Assine e divulgue Química Nova, Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society, a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina.

 

 

BOLETIM ELETRÔNICO No 732

VEJA NESTA EDIÇÃO:

 

1. Informes da 30ª RA

2. Fatos pitorescos, a história do bom ladrão...

3. IV International Symposium on Non-Crystalline Solids e VIII Brazilian Symposium on Glass and Related Materials

4. Processo Seletivo para área de Química de Produtos Naturais

5. Workshop: A Química Orgânica nos 30 Anos da SBQ: Evolução e Perspectivas

6. Homenagem ao Prof. Bernhard Welz

 

 

1. Informes da 30ª RA

Como anunciado na última edição, vários colegas não estão recebendo o BE. Com base nessa informação optamos por enviar as respostas de pendência e recusa dos resumos submetidos a 30a RA diretamente por email aos autores. Já foram analisadas a grande maioria dos recursos e pendências e as respostas foram novamente enviadas aos autores principais. No caso de dúvida sobre o andamento de seu trabalho, basta o autor (que submeteu o trabalho) entrar na sua área para obter esta informação.

Fonte: Norberto P. Lopes

2. Fatos pitorescos, a história do bom ladrão...

Para iniciarmos essa coluna de fatos pitorescos, relacionados aos 30 anos da SBQ, foi selecionada uma nota publicada no Boletim Informativo de Janeiro de 1993.
O acontecido teve início em 1992 quando dois micros foram furtados do laboratório do então Editor do Boletim, sendo um de sua propriedade e outro da SBQ. O editor tentou de várias maneiras obter financiamento para repor o material, mas por sua surpresa, quando passados 10 meses e diga-se de passagem em uma sexta feira-13, o auxílio surgiu... Como num passe de mágica (afinal era sexta feira-13) todo os computadores reapareceram e com uma nota: “Venho por meio desta, por dor de consciência, devolver o fruto do roubo dos micros ocorrido nos últimos 6 meses, e desejo expressar minha vergonha por vil atitude. Peço Perdão”
Pois é... não se fazem mais ladrões como antigamente.

Fonte: Boletim Informativo da SBQ no 1, janeiro de 1993.


 

3. IV International Symposium on Non-Crystalline Solids e VIII Brazilian Symposium on Glass and Related Materials

O Comitê organizador tem o prazer de convidá-lo para participar no IV International Symposium on Non-Crystalline Solids, que será organizado juntamente com o VIII Brazilian Symposium on Glass and Related Materials e também a 4th International School on Glasses and Related Materials, em Aracajú, SE no período de 21 a 28 e Outubro de 2007. Este evento bianual tem seu foco em aspectos fundamentais e aplicados envolvendo vidros, vitrocerâmicas, fibras ópticas e materiais e métodos relacionados. A Escola terá como temas os fenômenos de conversão ascendente de energia e óptica não-linear em vidros. As versões anteriores do evento foram organizadas em Águas de Lindóia – SP (1995), Florianópolis - SC (1996), Bonito - MS (1998), Ouro Preto - MG (1999), Foz do Iguaçú - PR (2001), Campos do Jordão - SP (2003), Maringá- PR (2005). Voce está convidado a visitar a página do evento na web para maiores informações e a primeira circular. Lembramos a todos que a data limite para o envio de resumos de uma página, é 31 de maio. Esperamos encontrá-lo em Aracaju! Comitê Organizador web site: www.iq.unesp.br/ISNCS2007, e-mail- isncs2007@iq.unesp.br, Chairman- Sidney J.L.Ribeiro (sidney@iq.unesp.br), Co-Chaiman- Younes Messaddeq (younes@iq.unesp.br).

Fonte: Sidney J.L.Ribeiro


 

4. Processo Seletivo para área de Química de Produtos Naturais

Encontram-se abertas as Inscrições do Processo Seletivo de Títulos e Provas para a Contratação de um profissional na área de Química de Produtos Naturais para atuar no Departamento de Química Orgânica do Instituto de Química da UNICAMP. No Edital do Processo Seletivo a contratação é em RTP (Regime de Tempo Parcial), entretanto o candidato aprovado deverá ser contratado em regime de dedicação integral à docência e a pesquisa, já que o Departamento de Química Orgânica e o IQ/Unicamp privilegiam esse tipo de informação. O edital do Processo Seletivo está disponível na página do diário Oficial do Estado (no endereço eletrônico -http://200.211.3.173/nav_v3/index.asp?c=4&e=20070403&p=1) do dia 03/03/2007, página 109. As inscrições poderão ser feitas entre os dias 04 de abril e 03 de maio de 2007 na Secretaria do Departamento de Química Orgânica. Maiores informações podem ser obtidas através do e-mail: dqo@iqm.unicamp.br e pelo telefone (19) 3521-3005 com a Sra Iris.

Fonte: Fernando A. S. Coelho


 

5. Workshop: A Química Orgânica nos 30 Anos da SBQ: Evolução e Perspectivas

No dia 31 de maio de 2007 (antes da abertura da RASBQ) acontecerá o workshop "A Química Orgânica Brasileira nos 30 Anos da SBQ: Evolução e Perspectivas", organizado pela Divisão de Química Orgânica. O coordenador será o Prof. Silvio do Desterro Cunha (UFBA). Este evento tem o apoio da Sociedade Brasileira de Química e da Pensalab. A programação será: 9:00-9:05 – Abertura 9:05-10:05: Prof. Dr. Peter Bakuzis (UnB): A Química Orgânica Brasileira nos Trinta Anos da SBQ10:05-11:05: Prof. Dr. Timothy John Brocksom (UFSCar): A Química Orgânica Brasileira nos 30 Anos da SBQ: Evolução e Perspectivas 11:05-11:20: Intervalo11:20-12:20: Prof. Dr. Paulo Roberto Ribeiro Costa (UFRJ): A Contribuição do Estado do Rio de Janeiro à Química Orgânica no Brasil12:20-14:00: Almoço14:00-15:00: Prof. Dr. Faruk Nome (UFSC): Desenvolvimento da Química em Santa Catarina. Evolução da Área de Catálise Nos Últimos 30 Anos.15:00-16:00: Prof. Dr. João Valdir Comasseto (IQ-USP): A Síntese Orgânica no Brasil: De Onde Veio, Para Onde Vai?16:00-17:00: Prof. Dr. Ronaldo Aloise Pilli (IQ-UNICAMP): A Contribuição do IQ/UNICAMP à Química Orgânica no Brasil 17:00-17:30: Considerações Finais e Discussão.

Fonte: Luiz F Silva Jr


 

6. Homenagem ao Prof. Bernhard Welz

O Prof. Bernhard Welz, grande expoente da espectrometria atômica, professor visitante na UFBA e na UFSC, está sendo agraciado pela Gesellschaft Deutscher Chemiker (Sociedade de Química Alemã) com o título de Químico Analítico do Ano. A premiação, entrega da medalha Clemens Winkler, ocorreu nesta semana durante a ANAKON, em Jena, Alemanha e deve-se à contribuição do Prof. Welz ao desenvolvimento da espectrometria atômica, com especial ênfase na análise de traços.

Fonte: Denise Bohrer do Nascimento

 

 

 

Contribuições devem ser enviadas para o

Editor do Boletim Eletrônico da SBQ:

npelopes@sbq.org.br

Até nossa próxima edição!!!

 

Prof. Norberto Peporine Lopes

Editor do Boletim Eletrônico

Prof. Luiz Henrique Catalani

Editor Associado do Boletim Eletrônico

Sociedade Brasileira de Química - SBQ

 

  Clique aqui para cadastrar ou cancelar sua assinatura no Boletim Eletrônico

 

 

 

ABRIL 2007

 

DESTAQUES:

 

Prazo de submissão de trabalhos encerrados

 

 

Participe do Baile da 30ª RASBQ