Assine e divulgue Química Nova, Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society, a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina.

 

 

BOLETIM ELETRÔNICO No 736

VEJA NESTA EDIÇÃO:

 

1. Informes da 30ª

2. Prorrogadas as Inscrições do Processo Seletivo no Departamento de Química da UNICAMP

3. Parceria ABC, L'Oréal e UNESCO Para Mulheres na Ciência

4. VI Simposio Internacional de Química de Productos Naturales y sus Aplicaciones

5. Matéria sobre Miglustat e Propriedade Intelectual

6. Bolsa SENAI-CETIND em Salvador

7. Sexto encontro da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais

8. Seminário: Micronutrientes em Alimentos: necessidades e interações

9. EMBO Molecular Medicine Wokshop

 

1. Informes da 30ª

Caros colegas, esse ano estamos organizando algumas atividades sociais para comemorarmos os 30 anos da SBQ. Alguns associados tem solicitado informações mais detalhadas sobre o baile. Informamos que o grupo musical já foi selecionado e a partir deste boletim o “link” da banda pode ser acessado para sugestões de repertório. Gostaríamos de destacar que entre os componentes da banda encontra-se um ex-sócio da SBQ que esteve e está empenhado em auxiliar essa atividade. O traje é livre, ou como sugestão de nossa querida Dirce... “Esporte Fino”. Por motivos de contrato e limpesa do salão alertamos aos associados que o baile terá início as 21:30 e encerramento as 02:00. Nesse ano uma comissão de quatro conselheiros estudou detalhadamente uma lista de pesquisadores que tiveram atuação marcante para a SBQ e junto com os sócios féis a sociedade, desde a sua fundação, receberão uma homenagem no segundo dia do evento. Na abertura dessa cerimônia teremos um recital de cravo acompanhado de flauta. A disponibilização do cravo (transporte, aluguel e afinação) e o cachê são cortesia do Químico e Músico ou Músico e Químico Fernando Cardoso. Esperamos que todos aproveitem essas atividades.
Um grande abraço,

Fonte: Norberto Peporine Lopes
 

 

2. Prorrogadas as Inscrições do Processo Seletivo no Departamento de Química da UNICAMP

Foram Prorrogadas as Inscrições do Processo Seletivo de Títulos e Provas para a Contratação de um profissional na área de Química de Produtos Naturais para atuar no Departamento de Química Orgânica do Instituto de Química da UNICAMP. No Edital do Processo Seletivo a contratação é em RTP (Regime de Tempo Parcial), entretanto o candidato aprovado deverá ser contratado em regime de dedicação integral à docência e a pesquisa, já que o Departamento de Química Orgânica e o IQ/Unicamp privilegiam esse tipo de informação. O edital do Processo Seletivo está disponível na página do diário Oficial do Estado (no endereço eletrônico -http://200.211.3.173/nav_v3/index.asp?c=4&e=20070403&p=1) do dia 03/03/2007, página 109. As inscrições foram prorrogadas para 18 de maio de 2007 na Secretaria do Departamento de Química Orgânica. Maiores informações podem ser obtidas através do e-mail: dqo@iqm.unicamp.br e pelo telefone (19) 3521-3005 com a Sra Iris.

Fonte: Fernando A. S. Coelho

3. Parceria ABC, L'Oréal e UNESCO Para Mulheres na Ciência

A parceria ABC, L'Oréal e UNESCO Para Mulheres na Ciência foi renovada e ampliada, oferecendo mais bolsas e contemplando novas áreas, em sua edição de 2007. O Programa de Bolsa auxílio grant apoia projetos científicos de alto mérito a serem desenvolvidos por pesquisadoras brasileiras em instituições nacionais e apoiará este ano até sete pesquisadoras nas áreas de Ciências Físicas, Ciências Biomédicas, Biológicas e da Saúde, Ciências Matemáticas e Ciências Químicas. As candidatas deverão ter concluído o doutorado a partir de 1/1/2003. O valor de cada bolsa é de US$20.000. O júri será composto por oito pesquisadores indicados pela Academia Brasileira de Ciências, um representante da Unesco, um representante da L´Oréal e será presidido por um membro da Diretoria da ABC. As inscrições estão abertas de 20 de abril a 15 de junho de 2007. Mais informações e o formulário de inscrição estão disponíveis em http://www.abc.org.br/loreal.

Fonte: Jailson B. de Andrade

4. VI Simposio Internacional de Química de Productos Naturales y sus Aplicaciones

La división de Química de Productos Naturales de la Sociedad Chilena de Química en conjunto con el Departamento de Ciencias Básicas, Facultad de Ciencias de la Universidad del Bío-Bío invita a todos los investigadores del área a participar en el VI Simposio Internacional de Química de Productos Naturales y sus Aplicaciones (http://www.ueubiobio.cl/simposioqpn/) a realizarse entre el 24 al 26 de octubre de 2007 en Chillán, VIII Región del Bío-Bío, Chile. El objetivo de este Simposio es reunir a todos los investigadores de Productos Naturales de Chile, incluyendo a tesistas de pre y post grado, como también científicos latinoamericanos juntos a investigadores de frontera, que den una visión del momento y del futuro de la disciplina.

Fonte: Leonardo Céspedes

5. Matéria sobre Miglustat e Propriedade Intelectual

Em 1999 o grupo do Professor Cláudio Lopes desenvolveu a síntese da substância Nbutil-deoxinojirimicina (nome científico do Miglustat). Essa substância foi lançada mundialmente em 2000 e agora está chegando ao país. Essa substância é usada no tratamento da Doença de Gaucher, uma doença familiar, autossômica recessiva que envolve o metabolismo de lipídios. Essa doença pode causar ainda aumento do fígado, alteração da pigmentação da pele, lesões ósseas, comprometimento cerebral e foi a primeira doença a ter tratamento específico por meio da reposição enzimática. Além disso, o Miglustat tem uma grande atividade anti-HVI e, em alguns países, serve para combater a Hepatite B. Na época, como sua universidade não tinha um escritório de propriedade intelectual como tem hoje, o professor patenteou a síntese somente no Brasil. Atualmente, empresas estrangeiras estão pedindo o registro desta substância no país, e nada poderá ser feito, já que o erro de 1999 não tem como ser reparado. Pare ler mais sobre esse problema entre no endereço:
www.olharvirtual.ufrj.br/2006/index.php?id_edicao=156&codigo=7  

Fonte: Olharvirtual/Cláudio Lopes

6. Bolsa SENAI-CETIND em Salvador

SENAI-CETIND, localizado em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, está com disponibilidade, para início imediato de bolsa do CNPq na modalidade Especialista Visitante para trabalhar no projeto "Análise da Qualidade da Cachaça da Bahia para o Mercado Interno e Externo". O candidato deverá cumprir os requisitos da bolsa (mínimo de anos de titulado) e ter, preferencialmente, experiência em análises espectroscopias e/ou cromatográficas em cachaça.

Fonte: Alessander Acacio Ferro

7. Sexto encontro da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais

Encontra-se aberta até o dia 26/6/07 a submissão de trabalhos para 6to. Encontro da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat), que será realizado em Natal (RN) do 28/10 ao 01/11 de 2007. Mais informações podem ser obtidas no endereço: http://www.sbpmat.org.br/6encontro/ Dentro do referido congresso, será realizado o simpósio de Sensores e Biossensores que contará com a presença de destacados cientistas do Brasil e do exterior. Esperamos encontra-los em Natal!!!!!

Fonte: Susana Ines Cordoba de Torresi 

8. Seminário: Micronutrientes em Alimentos: necessidades e interações

Será realizado no dia 24/05/2007 no Auditório Central do ITAL o Seminário: Micronutrientes em Alimentos: necessidades e interações. As atividades terão início as 8:30 e transcorrerá durante todo o dia contando com as seguintes conferências: Avaliação das necessidades de micronutrientes por meio de inquérito alimentar – Semíramis Martins Álvares Domene (PUCCAMP); Perda de micronutrientes durante o processamento de alimentos - Helena T. Godoy (FEA/UNICAMP); Estabilidade de micronutrientes durante a estocagem de alimentos – Délia Rodriguez Amaya (FEA/UNICAMP); Biodisponibilidade e interações entre os micronutrientes – Ricardo G. Coelho (UNIUBE); Legislação sobre fortificação em alimentos – Elisabete G. Dutra (ANVISA). Inscrições on-line:
http://www.ital.sp.gov.br/quimica/eventos/micronutrientes/
apresentacao.html


Fonte: Marcelo A. Morgano

9. EMBO Molecular Medicine Wokshop

Será realizado no período de 23 a 26 de agosto de 2007, em Viena, Austria o “EMBO Molecular Medicine Wokshop” sobre o tema: "Drug Action & Chemical Biology in the Post-Genomic Era" Dentre os principais tópicos a serem abordados constam:
-   How do drugs work?
-   What molecular changes do they cause in cells and in organisms?
-   Is there a paradigm shift in the way we can predict and appreciate the impact of small molecules on biological systems in the 21st century?
Objetivos: to foster interactions between researchers of different backgrounds who have a common interest in understanding the effect of chemical compounds on biological systems
Convidamo-lo(a) a participar neste workshop que será de grande interesse científico e didático envolvendo pesquisadores de vários países.
Comite Organizador: Giulio Superti-Furga (Center for Molecular Medicine of the Austrian Academy of Sciences), Ulrike Eggert (Dana-Farber Cancer Institute and Harvard Medical School)

Maiores informações: http://cwp.embo.org/w07-27/

Fonte: Antonia Tavares do Amaral

 

 

Contribuições devem ser enviadas para o

Editor do Boletim Eletrônico da SBQ:

npelopes@sbq.org.br

Até nossa próxima edição!!!

 

Prof. Norberto Peporine Lopes

Editor do Boletim Eletrônico

Prof. Luiz Henrique Catalani

Editor Associado do Boletim Eletrônico

Sociedade Brasileira de Química - SBQ

 

  Clique aqui para cadastrar ou cancelar sua assinatura no Boletim Eletrônico

 

 

 

MAIO 2007

 

DESTAQUES:

 

Prazo de submissão de trabalhos encerrados

 

Participe do Baile da 30ª RASBQ

Clique aqui para conhecer a Banda!

Clique aqui: e dê sugestões para o repertório!