Assine e divulgue Química Nova, Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society, a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina.

 

 

BOLETIM ELETRÔNICO No 744

VEJA NESTA EDIÇÃO:

 

1. Vol. 30 de Química Nova está no ar com novidade

2. Segunda escola Brasileira de nanobiotecnologia

3. Inscrições para seleção de professores substitutos na área de Química Orgânica no DQO/UFBA

4. Mestrado e Doutorado na UFF

5. I Simpósio Nacional de Nanotecnologia e Nanomedicina

6. Vaga para Professor Visitante na UNEB

7. 3ª Conferência Alemã em Quimioinformática

 

1. Vol. 30 de Química Nova está no ar com novidade

O número 4 do vol. 30 de Química Nova está no ar com a novidade de disponibilizar, na edição on line, material suplementar de alguns artigos. Ressaltamos que a quantidade de figuras, tabelas e ilustrações coloridas apresentadas na forma de material suplementar não tem custo repassado aos autores e nem limite de páginas.
Encorajamos fortemente esta modalidade para que na versão impressa apareça o número estritamente necessário de figuras e tabelas. Desta maneira, espera-se que a quantidade de artigos publicados por número aumente, diminuindo assim o tempo de publicação.
Agradecemos a colaboração de todos e nos congratulamos juntamente com os autores e assessores pelo incremento do fator de impacto de 0,65 para 0,72.

Fonte: Editores de Química Nova
 

 

2. Segunda escola Brasileira de nanobiotecnologia

Será realizada de 9 a 24 de julho, na cidade de Itajaí, a segunda escola Brasileira de nanobiotecnologia. Serão abordados os temas: a) Preparação e caracterização físico-química de nanocarreadores de fármacos; b)Avaliação biológica in vitro  e in vivo de sistemas nanocarreadores de fármacos; c)Avaliação toxicológica de sistemas nanocarreadores de fármacos. As inscrições poderão ser realizadas através do e-mail cban@mct.gov.br, fornecendo seus dados pessoais e profissionais, CV e uma justificativa com no máximo 10 linhas explicando seu trabalho científico e os motivos por que deseja participar do curso. Será oferecido apoio financeiro para transporte e alojamento aos estudantes selecionados, desde que os candidatos sejam doutorandos ou que tenham concluído o doutorado nos últimos 5 anos, em Física, Química, Biologia ou Engenharias. As inscrições encerram-se 31 de julho de 2007 e a comunicação de aceite aos candidatos ocorrerá dia 03 de agosto de 2007.

Fonte: Jairton Dupont

3. Inscrições para seleção de professores substitutos na área de Química Orgânica no DQO/UFBA

Encontram-se abertas as inscrições para seleção de professores substitutos na área de Química Orgânica no DQO/UFBA. As disciplinas a serem ministradas são Química Orgânica Prática, Química Orgânica nas Ciências Naturais e Química Orgânica Experimental I. As vagas são 4 (20 horas) e as provas serão didática (peso 2), currículo (peso 1) e entrevista (peso 1). O período de inscrições vai de 18 à 31/07. Maiores informações com o chefe do DQO, pelo endereço joromota@ufba.br

Fonte: Mauricio M. Victor

4. Mestrado e Doutorado na UFF

Encontram-se abertas as inscrições para o processo de seleção para Mestrado e Doutorado, do Programa de Pós-Graduação em Química Orgânica da UFF.
Inscrições abertas até o dia 26/julho/2007.
Seleção para Mestrado: dias 31/julho e 01/agosto
Seleção para Doutorado: dia 01/agosto
Editais disponíveis no endereço www.uff.br/posorganica

Fonte: Marcos Costa

5. I Simpósio Nacional de Nanotecnologia e Nanomedicina

A Comissão Organizadora do I Simpósio Nacional de Nanotecnologia e Nanomedicina(I NanoMed ) tem a honra de convidar a comunidade de Química e áreas afins a participar desse evento que ocorrerá na Universidade Federal de Uberlândia, na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, nos dias 26 e 27 de Julho de 2007. I NanoMed têm o objetivo de promover a interação entre pesquisadores das áreas de nanotecnologia, biotecnologia e medicina, além de auxiliar na capacitação de recursos humanos nestas áreas.
A programação do I NanoMed incluirá palestras com cientistas renomados de universidades nacionais e internacionais. Também será ministrado um curso sobre “Nanotecnologia aplicada a sensores” bem como haverá exposição de produtos e serviços de empresas.
O I NanoMed conta com o patrocínio do CNPq e FAPEMIG e é organizado pelo Instituto de Química e pelo Instituto de Genética e Bioquímica, ambos da Universidade Federal de Uberlândia. Maiores informações poderão ser encontradas no site do Simpósio: www.nanomed.iqufu.ufu.br

Fonte: João Marcos Madurro

6. Vaga para Professor Visitante na UNEB

Encontra-se em vigência o edital para contratação de professor visitante para lecionar as disciplinas de Química Geral e Inorgânica/Química Analítica Aplicada/Bioquímica Fundamental para trabalhar na Universidade do estado da Bahia (UNEB) no campus IX em Barreiras no oeste baiano. O período para envio de documentação é de 20.07 a 27/07/2007. O telefone do colegiado de Agronomia para maiores informações (77) 6131166. O edital se encontra publicado no diário oficial do estado da Bahia do dia 19/07/07. O link de acesso é
http://www.egba.ba.gov.br/diario/_DODia/DOSecEdu.html

Fonte: Prof. João Luiz

7. 3ª Conferência Alemã em Quimioinformática

Esta mensagem é para anunciar que já está aberta a época para a submissão de trabalhos para apresentação oral e de posters da 3a Conferência Alemã em Quimioinformática (21o CIC Workshop), com apoio da Divisão de Química, Informação e Computação (CIC) da Sociedade Alemã de Química (GDCh), a ser realizada de 11-13 de novembro de 2007 na cidade de Goslar, Alemanha.

Maiores informações: http://www.gcc-cic.de

Fonte: Fernando Batista da Costa

Contribuições devem ser enviadas para o

Editor do Boletim Eletrônico da SBQ:

npelopes@sbq.org.br

Até nossa próxima edição!!!

 

Prof. Norberto Peporine Lopes

Editor do Boletim Eletrônico

Prof. Luiz Henrique Catalani

Editor Associado do Boletim Eletrônico

Sociedade Brasileira de Química - SBQ

 

  Clique aqui para cadastrar ou cancelar sua assinatura no Boletim Eletrônico

 

 

 

JULHO 2007

 

DESTAQUES: