Assine e divulgue Química Nova, Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society, a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina.

 

 

BOLETIM ELETRÔNICO No 737

VEJA NESTA EDIÇÃO:

 

1. Informes da 30ª

2. BMOS-12

3. Organização dos pesquisadores de São Paulo para participação no BMOS-12

4. Programa de bolsas de pós-graduação do DAAD-BMZ

5. Prof. Dirk Trauner: Visita, Mini-Curso e Seminários

6. Projetos conjuntos com a Abrifati

7. Primeiro Simpósio Iberoamericano de Química Orgânica

8. Teatro Ouroboros

9. Associados da SBQ concorrendo a cargos eletivos na SBPC

10. Workshop Fotoquímica e Fotofísica de Materiais

 

1. Informes da 30ª

Caros colegas, algumas pessoas tem solicitado informações sobre o dia da apresentação de seus painéis. Lembramos que toda a programação pode ser acessada na página da 30ª RASBQ no endereço: http://www.sbq.org.br/30ra/programa_completo.php Como apresentado em BE anteriores e no Editorial do Química Nova (maio/junho) esse ano cada congressista receberá dentro de sua pasta um livro com o programa da RA e um CD com todos os trabalhos. Durante o evento teremos pontos com computadores onde todos os trabalhos e as palestras poderão ser acessadas para leitura.

Fonte: Norberto Peporine Lopes
 

 

2. BMOS-12

Caros colegas e amigos, a comissão organizadora do 12th BMOS, gostaria de comunicar que o prazo para submissão de trabalhos foi prorrogado para o dia 10 de junho, atendendo as várias solicitações realizadas por colegas. Contudo, a data limite para inscrição com desconto no evento continua sendo 15 de Maio. Convidamos a todos a visitar a página do 12th BMOS: http://www.qmc.ufsc.br/~bmos-12/index.html onde encontrará todas as informações atualizadas referentes a pagamentos, inscrições, programação científica, inscrições para os cursos etc. Em breve, estaremos comunicando o transporte disponível do Aeroporto de Florianópolis para Itapema.
Por favor, não esqueça de enviar o comprovante de depósito para a secretaria do 12th BMOS para a efetivação da inscrição. Você pode enviá-lo por e-mail: registration_bmos12@qmc.ufsc.br ou por fax: 48 37216846 R.202. Contamos com a presença de todos.

Fonte: Hugo Gallardo

3. Organização dos pesquisadores de São Paulo para participação no BMOS-12

Caros Colegas, Solicito aos pesquisadores interessados em participar do pedido coletivo de Auxílio (FAPESP) para a participação de pesquisadores do Estado de São Paulo no 12th Brazilian Meeting on Organic Chemistry que envie os documentos relacionados abaixo para o e-mail leandroh@iq.usp.br.
- resumo do trabalho a ser apresentado;
- comprovante do aceite do trabalho;
- titulação e filiação institucional.
Itens financiáveis:
- Passagem individual;
- Diárias;
O prazo se encerra no dia 30 de maio de 2007, Quarta-feira/18:00hs.

Fonte: Leandro Helgueira Andrade

4. Programa de bolsas de pós-graduação do DAAD-BMZ

Estão abertas as inscrições para o programa de bolsas DAAD-BMZ de pós-graduação (especialização e doutorado) em temas de relevância para o desenvolvimento. Pré-requisitos básicos: graduação completa e dois anos de experiência profissional na área. Público-alvo Prioritário: especialistas e gestores em empresas privadas e estatais, órgãos públicos e organizações não-governamentais.
Maiores informações em:
http://rio.daad.de/shared/pos_graduacao.htm ou
http://rio.daad.de/download/Cursos_Aufbau2008.doc

Fonte: Marcio Weichert

5. Prof. Dirk Trauner: Visita, Mini-Curso e Seminários

Com o patrocínio da SBQ e apoio do IQ-USP, UnB e Pensalab o Prof. Trauner da Universidade da Califórnia, Berkeley realizará as seguintes atividades no Brasil: 28 de Maio: Seminário "Biomimetic Total Synthesis" no anfiteatro cinza do Instituto de Química da USP às 16:30. 29 de Maio: Seminário "Biomimetic Total Synthesis" na UnB em Brasília. Durante a 30ª RASBQ:- 01 de Junho, 8:00-10:00: Mini-Curso, Aula 1: Engineering Proteins - 01 de Junho, 10:10-11:10: Plenária: Manipulating Nature's Molecular Machines - 02 de Junho, 8:00-10:00: Mini-Curso, Aula 2: Chemical Biology of Ion Channels - 03 de Junho, 8:00-10:00: Mini-Curso, Aula 3: Chemical Neurobiology Os interessados em conversar pessoalmente com o Prof. Trauner, por favor, entre em contato no e-mail: luizfsjr@iq.usp.br

Fonte: Luiz F. Silva Jr

6. Projetos conjuntos com a Abrifati

"A Abrafati - Associação Brasileira de Fabricantes de Tintas formou uma Comissão, denominada COGEM - Comissão de Gestão de Embalagens, que está tratando à nível Brasil, de orientação aos consumidores de tintas. Estão sendo abordadas questões relativas à aplicação de tintas, no que tange à sua compra, uso, estocagem, descarte e reciclagem de embalagens. O coordenador da Comissão, Aldo Gandolfi Jr., membro do conselho diretivo da ABRAFATI, convida pesquisadores que tenham interesse ou projetos nessa área a enviarem ao endereço agandolfi@montana.com.br uma breve descrição das suas atividades, interesses e eventuais propostas que possam originar projetos de P&D&I submetidos a agências de fomento, com o apoio e participação da Abrafati.

Fonte: Aldo Gandolfi Júnior

7. Primeiro Simpósio Iberoamericano de

Química Orgânica

O Primeiro Simpósio Iberoamericano de Química Orgânica (SIBEAQO I) acontecerá de 11 a 16 de Novembro de 2007 na cidade de Mar del Plata, Argentina e abordará temas relacionados à Química de Produtos Naturais, Bioorgânica e de compostos Organometálicos, Síntese Orgânica, Espectroscopía e Fisico-química Orgânica. O Simpósio contará com sessões de posters e conferências plenárias a cargo de destacados especialistas iberoamericanos: GREGORIO ASENSIO: Universidad de Valencia, España, “Metil(trifluorometil)dioxirano: su uso en Síntesis y como Herramienta Mecanística” JESUS JIMENES BARBERO: Centro de Investigaciones Biológicas (CIB), Madrid, España, “Interacciones Carbohidrato-Proteína. Una Visión Tridimensional Utilizando RMN” JOSE BARLUENGA: "Reacciones de Formación de Enlaces C-N Catalizadas por Paladio y su Papel en la Síntesis de Heterociclos” CLAUDIO PALOMO: Universidad del País Vasco/Euskal Herriko Unibertsitatea, San Sebastián, España, “Estereocontrol en Síntesis Orgánica: de Sistemas Estequiométricos a Modelos Catalíticos” EUSEBIO JUARISTI: "Síntesis Asimétrica de Aminoácidos no Naturales. Acercando a la Química con la Biología y la Medicina" TERESA M. V. D. PINHO E MELO: Universidade de Coimbra, Portugal, "Chiral Allenes as Synthetic Tools in Organic Chemistry" RONALDO A. PILLI, Instituto de Química, Unicamp, Brasil: "Estudos visando a síntese do ácido pinaico" ROBERTO ROSSI: Universidad Nacional de Córdoba y CONICET, Argentina, “Nuevas Estrategias Fotosintéticas en Química Orgánica” CARLOS SAA: Universidad de Santiago de Compostela, España, “Cicloadiciones y Ciclaciones Catalizadas por Metales de Transición” MARGARITA SUAREZ: "Nuevos aportes a las reacciones de cicloadición 1,3-dipolar a fullerenos" RAFAEL SUAU: Facultad de Ciencias, Universidad de Málaga, España, “De las Aplicaciones Sintéticas a los Operadores Lógicos Moleculares basados en Transferencia Electrónica Fotoinducida” Mais informações e solicitação da 3a Circular com Prof. Julio Podestá, Universidad Nacional del Sur, Bahia Blanca (sibeaqo@qmail.com).

Fonte: Ronaldo Aloise Pilli 

8. Teatro Ouroboross

O grupo de teatro Ouroboros promoverá entre 2 a 5 de agosto de 2007 o evento Ciência em Cena, onde grupos de teatro que realizam apresentações com temas científicos se reunirão na UFSCar-São Carlos/SP para oficinas e apresentações de seus espetáculos. A página da com a programação prévia do evento já pode ser acessada no endereço:
http://www.ufscar.br/cienciaemcena
O grupo espera contar com o apoio e presença de todos.

Fonte: Karina Lupetti

9. Associados da SBQ concorrendo a cargos eletivos na SBPC

Os sócios da SBPC receberam nos últimos dias o convite para participar do processo eleitoral da nova Diretoria (biênio 2007-2009) e parte do Conselho (quadriênio 2007-2011). O término previsto da eleição é dia 6 de junho e nossa Vice Presidente Profa. Vanderlan da Silva Bolzani e nosso Conselheiro Prof. Dr. Jailson Bittencourt de Andrade estão concorrendo aos cargos de 1º Tesoureiro e Conselheiro (ÁREA B), respectivamente.

Fonte: Norberto P. Lopes

10. Workshop Fotoquímica e

Fotofísica de Materiais

As Divisões Científicas de Química de Materiais (DQM) e Fotoquímica (DFT) da SBQ convidam docentes, pesquisadores, alunos e demais interessados para participarem do workshop Fotoquímica e Fotofísica de Materiais, que será realizado no dia 31 de maio próximo, no Hotel Motel Real, em Águas de Lindóia. O workshop abordará processos fotoquímicos ou fotofísicos envolvendo materiais diversos como polímeros orgânicos, híbridos orgânico-inorgânicos nanoestruturados e compósitos, nas formas de micro- ou nanopartículas, filmes, sólidos porosos, entre outras. Espera-se que a programação conjunta promova a troca de informações e a discussão entre grupos de pesquisa de diferentes instituições e estimule trabalhos futuros em colaboração. PROGRAMAÇÃO: 9h - Abertura: Vera R. L. Constantino e Josef W. Baader (coordenadores); 9h10 - Pesquisa em Fotoquímica e Materiais Voltada para o Meio Ambiente no CEPEMA-USP. Frank H. Quina Docente do Departamento de Química Fundamental do Instituto de Química da USP/SP, vice-coordenador do Centro de Capacitação e Pesquisa em Meio Ambiente (CEPEMA). 9h50 - Fotocatalisadores heterogêneos para remedição ambiental (tratamento de efluentes). Antonio Eduardo da H. Machado - Docente do Instituto de Química da UFU. 10h30 – Intervalo. 10h45 - Relações entre a cinética de fotopolimerização e as propriedades de materiais dentários. Miguel G. Neumann - Docente do Departamento de Físico-Química do Instituto de Química de São Carlos/ USP. 11h25 - Síntese de nanopartículas e aplicações em terapia fotodinâmica. Maurício Baptista - Docente do Departamento de Bioquímica do Instituto de Química da USP/SP. 12h05 – Almoço. 14h - Dispositivos foto e eletroluminescentes com materiais poliméricos. Teresa Dib Z. Atvars - Docente do Departamento de Físico-Química do Instituto de Química da UNICAMP. 14h40 - Armazenamento óptico e formação de grades de relevo em materiais azobenzênicos. Osvaldo Novais de Oliveira Jr. - Docente do Departamento de Física e Ciência dos Materiais do Instituto de Física de São Carlos/USP. 15h20 - Preparação e estudos fotofísicos em materiais híbridos orgânicos-inorgânicos: nanocápsulas, aerogéis e compactos obtidos com altas pressões. Valter Stefani Docente do Departamento de Química Orgânica do Instituto de Química da UFRGS. 16h – Intervalo. 16h15 - Reflexão, absorção, luminescência, e condução: propriedades de um velho conhecido modificado em novas aplicações. Marian R. Davolos - Docente do Departamento de Química Inorgânica do Instituto de Química de Araraquara / UNESP. 16h55 - Materiais para fotônica: de membranas de celulose a fibras ópticas especiais. Sidney J. Lima Ribeiro - Docente do Departamento de Química Inorgânica do Instituto de Química de Araraquara / UNESP. 17h35 - Encerramento - Considerações Finais INSCRIÇÕES: Josef Wilhelm Baader (wjbaader@iq.usp.br) ou Vera R. Leopoldo Constantino (vrlconst@iq.usp.br). Maiores informações poderão ser obtidas na página da SBQ: http://www.sbq.org.br/30ra/

Fonte: Vera R. Leopoldo Constantino

 

 

Contribuições devem ser enviadas para o

Editor do Boletim Eletrônico da SBQ:

npelopes@sbq.org.br

Até nossa próxima edição!!!

 

Prof. Norberto Peporine Lopes

Editor do Boletim Eletrônico

Prof. Luiz Henrique Catalani

Editor Associado do Boletim Eletrônico

Sociedade Brasileira de Química - SBQ

 

  Clique aqui para cadastrar ou cancelar sua assinatura no Boletim Eletrônico

 

 

 

MAIO 2007

 

DESTAQUES:

 

Prazo de submissão de trabalhos encerrados

 

Participe do Baile da 30ª RASBQ

Clique aqui para conhecer a Banda!

Clique aqui: e dê sugestões para o repertório!