Assine e divulgue Química Nova, Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society, a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina.

 

 

BOLETIM ELETRÔNICO No 746

VEJA NESTA EDIÇÃO:

 

1. Inscrições para mestrado e doutorado no NPPN/UFRJ

2. DCR no Amazonas – correção de nota anterior

3. XV Encontro de Química da Região Sul

4. Mestrado e Doutorado em Ciência e Tecnologia - Química na UFABC

5. II Encontro de Química da Bahia

6. Mestrado e Doutorado em Agroquímica – Univ. Federal de Viçosa

7. Announcement of Post-doctoral research fellowships - Portugal

8. IV EPPEQ - Prazo de inscrição antecipado

9. Encontro da SBQ - Regional Interior Paulista Waldemar Saffioti SBQ-IPWS

10. Seleção de Recém Doutor PPGSPI – UNISC

11. Processo seletivo no IQ-UNICAMP

 

1. Inscrições para mestrado e doutorado no NPPN/UFRJ

Estão abertas as inscrições para a seleção de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Química de Produtos Naturais do Núcleo de Pesquisas de Produtos Naturais (NPPN) da Universidade Federal Rio de Janeiro. As inscrições poderão ser feitas entre 01 a 30/08/2007. As provas de ingresso ocorrerão no período de 11 a 20/07/2007. Maiores informações podem ser obtidas no sítio www.nppn.ufrj.br ou pelo telefone: (21) 2562-6791/6792; Email:posgrad@nppn.ufrj.br.


Fonte: Mauro B. de Amorim

 

2. DCR no Amazonas – correção de nota anterior

Segue correção da mensagem enviada no ultimo boletim sobre o programa DCR no Amazonas: os interessados a concorrer a uma das bolsas do programa DCR da FAPEAM/MCT/CNPq, podem entrar em contato com qualquer pesquisador vinculado no Estado do Amazonas, preferencialmente lider de grupo de pesquisa do CNPq.

Fonte: Sergio Massayoshi Nunomura

3. XV Encontro de Química da Região Sul

A Secretaria Regional da Região Sul da SBQ informa que estão abertas as inscrições para o XV Encontro de Química da Região Sul, a ser realizado de 15 a 17 de novembro de 2007 no Departamento de Química, Universidade Estadual de Ponta, Paraná. O envio de trabalhos pode se feito até 9 de setembro e a página do evento é: http://www.eventos.uepg.br/sbqsul2007/

Fonte: Elizabeth Scheffer

4. Mestrado e Doutorado em Ciência e Tecnologia - Química na UFABC

Estão abertas as inscrições para o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia na área de concentração Química (mestrado e doutorado)na Universidade Federal do ABC, campus Santo André, SP. Os cursos de mestrado e doutorado em Ciência e Tecnologia - Química contarão com bolsas institucionais e de agências de fomento à pesquisa. Os cursos foram regulamentados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em julho de 2007 e receberam nota 4. Data das inscrições: de 6 a 24/08/2007. Exames: 11 a 13/09/2007. Maiores informações: http://www.ufabc.edu.br/ (Pós-graduação* - Guias para Inscrição* - Ciência e Tecnologia - Química) ou ppg.quimica@ufabc.edu.br

Fonte: Mauro Coelho dos Santos

5. II Encontro de Química da Bahia

A comissão organizadora gostaria de convidar a todos a participarem do II Encontro de Química da Bahia, que será realizado em Ilhéus no período de 03 a 06 de setembro de 2007 na Universidade Estadual de Santa Cruz. Este evento é organizado conjuntamente pelas IES das (UESB, UESC, UFBA UNEB, UNIFACS e CEFET ) e a Secretaria Regional daSBQ/BA. Esse encontro terá como tema “Rumos e Desafios da Química na Bahia”. Nele, além da oportunidade de reunir a comunidade regional, pretende-se fomentar debates sobre os problemas e a busca de soluções e estratégias para o crescimento da química na Bahia, englobando as atividades de ensino, pesquisa e extensão, diante das necessidades atuais impostas pelo desafio de desenvolvimento auto-sustentável. Para maiores informações consultar a página do evento http://www.uesc.br/eventos/iieqba/

Fonte: Paulo Neilson M. dos Anjo

6. Mestrado e Doutorado em Agroquímica –

Univ. Federal de Viçosa

Encontram-se abertas as inscrições para o curso de Mestrado e Doutorado em Agroquímica da Universidade Federal de Viçosa, nas áreas de Química Orgânica, Físico-Química, Química Analítica e Química Inorgânica. As inscrições são aceitas até o dia 15 de setembro, para admissão no primeiro semestre de 2008. Para a inscrição no Doutorado, além dos documentos exigidos no formulário de inscrição, disponível no site do curso, deverá ser entregue um pré-projeto (assinado por um orientador), que esteja dentro do contexto de uma das linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Agroquímica; Uma carta de aceite do orientador, atestando ter recursos e condições plenas de orientá-lo e desenvolver o projeto apresentado no prazo máximo de 48 meses.

Fonte: Claudio Ferreira Lima

7. Announcement of Post-doctoral research fellowships - Portugal

During the month of July the “Fundação para a Ciência e Tecnologia” formally opened 5 vacancies for post-doctoral fellowships in the Chemistry Research Centre. The domains of these fellowships are computational chemistry/molecular modeling, environmental analytical chemistry, heterogeneous catalysis, nanochemistry and NMR spectroscopy. Candidates should consult the announcement at http://www.eracareers.pt and submit their application before the deadline at the end of August. For direct access to the eracareers site, the following links may be used: Computational chemistry:
http://www.eracareers.pt/opportunities/index.aspx?task=
global&jobId=6662
.
NMR spectroscopy:
http://www.eracareers.pt/opportunities/index.aspx?task=
global&jobId=6663
.
Heterogeneous catalysis:
http://www.eracareers.pt/opportunities/index.aspx?task=
global&jobId=6664
.
Analytical chemistry:
http://www.eracareers.pt/opportunities/index.aspx?task=
global&jobId=6698
.
Nanochemistry:
http://www.eracareers.pt/opportunities/index.aspx?task=
global&jobId=6699
.

Fonte: Ana MF Oliveira-Campos

8. IV EPPEQ - Prazo de inscrição antecipado

Gostariamos de informar que devido ao grande número de inscritos no IV EPPEQ - Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química, o prazo final para realizar inscrições será antecipado para limitar o número de participantes.
http://paje.fe.usp.br/estrutura/eventos/enc_quim/

Fonte: Agnaldo Arroio

9. Encontro da SBQ - Regional Interior Paulista Waldemar Saffioti SBQ-IPWS

16 Encontro da SBQ - Regional Interior Paulista Waldemar Saffioti SBQ-IPWS – 13 e 14 de Novembro de 2007 – UNIFRAN Informam-se a todos os interessados em participar neste evento, que terá como tema "Empreendorismo e Inovação Tecnológica na Regional IPWS", de que o prazo limite para submissão de trabalhos será até ao dia 31 de Agosto de 2007. Todas as informações referentes a este evento, bem como os custos de inscrição, poderão ser obtidos através do site www.sbqregional.unifran.br.

Fonte: Quezia B. Cass e Eduardo J. Nassar

10. Seleção de Recém Doutor PPGSPI – UNISC

O Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais da Universidade de Santa Cruz do Sul está selecionando recém Doutor com formação na área de Instrumentação Industrial e/ou Instrumentação Analítica. Os interessados devem encaminhar currículo para o e-mail: ppgspi@unisc.br. Maiores informações podem ser obtidas pelo referido e-mail ou pelo telefone 51-37177632. Site do PPGSPI - UNISC: www.unisc.br/ppgspi.

Fonte: Marco F. Ferrão

11. Processo seletivo no IQ-UNICAMP

A Universidade Estadual de Campinas, através da Secretaria Geral, torna pública a abertura de Inscrições para o Processo Seletivo de Provas e Títulos de Farmacêutico, para preenchimento de uma função de Professor Doutor, nível MS3, em RTP, na parte Especial do Quadro Docente da Unicamp pelo prazo de seis anos na área de Ciências Farmacêuticas, nas disciplinas FR150 - Estudo Integrado de Fisiopatologia I; FR151 - Estudo Integrado de Fisiopatologia II e FR152 - Estudo Integrado de Fisiopatologia II do curso de Farmácia no Instituto de Química. Os detalhes do processo seletivo estão publicados no Diário Oficial do Estado de São Paulo (http://www.imesp.com.br/PortalIO/Home_1_0.aspx), Poder Executivo, secão I, páginas 115-116 do dia 07 de agosto de 2007. Maiores informações podem ser obtidas na Secretaria do Departamento de Química Orgânica, com as Sras. Denise ou Iris, no horário comercial, pelo telefone 019 35213005 ou pelo e-mail dqo@iqm.unicamp.br. Apesar de constar no edital do processo seletivo o regime de tempo parcial (RTP), o candidato aprovado deverá ser contratado em regime de dedicação integral à docência e à pesquisa (RDIDP), já que o Departamento de Química Orgânica e o IQ/UNICAMP privilegiam esse tipo de contrato.

Fonte: Lucia Helena Brito Baptistella

Contribuições devem ser enviadas para o

Editor do Boletim Eletrônico da SBQ:

npelopes@sbq.org.br

Até nossa próxima edição!!!

 

Prof. Norberto Peporine Lopes

Editor do Boletim Eletrônico

Prof. Luiz Henrique Catalani

Editor Associado do Boletim Eletrônico

Sociedade Brasileira de Química - SBQ

 

  Clique aqui para cadastrar ou cancelar sua assinatura no Boletim Eletrônico

 

 

 

AGOSTO 2007

 

DESTAQUES: