[Boletim-sbq] Boletim Eletronico No. 573

Luiz Carlos Dias luizsbq em iqm.unicamp.br
Sexta Maio 6 08:57:19 BRST 2005


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SBQ - BIENIO (2004/2006)      BOLETIM ELETRONICO      No. 573
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Latina. Visite a nova página eletrônica do Journal na home-page da 
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"Se a terra fosse MÃE, seria MÃE das sementes, pois MÃE é tudo que 
abraça, acha graça e ama a gente".

Veja nesta edição:

1. Mensagem da Diretoria e Conselho da SBQ sobre o Dia das Mães
2. FELIZ DIA DAS MÃES!!!
3. Comemoração das 1000 Teses da Pós-Graduação do Instituto de 
Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro
4. Profissionais serão treinados para utilizar Portal de Periódicos 
da Capes 
5. Avaliação do ensino, editorial da 'Folha de SP'
6. Pela primeira vez, verba das Universidades federais é definida 
pelo MEC junto com Andifes
7. Lula autoriza proposta do MEC para criar o Fundeb

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1. Mensagem da Diretoria e Conselho da SBQ sobre o Dia das Mães
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A natureza é bela, grandiosa e feminina como todas as Mães!

Todas as Mães são belas e grandiosas como a Mãe natureza!

Parabéns a todas as Mães quimicas, farmaceuticas, biológas, 
engenheiras, pegadogas, medicas, geografas, veterinarias,.....
etc, simplesmente Mães, maravilhosamente incansáveis nas suas 
jornadas seja como Mães, profissionais ou mulheres!

Parabéns a todas!

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2. FELIZ DIA DAS MÃES!!!
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Mãe...São três letras apenas
As desse nome bendito:
Também o céu tem três letras
E nelas cabe o infinito 

Para louvar a nossa mãe,
Todo bem que se disser
Nunca há de ser tão grande
Como o bem que ela nos quer

Palavra tão pequenina,
Bem sabem os lábios meus
Que és do tamanho do CÉU
E apenas menor que Deus!

Mário Quintana 


PARABÉNS MAMÃES!!!

Mamãe, Que palavra linda, tão singela, tão pequena, tão simples 
e tão maravilhosa por tudo que representa...que todo o amor do mundo 
envolva você sempre e que você continue irradiando este amor e esta 
alegria para fazer deste um mundo melhor!!!

Todo dia é Dia das MÃES, mas como existe esta data especialmente 
dedicada a elas, Desejamos a TODAS as MAMÃES, neste domingo, um 
dia das MÃES super feliz, com muito amor, carinho, beijos e 
abraços...um dia mais que maravilhoso!

PARABÉNS E UM GRANDE BEIJO A TODAS AS NOSSAS QUERIDAS MAMÃES!!!

"Se a terra fosse MÃE, seria MÃE das sementes, pois MÃE é tudo que 
abraça, acha graça e ama a gente".

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3. Comemoração das 1000 Teses da Pós-Graduação do Instituto de 
Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro
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COMEMORAÇÃO DAS 1000 TESES DA PÓS-GRADUAÇÃO DO INSTITUTO 
DE QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

18 de maio de 2005 (quarta-feira)
13:30 horas, sala 633
CT Bloco A. Cidade Universitária

PROGRAMA

Convidados 

Professor Jorge Almeida Guimarães
Presidente da CAPES
Palestra: "Desenvolvimento da Pós-graduação em Química no Brasil"

Professor José Luiz Fontes Monteiro
Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UFRJ (PR2)
Palestra: "Uma visão sobre a Pós-graduação na UFRJ"

Professor Jerson Lima Silva
Diretor Científico da FAPERJ
Palestra: "O Fomento Direto e Indireto da FAPERJ aos Programas de 
Pós-Graduação no Estado do Rio de Janeiro"

Será realizada ainda, uma homenagem ao Professor Luiz Carlos Trugo, 
e inaugurada uma placa comemorativa no sétimo andar do Instituto de 
Química.

Diretoria Adjunta de Pós-Graduação
informes: dir-adpg em iq.ufrj.br

Fonte: Graciela Arbilla de Klachquin
Diretora Adjunta da PG do IQ da UFRJ

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4. Profissionais serão treinados para utilizar Portal de Periódicos 
da Capes 
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Os treinamentos serão realizados em todas as regiões do país

Até o final de julho, o Programa de Treinamento do Portal de 
Periódicos da Capes/MEC capacitará 250 bibliotecários de 
instituições de ensino superior, credenciadas no serviço.

O Portal de Periódicos, maior banco de informações científicas da 
América Latina, está disponível por meio eletrônico para 152 
Universidades e institutos de pesquisa com programas de pós-graduação
recomendados pelo ministério da Educação.

Os treinamentos estão sendo ministrados por instrutores das editoras 
das bases de dados integrantes do Portal e por assessores 
técnicos da Capes que apresentam a página, além de esclarecerem as 
dúvidas.

'Queremos formar multiplicadores para atender melhor e ampliar o 
número de usuários das instituições credenciadas', diz a 
coordenadora do programa de treinamento do Portal, Tânia Castro.
 
Na programação, os participantes aprenderão a utilizar os portais 
gratuitos, os links existentes, além das novas bases adquiridas pela 
Capes.
 
Professores, alunos, pesquisadores e cientistas podem ter acesso ao 
Portal de Periódicos nos laboratórios, departamentos de suas 
Universidades ou em seus institutos de pesquisa. O serviço também 
pode ser encontrado nas bibliotecas.
 
Treinamento - Outro curso previsto no Programa de Treinamentos do 
Portal de Periódicos da Capes é sobre a nova base de dados 
Scfinder Scholar versão on line do Chemical Abstracts Service.

As inscrições para capacitação estão abertas. Até julho os cursos 
ocorrerão em treze cidades, entre elas; Aracaju, SP, Recife,
Manaus e Belém.
 
As instituições de ensino superior que tiverem interesse em 
realizar parcerias para os treinamentos devem entrar em contato 
pelo endereço cac em capes.gov.br.
 
Acesso à pesquisa - O Portal de Periódicos foi criado em 2000, 
com o objetivo de reduzir as desigualdades regionais e permitir 
o acesso de professores, pesquisadores, alunos e funcionários 
de instituições de ensino superior e de pesquisa a 
informações científicas e tecnológicas de excelência. 
Atualmente, são 80 mil acessos diários. 

O serviço possui 8.500 títulos de fontes nacionais e internacionais 
de nível acadêmico. São textos completos com resultados de 
pesquisas e estudos científicos de extrema importância para 
desenvolvimento e apoio à pesquisa brasileira.

O usuário encontra 90 bases de dados com resumos de documentos 
em todas as áreas do conhecimento, incluindo acessos a páginas 
eletrônicas selecionadas. Acesse http://www.capes.gov.br.
 
Calendário de treinamentos do Portal Periódicos:

Região Sul Curitiba 16-18 maio 26; Região Sudeste SP SP 18-20 
maio 29; Região Sudeste RJ - MG - ES RJ 06-08 junho 46; Região 
Centro-Oeste Cuiabá 08-10 junho 14; Região Nordeste Recife 04-06 
julho 28; Região Norte Manaus 06-08 julho 13. 

Fonte: Assessoria de Comunicação do MEC

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5. Avaliação do ensino, editorial da 'Folha de SP'
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Mais de 70% das instituições que tiveram notas insuficientes para 
aprovação pertencem ao setor privado

O Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), cujos
resultados foram apresentados anteontem pelo MEC (Ministério da 
Educação), é apenas a primeira etapa do novo sistema de avaliação 
da educação superior implantado pela gestão do ministro Tarso Genro, 
o chamado o Sinaes. Mesmo assim, os resultados da prova já 
anunciam um quadro preocupante.

Em novembro passado, foram avaliados, por amostragem, cerca de 
140 mil alunos do primeiro e do último ano de mais de 2.000 
cursos, em 13 áreas do conhecimento.

Verificou-se ainda qual a situação dos estudantes de mais de 1.400 
cursos em relação à sua formação geral -item que não era levado em 
conta no Provão.

Considerando-se apenas esses 1.400 cursos, constata-se uma 
superioridade esmagadora do ensino público. Mais de 70% das 
instituições que tiveram notas insuficientes para aprovação 
pertencem ao setor privado, enquanto quase 60% das que conseguiram 
pontuação máxima são federais e cerca de 25% delas são estaduais.

Apesar disso, vale notar que as deficiências não se restringem às 
instituições privadas, também há cursos de faculdades estaduais e 
Universidades federais mal avaliados.

Com relação à cultura geral dos estudantes, o exame trouxe surpresas 
desagradáveis, para dizer o mínimo. A julgar pelo Enade, muitas 
instituições nada têm acrescentado à formação dos estudantes.

Em 246 cursos, o que equivale a quase 20% do universo avaliado 
nesse quesito, os ingressantes chegaram a ter desempenho melhor que 
os alunos do último período nas questões de cultura geral.

Embora instituições tenham protestado contra a divulgação das notas,
faz bem o MEC em torná-las públicas. Avaliações como o Enade servem 
de base para medidas de aperfeiçoamento, mas não podem ficar 
ocultas da sociedade, que tem o direito de ser informada sobre 
a qualidade do ensino oferecido.

Fonte: Folha de SP, 5/5

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6. Pela primeira vez, verba das Universidades federais é definida 
pelo MEC junto com Andifes
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Orçamento de 2005 tem R$ 228 milhões a mais para custeio 
e investimento das Universidades

Em acordo inédito, o Ministério da Educação definiu em conjunto
com a Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais 
de Ensino Superior (Andifes) quanto cada Universidade receberá para 
o custeio (gastos básicos como luz, telefone, água) de suas 
atividades até o final do ano.

Além de participar da divisão do orçamento, as Universidades também 
terão mais recursos em 2005. São R$ 802 milhões para as instituições 
federais de ensino superior - 39,7% a mais do que o valor destinado 
em 2004, que foi de R$ 574 milhões.

A definição do valor que cada universidade receberá até o final do 
ano permite que as instituições tenham maior autonomia para planejar 
suas ações.

Até então, as Universidades federais tinham que esperar os recursos 
da chamada emenda Andifes, liberados só no final do ano, para 
saber o dinheiro disponível para pagar as contas.

'Nós tínhamos que trabalhar no escuro', afirma Ana Lucia Gazzola, 
presidente da Andifes.

O aumento no orçamento, destaca Ana Lucia, também permitirá que 
a verba da emenda Andifes seja utilizada, exclusivamente, para 
investimentos (compra de equipamentos e novas instalações, por 
exemplo).
 
Processo democrático 
Todas essas conquistas são fruto do processo democrático do 
MEC com a entidade, reconhece a presidente da Andifes.
 
A entidade participou, inclusive, da definição dos critérios 
estabelecidos para saber a fatia do orçamento que cada universidade 
tem direito.

Os critérios foram atualizados, estabelecendo um repasse mais justo 
e de acordo com a realidade de cada instituição.
 
Emenda Andifes: o que é?

A emenda Andifes foi aprovada pelo Congresso Nacional, em 1999, 
com o objetivo de ampliar a verba de investimento das Un