Assine e divulgue Química Nova, Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society, a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina.

 

 

BOLETIM ELETRÔNICO No 726

VEJA NESTA EDIÇÃO:

 

1. Simpósio Internacional em homenagem ao Prof. Dr. Francisco     Carlos Nart

2. II Congresso da BrMass

3. VI Congresso Internacional de Ciências Farmacêuticas de     Ribeirão Preto CIFARP 2007

4. Teatro dos Alunos de Química da UFSCar

 

 

 

1. Simpósio INTERNACIONAL EM HOMENAGEM AO PROF. DR. FRANCISCO CARLOS NART

Será realizado no Instituto de Química de São Carlos entre os dias 11 e 13 de abril de 2007 um Simpósio Internacional em homenagem ao Prof. Dr. Francisco Carlos Nart. O evento será intitulado "Symposium in Honor of Prof. Francisco Carlos Nart - New Directions in Interfacial Science" e abordará diferentes aspectos relacionados a processos interfaciais. O simpósio contará com cerca de vinte apresentações orais e uma seção de painéis. O prazo para envio de resumo para a seção de painéis foi prorrogado e se encerrará no dia 23 de fevereiro de 2007.

Os alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado que não possuem reserva técnica e estiverem interessados em participar do simpósio podem enviar seus pedidos de isenção da taxa de inscrição* à comissão científica do simpósio via e-mail: simpnart@iqsc.usp.br. Todos os pedidos serão analisados e julgados até o dia 16 de março de 2007.

* Documentos exigidos do candidato:
- cópia do resumo;
- parecer circunstanciado do orientador explicitando a relevância da participação do estudante no simpósio.

Maiores informações podem ser encontradas na página do simpósio, ou via e-mail: simpnart@iqsc.usp.br
http://www.iqsc.usp.br/simpnart/

Fonte: Hamilton Varela

 

2. II Congresso da BrMass

Será realizado entre os dias 9 a 11 de dezembro o II Congresso da Sociedade Brasileira de Espectrometria de Massas (II-BrMass). O Evento ocorrerá na cidade de Campinas no Hotel The Royal Palm Plaza. Entre os palestrantes já confirmados destaca-se o Prof. Hoichi Tanaka, um dos vencedores do Prêmio Nobel de Química em 2002. Maiores informações na HP do congresso (www.brmass.com.br/congresso/).

Fonte: Norberto P. Lopes

 

3. VI Congresso Internacional de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto CIFARP 2007

A comissão organizadora do VI Congresso Internacional de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto CIFARP 2007 tem a grande satisfação de convidar a todos para participar de um dos principais eventos da área de Ciências Farmacêuticas da América Latina. O congresso será realizado no período de 02 a 05 de setembro de 2007 no Centro de Convenções de Ribeirão Preto. Este evento é tradicionalmente sediado na cidade de Ribeirão Preto, que se destaca como pólo científico, tecnológico e cultural do interior do Estado de São Paulo. Esta edição enfocará temas fundamentais para consagrar este evento como representativo no desenvolvimento e na busca de autonomia em FÁRMACOS e MEDICAMENTOS no País. Assim, tópicos avançados e atuais serão abordados, como por exemplo: Proteção Intelectual em Fármacos e Medicamentos, Legislação e Ética em Pesquisa, Nanotecnologia, Descoberta e Planejamento de Novos Fármacos, Assistência Farmacêutica e Diagnósticos, entre outros. Além disso, a Associação Brasileira de Ciências Farmacêutica (ABCF), criada e implantada nas duas edições anteriores deste evento, estará participando da organização do mesmo, com atividades específicas e oportunidades para seus associados. Estarão presentes conferencistas de renome do Brasil e do Exterior que possibilitarão um rico ambiente científico, congregando diferentes áreas de abrangência das Ciências Farmacêuticas. Maiores informações podem ser obtidas na HP do congresso. (http://www.fcfrp.usp.br/cifarp2007/Mensagem.html)

Fonte: Comissão Organizadora do VI CIFARP


 

4. Teatro dos Alunos de Química da UFSCar

O grupo de teatro Ouroboros do Departamento de Química da UFSCar inicia a temporada 2007 de apresentações. O Ouroboros é formado por alunos de licenciatura, bacharelado e pós-graduação em Química e conta com apoio de pessoas de outros cursos da UFSCar. A peça " O Químico e o Monstro" divulga a ciência brasileira e mundial em uma estória irreverente e repleta de mistério. Com reações químicas que dão efeitos especiais às peças, o grupo está no segundo ano de atividades. Convidamos a todos a assistirem e participarem dessa incrível mistura de ciência e teatro, onde ensinar e aprender é sempre um grande prazer! Próxima apresentação: 28/02/2007 no salão de eventos da Universidade de São Paulo- São Carlos às 20h. A entrada é 1kg de alimento (opcional).

Fonte: Karina Omuro Lupetti

 

 

 

Contribuições devem ser enviadas para o

Editor do Boletim Eletrônico da SBQ:

npelopes@sbq.org.br

Até nossa próxima edição!!!

 

Prof. Norberto Peporine Lopes

Editor do Boletim Eletrônico

Prof. Luiz Henrique Catalani

Editor Associado do Boletim Eletrônico

Sociedade Brasileira de Química - SBQ

 

  Clique aqui para cadastrar ou cancelar sua assinatura no Boletim Eletrônico

 

 

 

Fevereiro 2007

 

DESTAQUES:

 

Prazo de submissão de trabalhos encerrados

 

 

Participe do Baile da 30ª RASBQ