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SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA  BOLETIM ELETRONICO  No. 645
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Assine e divulgue Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian
Chemical Society ( www.sbq.org.br/publicacoes/indexpub.htm) a revista
de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América
Latina. Visite a nova página eletrônica do JBCS na home-page da
SBQ ( http://jbcs.sbq.org.br).
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VEJA NESTA EDIÇÃO:

1. Destaques da Química no Brasil em 2005
2. Prof. K. Barry Sharpless, Nobel de Química em 2001, vai proferir a
conferência de abertura do 3o. Simpósio Brasileiro em Química Medicinal
3.  Bolsa DTI no Grupo de Estudo em Materiais Poliméricos - UFSC
4. UFMT publica edital de concurso para a contratação de 79
professores, sendo 10 na área de Química
5. Workshop de Biocatálise terá transmissão ao vivo pela internet!
6. Portal de acesso livre da CAPES está disponível
7. CAPES registra aumento de Cursos, alunos e titulados na
Pós-Graduação
8. CAPES concede cada vez mais bolsas de estudo

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1. Destaques da Química no Brasil em 2005
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Segundo o Acadêmico Oswaldo Luiz Alves, editor científico do LQES
News , o papel proeminente da Química dentro do cenário da Ciência,
Tecnologia e Inovação em 2005 pode ser avaliado por seus marcos de
sucesso - tantos foram que ele destacou apenas alguns.

Segundo o Acadêmico, é impossível fazer vista grossa ao papel
proeminente da Química no Brasil, em 2005, dentro do cenário da
Ciência, Tecnologia e Inovação.

Comecemos pela indústria química brasileira que, conforme dados da
Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), em 2005 deve
apresentar um chifre d'affaires da ordem de 70 bilhões de dólares.
Tal resultado, quando comparado ao de 2004, aponta para um altamente
significativo crescimento de 15,8 % (em dólares!) Não bastasse isso,
são previstos ainda importantes investimentos para os setores de
commodities e química fin" (especialidades químicas), já para 2006.
As exportações brasileiras de produtos químicos deverão alcançar
US$ 7,5 bilhões em 2005, ficando as importações próximas de
US$ 15,5 bilhões.

A Química brasileira contou ainda com outros momentos especiais em
2005. Um deles, o espaço na 3 a Conferência Nacional de Ciência,
Tecnologia e Inovação, realizado em novembro, em Brasília. Dentro do
subtema Profissional do Futuro, relatou o case da Química, resultado
de um trabalho de parceria entre a Sociedade Brasileira de Química
(SBQ) e o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). Pontos
relevantes foram levantados e debatidos, relacionados não só com
aspectos acadêmicos, como também com aqueles atinentes ao setor
produtivo, contando com numerosa platéia - em sua maioria formada por
não-químicos -, o que demonstrou não apenas a oportunidade, mas também
a possibilidade de apropriação, por outras áreas, da experiência
adquirida neste exercício. Na oportunidade, foi entregue aos presentes
o suplemento especial de Química Nova -Parcerias Estratégicas,
consagrado ao tema "Necessidades e Perspectivas da Química no Brasil
- O Futuro do Profissional na Pesquisa".

As revistas brasileiras relacionadas à Química também foram destaque
em 2005. Dentre elas, cite-se especialmente o Journal of The Brazilian
Chemical Society (JBCS), publicado pela Sociedade Brasileira de
Química (SBQ), que reafirmou sua posição de revista brasileira -
consideradas todas as áreas do conhecimento -, de maior fator de
impacto (FI) na base Web of Science (ISI). Além deste destaque, dois
outros poderiam enriquecer a galeria do JBCS. O primeiro, ter sido
considerada pela base Scielo como uma "revista brasileira de
abrangência internacional" e, o segundo, por ter recebido em 2005 um
número recorde de artigos de pesquisadores de diferentes países.

Em Tecnologia e Inovação, a Química também apresentou indiscutível
saliência internacional, com o lançamento mundial do pigmento BYPHOR,
pelo Grupo Bunge, pigmento este totalmente desenvolvido no Brasil, em
laboratório do Instituto de Química da Unicamp, em trabalho idealizado
e coordenado pelo Acadêmico Fernando Galembeck. A importância deste
feito foi, merecidamente, reconhecida pela Abiquim, que conferiu ao
pesquisador o Prêmio de Inovação Tecnológica de 2005.

Poderiam ser ainda citados destaques relacionados à qualidade de
vários trabalhos científicos de químicos brasileiros, que receberam
distinção como Hot Paper ou High Accessed em revistas científicas de
grande prestígio internacional. Alves afirma que estes e outros dados
autorizam-nos a ter certeza de que 2006 pode - e será - ainda melhor!
Segundo o Acadêmico, certamente iremos começar a ver os resultados
das pesquisas realizadas nas redes cooperativas de pesquisa, nos
Institutos do Milênio, nos projetos relacionados com os fundos
setoriais e na transferência de tecnologia para o setor produtivo.
Observaremos que, em todos eles, a participação da comunidade química
é cada vez mais crescente e de grande relevância.

Fonte: LQES News nº 95, 16/1

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2. Prof. K. Barry Sharpless, Nobel de Química em 2001, vai proferir a
conferência de abertura do 3o. Simpósio Brasileiro em Química Medicinal
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O Professor K. Barry Sharpless (The Scripps Research Institute, EUA),
laureado com o Nobel de Química em 2001, estará pela primeira vez no
Brasil para proferir a conferência plenária de abertura do 3o.
Simpósio Brasileiro em Química Medicinal
( http://www.brazmedchem.if.sc.usp.br), em novembro de 2006. O título
desta conferência histórica para a Química brasileira, apresentado
em primeiríssima mão no boletim da SBQ, é "The Secret Life of Enzymes:
An Aggressive Approach to Drug Discovery".

O Professor Sharpless demonstrará em sua conferência que o futuro da
indústria farmacêutica será marcado por grandes desafios, tendo como
elemento central a inovação científica e tecnológica. Neste sentido,
será vital o papel da área de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) de
fármacos, mergulhando na Química Medicinal suas raízes mais profundas.

O prêmio Nobel de Química de 2001 foi atribuído a dois cientistas
norte-americanos, William S. Knowles e K. Barry Sharpless, e a um
japonês, Ryoji Noyori, que fizeram trabalhos sobre o desenvolvimento
da catálise assimétrica em síntese orgânica, metodologia voltada para
acelerar reações químicas e que permite a produção industrial em larga
escala, de antibióticos, antiinflamatórios, adoçantes, fragrâncias,
flavorizantes, defensivos agrícolas e novos materiais.

Barry Sharpless recebeu o prêmio "por seus trabalhos sobre as reações
de oxidação catalisadas por complexos quirais". Sem dúvida, o trabalho
de Sharpless levou adiante as fronteiras da investigação científica
com descobertas que são aplicadas em uma ampla gama de sínteses
industriais de produtos farmacológicos, como os antibióticos, os
antiinflamatórios e os cardiotônicos, cujos resultados são aplicados
em particular na luta contra o mal de Parkinson. Sharpless realizou
pesquisas que permitiram a produção de medicamentos para o coração,
como os betabloqueadores. Também foi graças às pesquisas inovadoras
de Sharpless que fármacos contra a úlcera foram descobertas.

Além da busca do controle da reatividade de reações químicas e/ou nos
novos métodos sintéticos, devemos mencionar a contribuição notável
destes em diversas áreas estratégicas da indústria farmacêutica
mundial. Por exemplo, na síntese de coleções de compostos candidatos
a agentes neurodegenerativos, na geração de diversos protótipos
candidatos a agentes anticancerígenos, na síntese de inibidores
potentes e seletivos da protease de HIV, na síntese de inibidores da
acetil colinesterase e de diversos outros ligantes de alvos biológicos
de extremo valor terapêutico.

Os resultados das pesquisas acadêmicas pioneiras de Sharpless
contribuíram significativamente para o desenvolvimento não só da
química, mas também das áreas de ciência dos materiais, biologia e
medicina.

Fonte: Prof. Adriano D. Andricopulo
Prof. Luiz Carlos Dias

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3.  Bolsa DTI no Grupo de Estudo em Materiais Poliméricos - UFSC
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O Grupo de Estudo em Materiais Poliméricos (POLIMAT -
( www.qmc.ufsc.br/polimat) disponibiliza uma bolsa DTI para desenvolver
pesquisa no projeto de obtenção de membranas poliméricas, com aplicação
na reforma de gás natural e células combustíveis, para um período de
24 meses, no Departamento de Química da Universidade Federal de Santa
Catarina.

Requisito mínimo - doutorado em Química.
Contatos com pires@qmc.ufsc.br

Fonte: Alfredo Tibúrcio Nunes Pires

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4. UFMT publica edital de concurso para a contratação de 79
professores, sendo 10 na área de Química
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A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) publicou hoje (30/01), no
Diário Oficial da União, edital para concurso público de provas e
títulos para provimento de cargos na carreira de magistério superior,
de professor assistente, em regime de dedicação exclusiva. 

Estão sendo oferecidas 79 vagas, sendo 10 na área de química. 
As vagas de química serão distribuídas entre os campi de SINOP (2
vagas Q. Orgânica; 2 vagas Q. Analítica; 1 vaga ensino de química;
2 vagas bioquímica); Médio Araguaia (1 vaga Q. Orgânica; 1 vaga Q.
Analítica) e Rondonópolis (1 vaga Q. Orgânica; 1 vaga Bioquímica). 

As inscrições serão realizadas no periodo de 20 a 24 de fevereiro.
Será cobrada uma taxa de R$ 100,00.
 
Os interessados devem procurar a Coordenação de Gestão de Pessoas
(CGP), no Bloco Casarão, campus de Cuiabá, das 8:00 - 11:00 h e das
14:00-17:00 h, munidos de fotocópias da documentação pessoal e dos
diplomas de graduação e de mestrado ou doutorado.
 
Outras informações poderão ser obtidas pelos telefones (65) 3165-8011;
36158152; 36158153 ou pelo fax 3165-8015
 
Fonte: Prof. Dr Paulo Teixeira de Sousa Jr

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5. Workshop de Biocatálise terá transmissão ao vivo pela internet!
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O III Workshop de Biocatálise (WkBiocat) - II Encuentro Regional de
Biocatálisis y Biotransformaciones (ERBB) será realizado entre os dias
7 e 10 de fevereiro de 2006, na Universidade de São Paulo (USP-SP) e
terá transmissão ao vivo pela Internet.

Maiores informações:
(www2.iq.usp.br/biocatalise/wkbiocat2006)

ou (leandroh@iq.usp.br) - Prof. Leandro Helgueira de Andrade.

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6. Portal de acesso livre da CAPES está disponível
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Para professores e alunos da pós-graduação de todo o país, o MEC abre
hoje, 23, o Portal de Acesso Livre. Nele estarão disponíveis para
consulta 1.050 publicações científicas brasileiras e internacionais
de diferentes áreas do conhecimento, resumos de bases referenciais e
de patentes, um banco com resumos de 175 mil teses e dissertações
defendidas desde 1987 em instituições brasileiras ou por pesquisadores
e estudantes brasileiros em universidades estrangeiras.

Além destes textos, os pesquisadores terão acesso a 17 sítios que
oferecem periódicos de acesso gratuito, bases de dados referenciais
com indexação e memórias de documentos científicos, estatísticas
mantidas por organismos nacionais e internacionais, entre eles, da
Comissão Econômica para a América Latina (Cepal), Instituto Brasileiro
de Geografia e Estatística (IBGE), Fundo Monetário Internacional
(FMI); livros, manuscritos, gravuras, partituras, fotografias, entre
outros documentos, do acervo digital da Biblioteca Nacional. Para
consulta acesse ( http://acessolivre.capes.gov.br/).

Os estudantes e professores podem obter as informações neste portal
de diferentes formas: pesquisa por palavra, área do conhecimento,
publicação, editor, autor. De acordo com o diretor de programas da
Capes, José Fernandes de Lima, os materiais agora colocados à
disposição do público constituem parte do acervo do Portal de
Periódicos da instituição que reúne 9.500 títulos de textos completos,
105 bases referenciais e bases de patentes. A consulta ao Portal de
Periódicos da Capes, explica, é restrita a 160 instituições, entre
elas, as 55 universidades federais, as instituições estaduais que têm
programas de pós-graduação avaliados pela Capes e as instituições
privadas com cursos de pós-graduação com notas acima de 5. Já o
subportal de acesso livre estará à disposição de faculdades,
universidades, secretarias estaduais e municipais de educação, saúde,
meio ambiente, alunos, pesquisadores e dos cidadãos em geral.
(Ionice Lorenzoni - da Assessoria de Comunicação do MEC)
Fonte: (www.capes.gov.br )
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7. CAPES registra aumento de Cursos, alunos e titulados na
Pós-Graduação
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O último balanço da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível
Superior (Capes/MEC) sobre a pós-graduação brasileira registrou um
crescimento significativo na quantidade de cursos, alunos, titulados
e instituições que oferecem cursos reconhecidos pelo Ministério da
Educação. O total de cursos de mestrado, doutorado e mestrado
profissional aumentou de 2.311, em 2000, para 2.964, em 2004, e 3.325,
em 2005. O número de cursos de mestrado, por exemplo, cresceu 12% de
2004 para 2005.

De acordo com o levantamento, a quantidade de alunos da pós-graduação
também subiu: de 96.618, em 2000, para 112.938, em 2004. Já o número
de titulados cresceu de 23.708, em 2000, para 36.788, em 2004 (18,1 mil
para 25,9 mil com mestrado, 5,3 mil para 8,8 mil com doutorado e 241
para 1,9 mil com mestrado profissional). Em relação ao número de
instituições de ensino superior (IES) que oferecem cursos de
pós-graduação, o balanço revelou um acréscimo de 16, entre 2003 e
2004 (de 394 para 409 IES).

Bolsas - A Capes também aumentou o número de bolsas de estudo
concedidas para brasileiros: de 24.593, em 2002, para 28.120, em 2005.
No mesmo período, o valor da bolsa foi reajustado em 18% depois de
nove anos sem alteração.

Segundo o presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, os avanços
registrados na pós-graduação refletiram na produção científica
nacional, que também melhorou em relação a outros países do mundo.
Em 2002, representava 1,5% do total mundial e, em 2005, subiu para
1,8%.

"A política de concessão de bolsas para o atendimento aos cursos
relacionados com a política industrial já contribui para que o Brasil
ocupe uma posição mais destacada no exterior. Além disso, influencia
diretamente na produção de conhecimento científico e tecnológico",
disse o ministro da Educação, Fernando Haddad.

Outra boa notícia da pós-graduação foi dada recentemente, com o
lançamento do Portal de Acesso Livre, um subconjunto do Portal de
Periódicos da Capes com 1.050 publicações científicas nacionais e
internacionais e resumos de 175 mil teses, entre outras bases de
dados. Qualquer cidadão pode consultá-lo na página eletrônica ( http://acessolivre.capes.gov.br/).
(Flavia Nery, da Assessoria de Comunicação do MEC)

Fonte: (www.capes.gov.br )

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8. CAPES concede cada vez mais bolsas de estudo
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O ministro da Educação, Fernando Haddad, ressaltou nesta segunda-feira,
23, o aumento significativo de bolsas de estudo concedidas pela
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC)
desde o ano de 2002. O número passou de 24.593 para 28.120. O valor
também teve um aumento (de 18%), após nove anos sem alteração. As
bolsas para o exterior passaram de 1.071, em 2002, para 2.093, em 2005,
o que representa um acréscimo de quase 100%.

A produção científica também deu um salto. Em 2002, representava 1,5%
do total mundial. Em 2005, subiu para 1,8%. %u201CA política de
entrosar as bolsas concedidas pela Capes com as áreas prioritárias
para o Brasil ocupar posição mais destacada no exterior tem sido
bem-sucedida na produção de conhecimento científico e tecnológico,
disse Haddad no lançamento do Portal de Acesso Livre da Capes e do
Censo Bibliográfico de Graduação, no MEC.

O Portal de Acesso Livre vai oferecer ao público 1.050 publicações
científicas nacionais e internacionais e resumos de 175 mil teses,
entre outras bases de dados do Portal de Periódicos da Capes.
Professores e alunos de pós-graduação formam o público-alvo, mas
cidadãos em geral terão acesso. Para consulta acesse
( http://acessolivre.capes.gov.br/).

O Portal também cresceu nos últimos anos: de 1,8 mil periódicos em
2002 para 9.527 em 2005. O número de acessos diários se multiplicou -
de nove mil para 80 mil, no mesmo período. "Nesta semana chegaremos a
dez mil periódicos disponíveis. Os títulos mais baixados foram a
Teoria da Relatividade, do cientista Albert Einstein, e A Divina
Comédia, de Dante Alighieri", informou o ministro.

Investimento milionário - O MEC vai investir R$ 20 milhões na
aquisição de livros para as bibliotecas das universidades federais,
em 2006 e 2007. Cerca de 50% dos recursos serão liberados ainda em
2006. "À medida que o curso avança, os alunos passam a sentir falta
de determinados livros. Precisamos preencher essa lacuna", afirmou
Fernando Haddad, quando falava do Censo Bibliográfico.

O objetivo do Censo é montar um acervo atualizado em cada área do
conhecimento por meio das sugestões de professores. Com base nos
dados, o MEC vai criar um portal para divulgar as obras e reequipar
as bibliotecas universitárias. O professor deve consultar a página
eletrônica do Censo e informar os números de matrícula no Sistema
Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape) e do Cadastro
de Pessoas Físicas (CPF). Depois, preencher o cadastro e indicar a
bibliografia. O MEC espera que os questionários sejam respondidos em
90 dias.
(Raquel Maranhão Sá, da Assessoria de Comunicação do MEC)
 
Fonte: (www.capes.gov.br )

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Contribuições devem ser enviadas para o Editor do Boletim Eletrônico
da SBQ: Luizsbq@iqm.unicamp.br

Até nossa próxima edição!!!

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Prof. Luiz Carlos Dias
Editor do Boletim Eletrônico
Sociedade Brasileira de Química - SBQ
e-mail: luizsbq@iqm.unicamp.br