Assine e divulgue Química Nova, Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society, a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina.

 

 

BOLETIM ELETRÔNICO No 743

VEJA NESTA EDIÇÃO:

 

1. Participação da SBQ na RA da SBPC

2. XXI Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química de Minas Gerais (XXI SBQMG)

3. XX Semana Acadêmica de Química

4. Post-doc opening

5. Edital Fapesb nº. 02/2007 PRODOC/DCR

6. VAGAS na AMA/SENAI-BA

7. Rede de Pesquisa sobre Drogas de Abuso

 

1. Participação da SBQ na RA da SBPC

A Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, se encerrou na última sexta feira, 13 de julho, em Belém - Pará. A 59ª Reunião da SBPC apresentou o tema “Amazônia: Desafio Nacional”, pondo em foco a necessidade de colocar a Amazônia no centro da questão política nacional. Nesta oportunidade a SBQ participou ativamente na organização de vários simpósios, conferências e cursos que contaram com uma grande participação de pesquisadores de todo o Brasil e de estudantes, principalmente da região Norte. Na assembléia geral da SBPC foi apresentada e aprovada uma moção da SBQ sobre a lei de acesso a biodiversidade, seguindo o modelo do documento da SBQ de resposta a consulta pública da Casa Civil.

Maiores informações:
www.sbpcnet.org.br/eventos/59ra/pags/imprensa2.php?n=19

Fonte: Norberto P. Lopes
 

 

2. XXI Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química de Minas Gerais (XXI SBQMG)

O XXI Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química de Minas Gerais (XXI SBQMG) acontecerá de 01 e 04 de Novembro de 2007 no Campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia, na cidade de Uberlândia, Minas Gerais.
O Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química de Minas Gerais (ERSBQMG) é realizado desde 1987 e traz como tradição, a oportunidade de compartilhamento de experiências e trocas de conhecimentos entre os pesquisadores, estudantes e profissionais da área de química no Estado. Ao longo dos anos, o evento tem alcançado os objetivos esperados pelos seus idealizadores, constituindo-se numa oportunidade ímpar de congregar os participantes para discutir e avaliar as perspectivas para o desenvolvimento da área de pesquisa e ensino em química. A programação contará com palestras a serem ministradas por pesquisadores de renome estadual ou nacional, cursos de curta duração, mesas redondas, sessões coordenadas e de pôsteres, além de uma exposição de produtos e serviços de empresas.
Palestras e mesas redondas previstas na programação do evento:
A ciência como instrumento de leitura para explicar as transformações da natureza. Prof. Attico Inacio Chassot (UNISINOS). Biodiesel - Produção e Desafios. Profa. Vânya Marcia Duarte Pasa (UFMG). Desenvolvimento de novos agroquímicos utilizando produtos naturais como modelo. Prof. Luíz Cláudio de Almeida Barbosa (UFV).
Espectroscopia Raman: o que é e para o que serve. Prof. Luiz Fernando Kappa (UFJF). Perfil farmacológico de novos compostos orgânicos e complexos metálicos. Novas formulações farmacêuticas. Profa. Heloisa de Oliveira Beraldo (UFMG). Ensino de química à distância.
Perspectivas de financiamentos à pesquisa em Minas Gerais.
Proposta curricular de química para educação básica para o Estado de Minas Gerais.
Email para contato: xxisbqmg@iqufu.ufu.br
Site do evento na internet: www.eventos.iqufu.ufu.br

Fonte: Eduardo Mathias Richter

3. XX Semana Acadêmica de Química

A XX Semana Acadêmica de Química será realizada entre os dias 13 e 17 de agosto de 2007, no Instituto de Química da Universidade Federal Fluminense, Niterói-RJ, e terá como tema central: "Química e Vida". O Evento contará com mini-cursos, palestras, mesas-redondas, apresentação de trabalhos, entre outros. As inscrições começam a partir do dia 9 de Julho. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2629 2122 e através do site http://www.uff.br/saq/.

Fonte: Marcos Manoel Ferreira

4. Post-doc opening

The candidates must have a Ph. D. in Chemistry or a related field, with experience in one or more of the following areas: preparation and characterization of transition metal complexes and organometallic compounds, excited-state photophysics and photochemistry, electrochemistry, mechanistic and kinetic studies in solution, time-resolved spectroscopy, and techniques for characterization (UV-vis, FTIR, NMR, GC, ESMS, stopped-flow, X-ray diffraction, XANES/EXAFS, etc), DFT and/or quantum chemistry calculations, and modeling of solid/liquid interfacial processes. A strong background in physical inorganic chemistry is a plus. The successful candidate will conduct basic research in experiment or theory toward the development of multielectron-transfer catalysts for water oxidation and/or CO2 reduction, the investigation of their physical and chemical properties, and a mechanistic understanding of their water oxidation and/or CO2 chemistry. Positions are available immediately and applications will be accepted until the positions are filled. Successful experimental and theoretical candidates will work with Etsuko Fujita and James Muckerman, respectively. Please send a curriculum vitae and arrange to have three letters of recommendation sent to: fujita@bnl.gov or muckerma@bnl.gov. Brookhaven National Laboratory is an equal opportunity employer; applications from qualified women and minority candidates are strongly encouraged.

Fonte: Carla Cristina Schmitt Cavalheiro

5. Edital Fapesb nº. 02/2007 PRODOC/DCR

FINALIDADE - Atuar em duas vertentes: Regionalização, caracterizada pela atração de doutores para instituições do Estado da Bahia. Neste caso, não é permitida a concessão da bolsa a doutores formados ou radicados no Estado, exceto se já exerceu atividade por mais de um ano em outro Estado e deseja retornar para a Bahia; Interiorização: caracterizada pela atração de doutores para microrregiões carentes de desenvolvimento científico-tecnológico (expresso em número de doutores por cada 100.000 habitantes e a serem reconhecidas pelo CNPq), fora da área metropolitana de Salvador. Nesse caso, é permitida a concessão da bolsa a doutor formado ou radicado no Estado da Bahia, desde que fora da instituição para a qual se candidate a desenvolver o projeto. ELEGIBILIDADE - Doutores de todas as áreas do conhecimento. REQUISITOS - Toda Bolsa PRODOC/DCR/Bahia tem um projeto de pesquisa vinculado e este deverá ser desenvolvido em instituições de tais naturezas: a) Instituição de ensino superior, pública ou privada. b) Instituição ou centro de pesquisa científica e/ ou tecnológica, público ou privado. c) Empresa pública de pesquisa e desenvolvimento. d) Empresa privada ou microempresa que comprove potencial de inovação ou desenvolvimento technologic CALENDÁRIO - Principais Datas: Eventos Datas Lançamento do Edital 05.07.2007. Data Final para encaminhamento das propostas por Correios (via SEDEX) à Fapesb 31.08.2007; Divulgação dos resultados 02.10.2007. Entrega da Documentação (candidatos aprovados) Até 15.10.2007. Evento de Assinatura do Termo de Outorga 23/10/2007 Dúvidas podem ser esclarecidas por meio do endereço eletrônico:
prodoc@fapesb.ba.gov.br

Fonte: Mauricio M. Victor

6. VAGAS na AMA/SENAI-BA

A AMA (Àrea de Meio Ambiente) do SENAI-BA está em busca de (02) engenheiro(s) e/ou químico(s), preferencialmente doutor com experiência na área ambiental, que tenham interesse em atuar como bolsista no desenvolvimento de pesquisa em Projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) e Sistema de Informação Ambiental-WEB. Interessados entrar em contato através do email edna@cetind.fieb.org.br ou tel. 071- 3379 8354.

Fonte: Edna dos Santos Almeida

7. Rede de Pesquisa sobre Drogas de Abuso

Uma fonte de financiamento para quem tranbalha com temas relacionados à drogas e dependencia química está sendo criada pela Secretaria Nacional Antidrogas – SENAD, em parceria com o Instituto de Drogas e Toxicodependência (IDT) do Governo de Portugal. Nesta primeira etapa, uma das atividades primordiais da Rede de Pesquisa consiste no cadastramento de pesquisadores e GRUPOS DE PESQUISA na área de álcool e outras drogas, o que permitirá mapear a produção científica sobre o tema e, a partir daí, desenvolver as ações de integração entre os pesquisadores, incentivo à pesquisa e fortalecimento da produção científica, incluindo a formação de recursos humanos. Maiores informações nos links abaixo.
www.obid.senad.gov.br/OBID/Portal/index.jsp?iIdPessoaJuridica=1

Fonte: Celso de Amorim Camara

Contribuições devem ser enviadas para o

Editor do Boletim Eletrônico da SBQ:

npelopes@sbq.org.br

Até nossa próxima edição!!!

 

Prof. Norberto Peporine Lopes

Editor do Boletim Eletrônico

Prof. Luiz Henrique Catalani

Editor Associado do Boletim Eletrônico

Sociedade Brasileira de Química - SBQ

 

  Clique aqui para cadastrar ou cancelar sua assinatura no Boletim Eletrônico

 

 

 

JULHO 2007

 

DESTAQUES: