[Boletim-sbq] Boletim Eletronico No. 573
Luiz Carlos Dias luizsbq em iqm.unicamp.br
Sexta Maio 6 08:57:19 BRST 2005
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SBQ - BIENIO (2004/2006) BOLETIM ELETRONICO No. 573
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"Se a terra fosse MÃE, seria MÃE das sementes, pois MÃE é tudo que
abraça, acha graça e ama a gente".
Veja nesta edição:
1. Mensagem da Diretoria e Conselho da SBQ sobre o Dia das Mães
2. FELIZ DIA DAS MÃES!!!
3. Comemoração das 1000 Teses da Pós-Graduação do Instituto de
Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro
4. Profissionais serão treinados para utilizar Portal de Periódicos
da Capes
5. Avaliação do ensino, editorial da 'Folha de SP'
6. Pela primeira vez, verba das Universidades federais é definida
pelo MEC junto com Andifes
7. Lula autoriza proposta do MEC para criar o Fundeb
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1. Mensagem da Diretoria e Conselho da SBQ sobre o Dia das Mães
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A natureza é bela, grandiosa e feminina como todas as Mães!
Todas as Mães são belas e grandiosas como a Mãe natureza!
Parabéns a todas as Mães quimicas, farmaceuticas, biológas,
engenheiras, pegadogas, medicas, geografas, veterinarias,.....
etc, simplesmente Mães, maravilhosamente incansáveis nas suas
jornadas seja como Mães, profissionais ou mulheres!
Parabéns a todas!
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2. FELIZ DIA DAS MÃES!!!
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Mãe...São três letras apenas
As desse nome bendito:
Também o céu tem três letras
E nelas cabe o infinito
Para louvar a nossa mãe,
Todo bem que se disser
Nunca há de ser tão grande
Como o bem que ela nos quer
Palavra tão pequenina,
Bem sabem os lábios meus
Que és do tamanho do CÉU
E apenas menor que Deus!
Mário Quintana
PARABÉNS MAMÃES!!!
Mamãe, Que palavra linda, tão singela, tão pequena, tão simples
e tão maravilhosa por tudo que representa...que todo o amor do mundo
envolva você sempre e que você continue irradiando este amor e esta
alegria para fazer deste um mundo melhor!!!
Todo dia é Dia das MÃES, mas como existe esta data especialmente
dedicada a elas, Desejamos a TODAS as MAMÃES, neste domingo, um
dia das MÃES super feliz, com muito amor, carinho, beijos e
abraços...um dia mais que maravilhoso!
PARABÉNS E UM GRANDE BEIJO A TODAS AS NOSSAS QUERIDAS MAMÃES!!!
"Se a terra fosse MÃE, seria MÃE das sementes, pois MÃE é tudo que
abraça, acha graça e ama a gente".
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3. Comemoração das 1000 Teses da Pós-Graduação do Instituto de
Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro
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COMEMORAÇÃO DAS 1000 TESES DA PÓS-GRADUAÇÃO DO INSTITUTO
DE QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
18 de maio de 2005 (quarta-feira)
13:30 horas, sala 633
CT Bloco A. Cidade Universitária
PROGRAMA
Convidados
Professor Jorge Almeida Guimarães
Presidente da CAPES
Palestra: "Desenvolvimento da Pós-graduação em Química no Brasil"
Professor José Luiz Fontes Monteiro
Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UFRJ (PR2)
Palestra: "Uma visão sobre a Pós-graduação na UFRJ"
Professor Jerson Lima Silva
Diretor Científico da FAPERJ
Palestra: "O Fomento Direto e Indireto da FAPERJ aos Programas de
Pós-Graduação no Estado do Rio de Janeiro"
Será realizada ainda, uma homenagem ao Professor Luiz Carlos Trugo,
e inaugurada uma placa comemorativa no sétimo andar do Instituto de
Química.
Diretoria Adjunta de Pós-Graduação
informes: dir-adpg em iq.ufrj.br
Fonte: Graciela Arbilla de Klachquin
Diretora Adjunta da PG do IQ da UFRJ
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4. Profissionais serão treinados para utilizar Portal de Periódicos
da Capes
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Os treinamentos serão realizados em todas as regiões do país
Até o final de julho, o Programa de Treinamento do Portal de
Periódicos da Capes/MEC capacitará 250 bibliotecários de
instituições de ensino superior, credenciadas no serviço.
O Portal de Periódicos, maior banco de informações científicas da
América Latina, está disponível por meio eletrônico para 152
Universidades e institutos de pesquisa com programas de pós-graduação
recomendados pelo ministério da Educação.
Os treinamentos estão sendo ministrados por instrutores das editoras
das bases de dados integrantes do Portal e por assessores
técnicos da Capes que apresentam a página, além de esclarecerem as
dúvidas.
'Queremos formar multiplicadores para atender melhor e ampliar o
número de usuários das instituições credenciadas', diz a
coordenadora do programa de treinamento do Portal, Tânia Castro.
Na programação, os participantes aprenderão a utilizar os portais
gratuitos, os links existentes, além das novas bases adquiridas pela
Capes.
Professores, alunos, pesquisadores e cientistas podem ter acesso ao
Portal de Periódicos nos laboratórios, departamentos de suas
Universidades ou em seus institutos de pesquisa. O serviço também
pode ser encontrado nas bibliotecas.
Treinamento - Outro curso previsto no Programa de Treinamentos do
Portal de Periódicos da Capes é sobre a nova base de dados
Scfinder Scholar versão on line do Chemical Abstracts Service.
As inscrições para capacitação estão abertas. Até julho os cursos
ocorrerão em treze cidades, entre elas; Aracaju, SP, Recife,
Manaus e Belém.
As instituições de ensino superior que tiverem interesse em
realizar parcerias para os treinamentos devem entrar em contato
pelo endereço cac em capes.gov.br.
Acesso à pesquisa - O Portal de Periódicos foi criado em 2000,
com o objetivo de reduzir as desigualdades regionais e permitir
o acesso de professores, pesquisadores, alunos e funcionários
de instituições de ensino superior e de pesquisa a
informações científicas e tecnológicas de excelência.
Atualmente, são 80 mil acessos diários.
O serviço possui 8.500 títulos de fontes nacionais e internacionais
de nível acadêmico. São textos completos com resultados de
pesquisas e estudos científicos de extrema importância para
desenvolvimento e apoio à pesquisa brasileira.
O usuário encontra 90 bases de dados com resumos de documentos
em todas as áreas do conhecimento, incluindo acessos a páginas
eletrônicas selecionadas. Acesse http://www.capes.gov.br.
Calendário de treinamentos do Portal Periódicos:
Região Sul Curitiba 16-18 maio 26; Região Sudeste SP SP 18-20
maio 29; Região Sudeste RJ - MG - ES RJ 06-08 junho 46; Região
Centro-Oeste Cuiabá 08-10 junho 14; Região Nordeste Recife 04-06
julho 28; Região Norte Manaus 06-08 julho 13.
Fonte: Assessoria de Comunicação do MEC
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5. Avaliação do ensino, editorial da 'Folha de SP'
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Mais de 70% das instituições que tiveram notas insuficientes para
aprovação pertencem ao setor privado
O Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), cujos
resultados foram apresentados anteontem pelo MEC (Ministério da
Educação), é apenas a primeira etapa do novo sistema de avaliação
da educação superior implantado pela gestão do ministro Tarso Genro,
o chamado o Sinaes. Mesmo assim, os resultados da prova já
anunciam um quadro preocupante.
Em novembro passado, foram avaliados, por amostragem, cerca de
140 mil alunos do primeiro e do último ano de mais de 2.000
cursos, em 13 áreas do conhecimento.
Verificou-se ainda qual a situação dos estudantes de mais de 1.400
cursos em relação à sua formação geral -item que não era levado em
conta no Provão.
Considerando-se apenas esses 1.400 cursos, constata-se uma
superioridade esmagadora do ensino público. Mais de 70% das
instituições que tiveram notas insuficientes para aprovação
pertencem ao setor privado, enquanto quase 60% das que conseguiram
pontuação máxima são federais e cerca de 25% delas são estaduais.
Apesar disso, vale notar que as deficiências não se restringem às
instituições privadas, também há cursos de faculdades estaduais e
Universidades federais mal avaliados.
Com relação à cultura geral dos estudantes, o exame trouxe surpresas
desagradáveis, para dizer o mínimo. A julgar pelo Enade, muitas
instituições nada têm acrescentado à formação dos estudantes.
Em 246 cursos, o que equivale a quase 20% do universo avaliado
nesse quesito, os ingressantes chegaram a ter desempenho melhor que
os alunos do último período nas questões de cultura geral.
Embora instituições tenham protestado contra a divulgação das notas,
faz bem o MEC em torná-las públicas. Avaliações como o Enade servem
de base para medidas de aperfeiçoamento, mas não podem ficar
ocultas da sociedade, que tem o direito de ser informada sobre
a qualidade do ensino oferecido.
Fonte: Folha de SP, 5/5
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6. Pela primeira vez, verba das Universidades federais é definida
pelo MEC junto com Andifes
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Orçamento de 2005 tem R$ 228 milhões a mais para custeio
e investimento das Universidades
Em acordo inédito, o Ministério da Educação definiu em conjunto
com a Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais
de Ensino Superior (Andifes) quanto cada Universidade receberá para
o custeio (gastos básicos como luz, telefone, água) de suas
atividades até o final do ano.
Além de participar da divisão do orçamento, as Universidades também
terão mais recursos em 2005. São R$ 802 milhões para as instituições
federais de ensino superior - 39,7% a mais do que o valor destinado
em 2004, que foi de R$ 574 milhões.
A definição do valor que cada universidade receberá até o final do
ano permite que as instituições tenham maior autonomia para planejar
suas ações.
Até então, as Universidades federais tinham que esperar os recursos
da chamada emenda Andifes, liberados só no final do ano, para
saber o dinheiro disponível para pagar as contas.
'Nós tínhamos que trabalhar no escuro', afirma Ana Lucia Gazzola,
presidente da Andifes.
O aumento no orçamento, destaca Ana Lucia, também permitirá que
a verba da emenda Andifes seja utilizada, exclusivamente, para
investimentos (compra de equipamentos e novas instalações, por
exemplo).
Processo democrático
Todas essas conquistas são fruto do processo democrático do
MEC com a entidade, reconhece a presidente da Andifes.
A entidade participou, inclusive, da definição dos critérios
estabelecidos para saber a fatia do orçamento que cada universidade
tem direito.
Os critérios foram atualizados, estabelecendo um repasse mais justo
e de acordo com a realidade de cada instituição.
Emenda Andifes: o que é?
A emenda Andifes foi aprovada pelo Congresso Nacional, em 1999,
com o objetivo de ampliar a verba de investimento das Un