Assine e divulgue Química Nova, Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society, a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina.

 

 

BOLETIM ELETRÔNICO No 745

VEJA NESTA EDIÇÃO:

 

1. Volume 18 do JBCS

2. Inscrições do 1º BCNP/RESEM foram prorrogadas

3. Encontro da SBQ - Regional Interior Paulista Waldemar Saffioti SBQ-IPWS

4. DCR no Amazonas

5. Processo Seletivo, junto à área de Química Inorgânica - UNICAMP

6. Vagas para Doutores no SENAI-CETIND de Salvador

7. Processo Seletivo do Programa de Doutorado Multiinstitucional em Química da UFG/UFMS/UFU

8. Prof. Janos H. Fendler

 

1. Volume 18 do JBCS

Anunciamos que o Número 4, do Volume 18, referente ao Journal of the Brazilian Chemical Society 2007, já está disponível desde dia 20 dentro do sítio da revista: http://jbcs.sbq.org.br.

Fonte: Editores do J. Braz. Chem. Soc.
 

 

2. Inscrições do 1º BCNP/RESEM foram prorrogadas

Prezados Sócios das divisões de Produtos Naturais, Química Orgânica e Química Medicinal da SBQ. Comunicamos que as inscrições com desconto para o 1º BCNP/RESEM foram prorrogadas até o dia 30 de Agosto, data esta limite também para submissão de trabalhos (máximo de 02).
Lembramos que as inscrições on line para o 1º BCNP/RESEM se encerram no dia 30 de outubro. Maiores informações podem ser encontradas no site: http://www.ufscar.br/BCNP/RESEM e pelos seguintes e-mails: dmfs@power.ufscar.br e marcio@dq.ufscar.br.

Fonte: Comissão Organizadora do Evento

3. Encontro da SBQ - Regional Interior Paulista Waldemar Saffioti SBQ-IPWS

Encontro da SBQ - Regional Interior Paulista Waldemar Saffioti SBQ-IPWS – 13 e 14 de Novembro de 2007 – UNIFRAN. Informam-se a todos os interessados em participar neste evento, que terá como tema Empreendorismo e Inovação Tecnológica na Regional IPWS", de que o prazo limite para submissão de trabalhos será até ao dia 31 de Agosto de 2007. Todas as informações referentes a este evento, bem como os custos de inscrição, poderão ser obtidos através do site www.sbqregional.unifran.br.

Fonte: Processo Seletivo, junto à área de Química Inorgânica - UNICAMP

4. DCR no Amazonas

A FAPEAM/MCT/CNPq divulgou recentemente o Edital MCT/CNPq/Fapeam N. 005/2007, Programa de Desenvolvimento Científico, DCR – Amazonas, que tem como objetivo estimular a fixação de doutores com experiência em ciência, tecnologia e inovação em instituições de pesquisa e/ou de ensino superior, institutos de pesquisa, empresas públicas de pesquisa e desenvolvimento, sediadas ou com unidades permanentes no Estado do Amazonas. Nesse contexto, iniciamos um processo com o objetivo de selecionar um pesquisador atuante na área de química, preferencialmente, química de produtos naturais, com experiência em cromatografia líquida e separação de substâncias polares. O proponente selecionado para o Programa DCR será contemplado com os seguintes benefícios: Pelo CNPq: a) Bolsa DCR, pelo período de até 24 (vinte e quatro) meses. b)Auxílio-instalação; c) Passagem aérea nacional. Pela FAPEAM: a) Bolsa complementar de 25% do valor da bolsa concedida pelo CNPq; b) 2 (duas) bolsas de Apoio Técnico; c) Auxílio-pesquisa (capital e custeio) no valor de até R$ 30.000,00 (trinta mil reais) destinado ao fortalecimento de infra-estrutura da pesquisa, aquisição de equipamentos e material de consumo, de acordo com a necessidade do projeto. O edital completo está disponível no site da Fapeam: www.fapeam.am.gov.br Os pesquisadores interessados devem entrar em contato com o Prof. Jefferson Rocha no seguinte e-mail: jrocha_01@yahoo.com.br até do dia 30 de agosto do ano em curso.

Fonte: Jefferson Rocha

5. Processo Seletivo, junto à área de Química Inorgânica - UNICAMP

Fica prorrogado por mais 15 dias, a contar de 1º-8-07, o prazo para o recebimento das inscrições para o Processo Seletivo, junto à área de Química Inorgânica, projeto de pesquisa em Ressonância Magnética Nuclear de Sólidos, disciplinas QI 245 (Química de Sólidos) e QI 345 (Química de Coordenação), do Departamento de Química Inorgânica, do Instituto de Química (Processo 11-P-25206-06), da Universidade Estadual de Campinas, publicado no D.O. de 30-6-2007, cujas nscrições passam a se encerrar em 15-8-2007.(Diário Oficial do Estado de SP, 31/07/07, página 33) Maiores informações em http://dqi.iqm.unicamp.br/ps

Fonte: Elias Barbosa

6. Vagas para Doutores no SENAI-CETIND de Salvador

O SENAI-CETIND, localizado na Região Metropolitana de Salvador-BA, está fortalecendo suas bases em Pesquisa Aplicada nas seguintes áreas: Biomassa, Síntese Orgânica, Biodiesel (síntese e co-produtos), Corrosão, Meio Ambiente e Tecnologia da Informação. Para isso busca doutores interessados que se enquadrem nos requisitos do EDITAL Fapesb/SECTI No 02/2007 PRODOC/DCR - Fapesb/CNPq
http://www.fapesb.ba.gov.br/apoio/prodoc/apresentacao_prodoc
Os interessados deverão entrar em contato com o Dr. Alessander Acacio Ferro pelo e-mail alessander@cetind.fieb.org.br ou pelos telefones: (71) 33798278/99893500.

Fonte: Alessander Acacio Ferro

7. Processo Seletivo do Programa de Doutorado Multiinstitucional em Química da UFG/UFMS/UFU

Informamos a realização do processo seletivo do Programa de Doutorado Multiinstitucional em Química das IFES UFG/UFMS/UFU.
Inscrições: 30/julho/2007 a 01/agosto/2007
Exames de Seleção: 06 a 08/agosto/2007
Edital disponível em
http://www.quimica.ufg.br/pos-quimica/uploads/files/Dr.doc

