Assine e divulgue Química Nova, Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society, a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina.

 

 

BOLETIM ELETRÔNICO No 728

VEJA NESTA EDIÇÃO:

 

1. III Colóquio Internacional Sobre Celulose de Eucalipto

2. Periódico Tchê Química

3. IV Encontro sobre Aplicações Ambientais de Processos Oxidativos Avançados (IV EPOA)

4. Bolsa de Doutorado na área de Educação Química

5. Curso de Validação em Análises Químicas

6. Workshop sobre "Células de Combustível"

7. Vaga para Professor Assistente Doutor na UNESP-Bauru

8. Discussões sobre a Consulta pública nº 2 do MMA

 

 

 

1. III Colóquio Internacional Sobre Celulose de Eucalipto

O evento acontecerá no OURO MINAS PALACE HOTEL na cidade de Belo Horizonte, estado de Minas Gerais. O hotel está localizado próximo ao Minas Shopping, no seguinte endereço: Av. Cristiano Machado, 4001 Belo Horizonte, MG - Brasil 31910-810 Telefone: 55 - 31-3429-4001- Fac-símile: 55-31-3429-4002.

Maiores informações: http://www.ourominas.com.br

Fonte: Jorge Luiz Colodette

 

2. Periódico Tchê Química

O Periódico Tchê Química (www.periodico.tchequimica.com) é um meio de divulgação científica que traz artigos ligados às áreas da química, física e matemática. Desde 2004 apresenta uma freqüência semestral, editado nos meses de janeiro e agosto. Artigos, editoriais e demais materiais são recebidos sempre até 30 dias antes da edição de cada número, ou seja, até 1° de dezembro e 1º de julho de cada ano. Cada artigo é submetido à avaliação de, pelo menos, 2 (dois) avaliadores; quando necessário, poderá ser avaliado por 3 (três) avaliadores. É disponibilizado basicamente em meio eletrônico e cópia impressa na FNB. Possui ISSN tanto para o meio eletrônico (ISSN 1806-9827) como para o meio impresso (ISSN 1806-0374). Por ter freqüência de edição semestral, ainda não se trata de uma revista indexada no ISI (International Scientific Index). Gostaríamos de contar com a colaboração dos associados da SBQ para a submissão de artigos e assim aumentar a qualidade e a freqüência da revista.

Fonte: Sergio Machado Correa


 

3. IV Encontro sobre Aplicações Ambientais de Processos Oxidativos Avançados (IV EPOA)

Programe-se para participar deste importante evento que será realizado entre os dias 29 e 31/10/2007 no CEPEMA/USP em Cubatão/SP. Os resumos poderão ser submetidos até dia 02 de julho de 2007. Uma nova chamada será divulgada em breve fornecendo maiores detalhes sobre as inscrições e atividades do evento. e-mail: epoa4@iq.usp.br site:www.cepema.usp.br/epoa4

Fonte: Renato S. Freire


 

4. Bolsa de Doutorado na área de Educação Química

Grupo de pesquisa QUIMTIC http://www.tic.uenf.br/~quimtic oferece bolsa para doutor com atuação na área de Educação Química, utilizando Tecnologias de Informação e Comunicação. A bolsa é para atuar em projetos de inclusão digital, formação de professores e licenciandos em química para uso de TIC, desenvolvimento de objetos de aprendizagem na área de Química. Interessados: contato com clevi@uenf.br ou mccanela@uenf.br.
Prazo: 15 de março de 2007

Fonte: Maria Cristina Canela


 

5. Curso de Validação em Análises Químicas

Ementa: Conceitos de validação de métodos analíticos. Calibração de aparelhos. Estatística aplicada à análise química. Precisão x Exatidão. Exclusão de valores. Comparação de métodos. Limites de determinação e de detecção. Ensaios interlaboratoriais. Boas Práticas de Laboratório (BPL).Carga Horária: 16 horas aulas teóricas.Pré-requisitos: Fundamentos de química geral e analítica.Realização: Em 2 dias (sábado), perfazendo um total de 8 horas-aula por dia. Certificado: Será concedido um certificado pela Secretaria Regional da SBQ-DF, detalhando a carga horária e a ementa do curso, aos participantes que obtiverem uma freqüência mínima de 75% e nota final igual ou superior a 7,0.Data de realização: 28 de abril e 05 de maio de 2007 Horário: 8h30 às 12h00 e das 14h30 às 17h30 Local: Sala de Seminários do IQ - UnB. Vagas: 30 vagas. Aos participantes, será entregue um CD-ROM contendo o material didático a ser apresentado no curso, bem como uma lista de referências bibliográficas, além de um bloco de anotações e uma caneta.

Informações e inscrições: sbq-df@yahoogrupos.com.br

Fonte: Carlos Frederico


 

6. Workshop sobre "Células de Combustível"

A célula de combustível é um mecanismo eletroquímico que combina o hidrogênio e oxigênio para produzir eletricidade, com água e calor como seu subproduto. Enquanto houver combustível a célula de combustível continuará a gerar força. Uma vez que a conversão de combustível para energia se dá por intermédio de um processo eletroquímico, e não por combustão, o processo é limpo, silencioso e altamente eficiente - de duas a três vezes mais eficiente do que a queima de combustível. Nenhuma outra tecnologia de geração de energia oferece tantos benefícios quanto este oferece. Além da baixa ou nenhuma emissão de CO2, outros benefícios são a alta eficiência e a confiabilidade, capacidade de utilização de combustíveis variados, flexibilidade, durabilidade e facilidade de manutenção. As células de combustível são fáceis de serem medidas e armazenadas até que a potência desejada seja alcançada. Como elas trabalham silenciosamente, elas reduzem poluição sonora e do ar, e as sobras de calor podem ser usadas para aquecer água e aquecimento para casa e escritório. No workshop "Células de Combustível", os diretores, Antonio César Ferreira da Unitech Ltda do Brasil, Gunther Scherer do Instituto Paul Scherrer da Suiça e Marcelo Linardi do IPEN no Brasil, juntamente com o Centro Internacional de Física da Matéria Condensada (CIFMC/UnB) trarão alguns dos principais protagonistas da comunidade internacional nesse tema. A idéia é promover uma visão geral dessa área com algum dos seus principais contribuidores. Isso pode ser particularmente motivador para jovens cientistas interessados, permitindo que eles identifiquem problemas importantes e questões significativas em aberto a serem trabalhadas. A atmosfera do Workshop será informal com ênfase em palestras e amplas discussões de revisão com caráter pedagógico. Palestrantes convidados serão encorajados a apresentar uma visão geral e reportar sobre os mais recentes desenvolvimentos da sua área de trabalho. Os participantes terão a chance de mostrar seus trabalhos científicos em sessões de pôsteres durante o Workshop e serão também fortemente encorajados a interagir com os palestrantes convidados. Nosso workshop é voltado para alunos graduados (mestrandos e doutorandos), pesquisadores pós-doutorando e professores. Nós planejamos ter entre 50 e 60 participantes. O workshop acontecerá no m&eacirc;s de Abril (9 a 13) no CIFMC/UNB. Além das palestras teremos também curtas apresentações orais e sessões de apresentação de pôsteres. Area de Discussão Palestrantes convidados.

Fonte: Mário Fonseca


 

7. Vaga para Professor Assistente Doutor na UNESP-Bauru

Encontra-se em aberta, as inscrições para o Concurso Público de Títulos e Provas para 01 vaga, Professor Assistente Doutor, em regime de trabalho RDIDP (40 horas) - CLT, nas disciplinas: Didática; Estágio Supervisionado em Ensino de Química I e II; Elaboração de Material Didático para Ensino de Química; Estágio Supervisionado em Ciências para o Ensino Fundamental. Inscrições: a partir de 28/02/07, por 30 dias corridos. Local: Seção de Comunicações da UNESP Campus de Bauru. Informações/Edital (no Site):www.fc.unesp.br (Concurso Departamento de Educação)

Fonte: José Roberto Boettger Giardinetto


 

8. Discussões sobre a Consulta pública nº 2 do MMA

Prezados colegas,
Esse email tem o objetivo de levar uma discussão e orientar a comunidade cientifica envolvida com o estudo da biodirversidade, sobre a importância de estarem participando da consulta publica do CGEN. Se omitir nesta ocasião pode levar a medidas cada dia mais distanciadas dos interesses da ciência e da pesquisa, já que as decisões ficam por conta de leigos. Assim, já temos algumas sugestões de outras sociedades cientificas e a nossa diretora da D-PN na SBQ, a Profa. Fatima (UFSCAR) está atenta e vai reunir com vários colegas do Brasil para que a SBQ participe do processo de consulta. Alem disso, e importante que cada pesquisador discuta na sua instituição, com seus colegas, estudantes, pois todos podem responder a consulta pública que o MMA está organizando sobre a questão de repartição de benefícios decorrente de acesso ao patrimônio genético e que afeta enormemente os passos da atividade de P&D _(Consulta pública nº 2, de 14 de dezembro de 2006). Vide site www.mma.gov.br para detalhes ou a sintese da consulta que enviei em documento no boletim no início deste ano. Vejam como o assunto e importante, pela manifestacao da Dra Ione Egçer, do Ministerio da Ciencia e Tecnologia (MCT), enviada para o presidente e da Febraplame, federada, da qual sou vice-presidente.

Vanderlan Bolzani

Prezados Colegas representantes da FEBRAPLAME Consegui na última reunião do CGEN (14/02/2007), que o prazo de resposta à consulta fosse dilatado por mais um mês, visto que o número de respostas que temos até o momento do segmento científico e tecnológico é muito baixo. As questões da consulta parecem simples, mas se as respostas forem dadas por quem não faz pesquisa ... estaremos em situação muito mais difícil em futuro breve. Também demandei ao CGEN (e foi aprovado) que o resultado da consulta pública fosse tratado na câmara temática de repartição de benefícicios (onde temos assento) e não pela Secretaria Executiva do CGEN. Enfim, o MCT só terá condições de defender os interesses da ciência e tecnologia se seu público alvo inundar a Secretaria Executiva do CGEN de respostas para essa consulta pública. Do contrario prevalecerá a visão de outros grupos, que certamente tem tempo energia para proteger seus interesses. Se isso ocorrer não teremos depois condição de reclamar, pois o convite à participação do público para elaborar a legislação está sendo feito, portanto há legitimidade no processo.

Um grande abraço

Ione Egçer

 

 

 

Contribuições devem ser enviadas para o

Editor do Boletim Eletrônico da SBQ:

npelopes@sbq.org.br

Até nossa próxima edição!!!

 

Prof. Norberto Peporine Lopes

Editor do Boletim Eletrônico

Prof. Luiz Henrique Catalani

Editor Associado do Boletim Eletrônico

Sociedade Brasileira de Química - SBQ

 

  Clique aqui para cadastrar ou cancelar sua assinatura no Boletim Eletrônico

 

 

 

MARÇO 2007

 

DESTAQUES:

 

Prazo de submissão de trabalhos encerrados

 

 

Participe do Baile da 30ª RASBQ