Assine e divulgue Química Nova, Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society, a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina.

 

 

BOLETIM ELETRÔNICO No 731

VEJA NESTA EDIÇÃO:

 

1. Informes da 30ª RA

2. Workshop da DQA em homenagem ao Prof. Eduardo F. A. Neves

3. Vagas no Departamento de Química da FFCLRP-USP

4. Evento no Museu Vital Brazil

5. Novas Bases de Dados de Estruturas Cristalinas disponibilizadas pela CAPES

6. Concurso de Professor Assistente no Departamento de Química Analítica do IQ-UNESP Araraquara

7. Prêmio Almirante Álvaro Alberto é da Química

8. II Congreso Iberoamericano e IV Congreso Argentino de Quimica Analitica

 

 

1. Informes da 30ª RA

Nas últimas semanas estivemos avaliando o número de assinantes ativos do BE. Devido ao não credenciamento de muitos jovens associados e a presença de filtros, vários colegas não estão recebendo o BE. Com base nesse levantamento optamos por enviar as respostas de pendência e recusa dos resumos submetidos a 30a RA diretamente por email aos autores. As respostas tem retornado rapidamente e lembramos que todos os trabalhos são posteriormente encaminhados aos diretores de divisão para as decisões finais. No caso de dúvida sobre o aceite de seu trabalho, basta o autor (que submeteu o trabalho) entrar na sua área para obter esta informação. Dentro das festividades de nosso aniversário, durante o mês de abril estaremos abrindo espaço no BE para envio fatos pitorescos que ocorreram durante os 30 anos da SBQ. Caso tenha algo interessante para nos contar, por favor, envie uma mensagem para npelopes@sbq.org.br.

Fonte: Norberto P. Lopes

 

2. Workshop da DQA em homenagem ao Prof. Eduardo F. A. Neves

A Divisão de Química Analítica da SBQ convida todos os interessados a participar do Workshop em homenagem ao Prof. Eduardo F. A. Neves – Origens e Perspectivas da Química Analítica no Brasil, que se realizará no dia 31/05/2007, sexta feira, no período das 13h30 às 18h. O Workshop (programa abaixo) consistirá de mini-conferências de destacados pesquisadores que se doutoraram com o Prof. Eduardo ou que com ele interagiram, além de homenagens e debates. As preleções abordarão aspectos históricos, contribuições dos oradores e o estado da arte das pesquisas em suas linhas. As perspectivas futuras das pesquisas em Química Analítica serão debatidas pelos presentes ao final do Workshop. As inscrições (gratuitas para os participantes inscritos na 30ª RASBQ e condicionadas ao pagamento prévio de taxa de R$80,00 à SBQ para os demais) podem ser feitas diretamente com o coordenador do Workshop, Prof. Ivano G. R. Gutz, pelo E-mail gutz@iq.usp.br. Programa: 13h30 Abertura – Ivano G.R. Gutz (IQ-USP, coordenador); 13h40 Leitura da carta de Paschoal Senise (IQ-USP); 13h50 Dieter Klockow (IAEAC e Univ. Dortmund, Alemanha); 14h10 Douglas Franco (IQSC-USP); 14h30 Orlando Fatibello (DQ-UFSCar); 14h50 Tânia Tavares (IQ-UFBa); 15h10 Homenagem ao Prof. Eduardo Neves; 15h20 intervalo com apresentação de fotos e audição de Milton Capelato (DQ-UFSCar); 15h40 Koshun Iha (CTA-ITA); 16h00 Nina Coichev (IQ-USP); 16h20 Joaquim Nóbrega (DQ-UFSCar); 16h40-18h Debate: Perspectivas da Química Analítica

Fonte: Fábio Rodrigo Piovezani Rocha


 

3. Vagas no Departamento de Química da FFCLRP-USP

Encontram-se abertas duas vagas para Professor Doutor no Departamento de Química da FFCLRP-USP. ÁREA-1: Biologia Molecular com ênfase na Aplicação de Proteínas/Enzimas; Análise de DNA Forense e/ou Aplicação em Biotecnologia. ÁREA-2: Instalações Industriais e Desenho Técnico. INSCRIÇÕES: abertas por 30 dias, a partir de 14/03/2007. Informações detalhadas podem ser obtidas no Diário Oficial do Estado de 14/03/2007 www.ffclrp.usp.br - Editais - Concursos (editais 11 /2007 e 12/2007) adm-pessoal@ffclrp.usp.br ou pelo telefone: 16-3602-3690.

Fonte: Isabel Aparecida de Oliveira


 

4. Evento no Museu Vital Brazil

A Casa de Vital Brazil fará realizar evento no Museu Vital Brazil, sediado na cidade de Campanha, MG, dias 30 e 31 de março de 2007. No primeiro dia teremos como programação a partir das 19:30h: Abertura – Lael Vital Brazil – Presidente do Conselho da Casa de Vital Brazil; Saudação – Dr. Paulo Cesar Ferreira Ayres Jr., Prefeito de Campanha; Inauguração da Sala “Augusto Esteves”; Lançamento do livro “Vital Brazil”, de Nereide Schilaro Santa Rosa, Editora Duna Dueto. Apresentação do site www.museuvitalbrazil.org.br – Roberta Bento, Diretora Executiva Educacional do Portal Planeta Educação. No dia 31 de março a programação terá início as 8:00h no Colégio Sion com as atividades: Abertura do Seminário Multidisciplinar da UEMG; Boas vindas – representante da UEMG; Aspectos históricos da Campanha “Vital Brazil e a ciência essencial”, palestra de Osvaldo Augusto Brazil Esteves Sant´Anna, Diretor Científico do Centro de Toxinologia Aplicada do Instituto Butantan e membro da Diretoria da SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência; Lançamento do site www.museuvitalbrazil.org.br – Roberta Bento, Diretora Executiva Educacional do Portal Planeta Educação; Encerramento.

Maiores informações: martaalmeidagil@gmail.com

Fonte: Marta Almeida Gil


 

5. Novas Bases de Dados de Estruturas Cristalinas disponibilizadas pela CAPES

A Capes acaba de adquirir novas Bases de Dados de Estruturas Cristalinas, contanto com duas atualizações anuais, do ICSD (estruturas cristalinas de compostos inorgânicos); CystMet (estruturas cristalinas de metais e intermetálicos); Materials Chemistry data and Phase Diagrams Landolt-Bornstein. Aqueles que desejarem utilizar esse novo serviço gratuito da CAPES, acesse o site de cadastramento: www.portaldapesquisa.com.br/databases/sites?cust=capes&perfil
=bdec&action=pdpcad&pdpcadaction=home&style=capes


Fonte: José Marcos Sasaki


 

6. Concurso de Professor Assistente no Departamento de Química Analítica do IQ-UNESP Araraquara

Concurso preenchimento da função de Professor Assistente junto ao Departamento de Química Analítica, do Instituto de Química do Câmpus de Araraquara UNESP. Acham-se abertas as inscrições ao concurso público de Títulos e Provas para preenchimento de 01 (uma) função de Professor Assistente, em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa, sob o Regime Jurídico da CLT e Legislação Complementar, no conjunto de disciplinas Química Analítica, junto ao Departamento de Química Analítica, do Instituto de Química do Câmpus de Araraquara. As inscrições serão recebidas, em dias úteis, no período de 26-03-2007 à 24-04-2007 no horário das 9 às 11 horas e das 14 às 16 horas e 30 minutos, na Seção Técnica de Desenvolvimento e Administração de Recursos Humanos, à Rua Professor Francisco Degni s/nº, Instituto de Química de Araraquara – SP.

Maiores informações: www.iq.unesp.br

Fonte: Arnaldo A Cardoso


 

7. Prêmio Almirante Álvaro Alberto é da Química

O Ministério da Ciência e Tecnologia, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e a Fundação Conrado Wessel anunciaram, nesta quinta-feira (22/03), o nome do ganhador do Prêmio Almirante Álvaro Alberto de Ciência e Tecnologia de 2006, o esquisador FERNANDO GALEMBECK, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Considerada a mais importante premiação do país, o Prêmio é um reconhecimento e estímulo a pesquisadores e cientistas brasileiros pelo trabalho realizado em prol do progresso da ciência e tecnologia e por contribuir para o desenvolvimento de sua área de atuação. Instituído desde 1981 e relançado em 2006, o Prêmio é concedido anualmente, em sistema de rodízio, entre as grandes áreas do conhecimento: Ciências da Vida, Ciências Exatas, da Terra e Engenharias e Ciências Humanas e Sociais. O Prêmio Almirante Álvaro Alberto homenagea sempre o pesquisador que tenha se destacado pela realização de uma obra científica ou tecnológica de reconhecido valor. A área selecionada em 2006 foi Ciências Exatas, da Terra e Engenharias. Um diferencial do Prêmio Almirante Álvaro Alberto é o fato de não aceitar inscrições. O premiado é escolhido entre os nomes de pesquisadores indicados por uma comissão de alto nível, nomeada pelo ministro da Ciência e Tecnologia. A escolha final cabe ao Conselho Deliberativo do CNPq. O vencedor receberá um diploma, medalha e um prêmio em dinheiro, no valor de R$ 150 mil, concedido pela Fundação Conrado Wessel, em solenidade a ser realizada em breve.

O vencedor.

Professor titular da Unicamp e bolsista de Produtividade em Pesquisa 1A do CNPq, FERNANDO GALEMBECK é considerado um pesquisador de excepcional destaque nas aplicações da físico-química à tecnologia industrial. Com doutorado na USP e pós-doutorado nas universidades da Califórnia e do Colorado, suas linhas de pesquisa percorrem a subárea da Tecnologia Industrial, trazendo um desenvolvimento crescente para as pesquisas científicas brasileiras. Desenvolveu ainda diversas atividades de pesquisa sobre grande variedade de materiais com aplicações industriais, tais como colóides, polímeros, membranas, pigmentos, adesivos, filmes, vidros e géis. Galembeck também se destaca na área de formação de recursos humanos, tendo formado 28 doutores e 34 mestres. Sua produção científica está registrada nas melhores revistas especializadas e supera a marca de 180 rabalhos. Já sua produção tecnológica compreende seis produtos e 15 processos e técnicas, sendo vários deles desenvolvidos em cooperação com indústrias, tais como a Rhodia, Oxiteno e industrias de tintas e calçados. Depositou ainda 18 patentes, das quais sete foram licenciadas e dois produtos baseados nessas patentes foram comercializados. “Este é um prêmio extremamente importante para o pesquisador. Considero-o uma das coisas que a gente sempre sonha, mas imagina que é muito difícil de alcançar”, declarou o pesquisador após ser informado do resultado. Galembeck já foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico em 2000, recebeu o Prêmio Fritz Feigl em 1997, o Prêmio Abiquim de Tecnologia em 2005, e o Prêmio José Pelúcio Ferreira da Finep em 2006. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências e foi membro titular do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia. Foi vice-reitor da Unicamp no período de 1998 a 2002.

Almirante Álvaro Alberto

Idealizador e primeiro presidente do CNPq, de 1951 a 1955, então Conselho Nacional de Pesquisa, o Almirante Álvaro Alberto sempre defendeu o desenvolvimento científico e tecnológico como forma de assegurar a prosperidade da nação. Suas pesquisas, realizadas por mais de trinta anos sem abdicar de sua dedicação ao magistério, percorreram importantes áreas como explosivos e energia nuclear. Álvaro Alberto foi também o representante brasileiro na Comissão de Energia Atômica das Nações Unidas e presidiu a Academia Brasileira de Ciências. O prêmio é uma homenagem do CNPq ao seu idealizador, criador e primeiro presidente.

Informações completas sobre o prêmio em http://www.cnpq.br/saladeimprensa/noticias/2007/0322a.htm

Fonte: CNPq

A Sociedade Brasileira de Química está orgulhosa pela importante honraria concedida ao seu Associado e Ex-Presidente Prof. FERNANDO GALEMBECK, um Químico que mostra sempre aos mais jovens os caminhos a serem seguidos para o efetivo desenvolvimento da ciência e da tecnologia brasileiras. Agora mesmo, o Prof. Fernando está lutando, com grandes dificuldades, para conseguir regularizar a situação da Química Brasileira junto a IUPAC. Esperamos que o Prêmio Almirante Álvaro Alberto 2006 contribua para ele realizar, com sucesso, mais este importante feito. Parabéns ao Prof. Fernando, e um abraço a todos.

Fonte: A. Mangrich


 

8. II Congreso Iberoamericano e IV Congreso Argentino de Quimica Analitica

A programacao dos eventos II Congreso Iberoamericano e IV Congreso Argentino de Quimica Analitica pode ser consultada na pagina web: www.aaqa.org.ar/congreso_04.htm

Fonte: Renato Zanella

 

 

 

Contribuições devem ser enviadas para o

Editor do Boletim Eletrônico da SBQ:

npelopes@sbq.org.br

Até nossa próxima edição!!!

 

Prof. Norberto Peporine Lopes

Editor do Boletim Eletrônico

Prof. Luiz Henrique Catalani

Editor Associado do Boletim Eletrônico

Sociedade Brasileira de Química - SBQ

 

  Clique aqui para cadastrar ou cancelar sua assinatura no Boletim Eletrônico

 

 

 

MARÇO 2007

 

DESTAQUES:

 

Prazo de submissão de trabalhos encerrados

 

 

Participe do Baile da 30ª RASBQ