Fonte: Nelson Roberto Antoniosi Filho

8. Prof. Janos H. Fendler

Janos H. Fendler, 69, Distinguished CAMP Professor of Chemistry, Clarkson University, deixou-nos no dia 12 de julho após uma longa e corajosa batalha contra um cancer. Ele nasceu em Budapest, Hungria, que deixou em 1956, na época sob controle soviético. Em 1960 formou-se em química pela University of Leicester, na Inglaterra. Obteve seu diploma de pós-graduação do Leicester College of Technology (1961) e o título de Ph.D. em físico-química orgânica em 1964 da University of London.
Fendler iniciou sua carreira como pós-doutorando (1965) na University of California-Santa Barbara e então passou quatro anos no Radiation Research Laboratories at the Mellon Institute in Pittsburgh. Em 1970, Janos foi contratado na Faculty of Chemistry, A&M University, Texas onde tornou-se conhecido internacionalmente na área de química de micelas e sistemas biomiméticos. Em 1981 ele mudou-se para a Clarkson University e em 1985 para a Faculty of Chemistry, Syracuse University como Distinguished Professor of Chemistry onde veio a ser o Diretor do Center for Membrane Engineering and Science (1987-97). Durante o período de 1987-94, Janos manteve concomitantemente a posição de Professeur Associé na Universite de Montreal. Em 1997 Janos retornou à Clarkson University (1997) como Distinguished CAMP professor of chemistry.
Fendler publicou mais que 310 artigos científicos, 100 artigos de revisão, foi editor de 3 livros nas areas de química de radiação, físico-química orgânica, micelas e sistemas biomiméticos envolvendo colóides, tensoativos e ciência dos materiais. Foi também autor de 3 livros “Catalysis in Micellar and Macromolecular Systems” (J. H. Fendler and E. J. Fendler, 1975), o clássico, “Membrane Mimetic Chemistry” (J. H. Fendler, 1982), cujo título deu origem ao termo que vem sendo extensivamente usado tal qual e com variações, o que muito o envaidecia [ver entrevista no Adv. Mater., 2004, 14 (#22), p. 1601] e “Membrane Mimetic Approach to Advanced Materials” (J. H. Fendler, 1994). Ele também participou do corpo editorial de várias revistas incluindo recentemente a sua posição como Editor norte-americano da Colloid and Polymer Science. Em reconhecimento aos seus feitos em pesquisa, Fendler recebeu um grande número de prêmios e distinções, incluindo o American Chemical Society Kendall Award em Colloid and Surface Chemistry (1983); Alexander von Humboldt Senior U.S. Scientist Award (1991); Israeli Meyerhoff Award (1997); Honorary D.Sc. em Membrane Mimetic Chemistry, University of London (1978); e Honorary Doctorate (Honoris Causa), University of Szeged, Hungary (1999).
Fendler foi sempre um defensor de pesquisas interdisciplinares e colaboração entre grupos de pesquisa, mesmo quando tais iniciativas não eram tão incentivadas por órgãos de fomento à pesquisa. Durante sua carreira, ele orientou e supervisionou a pesquisa de 34 alunos de iniciação científica, 51 alunos de pós-graduação e 48 pós-doutorandos, além de receber um grande número de professores visitantes, incluindo vários professores brasileiros, deixando com certeza uma marca profunda em todos eles: “Janos era uma pessoa inspiradora e peculiar em suas escolhas, nunca deixando os que tiveram a chance de conviver com ele esquecer que o mais importante era estar de bem com a vida”; “Janos was a great scientist, special human being, born educator and excellent professor, and role model for all of us” escreveu Gabriel Infante, o primeiro aluno de doutorado de Fendler na Univ. de Texas A&M (atualmente Professor de Química e Director Executivo para a Pesquisa e Desenvoilvimento da Pontifícia Universidade Católica de Porto); “Through Janos we found the intellectual thrill of developing something in your imagination into a finished research publication. We also learned that good research and hard work went hand-in hand and to enjoy life” lembrou Daniel W. Armstrong, que também fez seu doutorado com Fendler (atualmente ocupando a “Robert A. Welch Chair in Chemistry” na University of Texas at Arlington).
Em sua vida particular, Fendler conheceu vários locais ao redor do mundo, amante da arte, ávido leitor de livros não-científicos (em média, 6-7 por mês) e um conhecedor de vinhos finos. Ele era, em suas próprias palavras, “an energetic lover of LIFE” o que se fazia bastante óbvio para qualquer um que o conhecia.
Fendler continuará vivo na lembrança de todos nós e, especialmente, na de sua esposa Eliza Hutter e seus dois filhos Veronika and David, tão bem quanto de seus quatro outros filhos, Michael, Lisa, Peter e Monika, de seus dois casamentos anteriores.

(W.Hinze/medzaniquelli/fquina)

Fonte: Maria Elisabete Darbello Zaniq

Contribuições devem ser enviadas para o

Editor do Boletim Eletrônico da SBQ:

npelopes@sbq.org.br

Até nossa próxima edição!!!

 

Prof. Norberto Peporine Lopes

Editor do Boletim Eletrônico

Prof. Luiz Henrique Catalani

Editor Associado do Boletim Eletrônico

Sociedade Brasileira de Química - SBQ

 

  Clique aqui para cadastrar ou cancelar sua assinatura no Boletim Eletrônico

 

 

 

JULHO 2007

 

DESTAQUES: