SBQ
BOLETIM ELETRÔNICO DA SBQ Ano V
Nº. 622
Uma divulgação à serviço da SBQ
Clique aqui caso tenha problemas com a visualização

 VEJA NESTA EDIÇÃO:


1. Novidade - Votação Eletrônica - SBQ

2. ELEIÇÕES SBQ- 2006 - Atualização de cadastro

3. Oportunidade de emprego na Bunge Fertilizantes S/A

4. Pedido de auxílio/FAPESP para participação de pesquisadores paulistas no XV Simpósio Brasileiro de Eletroquímica e Eletroanalítica

5. 3ª. Semana da Metrologia do SENAI-BA

6. Vagas DCR no SENAI-CETIND

7. Marina Silva quer "IR" para recursos genéticos

1. Novidade - Votação Eletrônica - SBQ

Atendendo as inúmeras solicitações dos associados, a Diretoria e o Conselho Consultivo (D&C) da SBQ resolveram aperfeiçoar o sistema de votação da Sociedade e, para tanto, encomendaram o desenvolvimento de um sistema para votação on line (vide detalhes no link( http://sec.sbq.org.br/eleicao/2006/plebiscito).

Antes da implementação da votação eletrônica para o próximo mandato essa D&C decidiram fazer uma ampla consulta aos seus associados. O atual plebiscito serve, também, para testar o sistema de votação eletrônica, que já vem sendo utilizado por várias sociedades científicas, entre elas a SBPC, SBBq, SBFTE, SBPz etc.

A decisão da D&C foi tomada também, pensando na modernização da SBQ e na vida atribulada de seus associados. Com a facilidade da votação eletrônica acreditamos num aumento substancial de associados votantes, levando em consideração que o sistema proporciona rapidez, praticidade e segurança no processo.

Para que a próxima eleição seja eletrônica os associados devem se manifestar através do plebiscito que se realizará entre os dias 05 e 13 de novembro de 2005.

Solicitamos que os colegas participem do plebiscito e tambem enviem suas sugestoes.

Vanderlan da S. Bolzani
Secretaria Geral da SBQ

2. ELEIÇÕES SBQ- 2006 - Atualização de cadastro


No último dia 05 a SBQ enviou consulta a todos os associados efetivos, pedindo que participassem do plebiscito que decidirá se as próximas eleições da SBQ terão a votação on line.
Como muitas das mensagens enviadas retornaram, vimos solicitar a todos que atualizem seu cadastro. Para tanto, basta entra na página da SBQ -(www.sbq.org.br), em serviços on line e em atualização de cadastro.

Outro motivo para a devolução pode ser porque algumas universidades têm filtros que impedem a entrada de Spam (mensagens enviadas em serie), se for esse o caso, por favor cadastre um e-mail alternativo ou faça contato com a secretaria da SBQ: sbqsp@iq.usp.br colocando como assunto Eleições 2006.

A atualização do cadastro é de fundamental importância, caso a votação on line seja aprovada.

 3. Oportunidade de emprego na Bunge Fertilizantes S/A

 

Oportunidade de emprego:

A Bunge Fertilizantes S/A necessita contratar:
1) Químico(a) de Tintas, para desenvolvimento de formulações e aplicação do seu novo produto Biphor;

2) Químico(a) de aplicação e desenvolvimento, pós-graduado ou com experiência equivalente, para caracterização e controle de qualidade de Biphor. Esta pessoa deverá ter experiência na caracterização de sólidos inorgânicos e dispersões coloidais (estabilidade, tamanho de partículas, etc.). 

Os interessados devem enviar e-mail para (fgalembeck@gmail.com).
 
Fonte: Prof. Fernando Galembeck

 4. Pedido de auxílio/FAPESP para participação de pesquisadores paulistas no XV Simpósio Brasileiro de Eletroquímica e Eletroanalítica

 

Aos colegas participantes do pedido de auxílio (participação em reunião científica) à FAPESP para: PARTICIPAÇÃO DE PESQUISADORES PAULISTAS NO XV SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ELETROQUÍMICA E ELETROANALÍTICA, evento este que terá lugar na cidade de Londrina/PR, entre 04 e 07 de dezembro de 2005.
A solicitação foi registrada pela FAPESP em 19/09/2005, tendo o processo recebido o número 05/56954-6. Foi encaminhado para um assessor que até o momento não retornou o processo com o parecer. Fui informado em 03/10/2005 que a FAPESP já cobrou a
resposta devida.

Artur de Jesus Motheo

 5. 3ª. Semana da Metrologia do SENAI-BA

3ª. Semana da Metrologia do SENAI-BA
Novas tecnologias e soluções ao alcance dos melhores profissionais.

A Metrologia constitui um dos principais alicerces da qualidade. Sua importância estende-se aos mais variados aspectos da vida cotidiana, abrangendo o controle de processos produtivos, a confiabilidade de bens e serviços, a preservação do meio ambiente, a segurança e saúde dos indivíduos, resultando na melhoria da qualidade de vida e bem-estar da sociedade. Neste contexto, o Senai-BA realiza a 3ª Semana da Metrologia, visando difundir conhecimentos e práticas em diversos temas relacionados à área. Uma oportunidade sem igual para especialistas e profissionais em geral. Participe.

Dia 08/11 - Terça-Feira
Local: SENAI CIMATEC
End: Av. Orlando Gomes, 1845, Piatã, Salvador/BA

18:30 h - 18:45 h - Abertura

18:45 h - 19:30 h - Palestra:"Aspectos Legais da Metrologia nas
Relações Comerciais"
Ricardo de Carvalho Reis - Engenheiro Mecânico (UFBa), especialista
Em Gestão Organizacional Pública pela UNEB, atua no Instituto Baiano
De Metrologia - IBAMETRO

19:30 h - 20:15 h - Palestra: "Evolução dos Sistemas de Medição por
Coordenadas"
Alberto Signori Jr.  - Tecnólogo pela FATEC - SP e Técnico Mecânico
de Precisão pelo SENAI Suiço-Brasileira. Atua a mais de 20 anos na
área de Metrologia, com passagens pela escola SENAI Suíço-Brasileira,
Mitutoyo e Faro Technologies Inc. Atualmente é assessor técnico pela
Empresa TRIDIMENSIONAL.

20:15 h - 21:00 h - Palestra:"Requisitos das Normas de Gestão pela
Qualidade na Visão da Metrologia"
Marcelo Porto Barreto - Engenheiro. Mecânico (UFBa), coordenador do
Laboratório de Grandezas Geométricas do SENAI CIMATEC.

21:00 h - Visita a stands e encerramento

Dia 10/11 - Quinta-Feira
Local: SENAI CETIND
End: Av. Luiz Tarquínio Pontes, 938, Aracuí, Lauro de Freitas/BA
(ao lado da UNIME)

18:30 h - 18:45 h - Abertura

18:45 h - 19:30 h - Palestra:"Tipificação da Cachaça Brasileira"
Prof. Dr. Douglas W. Franco - Professor Titular do Instituto de
Química da USP. Orientador de diversas dissertações e teses
relacionadas à produção e controle de qualidade da cachaça
brasileira, tendo publicado capítulos do Livro Distilled Spirits
Tradition and Innovation, International Center for Brewing and
Distilling, Heriot-Watt University, Edinburgh, UK, 2004.

19:30 h - 20:15 h - Palestra:"Confiabilidade Metrológica em Laboratórios de Ensaio"
Jader Oliveira Donato - Graduado em Farmácia Bioquímica e especialista em Análises Clínicas e Saúde Publica (UFBa). Exerceu a função de Gerente da Qualidade dos laboratórios de Metrologia Química e Volumétrica do SENAI CETIND. Auditor-líder desde 2001.
Professor universitário e coordenador técnico do laboratório do HEMOBA.

20:15 h - 21:00 h - Visita a laboratórios e encerramento.
 
As inscrições são gratuitas e serão realizadas nos locais e dias do evento.
Vagas limitadas.
Maiores informações - tel: 3462-9565 (Cimatec) ou 3379-8278 (Cetind)

Fonte: Alessander Acacio Ferro, Dr.
Coordenação de Cursos e Pesquisas Aplicadas
Laboratórios de Metrologia Química e Volumétrica - SENAI-CETIND

6. Vagas DCR no SENAI-CETIND


Os Laboratórios de Metrologia Química e Volumétrica do SENAI-CETIND têm interesse receber curriculos de pesquisadores que se enquadrem no edital Fapesb/CNPq nº 001/2005- PRODOC/DCR, que se encontra disponível na página ( www.fapesb.ba.gov.br), para pesquisas nas áreas:

- Caracterização de BIODIESEL, Fuidos de Petróleo e

- Análise Cromatográfica de Pesticidas em Frutas.

Aguardamos contatos.

Fonte: Alessander Acacio Ferro, Dr.
Coordenação de Cursos e Pesquisas Aplicadas
Laboratórios de Metrologia Química e Volumétrica - SENAI-CETIND 

 7. Marina Silva quer "IR" para recursos genéticos


A novela sobre o acesso à biodiversidade nacional para pesquisa enfim ganhou uma perspectiva de desenlace. O Ministério do Meio Ambiente quer enviar ao Congresso até o fim do ano um projeto de lei que regulamenta o acesso aos recursos genéticos brasileiros, taxando os produtos comerciais derivados da fauna e flora e desobrigando empresas e cientistas de repartir os benefícios durante a fase de bioprospecção (pesquisa).

A versão final do anteprojeto, que deverá ser encaminhado à Casa Civil nesta semana, foi apresentada na última sexta-feira pelo secretário de Biodiversidade e Florestas do MMA, João Paulo Capobianco, e pelo secretário-executivo do Cgen (Conselho de Gestão do Patrimônio Genético), Eduardo Vélez, numa reunião na sede do ISA (Instituto
Socioambiental), em São Paulo.

Com a proposta, o ministério espera facilitar o acesso à biodiversidade brasileira, virtualmente travado pela Medida Provisória 2.186, de 2001. A MP, que a ministra Marina Silva espera ver substituída, complica a bioprospecção a ponto de impedir que cientistas brasileiros façam pesquisa com a fauna e a flora nativas.

"A idéia é desonerar a pesquisa", disse Capobianco. "A MP transformou
todo cientista em um biopirata potencial. " Pela regra proposta, quem quiser fazer bioprospecção será desobrigado de contrato, a menos que o faça em terra indígena --hoje os contratos existem até para quem quiser pesquisar em área privada.

A repartição de benefícios, mecanismo pelo qual se compensam as regiões de origem da biodiversidade ou os detentores de conhecimento tradicional eventualmente transformado em remédio ou cosmético, só será feita após o desenvolvimento de um produto (a grande maioria das pesquisas com biomoléculas retiradas de plantas e animais nativos não traz nenhum resultado comercial).

Hoje, até atividade de coleta é obrigada a repartir benefícios, o que tem repelido empresas farmacêuticas e de cosméticos interessadas em pesquisar --pelo menos legalmente-- no Brasil.

Quem quiser fazer prospecção, pela lei, só precisará se cadastrar no Cgen para obter autorização e informar o órgão quando houver patente ou licenciamento de um produto derivado dessa pesquisa, então repartir o benefício. Ao fim de cada ano, declara-se quanto foi repartido, com base em uma taxa predeterminada --segundo o projeto, de 1% a 1,5% da renda do produto. "Seria como um imposto de renda da biodiversidade", comparou Capobianco.

Outra novidade é que detentores de áreas privadas perdem o direito à repartição de benefícios. Para requerer o direito, os proprietários de terra terão de criar reservas particulares do patrimônio natural, comprometendo-se a preservar essas áreas.

O anteprojeto também cria um cadastro de beneficiários e um fundo para onde o "IR da biodiversidade" será destinado. A idéia é que esse fundo não seja gerido pelo governo, para evitar contingenciamento de verba.

Conflito indígena Presente à reunião, a antropóloga Manuela Carneiro da Cunha, da
Universidade de Chicago, disse temer que a nova lei possa estimular conflitos entre povos indígenas, já que o projeto não é claro sobre como conduzir os contratos com os índios. "Vamos induzir barreiras entre comunidades, que ficarão muito ciosas do seu conhecimento.  "
Vélez admitiu que mudanças de opinião entre os índios podem ser um problema.

Dever de casa

O anteprojeto é um reconhecimento do governo à inoperância do Cgen, que com a legislação atual, só autorizou, em três anos de existência, três contratos de bioprospecção. Também atende a uma agenda internacional: o Brasil sediará, em março de 2006, em Curitiba, a COP-8 (Oitava Conferência das Partes) da Convenção da Biodiversidade,
criada pelas Nações Unidas em 1992. A ministra quer evitar o constrangimento de o país-sede não ter nada para mostrar em relação ao acesso à biodiversidade até o encontro.

Fonte: Folha de S.Paulo Online, 07/11/2005
( http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u13947.shtml)

 

Editor: Prof. Luiz Carlos Dias - SBQ
Para se inscrever na lista Boletim-sbq, clique aqui !
Para se desinscrever de Boletim-sbq, clique aqui !
Química Nova
Química Nova na Escola
Journal of the Brazilian Chemical Society