Assine e divulgue Química Nova, Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society, a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina.

 

 

BOLETIM ELETRÔNICO No 727

VEJA NESTA EDIÇÃO:

 

1. A Química perde renomado cientista

2. Semana de Estudos da Química 2007 na UFMG

3. 3º Curso Básico e Tópicos Avançados-AAS e ICP-MS (Teoria e Prática)

4. Processo Seletivo para o Depto de Química Analítica do IQ-Unicamp

 

 

 

1. A Química perde renomado cientista

Com imenso pesar, comunico o falecimento do Professor Frank Albert Cotton, nessa terça-feira, 20 de fevereiro de 2007, em College Sation, Texas, EUA. Cientista renomado e atuante na área de Química Inorgânica, Prof. Cotton deixa um legado incalculável para a ciência, com relação tanto aos seus trabalhos de pesquisa, que compõem cerca de 2.000 publicações, quanto aos seus excelentes livros-texto e obras didáticas, que perfazem um total de 16 livros escritos e 5 dos quais foi editor, sendo alguns deles traduzidos para cerca de 40 idiomas. Sua expressiva contribuição à Inorgânica inclui, em maior destaque, o estudo de complexos inorgânicos contendo ligação metal-metal múltipla que teve início em 1962 quando ele descobriu a existência de ligações duplas, triplas e quádruplas entre íons metálicos. Além do desenvolvimento de métodos preparativos e de estudos sobre propriedades químicas, realizou também extensivos estudos sobre propriedades físicas, os quais englobam a resolução de mais de 1.000 estruturas cristalinas, estudos espectroscópicos e magnéticos e extenso trabalho teórico. Essa obra juntamente com os estudos sobre clusters metálicos transformou o entendimento de como a química de cerca de metade dos elementos da tabela periódica funciona. Ainda atuante, havia já orientado cerca de 113 alunos de Doutorado e recebido mais de 150 Pós-Doutores e cientistas visitantes, vindos de 30 diferentes países, em seu laboratório. Prof. Cotton recebeu números prêmios e medalhas importantes em reconhecimento ao seu trabalho, que se fossem listados aqui preencheriam mais do que duas páginas. Em 1995, a American Chemical Society lançou uma medalha de ouro em sua homenagem: "For Excellence in Chemical Research". Hoje, a American Chemical Society tem o prêmio anual national (e internacional) chamado "The F.A. Cotton Award in Preparative Inorganic Chemistry".

Fonte: Denise de Oliveira Silva

 

2. Semana de Estudos da Química 2007 na UFMG

O departamento de química da UFMG, estará realizando no final de março (28 a 30/03/2007), A "Semana de Estudos da Química 2007", com a participação de professores de várias universidades brasileiras, alunos, pessoal da indústria e editoras de livros. Esse evento tem como objetivo discutir sobre o mercado de trabalho, o ensino de química no país, buscando uma troca de experiências e um redirecionamento para os futuros profissionais formados nessa área.

Maiores informações: http://www.qui.ufmg.br/noticias/seq2007.php

Fonte: Adão A. Sabino


 

3. 3º Curso Básico e Tópicos Avançados-AAS e ICP-MS (Teoria e Prática)

O Laboratório de Espectrometria Atômica (LEA) do Departamento de Química da Universidade Federal de Santa Catarina tem o prazer de convidar os interessados a participarem da terceira edição do curso, a ser realizada de 23 a 28 de Abril de 2007, no auditório do Depto. de Química da UFSC. O curso estará seccionado em módulos, sendo o primeiro constituído por aulas básicas sobre espectrometria de absorção atômica (AAS), e o segundo por tópicos avançados sobre AAS. Todas as técnicas de atomização (chama, forno e geração de vapor) serão discutidas e demonstradas. Este ano haverá um terceiro módulo, que será dedicado à espectrometria de massa com plasma indutivamente acoplado (ICP-MS), com tópicos básicos e avançados, incluindo ablação a laser e vaporização eletrotérmica. Aulas sobre assuntos gerais, como preparação de amostras, manutenção preventiva dos instrumentos e validação dos métodos, também estão previstas. Todos os módulos terão aulas práticas, realizadas com instrumentos de ICP-MS e de AAS, que incluem espectrômetros de AAS de alta resolução com fonte contínua. Os três módulos totalizam uma carga horária de aproximadamente 41 h. Entre os palestrantes, já estão confirmados os profs. Adilson J. Curtius, Bernhard Welz e Norbert Miekeley. O custo do curso é bastante acessível. Florianópolis costuma ser muito agradável nesta época do ano, quando os preços são de baixa estação. Maiores detalhes, incluindo o programa detalhado e o formulário de inscrição, podem ser encontrados no site www.qmc.ufsc.br/cursoAAS, ou solicitados via e-mail para aas@qmc.ufsc.br. Vagas limitadas.

Fonte: Adilson J. Curtius


 

4. Processo Seletivo para o Depto de Química Analítica do IQ-Unicamp

Processo Seletivo para contratação de 01 (um) docente junto ao Departamento de Química Analítica do Instituto de Química da Unicamp. As inscrições estarão abertas pelo período de 30(trinta) dias, a contar de 18/02/2007, e deverão ser feitas na Secretaria do Departamento de Química Analítica, localizada no Bloco D, Sala D-350 do Instituto de Química, Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, Distrito de Barão Geraldo, Campinas, São Paulo, das 9:00 às 12:00 horas e das 14:00 às 17:00 horas, de segunda a sexta-feira.

Maiores informações: http://www.iqm.unicamp.br/

Fonte: Jarbas J. R. Rohwedder

 

 

 

Contribuições devem ser enviadas para o

Editor do Boletim Eletrônico da SBQ:

npelopes@sbq.org.br

Até nossa próxima edição!!!

 

Prof. Norberto Peporine Lopes

Editor do Boletim Eletrônico

Prof. Luiz Henrique Catalani

Editor Associado do Boletim Eletrônico

Sociedade Brasileira de Química - SBQ

 

  Clique aqui para cadastrar ou cancelar sua assinatura no Boletim Eletrônico

 

 

 

Fevereiro 2007

 

DESTAQUES:

 

Prazo de submissão de trabalhos encerrados

 

 

Participe do Baile da 30ª RASBQ