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BOLETIM ELETRÔNICO DA SBQ
Nº. 627
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VEJA NESTA EDIÇÃO

1. Presidente Lula sanciona lei com incentivos fiscais à inovação tecnológica
2. Desenvolver o Brasil com ciência e tecnologia, artigo de Sergio Machado Rezende
3. Questão regional é desafio para a pós-graduação
4. Convite para o III WkBiocat e II ERBB 2006
5. I Encontro da Pós-Graduação do Instituto de Química da UFRJ
6. CNPq - Comitês analisam pedidos de bolsas e auxílios
7. Painel não vê ligação entre Tamiflu e mortes
8. Announcement of 5 PhD positions at Lund University - Sweden
9. Procura-se químico(a) com experiência no desenvolvimento e implantação de técnicas de análise em fluxo e/ou Eletroforese Capilar

1. Presidente Lula sanciona lei com incentivos fiscais à inovação tecnológica



Empresas beneficiadas poderão contratar mais mestres e doutores para trabalhar com pesquisa e desenvolvimento, afirma Lula

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou hoje (21), em Brasília, a lei que, entre outros pontos, institui incentivos fiscais para a inovação tecnológica nas empresas que se somam às medidas criadas pela Lei de Inovação, cuja regulamentação foi
publicada no mês passado.

Uma das grandes novidades apontadas pelo presidente diz respeito à ampliação da subvenção à inovação, pelo governo federal, especialmente nas micro, pequenas e médias empresas.

"Com a medida, as empresas beneficiadas poderão contratar mais mestres e doutores para trabalhar com pesquisa e desenvolvimento", explicou.

A lei sancionada pelo presidente é referente aos mecanismos da medida provisória 255/05, também conhecida como a nova MP do Bem. O texto da medida foi aprovado pelo Congresso Nacional, no dia 28 de outubro.


O presidente da República ainda destacou a importância do programa Computador para Todos, que estimula a venda de computadores a preços populares. "Trata-se de um marco para a inclusão digital em nosso país", destacou Lula.

O programa começou a vigorar, em junho deste ano, por meio de medida provisória.
De acordo com Lula, varejistas e fabricantes já têm falado em um aumento de 40% a 60% nas vendas desse tipo de ferramenta.

Além dos incentivos fiscais, o Computador para Todos também disponibilizará R$ 550 milhões em recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para financiar a compra de computadores, a juros mais baixos, para a população de de menor renda.

"Um computador pode significar para uma família a possibilidade de acesso ao conhecimento, o estabelecimento de novas redes de relacionamento e novas chances no mercado de trabalho", disse o presidente.

O incentivo às empresas do setor de tecnologia da informação e de software foi outro ponto do PLV destacado pelo presidente. Com a medida, os softwares brasileiros poderão disputar, com preços competitivos, sua inserção em um mercado que movimentará U$ 900
bilhões até o ano de 2008.

Uma estimativa do ministério do Desenvolvimento revela que, até 2007, a medida poderá elevar para U$ 2 bilhões a entrada de divisas ligadas ao setor, o que representa um aumento de 20 vezes em relação ao quadro de três anos atrás.

Lula disse que a nova lei vai dar impulso ao processo de transformação econômica que vem ocorrendo no país. Para o presidente, os avanços vêm com as medidas de desoneração tributária, de fomento ao setor produtivo, e com o programa de inclusão digital.
(Bianca Torreão)

Fonte: Gestão C&T online, nº 428

2. Desenvolver o Brasil com ciência e tecnologia, artigo de Sergio Machado Rezende



O esforço é expressivo, mas precisa ser ampliado e continuado, para que se consolide um sistema efetivamente nacional de ciência, tecnologia e inovação, garantia do desenvolvimento soberano e sustentável do Brasil

Sergio Machado Rezende é ministro da C&T. Artigo publicado no Jornal do Comercio:

Com mais de 2 mil participantes, terminou na última sexta-feira (18/11), em Brasília (DF), a 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

Aberto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o encontro reuniu acadêmicos, cientistas, pesquisadores e empresários, que por três dias debateram os desafios do Brasil em um mundo cada vez mais globalizado, onde, nos últimos 50 anos, as descobertas científicas
superaram todo o saber acumulado pela Humanidade ao longo dos séculos.

O País tardou em despertar para esta realidade. Ainda assim, formou e consolidou a maior e mais qualificada comunidade científica da América Latina, com cerca de 50 mil pesquisadores.

Em 2004, estima-se que os investimentos brasileiros, públicos e privados, em pesquisa e desenvolvimento, equivaleram a 1,2% do PIB.

Contudo, deveríamos ter 500 mil pesquisadores, para atingir a mesma proporção dos países centrais em relação à população, e dobrar os investimentos em P&D quanto ao PIB, para acompanhar o passo de países emergentes como a Coréia do Sul.

Sobre esses desafios debruçou-se a conferência nacional, em um momento de transição da pesquisa científica brasileira.

Nele, é imperativo superar o velho tempo, em que programas e projetos de pesquisa guardavam distância das empresas privadas, e avançar na articulação do novo tempo - o da integração de cientistas, pesquisadores e empresários, no desenvolvimento de novos produtos e processos.

Nesse sentido atua o governo do presidente Lula, ao lançar instrumentos como a Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior (PITCE), para estimular a pesquisa nas empresas.

Nela destaca-se a Lei de Inovação que, ao lado da Lei de Biossegurança, da nova Lei de Informática e da Lei do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, compõem o novo marco regulatório da ciência brasileira.

Da parte do governo federal, não falta empenho para que o novo tempo sepulte no passado o velho tempo.


Para citar apenas um exemplo: enquanto o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) liberou para projetos de ciência, tecnologia e inovação, em 2002, cerca de R$ 330 milhões, até o final de 2005 ele terá liberado mais de R$ 800 milhões.
E mesmo com as dificuldades atuais, em 2006 o FNDCT - o mais importante instrumento de financiamento da pesquisa no País - deverá contar com R$ 1,2 bilhão.

O esforço é expressivo, mas precisa ser ampliado e continuado, para que se consolide um sistema efetivamente nacional de ciência, tecnologia e inovação, garantia do desenvolvimento soberano e sustentável do Brasil.

É a missão compartilhada pelo MCT, e demais ministérios, com cientistas, pesquisadores, empresários e políticos, reunidos em Brasília, para traçar os largos caminhos do futuro do País.

Fonte: Jornal do Commercio, 20/11

3. Questão regional é desafio para a pós-graduação



A redução das desigualdades regionais é um dos desafios da pós-graduação brasileira. A questão foi destacada pelo presidente da Capes, Jorge Guimarães, no debate sobre educação e inclusão social, na 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

Educadores, especialistas da área de ciência, tecnologia e inovação, além de representantes governamentais discutiram a inclusão desde o ensino fundamental até a pós-graduação.
Guimarães enfatizou a atual política do Ministério da Educação (MEC) que trata a educação como um processo sistêmico, da pós-graduação à educação básica.
De acordo com Guimarães, a Capes já vem colocando em prática as diretrizes do Plano Nacional de Pós-graduação (2005-2010).

Entre as ações vem estimulando a criação de novos cursos de qualidade de mestrado e doutorado nas regiões Norte, Nordeste e Centro-oeste. Neste ano, as três regiões tiveram 74 cursos recomendados pela Capes.Outra preocupação apontada pelo presidente da Capes é com a preparação de professores de química, biologia, física.

"Estes profissionais são formados na graduação, mas a pós-graduação tem grande responsabilidade também". E acrescenta. "Também temos um desafio em relação as chamadas universidades emergentes, uma quantidade muito grande de instituições não tem condições de passar para um nível mais alto na pós-graduação. Estamos trabalhando
mecanismos com as instituições para encontrarmos soluções para esse problema."

De acordo com Guimarães, dos 260 mil professores universitários só 20% têm doutorado e 30% tem mestrado.


O diretor da Secretaria de Educação Superior do MEC (SESu), Celso Ribeiro, que também participou do debate, apontou quatro ações entre as políticas fundamentais para atender a uma série de demandas de inclusão.

O programa de expansão é a primeira delas. O MEC está criando nove universidades federais - ABC (SP), Grande Dourados (MS), Recôncavo Baiano (BA), Triângulo Mineiro (MG), Semi-Árido (RN), Alfenas (MG), Vales do Jequitinhonha e Mucuri (MG), Tecnológica do Paraná (PR) e de Ciências da Saúde de Porto Alegre (RS) e, ainda, estão em processo de implantação ou consolidação 36 campi.

"O investimento será de R$ 353 milhões. Isso irá significar a contratação de 5.900 professores universitários, 1.400 servidores técnicos e administrativos e 111.000 novas vagas anuais no ensino superior", destacou.

Além disso, Ribeiro falou da ampliação de cursos de educação a distância e da reformulação do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) para bolsas de estudo.

A quarta ação importante relatada por Ribeiro são programas como o Uniafro. O programa incentiva projetos de ensino, pesquisa e extensão que contribuam para a implementação de políticas de ação afirmativa para a população negra.

No encontro, uma das mais importantes especialistas em alfabetização de adultos do país a educadora, Esther Grossi falou sobre a educação básica. "A falência do ensino básico não é só brasileira, há um déficit internacional".

Segundo Esther, a França, Inglaterra e até os Estados Unidos têm tido resultados negativos no ensino de matemática e também em redações.

No último ranking divulgado pelo Pisa, estudo da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil ficou no 43º lugar no ensino de matemática.

O presidente da Capes, Jorge Guimarães, complementou dizendo que o desempenho compromete os estudantes no ensino fundamental, médio e atinge o ensino superior.

Uma das formas que isso pode ser resolvida é com a iniciação científica, que é um ensino de processo formativo.

"Existe uma tendência pelo ensino informativo, que não é suficiente. Muitos colégios de bom nível não têm laboratórios de física, química, o ensino de biologia tem que melhorar. É fundamental o aluno experimentar, praticar", disse.

O professor da UFRJ, Luiz Davidovich apresentou o cenário do ensino superior brasileiro. Ele manifestou sua preocupação com a concentração de estudantes em algumas áreas do conhecimento, na estagnação das universidades públicas e o avanço das instituições privadas.


Segundo ele, em 2003, 69% dos estudantes estavam concentrados na área de ciências humanas, 13% na saúde e 11% nas ciências agrárias. "Manter cursos na área de humanas é mais barato para as instituições de ensino superior. Um exemplo é que 84% dos cursos de direito estão nas instituições privadas", disse.

Davidovich acredita que o ensino público deve ser fortalecido e expandido de uma forma qualificada e propôs um processo de avaliação da graduação similar ao praticado pela Capes.

Além disso, defendeu a intensificação para professores do ensino fundamental e médio. "Se o ensino fundamental não evoluir as políticas de ciência, tecnologia e inovação servirão apenas para uma pequena parcela da população", concluiu.

A mesa-redonda sobre Educação e Inclusão Social foi coordenada pelo presidente da SBPC, Ennio Candotti.

Fonte: Adriane Cunha, da Assessoria de Imprensa da Capes

4. Convite para o III WkBiocat e II ERBB 2006



Estimados colegas:

O III Workshop de Biocatálise e o II Encuentro Regional de Biocatálisis y Biotransformaciones serão realizados entre os dias 7 e 10 de fevereiro de 2006, em São Paulo - SP, Brasil.

Áreas temáticas:

- Triagem de novos biocatalisadores;
- Catálise enzimática em química;
- Biotransformação;
- Biodegradação e Biorremediação.

Os trabalhos poderão ser apresentados na forma de pôster e Apresentação oral.

Solicitamos aos interessados em participar neste evento, que preencham o formulário de inscrição encontrado na seguinte "home page",

( http://www2.iq.usp.br/biocatalise/wkbiocat2006).

Auxílio para participantes que apresentarem trabalhos no evento (alunos de graduação e pós-graduação): Uma lista com o nome dos participantes que receberão este auxílio será divulgado no dia 30 de janeiro.

Atenciosamente,

Prof. Dr. Leandro Helgueira de Andrade
Universidade de São Paulo - Instituto de Química

5. I Encontro da Pós-Graduação do Instituto de Química da UFRJ



I ENCONTRO DA PÓS-GRADUAÇÃO DO INSTITUTO DE QUÍMICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
29 E 30 DE NOVEMBRO DE 2005

PROGRAMA

29/11/2005 - TERÇA-FEIRA
HALL DE ENTRADA DA DECANIA DO CT-UFRJ

09:30 h -  Apresentação em painéis de trabalhos de Pós-Graduação com número de referência ÍMPAR

12:00 h - Intervalo para almoço

13:30 h - Apresentação em painéis de trabalhos de Pós-Graduação com número de referência PAR

16:00 h - Café de abertura


30/11/2005 - QUARTA-FEIRA
SALÃO NOBRE DA DECANIA DO CT-UFRJ, BL. A, 2o. andar

09:00 h - Abertura

9:30 h - Mesa-Redonda "CIÊNCIA E ENSINO À DISTÂNCIA"
Moderador: Prof. Otávio Antunes (IQ/UFRJ)
Convidados
- Prof. Carlos Eduardo Bielschowsky (IQ-UFRJ/ CEDERJ)
- Prof. Antonio Carlos Pavão (UFPE/Espaço Ciência, PE.)
- Prof. Ildeu de Castro Moreira (IQ/UFRJ, Diretor do Dept. de
Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia-SCT)
 

12:00 h - Intervalo para almoço

13:30 h - Mesa-Redonda "PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA NO BRASIL"
Moderador: Prof. Gerardo Gerson Bezerra de Souza (IQ/UFRJ)
Convidados
- Prof. Jailson Bittencourt de Andrade (UFBA/ Membro do Conselho
Deliberativo do CNPq)
- Prof. Jairton Dupont (UFRGS e Coordenador de Área da CAPES)
- Profa. Solange Cadore (UNICAMP)

15:30 h - Solenidade de entrega da medalha FRITZ FEIGL à melhor tese de Doutorado 2003/2004

16:00 h - Encerramento e coquetel com música ao vivo

6. CNPq - Comitês analisam pedidos de bolsas e auxílios



Teve início nesta segunda-feira (21) o julgamento das solicitações de bolsas de Produtividade em Pesquisa, das bolsas especiais no exterior e dos auxílios para a Promoção de Eventos Científicos (ARC), na área de Ciências da Vida.

Na semana de 07 a 11 de novembro foram analisados os pedidos da área de Ciências Humanas e Sociais e a partir do próximo dia 28 será a vez da área de Exatas, da Terra e das Engenharias.

No total, foram apresentados 5.405 pedidos de bolsas de Produtividade em Pesquisa, 716 de bolsas especiais e 283 de Auxílios para a Promoção de Eventos Científicos. Cerca de 240 pesquisadores, membros dos Comitês de Assessoramento, são os responsáveis pela análise das propostas.

A divulgação dos resultados estará disponível a partir de dezembro na página do CNPq na internet.

Fonte: Assessoria de Imprensa do CNPq (www.cnpq.br)

7. Painel não vê ligação entre Tamiflu e mortes



Um painel de especialistas independentes nos Estados Unidos concluiu que não há provas da ligação entre o remédio anti-gripe Tamiflu e a morte de 12 crianças japonesas que tomaram o medicamento.

"O comitê não acha, baseado na informação apresentada, que haja provas de que o Tamiflu teve um papel nas mortes", afirmou o presidente do painel, Robert Nelson, um médico do Hospital Infantil da Filadélfia.

A pedido da Agência de Drogas e Alimentos (FDA, na sigla em inglês) dos EUA, os especialistas reviram 75 casos sobre os quais a agência havia levantado suspeitas.

Apesar da conclusão favorável à Roche, fabricante do Tamiflu, o painel recomendou que sejam incluídas na embalagem do remédio informações sobre o risco de graves reações cutâneas - o que a fabricante já alerta ser um possível efeito colateral.

O painel também conclui que a FDA deve continuar monitorando o uso
do antigripal por crianças.

O Tamiflu é considerado a principal arma para enfrentar casos de gripe aviária em seres humanos e está sendo estocado por vários governos.

Preocupações

O memorando inicialmente apresentado pela FDA mencionava 75 casos que geraram preocupações pelo uso do Tamiflu por crianças.

Entre as 12 mortes citadas, quatro delas foram descritas como repentinas e houve pelo menos um suicídio. Houve também 32 casos de surtos psiquiátricos, incluindo a ocorrência de alucinações e convulsões.

A Roche está aumentando a produção do Tamiflu para 300 milhões de doses ao ano para atender a crescente demanda pelo produto por conta da gripe aviária.

Ao contrário do que ocorre com a gripe comum, a gripe aviária tem um efeito mais sério sobre os jovens e é mais letal em crianças do que em adultos.

No início da semana, as autoridades sanitárias do Japão disseram que estavam monitorando o Tamiflu depois da divulgação de notícias a respeito de dois adolescentes que cometeram suicídio após terem tomado o remédio.

Fonte: ( http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/index.shtml)
BBC Brasil.com

8. Announcement of 5 PhD positions at Lund University - Sweden



The Marie Curie Early Stage Training Site on Bioanalytical Chemistry "BIONEL" focusing on Bionanotechnology and Bioelectrochemistry at Lund University offers doctoral training between 1st Jan. 2005 and 31st Dec. 2008.

Lund University is an equal opportunity university with no linkages to any religion, political party or private organisation. The training is based on a broad integrated interdisciplinary approach based on research activities at the different Departments/Divisions involved within the BIONEL Early Stage Training Site (Analytical Chemistry, Applied Microbiology, Biochemistry, Biotechnology, Cell and Organism
Biology, Laboratory of Neural Stem Cell Biology, Restorative Neurology, Solid State Physics). The aim of the training activities is to develop and apply modern and ophisticated
spectro-electrochemical measurements of isolated biological membranes as well as whole living cells for an increased understanding of how to be able to electronically connect membrane bound redox enzymes and whole living cells with electrochemical transducers. Thanks to the unique interdisciplinary collaboration between the Departments/Divisions at different faculties and disciplines (Natural Sciences, Engineering, and Medicine) the training can be conducted in fundamental areas directed to more phenomenological studies as well as in areas directed towards applications. State of the art instrumentation in all aspects is available covering (spectro) electrochemistry, nano- and ultramicroelectrode fabrication, fermentors, human cells cultivators, DNA-technology, protein purification, separation, equipment for fabrication of Si-based nanoimprint stamps and other nano- and microstructures, surface imaging, scanning probe microscopy (STM, AFM), etc. All
Departments/Divisions within the Early Stage Training Site are involved in several networks, nationally as well as internationally and are partners in several EU-projects. The present training site is financed by the Marie Curie Host Fellowship for Early Stage
Training, which is part of the European Commission's Sixth Framework Programme.

"BIONEL" announces the possibility for undergraduate students within Universities in EU, Associated Member States and also outside Europe to apply for 5 different positions as graduate student leading to a full PhD. The initial 36 months will be financed by the training site. To receive the equivalence of a Swedish PhD, studies for another 12 months will be required and will be financed by additional national or international grants. The training activities will start in January, 2005, in 5 different areas connected to bioelectrochemistry of membrane bound redox enzymes or whole living cells, projects 1 to
5, see below. Trainig activities include (90%) own experimental work, taking graduate courses and (10%) supervision of undergraduate students. The applicants will be given the opportunity to work interdisciplinary across projects and faculty boundaries, and on
state of the art facilities. BIONEL offers equal opportunities to all eligible students regardless of gender, and is strongly encouraging the participation of female candidates.

PhD positions are announced in the following subtopics:

Project 1) reference number: 373-1390/2004: Amperometric- and Impedance measurements on eukaryotic cells (yeast and mammalian cells). Responsible scientists: Jenny Emnéus
(Jenny.Emneus@analykem.lu.se), Marie-Francoise Gorwa (Marie-Francoise.Gorwa-Grauslund@tmb.lth.se).

Project 2) reference number 373-4486/2004: Electron transfer mechanisms at cell membranes and/or living prokaryotic cells (bacteria). Responsible scientists: Lo Gorton
(Lo.Gorton@analykem.lu.se), Cecilia Hägerhäll (Cecilia.Hagerhall@biokem.lu.se), Claes von Wachenfeldt (Claes.von_Wachenfeldt@cob.lu.se).

Project 3) reference number 373-4560/2004: Characterisation of exocytosis from stem cell derived neurons. Responsible scientists: Merab Kokaia (Merab.Kokaia@neurol.lu.se), Jenny Emnéus (Jenny.Emneus@analykem.lu.se).

Project 4) reference number 373-4515/2004: Encapsulation of cells into polymers for stabilisation and self-assembling into arrays. Responsible scientists: Tautgirdas Ruzgas
(Tautgirdas.Ruzgas@analykem.lu.se), Bärbel Hahn-Hägerdal (Barbel.Hahn-Hagerdal@tmb.lth.se).

Project 5) reference number 373 1422/2004: Development of nano-Interdigitated Electrodes (nIDEs) and their arrays. Responsible scientists: Lars Montelius (lars.montelius@ftf.lth.se), Tautgirdas Ruzgas (Tautgirdas.Ruzgas@analykem.lu.se).

For further information, please contact the coordinator Prof. Lo Gorton, Lo.Gorton@analykem.lu.se)

9.Procura-se químico(a) com experiência no desenvolvimento e implantação de técnicas de análise em fluxo e/ou Eletroforese Capilar



Procura-se químico(a) com experiência no desenvolvimento e implantação de técnicas de análise em fluxo (FIA e SIA) e/ou Eletroforese Capilar para trabalhar em projeto de automação.

Interessados(as) enviar currículo para:

Sandro Glatthardt (sandro@xonautomacao.com.br) ou
Ricardo Araujo (ricardo@xonautomacao.com.br)

Fonte: Nei Marcos
CENPES

Editor: Prof. Luiz Carlos Dias - SBQ
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