[Boletim-sbq] Boletim Eletronico No. 520

Luiz Carlos Dias luizsbq em iqm.unicamp.br
Segunda Agosto 9 10:17:53 EST 2004


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SBQ - BIENIO (2004/2006)      BOLETIM ELETRONICO      No. 520
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Assine e divulgue Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian 
Chemical Society (www.sbq.org.br/publicacoes/indexpub.htm) a revista 
de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América 
Latina. Visite a nova página eletrônica do Journal na home-page da 
SBQ (http://jbcs.sbq.org.br).
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Veja nesta edição:

1. Medalhas do Mérito Científico do MCT 
2. 13th International Symposium on Intercalation Compounds
3. Cursos de Extensão PUC-Rio
4. Leituras Indispensáveis Para A Conscientização Do Problema 
Ambiental
5. Radiografia da desigualdade
6. Bolsa de Pós-doutorado no IQ/UFRJ

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1. Medalhas do Mérito Científico do MCT 
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Em dois decretos, de 28 de junho, o Presidente da República admite, 
em diferentes classes, várias personalidades na Ordem Nacional do 
Mérito Científico, por suas contribuições prestadas à Ciência e 
Tecnologia. Passam a integrar a Ordem: 

São promovidos na Ordem Nacional do Mérito Científico, à Classe de 
Grã-Cruz:

Ciências Químicas
Angelo da Cunha Pinto 

II - na Classe de Comendador 

Ciências Biológicas 
Eliezer Jesus de Lacerda Barreiro 

Ciências Químicas
Blanka Wladislaw 
Cláudio Costa Neto 
Etelvino José Bechara 

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2. 13th International Symposium on Intercalation Compounds
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13th International Symposium on Intercalation Compounds
June 6-9, 2005
Blaise Pascal University, Clermont-Ferrand, FRANCE

FIRST CIRCULAR

-Scope and Scientific Program
The Symposium will be devoted to all aspects of both the physics and
chemistry of intercalation materials :
- synthesis routes (sol-gel, soft chemistry, ...),
- reactivity of intercalation compounds.
- exfoliation and colloïdal chemistry,
- structure, electronic and /or magnetic properties,
- electrochemistry (batteries, fuel cells, hydrogen storage,
...),
- nanomaterials, nanoparticles, nanofibers,
- new trends in IC self-assembling and nanostructured materials,
- multifunctional materials (transport, conductivity, ...),
- biomolecules intercalation and biomaterials,

These topics will be illustrated by materials based on:
- carbon, fullerenes, graphite, nanotubes,
- transition metal chalcogenides,
- metal hydrides,
- clays and modified clays,
- layered metal oxides and hydroxides,
- zeolites, phosphates and other related materials,
- hybrid and nanocomposites materials.

The scientific program will consist of a single session based on:
- plenary lectures, (45')
- keynote lectures, (30')
- oral contributions, (20')
- posters.

The list of invited speakers will be chosen by the scientific 
committee.

International Scientific Advisory Board
F. Béguin (France)
J. H. Choy (Korea)
U. Costantino (Italy)
P. Deniard (France)
M. Endo (Japan)
T. Enoki (Japan)
E. Frackowiak (Poland)
R. Frindt (Canada)
D. Guérard (France)
M. Inagaki (Japan)
F. Kang (China)
A. Lerf (Germany)
T. Nakajima (Japan)
J. Pinnavaia (USA)
S. Rabii (USA)
J. Rozières (France)
P. Scharff (Germany)
D. E. Sklovsky (Russia)
S. A. Solin (USA)
J. Valim (Brazil)
S. Yamanaka (Japan).

Address for Correspondance
ISIC 13
Laboratoire des Matériaux Inorganiques,
UMR CNRS 6002, Université Blaise Pascal,
63177 AUBIERE CEDEX France
Tel : 33 4 73 40 73 35
Fax : 33 4 73 40 71 08
Email : ISIC13 em univ-bpclermont.fr
Website : http://www.univ-bpclermont.fr/ISIC13

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3. Cursos de Extensão PUC-Rio
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Prezados Senhores,

Gostaríamos de contar com a colaboração de V.Sas. na divulgação de 
nossos Cursos de Extensão, que terão início em agosto/2004.  

Maiores informações através da Coordenação Central de Extensão:
Rua Marques de São Vicente, 225 - Casa XV - Gávea, Rio de Janeiro, RJ
Central de Informações:  0800 90 9556
Site:  http://www.cce.puc-rio.br
E-mail:  info em adm.cce.puc.puc-rio.br

Cordialmente,
Fátima Almeida

Profª Isabel Maria  Neto da Silva Moreira
Coordenadora de Pós-Graduação do DQ, PUC-Rio
E-mail:  isabel em rdc.puc-rio.br
Tel.: (21) 3114.1810

Maria de Fátima da Silva Almeida
Secretária Executiva do DQ, PUC-Rio
Tel.:  (21) 3114.1334
Fax:   (21) 3114.1637

Absorção Atômica
Departamento de Química
				
Local: Rua Marquês de São Vicente, 225 - casa XV - Gávea.
 	 			 
Período de Aulas: De 11/08 a 24/11/2004 - 4ª feira, das 16:00 as 19:00h
 	 			 
Objetivo: Apresentar os principio básicos e os principais 
desenvolvimentos da técnica de absorção atômica. 
 	 			 
Público: Estudantes de cursos de Química e Engenharia Química, em 
nível de graduação ou pós-graduação; pessoal de laboratórios 
analíticas em empresas químicas, de alimentos, farmacêuticas, etc.
 				 
Carga Horária: 48 horas.
 	 			 
Coordenação e Docência: Reinaldo Calixto de Campos, Doutor, PUC-Rio.
 	 			 
Matrícula: Até 04/08/2004

A matrícula poderá ser realizada por qualquer um dos seguintes modos:
1. Pela Internet 
2. Pela Central de Atendimento - 0800 90 9556
3. Presencial - Comparecimento do candidato ou seu representante, 
munido de instrumento particular de procuração à CCE/PUC-Rio na Rua 
Marquês de São Vicente, 225 casa XV Gávea/RJ ou na Av. Marechal 
Câmara, 186 7º andar Centro/RJ, onde será informado dos procedimentos. 
 				 
Investimento: Para matrículas até 28/07, desconto de 5% no primeiro 
pagamento. Após esta data o curso poderá ser pago em 5 parcelas de 
R$ 140,00, sendo a primeira no ato da matrícula e as restantes 
nos meses subseqüentes.

Obs1: A matrícula poderá ser feita por outra pessoa mediante 
instrumento particular de procuração.

Obs2: O aluno cujo curso for custeado por empresa deverá comparecer 
à CCE com carta de compromisso da empresa, responsabilizando-se pelo 
pagamento do período, para efetivar a matrícula. A carta deverá 
conter CNPJ, Inscrição Estadual ou Municipal e endereço para 
cobrança. Posteriormente a PUC-Rio enviará à empresa nota fiscal e
ficha de compensação.

Aceita-se pagamento com cartões de crédito American Express, 
Mastercard e Visa.
 				 
Certificado: O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos 
freqüência e/ou aproveitamento terá direito a certificado.
 				 
Observações: - Vagas limitadas
- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.


Cromatografia Líquida de Alta Eficiência
Departamento de Química
				
Local: Rua Marquês de São Vicente, 225 - casa XV - Gávea.

Período de Aulas:	 De 10/08 a 30/11/2004 - 3ª feira, das 17:00 as 19:00h

Objetivo: Apresentar o estado da arte no tema.
 	 		
Público: Estudantes de cursos de Química e Engenharia Química, em nível
de graduação ou pós-graduação; pessoal de laboratórios analíticas em 
empresas químicas, de alimentos, farmacêuticas, etc.
 			
Carga Horária: 36 horas.
 	 		
Coordenação: Reinaldo Calixto de Campos, Doutor, PUC-Rio.
 	 		
Professores: Luiz Nelson Lopes F. Gomes, Doutor, UFRJ.
Reinaldo Calixto de Campos, Doutor, PUC-Rio.
 	 		
Matrícula: Até 10/08/2004

A matrícula poderá ser realizada por qualquer um dos seguintes modos:
1. Pela Internet 
2. Pela Central de Atendimento - 0800 90 9556
3. Presencial - Comparecimento do candidato ou seu representante, 
munido de instrumento particular de procuração à CCE/PUC-Rio na Rua 
Marquês de São Vicente, 225 casa XV Gávea/RJ ou na Av. Marechal 
Câmara, 186 7º andar Centro/RJ, onde será informado dos procedimentos. 
 			
Investimento: Para matrículas até 03/08, desconto de 5% no primeiro 
pagamento.
Após esta data o curso poderá ser pago em 5 parcelas de R$ 140,00,
sendo a primeira no ato da matrícula e as restantes nos meses 
subseqüentes.
Obs1: A matrícula poderá ser feita por outra pessoa mediante 
instrumento particular de procuração.

Obs2: O aluno cujo curso for custeado por empresa deverá comparecer 
à CCE com carta de compromisso da empresa, responsabilizando-se 
pagamento do período, para efetivar a matrícula. A carta deverá 
conter CNPJ, Inscrição Estadual ou Municipal e endereço para 
cobrança. Posteriormente a PUC-Rio enviará à empresa nota fiscal e
ficha de compensação.
Aceita-se pagamento com cartões de crédito American Express, 
Mastercard e Visa.
 			
Certificado: O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos 
freqüência e/ou aproveitamento terá direito a certificado.
 			
Observações - Vagas limitadas

- A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.
 				

Métodos Espectroscópicos II: ICP/MS
Departamento de Química
 	
Local:	Rua Marquês de São Vicente, 225 - casa XV - Gávea/RJ
 	
Período de Aulas: De 12/08 a 25/11/2004 - 5ª feira, das 16:00 às 19:00h
 	 	 	 	 
Público: Estudantes de cursos de Química e Engenharia Química, em nível de
graduação ou pós-graduação; pessoal de laboratórios analíticos em empresas
químicas, dealimentos, farmacêuticas, etc.
 
Metodologia:	Exposição com recursos multimídia e aulas práticas.
		 	 	 
Programa:	Princípios teóricos da técnica e instrumentação 
utilizada: geração do plasma e propriedades; separação de massas
(quadrupolo, alta resolução e tempo de vôo); detectores. Interferências
espectrais e não-espectrais em ICP-MS e metodologias para
correção/eliminação: equações elementares, plasma frio, dessolvatação,
célula de reação/colisão, geração de hidretos, padronização interna, etc.
Técnicas de calibração: análise semi-quantitativa e quantitativa,
determinação de razões isotópicas, análise por diluição isotópica. Técnicas
especiais para introdução de amostras líquidas e sólidas em ICPMS:
micro-amostragem e introdução discreta de amostras, análise por injeção em
fluxo (FIA), ablação a laser, vaporização eletrotérmica (ETV), técnicas
hifenadas para análise de especiação (cromatografia de íons, eletroforese
capilar). Figuras de mérito da técnica de ICPMS. Exemplo de aplicações na
análise elementar e isotópica em diferentes matrizes.
 	 	 	 	 
Professor:	Norbert Miekeley, Doutor, PUC-Rio.
 	 	 	 	 
Matrícula:	Até 05/08/2004
 	 	 	 	 
Investimento	Para matrículas até 29/07, desconto de 5% no primeiro
pagamento. Após esta data o curso poderá ser pago em 5 parcelas de R$
140,00, sendo a primeira no ato da matrícula e as restantes nos meses
subseqüentes.
Aceita-se pagamento com cartões de crédito American Express, Mastercard e
Visa.

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4. Leituras Indispensáveis Para A Conscientização Do Problema 
Ambiental
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Nas últimas décadas deste século, a humanidade vem se defrontando com
uma série de problemas globais. As preocupações com o ambiente 
adquirem especial importância, pois as demandas estão se tornando 
cada vez maiores, sob o impacto do crescimento acelerado da população,
impostas pelos padrões de conforto e bem-estar da vida moderna.

Todos os incentivos e motivações são necessários para destacar a 
importância de se respeitar e conservar o meio ambiente. A 
Escrituras Editora está fazendo sua parte com o lançamento de Educação
Ambiental _ da prática pedagógica à cidadania. 

Além desta publicação, outras não menos importantes 
contribuem para a conscientização e solução do problema ambiental: 
Águas doces no Brasil e Uso inteligente da água (lançamento previsto 
para maio). 

Saiba mais sobre cada obra:

Águas doces no Brasil _ capital ecológico, uso e conservação
A migração do Brasil-problema para o Brasil-potencial

O nosso grande potencial de água doce _ superficial e subterrânea 
_ deve ser visto como um capital ecológico de inestimável 
importância e fator competitivo fundamental ao desenvolvimento 
socioeconômico sustentado.

A motivação deste trabalho é de estimular a migração do 
Brasil-problema para o Brasil-potencial. Para tanto, o que mais 
falta não é água, mas determinado padrão cultural que agregue ética 
e melhore a eficiência do desempenho político dos governos, da 
sociedade em geral, das empresas públicas e privadas, 
promotoras do desenvolvimento em geral e dos recursos hídricos, em 
particular.

O livro é composto de 22 capítulos, abordando desde a água doce no 
mundo, no Brasil, desenvolvimento sustentável, impactos, 
recuperação de ecossistemas aquáticos, meio ambiente e saúde, 
saneamento básico, agricultura e pecuária, indústria, 
hidreletricidade, navegação e muitos outros temas pertinentes, 
abordados por grandes autoridades em cada assunto.

Organização e Coordenação Científica: Aldo da Cunha Rebouças, 
Benedito Braga e José Galizia Tundisi


Uso inteligente da água

Há água suficiente no mundo para atender a todas as necessidades
humanas - Mahatma Gandhi

Depois de Águas doces no Brasil _ capital ecológico, uso e 
conservação, o Prof. Aldo da Cunha Rebouças nos apresenta o Uso 
inteligente da água. Uma obra de grande utilidade e importância para 
a situação atual do país e do mundo.

O autor mostra em sua obra que há várias maneiras de se usar a 
água de forma correta e sem desperdícios. Analisa os problemas e 
contradições do final do século XX, que foi acompanhado pelos 
avanços das tecnologias e o crescimento da exclusão social e da 
intolerância no mundo e no Brasil.

Autor: Aldo da Cunha Rebouças


Educação Ambiental
da prática pedagógica à cidadania

Para solucionar as questões ambientais há diferentes abordagens que, 
colocadas em conjunto, podem contribuir para ampliar a 
capacidade de sustentabilidade do planeta e melhorar a qualidade 
de vida. Educação Ambiental: da prática pedagógica à cidadania, 
discorre sobre os aspectos conceituais fundamentais da relação da 
espécie com a natureza, de forma a apresentar uma base para o 
conhecimento e solução do problema ambiental. Trata dos processos 
pedagógicos como estratégia para a formação de atitudes 
coerentes com a sustentabilidade. A obra traz temas como o lixo, 
materiais recicláveis, práticas sociais, entre outros.

Além de ser uma contribuição para a solução destes problemas, 
especialmente para a área de Educação Ambiental, é um material 
de grande utilidade para professores, estudantes de graduação e 
pós-graduação, administradores e gestores públicos.

Organizadores: Jandira L. B. Talamoni e Aloísio Costa Sampaio 

Colaboradores: Alcides Lopes Leão, Ana Maria L. Daibem, Daisi 
Teresinha Chapani, Lizete Maria Orquiza de Carvalho, Maria de 
Lourdes L. Damásio, Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis, 
Marimíriam Dias Esqueda, Osmar Cavassan, Regina Helena Munhoz, Sirlei 
Sebastiana Polidoro Campos, Sonia Silveira Ruiz, Tatiana Seniciato.

Coleção: Educação para a ciência
  
Outros títulos da Coleção Educação para a ciência:
  
Pesquisas em ensino de física
  
"Este livro traz ao público interessado artigos que tratam do ensino 
da Física. São artigos provenientes de pesquisas realizadas com 
todo o rigor científico e já apresentadas, criticadas e defendidas 
publicamente. Abrangem tópicos importantes da Física, trabalhados 
com o cuidado necessário ao fazer científico e trazidos para o campo 
do ensino e da aprendizagem." 
(Maria Aparecida Viggiani Bicudo Pró-reitora de graduação da Unesp)
  
Organizador: Roberto Nardi
  
Colaboradores: Alberto Gaspar, Alberto Villani, Anna Maria Carvalho,
Aparecida P. da Silva, Décio Pacheco, Dietrich Schiel, Ernst Hamburger, 
Eugênio Ramos, Fernando Prado, Fuad Saad, Joel Martins, Jorge Megid 
Neto, Lizete de Carvalho, Maria José de Almeida, Norberto Ferreira,
Odete Teixeira, Paulo Ramboni, Roberto Hessel, Washington Carvalho .
  
Questões atuais no ensino de ciências 
  
Segundo volume da série Educação para a Ciência, este livro traz 
importantes reflexões sobre pesquisas apresentadas nos Ciclos de 
Seminários em Ensino de Ciências, Matermática e Educação Ambiental 
organizadas por pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em 
Educação para a Ciência da Unesp. 

Organizador: Roberto Nardi

Educação em Ciências
  
Esta coletânea é resultado do esforço coletivo de alunos e docentes 
na difícil e delicada tarefa de escolher o objeto da pesquisa, 
planejar a investigação, executar o planejado e por fim explicitar os 
resultados conseguidos ao longo dos estudos e das pesquisas 
por meio da elaboração de textos que, por final, registram a caminha 
no sentido da geração de novos conhecimentos e novas preocupações 
num processo dialético de continuidade e ruptura que dão forma e 
conteúdo à área de concentração em Ensino de Ciências do novo 
Programa da Unidade Universitária, em funcionamento desde 1997. 
  
Organização: Roberto Nardi
  
Giovana Pasquini
Divulgação
Escrituras Editora
Rua Maestro Callia, 123 - Vila Mariana
04012-100 - São Paulo-SP
(11) 5082-4190
www.escrituras.com.br
  
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5. Radiografia da desigualdade
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Radiografia da desigualdade

Estudo classifica participação de países na produção científica 
mundial; Brasil é 23o

A produção científica de ponta é marcada por uma esmagadora assimetria
entre os países do mundo. Um grupo de 31 nações -- incluindo o Brasil 
-- é responsável por 98% dos artigos mais citados em revistas 
especializadas no últimos anos. Os outros 162 países do globo 
respondem por apenas 2% desses artigos. A desigualdade é 
ainda mais impressionante se considerarmos apenas os oito países
de maior produção científica: esse grupo concentra 84,5% dos 
artigos mais citados.

A conclusão é de um levantamento publicado em 15 de julho na revista
Nature, em que David King, da Agência de Ciência e Tecnologia do Reino
Unido, compara e analisa a participação de cada país na produção
científica mundial. O britânico levou em conta dados relativos ao 
período entre 1993 e 2002, compilados pelo Thomson ISI, instituto 
responsável por reunir informações sobre mais de 8000 periódicos 
publicados em 36 línguas. 

A análise de King se concentrou nos 31 países responsáveis por
praticamente toda a ciência de ponta do mundo -- definida como o grupo
de 1% de artigos de cada especialidade mais citados por ano. A 
lista é encabeçada pelos Estados Unidos, que têm participação em 
62,76% dos artigos mais citados. Completam o 'top-10 da ciência' 
Reino Unido, Alemanha, Japão, França, Canadá, Itália, 
Suíça, Holanda e Austrália.

Com participação em apenas 0,5% dos artigos mais citados, o 
Brasil aparece na 23a posição, atrás de China (19o), Coréia 
do Sul (20o), Polônia (21o) e Índia (22o). A lista com os 31 
países de maior produção científica conta com um único 
representante africano: a África do Sul, na 29a colocação. Na 
30a posição, o Irã é o único país do mundo islâmico.

A participação brasileira é um pouco mais significativa se 
considerado o total de artigos publicados nos periódicos 
indexados. Nesse ranking, o país ocupa a 17a colocação, com 
participação em 1,21% do total de artigos. Mas a posição do país 
poderia ser bem mais baixa se tivesse sido usado um critério 
que medisse a transformação do conhecimento científico em
tecnologia e inovação -- como o número de patentes, por exemplo. Em
levantamento recente da ONU para avaliar as realizações 
tecnológicas de 72 países, o Brasil ficou na 43a posição.

Embora receba críticas, o critério adotado por King -- número de 
Artigos publicados em periódicos indexados e número de citações 
-- é o mais utilizado em estudos para medir a participação 
relativa na produção científica mundial. O britânico 
considera que o amplo volume de artigos considerados no 
levantamento possa compensar eventuais distorções provocadas 
pelo critério de avaliação.

Em seu artigo, King especula sobre as razões por trás da 
disparidade entre países constatada: "O desenvolvimento 
econômico sustentável nos mercados globais altamente 
competitivos requer um engajamento direto na geração de 
conhecimento", diagnostica. "Mesmo melhoras modestas na saúde 
pública, saneamento básico, alimentação e transporte requerem 
capacidades em engenharia, tecnologia, medicina, negócios, 
economia e ciências sociais que estão além do alcance de muitos 
países."

Fonte: Bernardo Esteves
Ciência Hoje On-line
14/07/04

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6. Bolsa de Pós-doutorado no IQ/UFRJ
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Disponibilidade imediata de uma bolsa de Pós-Doutorado (FAPERJ) 
No Departamento de Química Inorgânica da UFRJ para trabalhar com 
Materiais nanoestruturados (apatitas substituídas por metais de 
transição: síntese, caracterização estrutural e avaliação de 
propriedades catalíticas).

Favor entrar em contato com o Prof. Jean Guillaume Eon no 
endereço: