Assine e divulgue Química Nova, Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society, a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina.

 

 

BOLETIM ELETRÔNICO No 735

VEJA NESTA EDIÇÃO:

 

1. Informes da 30ª

2. JBCS 18-2

3. ACS/SBQ Joint Workshop on the Chemistry of Biorenewable Materials and Fuels

4. Fatos Pitorescos

5. Edital FAPEMIG 09/2007

6. Escola Brasileira de Magnetismo VI (EBM VI)

7. Química Nova: Patrimônio da Ciência Nacional

8. Workshop: A Química Orgânica Brasileira nos 30 Anos da SBQ: Evolução e Perspectivas

9. Programa de Pós-Graduação em Agroquímica da Universidade Federal Viçosa

10. Abertas as inscrições para o VII Encontro Brasileiro de Substâncias Húmicas em Floripa!

11. Relatório da Reunião do Comitê Assessor de Química Abril de 2007

 

1. Informes da 30ª

Caros colegas, informamos que lista de apresentação dos painéis já está disponível na página da SBQ (www.sbq.org.br/30ra/secao_de_paineis.php). Por favor, confiram o dia de sua apresentação e relembro que esse ano não haverá divisão entre pares e ímpares, portanto os colegas deverão apresentar seus painéis por todo período da seção. Pedimos a gentileza dos colegas de acessarem a página da 30 RA para verificar o número de seu pôster e todos os outros dados complementares (https://sec.sbq.org.br/eventos/30rasbq/). Estamos próximos da reunião e, em caso de dúvidas, favor entrar em contato com a secretaria.

Fonte: Norberto Peporine Lopes
 

 

2. JBCS 18-2

Anunciamos que o Número 2 (March/April), do Volume 18, referente ao J. Braz.Chem. Soc. 2007, já está disponível desde a semana passada dentro do sítio da revista: http://jbcs.sbq.org.br. 

Fonte:
Editores do J. Braz. Chem. Soc.

3. ACS/SBQ Joint Workshop on the Chemistry of Biorenewable Materials and Fuels

Atenção inscritos na 30ª. RASBQ.
Teremos nos dias 30-31/05 o workshop: ACS/SBQ Joint Workshop on the Chemistry of Biorenewable Materials and Fuels organizado em parceria com a ACS e EMBRAPA. Como já foi divulgado em boletins anteriores, este workshop contará com a presença de pesquisadores brasileiros e americanos. A programação está disponível no site da RA: http://www.sbq.org.br/30ra/worpc.php Importante destacar que haverá uma sessão de painéis e que conforme divulgado no site da SBQ, haverá uma premiação para os ganhadores do melhor painel*. Assim aqueles que ainda não inscreveram seu trabalho para participar desta premiação poderão fazê-lo até o dia 15/05 próximo.

* Prêmio - O supervisor e o apresentador do melhor painel deste workshop serão premiados com o suporte financeiro para participar da próxima reunião da ACS, a ser realizada em agosto de 2007, na cidade de Boston. Os participantes da 30ª RASBQ que quiserem apresentar seu painel também neste evento poderão fazê-lo, desde de que o assunto esteja relacionado com o tema do workshop. Para inscrever seu trabalho neste workshop, o interessado deverá enviar mensagem ao coordenador (paulo@dq.ufscar.br), informando o número da template e o título do trabalho submetido à 30ª RASBQ. 

Fonte:
Paulo C. Vieira

4. Fatos Pitorescos

Esta é uma brincadeira que vale ser contada: Há alguns anos os funcionários da SBQ, sede em São Paulo, fizeram uma eleição na secretaria da SBQ para eleger o maior limão, o cara mais azedo da SBQ....pelo menos quando se tratava de discutir coisas de interesse da SBQ. Esta eleição seria entre aqueles que haviam ocupado cargos a nível de Diretoria e Conselho da SBQ. A disputa prometia ser acirrada entre o Prof. Luiz C. Dias, na época Secretário Geral e o Prof. Paulo C. Vieira, na época, Presidente da SBQ,...mas não foi....segundo fontes altamente confiáveis o Paulo Cesar ganhou fácil, fácil e foi eleito por unanimidade, recebendo simbolicamente das mãos do Prof. Luiz Carlos o tão almejado troféu “Limãozinho da SBQ”, que era...."um limão bem verde". Votaram todos os funcionários, Diretora executiva e também alguns membros de Diretoria e Conselho....Segundo o Prof. Paulo César, os eleitores foram coagidos pelo Prof. Luiz Carlos, que se defende dizendo que o Presidente não era ele e que confiava muito no retrospecto do PC em eleições: "O cara não perde eleição, é bom de voto, tem uma carreira brilhante, então vai ganhar outras eleições e prêmios, mas este será um dos mais festejados....não sei se por ele....".....Ainda segundo o Prof. Luiz Carlos, depois desta eleição, existe até a possibilidade de se instituir o troféu limão nas reuniões anuais, que poderia ser entregue pelo primeiro vencedor....

Fonte: Corto o braço mas não digo que foi o LCD

5. Edital FAPEMIG 09/2007

A FAPEMIG abriu Edital para o Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional - DCR, Edital FAPEMIG 09/2007, Bolsa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional - 2007, o edital está acessível na página da FAPEMIG: www.fapemig.br
A Superintendência de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, informa que a UFVJM tem alguns projetos de pesquisa na área de Química, com interesse em submissão para o referido edital.
Um primeiro projeto "Efeito do tratamento químico nas propriedades superficiais e eletroquímicas de materiais metálicos utilizados em aplicações biomédicas, na presença de fluido fisiológico sintético" na área de Química, sub-área Eletroquímica - Corrosão de Biomateriais, tem interesse em pleitear uma bolsa DCR. Os interessados poderão entrar em contato com a Superintendência de Pesquisa e Pós-Graduação da UFVJM ou direto com a professora coordenadora do projeto, Professora Valéria Almeida Alves - valeria@ufvjm.edu.br ou valeria.ufvjm@yahoo.com.br  

Fonte: Luís Antônio Silva

6. Escola Brasileira de Magnetismo VI (EBM VI)

A Escola Brasileira de Magnetismo VI (EBM VI) será realizada no período de 06 a 10 de agosto no Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense, situado na cidade de Niterói, no Estado do Rio de Janeiro. Na escola será dado um destaque importante ao magnetismo molecular, sendo que três dos convidados estrangeiros são químicos que trabalham nesta área.A pagina da escola com maiores informações esta em http://ebm.if.uff.br/wiki/doku.php
ATENÇÃO - 31 de maio - data limite para as inscrições e submissão de resumos. 

Fonte: Maria Vaz

7. Química Nova: Patrimônio da Ciência Nacional

Às vésperas da comemoração do trigésimo aniversário da edição da revista Química Nova, é oportuno fazermos uma reflexão sobre a importância dessa revista para o desenvolvimento da Química Nacional. A QN se constitui na maior obra de química publicada em língua portuguesa, tendo sido o primeiro número publicado 1977. Nesses 30 anos foram publicados quase 2.000 artigos originais, revisões e trabalhos de divulgação. Esse material foi e tem sido utilizado por pesquisadores como importante referência para seus trabalhos, e também por estudantes de graduação e pós-graduação em seus estudos.
Mesmo tendo aumenta a periodicidade na publicação da revista, seu fator de impacto continua acima de 0,60, superior ao de muitas revistas publicadas por grandes editoras estrangeiras. Esse sucesso com certeza irá continuar e a revista certamente terá cada vez maior importância para a comunidade química brasileira e internacional, constituindo-se em valoroso veículo para a divulgação da química que “fala português”!
Os pioneiros que criaram a Sociedade Brasileira de Química, e a Química Nova, tinham visão muito além de seu tempo, e já fazem parte da história da ciência brasileira. Para que todo o trabalho já realizado continue a frutificar e a química brasileira cada vez mais ganhe espaço no cenário internacional é importante que valorizemos as revistas publicadas por nossa sociedade (QN e JBCS), submetendo cada vez mais artigos de alta qualidade, que serão lidos pela comunidade científica mundial. Dentre os vários artigos com múltiplas citações, destacamos o trabalho Adsorption of Cu2+ ions by a humic yellow red oxisol, publicado em 2000 (QN, 23 (1): 5-11), de autoria de Claudio P. Jordão, Neuza M Alves, José L. Pereira, Carlos R Bellato e Vitor H Alvarez. Desde sua publicação em 2000, o artigo já foi citado 61 vezes. Por tudo isso, a comemoração do trigésimo aniversário da SBQ deve se constituir em momento de orgulho para a comunidade química brasileira, que deve render homenagens aos seus fundadores visionários.

Fonte: Luiz Cláudio de Almeida Barbosa/Cláudio Ferreira Lima  

8. Workshop: A Química Orgânica Brasileira
nos 30 Anos da SBQ: Evolução e Perspectivas

No dia 31 de maio de 2007 (antes da abertura da RASBQ) acontecerá o workshop "A Química Orgânica Brasileira nos 30 Anos da SBQ: Evolução e Perspectivas", organizado pela Divisão de Química Orgânica. Para a participação neste evento, devem ser feitas inscrições na página da SBQ. O coordenador será o Prof. Silvio do Desterro Cunha (UFBA). Este evento tem o apoio da Sociedade Brasileira de Química e da Pensalab. A programação será: 9:00-9:05 - Abertura; 9:05-10:05: Prof. Dr. Peter Bakuzis (UnB): A Química Orgânica Brasileira nos Trinta Anos da SBQ; 10:05-11:05: Prof. Dr. Timothy John Brocksom (UFSCar): A Química Orgânica Brasileira nos 30 Anos da SBQ: Evolução e Perspectivas; 11:05-11:20: Intervalo; 11:20-12:20: Prof. Dr. Paulo Roberto Ribeiro Costa (UFRJ): A Contribuição do Estado do Rio de Janeiro à Química Orgânica no Brasil; 12:20-14:00: Almoço; 14:00-15:00: Prof. Dr. Faruk Nome (UFSC): Desenvolvimento da Química em Santa Catarina. Evolução da Área de Catálise Nos Últimos 30 Anos; 15:00-16:00: Prof. Dr. João Valdir Comasseto (IQ-USP): A Síntese Orgânica no Brasil: De Onde Veio, Para Onde Vai?; 16:00-17:00: Prof. Dr. Ronaldo Aloise Pilli (IQ-UNICAMP): A Contribuição do IQ/UNICAMP à Química Orgânica no Brasi; 17:00-17:30: Considerações Finais e Discussão.

Fonte: Luiz F. Silva Jr

9. Programa de Pós-Graduação em Agroquímica da Universidade Federal Viçosa

Encontram-se abertas as inscrições para o Programa de Pós-Graduação em Agroquímica da Universidade Federal Viçosa (Doutorado e Mestrado), nas áreas de Química Orgânica, Físico-Química, Química Analítica e Química Inorgânica. As inscrições serão recebidas na Secretaria do Curso de Pós-Graduação em Agroquímica, no Departamento de Química da UFV (Viçosa, MG) até dia 15 de maio de 2007, para início do curso no segundo semestre de 2007.
 Mais informações sobres as linhas de pesquisa do programa e formulários de inscrição podem ser obtidas no endereço  www.posagroquimica.ufv.br/  ou pelo telefone +31 38993038.

Fonte: Luiz C A Barbosa

10. Abertas as inscrições para o VII Encontro Brasileiro de Substâncias Húmicas em Floripa!

O ESBH deste ano será em Florianópolis, na bela ilha de Santa Catarina, de 30/outubro a 01/novembro. As inscrições já estão abertas.
Podem as Substâncias Húmicas ajudarem a salvar o Planeta Terra?
Tenha maiores informações acessando o site do evento: http://quimica.ufsc.br/ebsh ou pelo e-mail ebsh@qmc.ufsc.br

Fonte: Edson Minatti

11. Relatório da Reunião do Comitê Assessor de Química Abril de 2007

O Comitê Assessor de Química do CNPq, constituído pelos professores Osvaldo Serra (USP/RP, coordenador), João Valdir Comasseto (USP/SP) e Reinaldo Calixto de Campos (PUC/RJ) reuniu-se de 09 a 11 de abril, na sala José Roberto Leite, CNPq, edifício Nazir II, SQN 509, Brasília, para avaliar os projetos submetidos para pedidos de bolsas especiais no Brasil e no exterior e discussões de assuntos internos do CA.
Em relação aos processos da demanda de fluxo contínuo, houve um total de 80 solicitações, das quais 73 foram recomendadas, conforme tabela abaixo:

Demanda de Fluxo Contínuo

Demanda

Recomendações

Pós-doutorado Junior no Brasil (PDJ)

46

42

Pós-doutorado Sênior no Brasil (PDS)

8

7

Pós-doutorado no exterior (PDE)

12

12

Doutorado Sanduíche no Exterior (SWE)

9

9

Doutorado no Exterior (GDE)

1

0

Professores Visitantes (PV)

3

2

Pos-doutorado Industrial (PDI)

1

1

Total de Processos

80

73

     O procedimento de trabalho adotado, comum a todas as avaliações realizadas pelo CA em suas últimas reuniões, envolveu a análise individual de cada solicitação, e o parecer em todos os casos foi baseado na análise das observações emitidas pelos assessores ad hoc.
     As solicitações de bolsas de PD no país foram julgadas baseadas nos seguintes critérios: produção científica do candidato em revistas indexadas de circulação internacional (somatória dos índices de impacto das suas publicações nos últimos 5 anos, isto é, de 2001 a 2006, igual a 1 (um) para PD Junior, e igual a 3 (três) para PD Sênior), pareceres dos assessores ad hoc, qualidade do projeto e experiência do supervisor, devendo o mesmo apresentar índice h superior a 7, quando não bolsista de produtividade do CNPq. Seguindo a orientação do edital, foram consideradas as solicitações que não envolviam mudança de instituição e de orientador diferente, somente nos casos dos cursos de pós-graduação de níveis da CAPES 5, 6 e 7. Foram priorizadas as solicitações que envolviam mudança de instituição, grupo de pesquisa e orientador. Nos casos de solicitações de vários candidatos para um mesmo orientador e na mesma linha de pesquisa, obteve a maior prioridade o melhor candidato, de acordo com os critérios supra citados.
     As solicitações de bolsas de pós-doutorado no exterior (PDE) foram julgadas baseadas nos seguintes critérios (em ordem de prioridade): qualidade do projeto, produtividade ( índice h maior do que 10) e experiência do supervisor que vai receber o bolsista assim como a qualidade da instituição,  parecer dos assessoresa    ad hoc, produção científica do candidato (somatória dos índices de impacto das suas publicações nos últimos 5 anos, e a justificativa para sua realização no exterior. Quando pertinente, a priorização entre os candidatos levou em consideração a produção científica do candidato após o doutorado. Nos casos de solicitações de vários candidatos para um mesmo supervisor, obteve a maior prioridade o melhor candidato, de acordo com os critérios supra citados.
     As solicitações de bolsas de doutorado sanduíche no exterior (SWE) foram julgadas baseadas nos mesmos critérios para PDE. No caso de bolsas de doutorado no exterior (GDE) foi especialmente considerada a viabilidade de realização ou não do projeto no Brasil, além da produtividade (h maior do que 10) e experiência do orientador que vai receber o bolsista no exterior, assim como a qualidade da instituição e parecer dos assessores ad hoc.
     No momento desta reunião, o CA não teve conhecimento do número de bolsas a serem efetivamente implementadas, e nem do montante disponível para as bolsas. Elaborou, portanto, listas de prioridades que serão atendidas conforme a disponibilidade financeira do CNPq.
     O CA-QU, manifestou-se também com relação a 17 solicitações de reconsideração relativas as bolsas de produtividade em pesquisa analisadas em outubro de 2006. Apenas 1 solicitação foi considerada pertinente (dados constantes do CA-LATTES congelado em 15/09/2006) e não contabilizados, uma vez que as demais não acrescentavam fatos novos (até 15/09/2006). A classificação dos bolsistas de produtividade realizada pelo CA-QU segue uma sistemática comparativa de TODOS os solicitantes e só pode ser realizada no âmbito das reuniões anuais com a presença de TODOS os membros do CA no julgamento da respectiva demanda. O CA lembra ainda que os indicadores numéricos, amplamente divulgados (http://cnpq.br/cas/ca-qu.htm) para ingresso no sistema, foram estritamente obedecidos pelo CA. Uma vez filtrados por estes critérios, as solicitações passaram para a análise e classificação onde os indicadores (índice de citações, fator h, fator de orientação, índice de impacto) foram também considerados, mas não de maneira absoluta ou única. Fatores como regionalidade, demanda e características das subáreas, pareceres dos Ad hocs, condições de pesquisa da instituição do solicitante entre outros são também levados em consideração, no âmbito do quadro geral. Daí que estritas comparações numéricas de fatores, apresentadas em várias reconsiderações (algumas até antiéticas), não contemplam todos os aspectos levados em consideração na avaliação da demanda. O CA, frente ao grande número de processos a julgar (mais de 400), e a disponibilidade limitada de tempo, utiliza, na sua análise, os dados fornecidos pela assessoria técnica do CNPq. Esta por sua vez, utiliza para a confecção das planilhas, os dados fornecidos pelo pesquisador através de seu Currículo Lattes. Assim, deve ser do maior interesse do pesquisador manter seu CV Lattes atualizado, com todas as informações necessárias para que a assessoria técnica possa fazer os levantamentos necessários e exatos, municiando devidamente o CA. Portanto, não se pode auferir responsabilidade ao CA ou à assessoria técnica do CNPq se as informações constantes do CV Lattes (de responsabilidade única do pesquisador) não se encontram devidamente atualizadas ou exatas na data limite conforme norma que rege a modalidade de bolsa PQ. É também de responsabilidade do pesquisador, informar em seu CV LATTES como deve ser pesquisada sua produtividade no WEBOFSCIENCE (nomes e abreviações). Lembramos que das 400 solicitações, 308 foram aprovadas e 220 implementadas. Estamos ainda aquém das nossas necessidades embora tivéssemos um crescimento significativo nos últimos anos, graças a crescente qualificação dos pesquisadores em Química e a implementação de maior número de bolsas de produtividade pelo CNPq, que acaba de ultrapassar 10 mil bolsas!
     As reconsiderações referentes às bolsas não implementadas podem ser apresentadas na demanda de 2007, as referentes à reclassificação deverão aguardar o término da bolsa em vigência.
     CA analisou também os relatórios de projetos de auxílios à pesquisa, de várias modalidades de bolsas, auxílios para a participação em congressos no exterior e projetos integrados.
     Os membros do CA discutiram a indicação em curso para a substituição de um membro (O.A. Serra, USP-RP, Inorgânica) cujo mandato finda em 30 de junho. Embora tivesse a oportunidade de encaminhar suas indicações o CA prefere, nesta ocasião, que toda a comunidade o faça. Lembra no entanto a responsabilidade da indicação que deve levar em conta além da qualificação do indicado a sua disponibilidade em participar do CA-QU, tarefa muito honrosa mas árdua e plena de responsabilidade. O CA considera também necessária a indicação de mais 2 membros suplentes, nas sub-áreas de Orgânica e Inorgânica.
     No momento de encaminhar este relatório à Presidência do CNPq e à comunidade química do Brasil, renovamos nosso apoio ao esforço continuado da Presidência do CNPq para ampliar a participação da Ciência e Tecnologia dentre as prioridades do Governo. Ao mesmo tempo, cumpre lembrar que a Química, talvez mais que qualquer outra área do conhecimento, mantém uma relação direta com a inovação tecnológica, como fartamente demonstrado pela história do desenvolvimento industrial dos países do Primeiro Mundo.

                                                      Brasília, 11 de abril de 2007

João Valdir Comasseto
Reinaldo Calixto de Campos
Osvaldo Antonio Serra

 

 

Contribuições devem ser enviadas para o

Editor do Boletim Eletrônico da SBQ:

npelopes@sbq.org.br

Até nossa próxima edição!!!

 

Prof. Norberto Peporine Lopes

Editor do Boletim Eletrônico

Prof. Luiz Henrique Catalani

Editor Associado do Boletim Eletrônico

Sociedade Brasileira de Química - SBQ

 

  Clique aqui para cadastrar ou cancelar sua assinatura no Boletim Eletrônico

 

 

 

MAIO 2007

 

DESTAQUES:

 

Prazo de submissão de trabalhos encerrados

 

 

Participe do Baile da 30ª RASBQ