Assine e divulgue Química Nova, Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society, a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina.

 

 

BOLETIM ELETRÔNICO No 741

VEJA NESTA EDIÇÃO:

 

1. The 1st Brazilian Conference on Natural Products e RESEM

2. Pós-Graduação em Química da UFPE abre Seleção

3. 40 anos do Curso de Pós-Graduação em Química da UFMG

4. Relatório da Reunião do Comitê Assessor de Química Maio de 2007

5. Segunda Jornada de Pós-Graduação em Química da UNICENTRO - 2007

6. XV Encontro de Química da Região Sul - SBQSUL

7. IV International Symposium on Non-Crystalline Solids

8. Mestrado e Doutorado em Química da Universidade Federal do Amazonas

9. Vaga para Professor Substituto Instituto de Química, UFRJ

10. Inscrições para Mestrado e Doutorado em Química da UFMG

11. Especialização em Modelagem Matemática

12. I Escola Nacional de Carboidratos na UFRuralRJ

13. IV EPPEQ

14. Pós-Graduação em Química Inorgânica da UFC

15. III Encontro Estadual de Educação Ambiental

 

1. The 1st Brazilian Conference on Natural Products e RESEM

A finalidade desta é comunicar ou lembrar a V. Sa. que estaremos realizando o primeiro congresso da divisão de Produtos Naturais da Sociedade Brasileira de Química [The 1st Brazilian Conference on Natural Products (1st BCNP)], juntamente com a XXVII Reunião Anual sobre Evolução, Sistemática e Ecologia Micromoleculares (RESEM), no Hotel Colina Verde em São Pedro, São Paulo, de 4 a 7 de Novembro de 2007. O Prof. Otto R. Gottlieb há muito tempo dizia "A ciência no futuro terá que estar preparada para fornecer respostas para questões ligadas ao funcionamento da natureza, condição essencial para o futuro da vida no nosso planeta". Tendo como base esse preceito, que fundamentalmente implica em estudos multidisciplinares, foi criada por este grande pesquisador em 1978 a Reunião Anual sobre Evolução, Sistemática e Ecologia Micromoleculares (RESEM). Após a III RESEM, esses encontros tornaram-se itinerantes com a finalidade de incentivar pesquisas multi- e interdisciplinares em todo o país. A RESEM, que já percorreu sete estados de norte a sul do país, durante 26 anos ininterruptos, vem estimulando a formação de novos pesquisadores e grupos capazes de realizar contribuições relevantes em um país cuja maior riqueza é seu patrimônio natural. Assim, a criação da RESEM foi uma antecipação dos novos paradigmas e tendências atuais. A RESEM vem atraindo pesquisadores de outros países, atingindo ao nível de se tornar internacional. Assim, a comunidade da área de Produtos Naturais junto a SBQ, recentemente decidiu ampliar a RESEM para uma conferencia internacional, denominando-a “Brazilian Conference on Natural Products” (BCNP). Contudo, a comunidade sentiu ser importante manter um dia de debates com o título ainda RESEM, em português, visando atender alunos jovens, estimulando-os para a atuarem nesta área. Estes dois eventos ocorrerão sempre juntos a cada dois anos, seguindo a tradição, em diferentes estados. Como pode ser visto no site do evento www.ufscar.BCNP/RESEM o tema proposto para o 1st BCNP está relacionado com as complexas questões da Biodiversidade. Seria um grande prazer contar com vossa participação no 1st BCNP e na XXVII RESEM, e aproveitamos para lhe solicitar que nos ajude a divulgar este evento junto aos seus colegas, professores e alunos.
Organizing Committee: Honor Chair: Otto R. Gottlieb; Chair: Raimundo Braz Filho; Chair of the
Scientific Committee: Vanderlan da Silva Bolzani; General-Secretary: Maria Fátima das Graças Fernandes da Silva.
AS INSCRIÇÕES E ENVIO DE ABSTRACT JÁ ESTÃO ABERTAS JUNTO AO SITE www.ufscar.BCNP/RESEM OU NO GOOGLE BCNP E LOCALIZE 1ST BRAZILIAN CONFERENCE ON NATURAL PRODUCTS E BASTA CLICAR NO ITEM.
Esperando contar com vossa presença, agradecemos antecipadamente e colocamo-nos a disposição para qualquer outra informação que seja necessária.

Fonte: Maria Fátima das Graças Fernandes da Silva. 

 

2. Pós-Graduação em Química da

UFPE abre Seleção

Estão abertas as inscrições para a seleção de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Pernambuco, campus Recife. A inscrição pode ser feita entre 01 a 29/06/2007. As provas de ingresso (Química Geral e Inglês) ocorrerão no dia 17/07/2007, e poderão ser realizadas fora de Recife. Maiores informações podem ser obtidas em: www.dqf.ufpe.br ou pelo telefone: (81) 2126-8448 ( 2ª, 4ª, 5ª e 6ª de 12:00h às 18:00h; 3ª de 8:00h às 13:00h); Email: pgquimica@ufpe.br

Fonte: Patricia Santa Rosa

3. 40 anos do Curso de Pós-Graduação em Química da UFMG

No último dia 15 de Junho a partir das 14 horas no Auditório I do Departamento de Química da UFMG promoveu-se um evento solene em comemoração aos 40 anos do Curso de Pós-Graduação em Química da UFMG. Neste evento, primeiramente, o Prof. Dr. José Israel Vargas (ex-Ministro da Ciência e Tecnologia) proferiu uma palestra sobre a História da Pós-Graduação e da Pesquisa. Após um breve intervalo de 15 minutos para café, o Prof. Dr. Humberto Osório Stumpf (atual coordenador do Colegiado do Curso de Pós-Graduação em Química da UFMG) proferiu um seminário sobre os dados atuais e as perspectivas do Curso de Pós-Graduação em Química da UFMG e o Prof. Dr. Claudio Luis Donnici fez breve apresentação sobre as linhas de pesquisa do Curso de Pós-Graduação em Química da UFMG. Ao final do evento um delicioso coquetel foi servido fechando o evento com chave de ouro gastronômica para todos os comensais presentes. Cabe ressaltar que tal evento foi feito também aproveitando a comemoração do Dia do Química (em 18 de Junho). Além da presença de cerca de uma centena de pessoas, cabe destacar a presença e as intervenções do Prof. Dr. Aluísio Pimenta (ex-reitor da UFMG e ex-Ministro da Ciência e Tecnologia) e destacando também as presenças de: Pró- Reitor de Pós-Graduação da UFMG, Prof. Jaime Ramires; do Pró-Reitor Adjunto de Pesquisa da UFMG e Coordenador do CTIT da UFMG, Prof. Dr. Ruben Dario Sinisterra Millan; do Diretor do ICEx, Prof. Dr. Bismarck Vaz da Costa e do Chefe do Departamento de Química, Prof. Dr. Hélio Anderson Duarte. É digno de nota ressaltar a presença do primeiro aluno de mestrado matriculado no Curso de Pós-Graduação em Química da UFMG, em meados 1967, e com a sua dissertação defendida em 21 de Novembro de 1969, Prof. Dr. José Rego de Souza, professor aposentado do DQ-UFMG. O Prof. Dr. José Rego de Souza também foi o primeiro doutorando a defender a sua tese de doutorado em 09 de Abril de 1973 e no mesmo dia o Prof. Dr. José Tanus Nagem também presente à solenidade e ex-professor do DQ-UFMG defendeu a sua tese. A presença de ilustres ex-coordenadores e membros do Colegiado do Curso de Pós-Graduação em Química da UFMG também é meritória de citação: Profa. Dra. Alaíde Braga de Oliveira, Prof. Dr. Raimundo Rios, Prof. Dr. Eucler Bento Paniago, Prof. Dr. Dirceu de Barros Correa, Prof. Dr. Marco Antonio Teixeira, Prof. Dr. Fernando Carazza, Prof. Dr. Fernando Carazza, Prof. Dr. Raimundo Rios, Profa. Dra. Dorila Piló Veloso e Prof. Dr. José Domingos Fabris. As lembranças da Profa. Dra. Marília Ottoni da Silva Pereira e do Prof. Carlos Lombardi Filgueiras, membros do Primeiro Colegiado do Curso de Pós-Graduação em Química da UFMG, foram evocadas com a exibição de foto histórica entre outras fotos que foram mostradas ao público. Um painel e um folheto comemorativos do evento foram mostrados e divulgados e os folhetos foram distribuídos a todos os presentes, estando os folhetos à disposição dos interessados.

Fonte: Cláudio Luis Donnici

4. Relatório da Reunião do Comitê Assessor de Química Maio de 2007

O Comitê Assessor de Química do CNPq, constituído pelos professores Osvaldo Serra (USP/RP, coordenador), Alfredo Mayall Simas (UFPE, vice coordenador), Edilberto Rocha da Silveira (UFC), Elina Caramao (UFRGS), , Paulo Sérgio Santos (USP/SP), Sérgio Luis Costa Ferreira (UFBA) e Ronaldo Pilli (UNICAMP) reuniu-se, nos dias 21 e 22 maio de 2007 na sala José Roberto Leite, CNPq, edifício Nazir II, SQN 509, Brasília, para avaliar os projetos submetidos para pedidos de Apoio a Realização de Eventos Científicos ARC e Bolsas de Iniciação Científica IC 01-2007 bem como discussões de assuntos internos do CA.
Auxílios ARC:
23 solicitações, 17 recomendadas em ordem prioritária e 6 não recomendadas. A priorização obedeceu principalmente critérios de histórico do evento, abrangência, número de participantes, mérito científico dos palestrantes convidados.
Bolsas IC:
Nesta demanda concorreram 253 bolsistas, sendo 112 de nível 1 mais 2 DT 1D e 137 nível 2 mais 1 DT 2.
Inicialmente o CA considerou a recomendação de apenas uma bolsa de IC com duração de 36 meses por proposta. O critério principal para a classificação dos 114 bolsistas de nível 1 foi o índice h e todas as solicitações foram recomendadas. Para o nível 2, considerando o menor tempo de atividade dos solicitantes, o critério principal foi a somatória dos índices de impacto das publicações a partir de 2002 até a data de término das inscrições (04/04/2007). Os índices foram obtidos pelo corpo técnico do CNPq, em consulta ao webofscience, sendo utilizadas as abreviações de nomes indicadas pelos pesquisadores em seu CV Lattes. Foram recomendadas 251 solicitações.
Neste Edital 01/2007, o CNPq disponibilizou 2000 bolsas para pesquisadores nível 1 e 1000 bolsas para pesquisadores nível 2 (todas as áreas).
No momento desta reunião, o CA-QU não teve conhecimento do número de bolsas a serem efetivamente implementadas na área de Química.
No momento de encaminhar este relatório à Presidência do CNPq e à comunidade química do Brasil, renovamos nosso apoio ao esforço continuado da Presidência do CNPq para ampliar a participação da Ciência e Tecnologia dentre as prioridades do Governo. Ao mesmo tempo, cumpre lembrar que a Química, talvez mais que qualquer outra área do conhecimento, mantém uma relação direta com a inovação tecnológica, como fartamente demonstrado pela história do desenvolvimento industrial dos países do Primeiro Mundo.
O CA-QU por unanimidade decidiu encaminhar ao Professor Erney Felício Plessmann de Camargo carta de reconhecimento à sua atuação como Presidente do CNPq, pautada pela transparência, dedicação e principalmente criatividade.
Brasília, 22 de maio de 2007
Alfredo Mayall Simas (UFPE, vice coordenador), Edilberto Rocha da Silveira (UFC), Elina Caramao (UFRGS), Osvaldo Antonio Serra (USP/RP, coordenador) Paulo Sérgio Santos (USP/SP), Sérgio Luis Costa Ferreira (UFBA) e Ronaldo Aloise Pilli (UNICAMP)

Fonte: Osvaldo Antonio Serra

5. Segunda Jornada de Pós-Graduação em Química da UNICENTRO - 2007

Local e data de realização:Centro Politécnico, Guarapuava-PR, Dias 06 e 07 de Agosto de 2007. UNICENTRO (PR). Trata-se de um evento regional de atualização de conhecimento técnico-científico, que tem por objetivo principal estimular acadêmicos de pós-graduação, pesquisadores e estudantes, bem como profissionais vinculados a setores não-acadêmicos, para uma discussão sobre aspectos científicos, de gerenciamento e de avaliação da formação de pós-graduados no país. Ao mesmo tempo difundir e tornar conhecida o Programa de Pós-Graduação em Química Aplicada da UNICENTRO. Para este evento convidou-se um renomado pesquisador e atual ganhador do Prêmio Almirante Álvaro Alberto de Ciência e Tecnologia, Prof. Dr. Fernado Galembeck, conferido pelo CNPq pelo seu reconhecimento e estímulo a pesquisa e ciência brasileira destacando-se principalmente suas pesquisas aplicadas à tecnologia industrial. O objetivo desta palestra será promover aos pesquisadores da área de Química a vivência técnica - cientifica em pesquisas de Química Aplicada e na interação Universidade – Empresa.

Fonte: Paulo Rogerio Pinto Rodrigues

6. XV Encontro de Química da Região Sul - SBQSUL

15a edição do Encontro de Química da Região Sul será realizada no Paraná, sendo que a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), e de modo mais específico o Departamento de Química se sente honrado em organizar juntamente com a Secretaria Regional da SBQ/PR este evento de grande expressão. Este Encontro acontecerá entre os dia 15 e 17 de novembro do presente ano e terá como tema central a “Química e a Interdisciplinaridade”, assunto que será amplamente abordado nas diversas atividades que estão sendo programadas: minicursos, palestras e mesa redonda.

Fonte: Paulo Rogerio Pinto Rodrigues

7. IV International Symposium on Non-Crystalline Solids

O Comitê organizador tem o prazer de convidá-lo para participar no IV International Symposium on Non-Crystalline Solids, que será organizado juntamente com o VIII Brazilian Symposium on Glass and Related Materials e também a 4th International School on Glasses and Related Materials, em Aracajú, SE no período de 21 a 28 de Outubro de 2007. Este evento bianual tem seu foco em aspectos fundamentais e aplicados envolvendo vidros, vitrocerâmicas, fibras ópticas, materiais sol-gel, híbridos orgânicos-inorgânicos e materiais e métodos relacionados. A Escola terá como temas os fenômenos de conversão ascendente de energia e óptica não-linear em vidros. As versões anteriores do evento foram organizadas em Águas de Lindóia – SP (1995), Florianópolis - SC (1996), Bonito - MS (1998), Ouro Preto - MG (1999), Foz do Iguaçú - PR (2001), Campos do Jordão - SP (2003), Maringá- PR (2005). Você está convidado a visitar a página do evento na web para maiores informações.
Lembramos a todos que a data limite para o envio de resumos de uma página foi extendida para 30 de junho
Esperamos encontrá-lo em Aracaju!
Comitê Organizador
web site: www.iq.unesp.br/ISNCS2007
e-mail- isncs2007@iq.unesp.br
Chairman- Sidney J.L.Ribeiro (sidney@iq.unesp.br)
Co-Chaiman- Younes Messaddeq (younes@iq.unesp.br)

Fonte: Sidney J.L.Ribeiro

8. Mestrado e Doutorado em Química da Universidade Federal do Amazonas

Estão abertas as inscrições para os Cursos de Mestrado e Doutorado em Química da Universidade Federal do Amazonas nas áreas de química orgânica, físico-química e química analítica. Com grande atuação na Amazônia Ocidental, o curso é uma parceria entre a UFAM e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e conta ainda com professores da UEA e a infra-estrutura do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), que possui equipamentos de última geração, como LC-MS e LC-NMR. Novas vagas para professores e pesquisadores estão previstas para as quatro instituições, com grande potencial de fixação dos mestres e doutores na região. As inscrições serão realizadas de 4 de junho a 13 de julho de 2007. Maiores informações sobre os requisitos para inscrição e datas das provas na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Química, pelo telefone 0xx92-3647-4031. Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Química, Bloco H, ICE, Campus, Universitário – Setor Sul Av. Gal. Rodrigo Octávio Jordão Ramos, 3000, Japiim - 69077-000 Manaus, AM. Endereço eletrônico: ppgq@ufam.edu.br Página internet: www.ufam.edu.br

Fonte: Valdir Florêncio da Veiga Junior

9. Vaga para Professor Substituto Instituto de Química, UFRJ

Seleção para Professor Substituto do Departamento de Físico-Química, Instituto de Química, UFRJ. Inscrição: Centro de Tecnologia, Bloco A, 70 andar, Secretaria da Direção do Instituto de Química, de 25 a 29 de junho de 2007. Maiores informações contactar a Profa. Maria Luiza Rocco, Tel. (021) 2562-7786, e-mail: luiza@iq.ufrj.br

Fonte: Maria Luiza Rocco

10. Inscrições para Mestrado e Doutorado em Química da UFMG

Encontra-se aberto o processo de seleção (Mestrado e Doutorado) para o Programa de Pós-graduação em Química da UFMG, nas áreas de concentração de Química Analítica, Fisico-Química, Química Inorgânica e Química Orgânica. Inscrições de 19 de junho a 02 de julho de 2007 na Secretaria de Pós-Graduação do Programa ou pelo Correio com a data de postagem até 29/06/2007. Maiores informações: http://www.qui.ufmg.br

Fonte: Humberto Osório Stumpf

11. Especialização em Modelagem Matemática

O Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas, DCET, da Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilhéus, BA, estará iniciando em agosto o novo curso de Especialização em Modelagem Matemática. As inscrições estão com início previsto para 18/6 finalizando em 11/7 próximos sendo que o início das aulas se dará em 03 de agosto de 2007. O edital será publicado no início de junho com detalhamento das informações relacionadas ao novo curso. O planejamento do DCET prevê que o curso seja a 1ª etapa de consolidação da modelagem matemática computacional como área de integração das áreas do departamento, estando em implantação o Laboratório de Modelagem e Computação Científica, LAMCC, suporte do Curso. Está prevista ainda a implantação futura do curso de mestrado strictu-sensu em Modelagem Científica, de embasamento matemático, multidisciplinar, e computacional. A pesquisa científica tem buscado historicamente estabelecer modelos de compreensão e análise da realidade concreta e abstrata com que se depara a humanidade em sua jornada no planeta Terra. Este procedimento resulta no estabelecimento dos denominados problemas complexos, cuja formulação e solução têm originado modelos interpretativos da fenomenologia natural e abstrata. A modelagem e a pesquisa científica associada tem sido o suporte à compreensão de sua própria realidade e à intervenção humana sobre os sistemas naturais. O curso de Especialização em Modelagem Matemática desenvolverá suas atividades segundo este eixo. O curso capacitará profissionais graduados em ciências exatas e tecnológicas e os que utilizem as ciências matemáticas para a solução de problemas complexos. Objetiva o estudo de questões relativas à identificação, compreensão e equacionamento de fenômenos naturais em suas diferentes manifestações. Serão abordados tópicos em matemática, física, química, computação e engenharia, os quais têm no emprego da ferramenta computacional um elemento fundamental tanto na educação quanto na pesquisa e, ao mesmo tempo, promoverá a articulação dos mesmos levando em conta uma perspectiva interdisciplinar nos diversos níveis de ensino. Para maiores informações consultar a página da Universidade http://www.uesc.br

Fonte: Paulo Neilson Marques dos Anjos

12. I Escola Nacional de Carboidratos na UFRuralRJ

Será realizada na UFRuralRJ a I Escola Nacional de Carboidratos, na primeira semana de setembro. O objetivo desta escola é congregar um público com formação diversificada (estudantes dos últimos períodos de graduaçao dos cursos de química, engenharia química e de alimentos, farmácia e biologia), que tenha interesse em realizar pós-graduação na área multidisciplinar de carboidratos. Serão ministrados por especialistas em cada área cursos diários, ilustrando abordagens diferentes mas complementares no estudo destes compostos.

Maiores informações: www.ufrrj.br/eventos/enc

Fonte: Clarissa Oliveira da Silva

13. IV EPPEQ

Segue o link de divulgação do IV EPPEQ, onde é possível encontrar mais informações sobre o evento.
http://paje.fe.usp.br/estrutura/eventos/enc_quim/ Em breve disponibilizaremos o template para submissão de trabalhos para todos os pré-inscritos cadastrados. Lembramos que é necessario realizar a pré-inscrição www.lapeq.fe.usp.br

Fonte: Agnaldo Arroio

14. Pós-Graduação em Química Inorgânica

da UFC

Estão abertas as inscrições para a seleção de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Química Inorgânica da Universidade Federal do Ceará, campus Fortaleza. A inscrição pode ser feita entre 11 a 29/06/2007. As provas de ingresso ocorrerão no dia 02/07/2007. Maiores informações podem ser obtidas em: www.dqoi.ufc.br ou pelo telefone: (85) 3366-9435; Email: lopeslu@dqoi.ufc.br

Fonte: Luiz Lopes

15. III Encontro Estadual de Educação Ambiental

da UFC

No período de 25 a 28 de julho de 2007, a cidade de São José do Rio Preto,SP, será sede do III Encontro Estadual de Educação Ambiental, cujo tema será "Nas Águas da Educação Ambiental: Produções e Políticas". Outras informações sobre inscrição, hospedagem, programação e prazos para submissão de trabalhos podem ser obtidas no seguinte endereço eletrônico: http://www.repea.org.br/iiieeea/apresenta.htm Cordialmente, Representantes da UNESP junto ao COMDEMA/SJRP

Fonte: Márcia Cristina Bisinoti

Contribuições devem ser enviadas para o

Editor do Boletim Eletrônico da SBQ:

npelopes@sbq.org.br

Até nossa próxima edição!!!

 

Prof. Norberto Peporine Lopes

Editor do Boletim Eletrônico

Prof. Luiz Henrique Catalani

Editor Associado do Boletim Eletrônico

Sociedade Brasileira de Química - SBQ

 

  Clique aqui para cadastrar ou cancelar sua assinatura no Boletim Eletrônico

 

 

 

JUNHO 2007

 

DESTAQUES:

 

Prazo de submissão de trabalhos encerrados