Assine e divulgue Química Nova, Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society, a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina.

 

 

BOLETIM ELETRÔNICO No 734

VEJA NESTA EDIÇÃO:

 

1. Informes da 30ª e 31ª RASBQ

2. Fatos Pitorescos, Mulheres de Ébano

3. 2ª. convocatória para propostas de Escola - CBAN

4. Oportunidade pesquisa em simulação computacional - IQ/UNICAMP

5. IV EPPEQ - Encontro paulista de Pesquisa em Ensino de Química

6. Oportunidade pesquisa em tópicos de nanotecnologia no IQ/UNICAMP

7. Visita e Seminário: Peter Wipf: From Natural Products to Biological Tools

8. Simposio Latino Americano de Polimorfismo y Cristalización en Fármacos y Medicamentos

9. Novos membros de Ciências Químicas da ABC

10. Renovação CA-QU do CNPq.

 

1. Informes da 30ª e 31ª RASBQ

Dando continuidade aos preparativos para a 30a RASBQ informamos que a Ficha de Reserva de Ônibus já está disponível na página da SBQ (www.sbq.org.br/30ra/onibus.php). No momento da reserva o participante deverá escolher, dentre as opções oferecidas, o horário para embarque, tanto de ida como de volta. Devido às normas impostas pela Polícia Federal, somente poderão viajar nos ônibus aqueles que fizerem parte da lista de passageiros, previamente aprovada e carimbada pelo DNER, que estará em poder do motorista. Sendo assim, solicitamos a todos que, antes de fazer a opção, verifiquem os horários de chegada dos vôos e deixem um bom intervalo entre um e outro. Lembre-se que seu nome estará apenas na lista do ônibus escolhido e, portanto, não será possível embarcar no próximo, mesmo que haja lugar. Nos últimos 30 dias temos realizado uma consulta com todos os secretários regionais sobre a possibilidade de realizarmos a 31a RASBQ em outro local. Até o presente momento apenas uma regional aventou a possibilidade de estudar a organização de uma reunião itinerante, maiores detalhes dessa consulta serão posteriormente publicados nesse boletim ou divulgado na assembléia geral.

Fonte: Norberto P. Lopes

 

2. Fatos Pitorescos, Mulheres de Ébano

Nossa reunião da SBQ em julho de 1982, dentro da reunião anual da SBPC na UNICAMP, foi alvoroçada pela expectativa da chegada de duas convidadas de Moçambique! Era nossa primeira tentativa de estabelecer laços de cooperação científica com sociedades de Química da África portuguesa! Nós, da Comissão Organizadora (Vichi, Hans, Serra, Ângelo, Galembeck, Yoshitaka, Marco Aurélio, eu e outros), disputamos o privilégio de buscar as colegas no aeroporto de Viracopos, mas como era “chefe” na época impús minha vontade. Não via a hora de conhecer as duas africanas supostamente negras, altas, bem encorpadas, com dentes brancos brilhantes, reluzindo-se em roupas coloridas e coroadas por turbantes não menos vistosos. Foram horas de agonia à espera das beldades cleopátricas no saguão do aeroporto! Chegou o avião e, no meio da multidão de passageiros, busquei as nossas convidadas. Já me via vitorioso, feito Tarzã, chegando à secretaria da SBQ ladeado por duas estravagantes e lindas mulheres de ébano. Comecei a me preocupar à medida que o saguão se esvaziava e não as encontrava. Qual a minha “surpresa”, quando sobraram no pátio apenas duas moças em trajes simples, conservadores: uma delas, baixinha, magrinha, de origem chinesa, e a outra, uma freira portuguesa, um tanto rechonchuda. Olhávamos um para o outro, perplexos, à espera de uma gesto ou uma palavra. Depois de alguns segundos ou minutos, caiu a ficha. Eram mesmo as nossas convidadas! Aproximei-me e lhes dei as boas vindas. O pior foi aguentar a gozação de meus colegas quando chegamos à secretaria da SBQ na UNICAMP. O pessoal não parava de rir e até hoje sou constantemente lembrado deste fato!

Fonte: Etelvino Bechara, Secretário Geral da SBQ em 1982.

3. 2ª. convocatória para propostas de Escola - CBAN

O Centro Brasileiro-Argentino de Nanotecnologia – CBAN programou a realização de quatro escolas nas áreas de Nanociência e Nanotecnologia (duas no Brasil e duas na Argentina) no ano de 2007. Em resposta a uma chamada feita no início deste ano, a Coordenação do Centro recebeu propostas, das quais foram selecionadas: 1. Escuela de Síntesis de Materiales: Procesos Sol-Gel Universidade de Buenos Aires, 24 de setembro a 6 de outubro de 2007; 2. Caracterización de materiales nanoestructurados con luz de sincrotrón - Universidad de La Plata, 19 a 23 de novembro de 2007; 3. Segunda Escola Brasileira de Nanotecnologia - Universidade do Vale do Itajaí, 15 a 20 de julho de 2007. Propostas para a organização de uma segunda Escola no Brasil poderão ser encaminhadas ao endereço cban@mct.gov.br informando: Título da Escola, Coordenador, Tema (três linhas), Local, Palestrantes, Data de realização, Número de horas, Número previsto de alunos brasileiros e argentinos, Modalidade: teórica ou teórica/prática, Orçamento (estimado). Data limite para a apresentação de propostas: 15/05/2007. As propostas serão analisadas pelos Coordenadores, juntamente com o Comitê Assessor, e os resultados serão divulgados até 31/5/2007. Coordenadores brasileiros: Jairton Dupont, José d’Albuquerque e Castro; Membros brasileiros no Comitê Assessor: Belita Koiller, Celso de Melo, Fernando Galembeck e Nelson Duran.

Fonte:Liana de Oliveira

4. Oportunidade pesquisa em simulação computacional - IQ/UNICAMP

Grupo de pesquisa em Química Teórica busca alunos de pós-graduação para trabalhar em projetos de simulação por Dinâmica Molecular de receptores hormonais nucleares e outras protéinas no Instituto de Química da UNICAMP. Projetos FAPESP e CNPq vigentes. Inscrições para ingresso (2S/2007) no Programa de Pós-Graduação do IQ/UNICAMP encerram dia 30/04/2007. Interessados devem contatar Prof. Munir S. Skaf
(skaf@iqm.unicamp.br).

Fonte: Munir S. Skaf

5. IV EPPEQ - Encontro paulista de Pesquisa em Ensino de Química

Estamos dando início aos preparativos para a realização do IV Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química, que acontecerá nos dias 03 e 04 se setembro de 2007 na Universidade de São Paulo. O EPPEQ é um encontro anual que reúne professores, pesquisadores e alunos envolvidos com a Pesquisa em Ensino de Química, com a finalidade de discutir trabalhos de pesquisa e de tratar de temas de interesse da comunidade de Pesquisadores em Ensino de Química. Neste evento serão desenvolvidas as seguintes atividades: apresentação e discussão de trabalhos de pesquisa nas sessões coordenadas e de painéis, mesa-redonda e conferência. O IV EPPEQ tem como tema “A formação do pesquisador em Ensino de Química” e será realizado em conjunto com a Faculdade de Educação e o Instituto de Química da Universidade de São Paulo. Convidamos os colegas interessados em participar do IV EPPEQ que efetuem uma pré-inscrição (cadastro) nos seguintes endereços www.lapeq.fe.usp.br e http://gepeq.iq.usp.br/, para viabilizar nossas próximas comunicações. Em breve, divulgaremos as instruções para a inscrição e o envio de trabalhos. Esperamos que você participe e que colabore na divulgação do evento.

Fonte: Agnaldo Arroio

6. Oportunidade pesquisa em tópicos de nanotecnologia no IQ/UNICAMP

Oportunidades para jovens doutores: Há quatro vagas para jovens doutores, no laboratório do Prof. Fernando Galembeck, na Unicamp. São diferentes projetos em tópicos de nanotecnologia. Os interessados podem enviar currículos e solicitar informações pelo e-mail: fernagal@iqm.unicamp.br.

Fonte: Fernando Galembeck

7. Visita e Seminário: Peter Wipf: From Natural Products to Biological Tools

No dia 27 de abril (sexta-feira), o Prof. Peter Wipf, da Universidade de Pittsburgh fará uma visita ao IQ-USP, apresentando o seminário "From Natural Products to Biological Tools" às 14:00 no anfiteatro cinza. A pesquisa do Prof. Wipf é bastante ampla e inclui trabalhos na área de Síntese de Produtos Naturais, Heterocíclicos, Organometálicos, Química Combinatorial e Química Medicinal. Para maiores detalhes, vide http://ccc.chem.pitt.edu/wipf/index.html. A produção científica deste pesquisador é bastante significativa. De 2004 a 2006, por exemplo, publicou cerca de 80 artigos, sendo que o total é de quase 300. O número de citações é de quase 7000, sendo que mais de 2000 foram nos últimos 3 anos. Os interessados em conversar pessoalmente com o Prof. Wipf, por favor, entre em contato no e-mail:luizfsjr@iq.usp.br. A realização deste seminário conta com o apoio da PENSALAB e do IQ-USP.

Fonte: Luiz F. Silva Jr

8. Simposio Latino Americano de Polimorfismo y Cristalización en Fármacos y Medicamentos

Estamos encaminando informaciones relativas al Simposio Latino Americano de Polimorfismo y Cristalización en Fármacos y Medicamentos, que creemos puede ser de interés de los miembros de su Departamento/Facultad. Le agradeceríamos si pudiese difundir este evento en su institución. Agradeciendo desde ya su colaboración, lo saluda atentamente.

Maiores informações:: http://www.fisica.ufc.br/lapolc/

Fonte: Javier Ellena

9. Novos membros de Ciências Químicas da ABC

Foram eleitos no dia 30/03 na Assembléia Geral da ABC, os novos Membros Titulares e cinco Membros Estrangeiros, sendo dois químicos que tomarão posse no dia 30 de maio. A Cerimônia de Posse será no dia 30 de maio de 2007. Como sempre acontece todos os anos, a Cerimônia de Posse dos Novos Acadêmicos faz parte do Seminário "Encontro dos Acadêmicos", que começa no dia 29 de maio. Para a área de Ciências Químicas, vão tomar posse os Professores:
Roberto Fernando de Souza Gaúcho, graduado em Engenharia, Doutor em Catálise pelo Centre National de la Recherche Scientifique e Pós-Doutor pelo Instituto Francês do Petróleo. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Vitor Francisco Ferreira Carioca, Doutor em Química Orgânica pela University of California San Diego e Pós-Doutor pela University of Oklahoma, atualmente é Professor Titular da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Fonte: Fernando de Carvalho da Silva

10. Renovação CA-QU do CNPq.

Com o término de meu mandato em junho de 2007, está aberta desde 03 de abril até 04 de maio a indicação de nomes para o CA-QU do CNPq, no portal do CNPq . Alem dos pesquisadores da área de Química com bolsas de produtividade nível 1, deverão ainda indicar nomes as entidades: Associação Brasileira de Química, Sociedade Brasileira de Química, Sociedade Brasileira de Catálise, Sociedade Brasileira de Cristalografia, Sociedade Brasileira de Metrologia, ANPROTEC e ABIPTI.
Poderão ser indicados apenas pesquisadores nível 1. A constituição atual do CA-QU é a seguinte:

Nome
Sub área Instituição
Mandato
Titulares 08      
Alfredo Mayall Simas FQ UFPE Setembro de 2005 a agosto de 2008 
Edilberto Rocha Silveira QO(PN) UFC Julho de 2005 a junho de 2008
Fernando Galembeck FQ UNICAMP Dezembro de 2005 a novembro de 2008
Elina Bastos Caramão QA UFRGS Outubro de 2006 a setembro de 2009
 João Valdir Comasseto QO (Sint)  USP/SP Dezembro de 2005 a novembro de 2008
Maria Domingues Vargas QI UFF Setembro de 2005 a agosto de 2008
Osvaldo Antonio Serra QI USP/RP Julho de 2004 a junho de 2007
Reinaldo C. de Campos QA(Amb) PUC/RJ Outubro de 2006 a setembro de 2009

Suplentes 02 

     
Paulo Sérgio Santos FQ USP-SP Julho de 2004 a junho de 2007
Sérgio Luiz C. Ferreira QA UFBA Julho de 2004 a junho de 2007

É desejável que as substituições sejam na mesma sub-área, no caso a Q. Inorgânica, mantendo assim o equilíbrio das sub-áreas no CA. É importante ressaltar que o indicado deverá ter além de sua competência científica um conhecimento da comunidade em sua sub-área bem como estar disponível para participar de reuniões em Brasília, algumas como no julgamento do UNIVERSAL e Bolsas de Produtividade com até 5 dias de duração. NÃO DEIXE DE EFETUAR SUA INDICAÇÃO.

Fonte: Osvaldo Antonio Serra

 

 

Contribuições devem ser enviadas para o

Editor do Boletim Eletrônico da SBQ:

npelopes@sbq.org.br

Até nossa próxima edição!!!

 

Prof. Norberto Peporine Lopes

Editor do Boletim Eletrônico

Prof. Luiz Henrique Catalani

Editor Associado do Boletim Eletrônico

Sociedade Brasileira de Química - SBQ

 

  Clique aqui para cadastrar ou cancelar sua assinatura no Boletim Eletrônico

 

 

 

ABRIL 2007

 

DESTAQUES:

 

Prazo de submissão de trabalhos encerrados

 

 

Participe do Baile da 30ª RASBQ