctaa.embrapa.br/recrutachefe

Fonte: João Oiano Neto

5. Vagas na UNICAMP para Fisiopatia

A Universidade Estadual de Campinas, através da Secretaria Geral, torna pública a abertura de Inscrições para o Processo Seletivo de Provas e Títulos de Farmacêutico, para preenchimento de uma função de Professor Doutor, nível MS3, em RTP, na parte Especial do Quadro Docente da Unicamp pelo prazo de seis anos na área de Ciências Farmacêuticas, nas disciplinas FR150 - Estudo Integrado de Fisiopatologia I; FR151 - Estudo Integrado de Fisiopatologia II e FR152 - Estudo Integrado de Fisiopatologia II do curso de Farmácia no Instituto de Química. Os detalhes do processo seletivo estão publicados no Diário Oficial do Estado de São Paulo (http://www.imesp.com.br/PortalIO/Home_1_0.aspx), Poder Executivo, secão I, páginas 115-116 do dia 07 de agosto de 2007. Maiores informações podem ser obtidas na Secretaria do Departamento de Química Orgânica, com as Sras. Denise ou Iris, no horário comercial, pelo telefone 019 35213005 ou pelo e-mail dqo@iqm.unicamp.br. Gostaria também de esclarecer que, apesar de constar no edital do processo seletivo o regime de tempo parcial (RTP), o candidato aprovado deverá ser contratado em regime de dedicação integral à docência e à pesquisa (RDIDP), já que o Departamento de Química Orgânica e o IQ/UNICAMP privilegiam esse tipo de contrato. Lhe agradeço muito pela atenção.

Fonte: Lucia Helena Brito Baptistella

Contribuições devem ser enviadas para o

Editor do Boletim Eletrônico da SBQ:

npelopes@sbq.org.br

Até nossa próxima edição!!!

 

Prof. Norberto Peporine Lopes

Editor do Boletim Eletrônico

Prof. Luiz Henrique Catalani

Editor Associado do Boletim Eletrônico

Sociedade Brasileira de Química - SBQ

 

  Clique aqui para cadastrar ou cancelar sua assinatura no Boletim Eletrônico

 

 

 

AGOSTO 2007

 

DESTAQUES: