[Boletim-sbq] Boletim Eletronico No. 511
Luiz Carlos Dias luizsbq em iqm.unicamp.br
Sexta Junho 11 14:46:23 EST 2004
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SBQ - BIENIO (2004/2006) BOLETIM ELETRONICO No. 511
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Chemical Society (www.sbq.org.br/publicacoes/indexpub.htm) a revista
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Latina. Visite a nova página eletrônica do Journal na home-page da
SBQ (http://jbcs.sbq.org.br).
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"DIA NACIONAL DO QUIMICO, 18 DE JUNHO"
OS MEMBROS DA DIRETORIA E DO CONSELHO CONSULTIVO DA SOCIEDADE
BRASILEIRA DE QUÍMICA - SBQ E O EDITOR DESTE BOLETIM, CUMPRIMENTAM
TODOS OS QUÍMICOS DO BRASIL PELO PASSAGEM DO DIA NACIONAL DO QUIMICO,
NO PRÓXIMO DIA 18 DE JUNHO.
PARABÉNS A TODOS OS COLEGAS QUÍMICOS!!!
Veja nesta edição:
1. Endereços Eletrônicos da Secretária Geral e do Editor do Boletim
Eletrônico da SBQ
2. Exame de ingresso em Cursos de Pós-Graduação no IQ-USP
3. Concurso público para professor adjunto na Universidade Estadual
de Feira de Santana
4. 1a. Semana de Química da UFSC
5. Concurso para professor Adjunto em Química (área de concentração
Química Analítica) na Universidade Federal de Minas Gerais
6. Nota do MEC sobre questão do financiamento das Universidades
federais
7. Ciclo básico retoma 'noção de Universidade', dizem educadores
8. Reação à loteria: alternativa, mas não solução
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1. Endereços Eletrônicos da Secretária Geral e do Editor do Boletim
Eletrônico da SBQ
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Para tratar de assuntos da SBQ, favor entrar em contato com a
Profa. VANDERLAN DA SILVA BOLZANI (UNESP), Secretária Geral da SBQ.
O e-mail da Profa. Vanderlan é: vbsbq em iq.unesp.br
Para enviar notícias para o Boletim Eletrônico, favor entrar em
contato com o Prof. LUIZ CARLOS DIAS (UNICAMP), Editor do Boletim
Eletronico da SBQ.
O e-mail do Prof. Luiz Carlos é: luizsbq em iqm.unicamp.br
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2. Exame de ingresso em Cursos de Pós-Graduação no IQ-USP
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UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
INSTITUTO DE QUÍMICA
PÓS-GRADUAÇÃO
Encontram-se abertas às inscrições para Exame de Capacidade
(ingresso) para candidatos ao ingresso em Curso de Pós-Graduação
(Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto), nos Cursos de Química e
Bioquímica até o dia 18/06/2004.
Prova escrita dia 05/07/2004 e entrevista dia 08/07/2004.
Maiores informações pelos telefones (11) 3091.3844 e
3091.3878, e-mail secpos em iq.usp.br ou na home page www2.iq.usp.br/pos
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3. Concurso público para professor adjunto na Universidade Estadual
de Feira de Santana
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Abertura de concurso público para preenchimento de uma vaga de
professor adjunto na Universidade Estadual de Feira de Santana,
Bahia, para as disciplinas Química Geral e Química Analítica.
As inscrições iniciam-se dia 07/06/2004 e terminam 06/07/2004.
O edital encontra-se na págia na UEFS, www.uefs.br.
Fonte: Suzana Brito
Departamento de Ciências Exatas
Universidade Estadual de Feira de Santana
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4. 1a. Semana de Química da UFSC
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Prezados colegas,
A direção do Departamento de Química da UFSC e a Secretaria Regional
daSociedade Brasileira de Química/Santa Catarina, tem a honra
de convidar alunos, professores e profissionais da area de
Química a participarem da 1a. Semana de Química da UFSC, de 15 a 18
de junho de 2004, em comemoração ao Dia Nacional do
Profissional em Química.
Serao realizados seminários, palestras e minicursos, e os
interessados poderão efetuar as inscrições na Secretaria do
Prédio dos Laboratórios do Depto. de Química da UFSC, no período
de 08 a 09/06/04, das 13 as 15 horas.
Para maiores informações contatar a Comissão Organizadora:
- Prof. Marcus Mandolesi Sá;
- Profa. Iolanda da Cruz Vieira
- Acadêmicos: Rusiene M. de Almeida - ramal 9852/6839
Annelise Casellato - ramal 6841
Andréia N. Fernandes - ramal 9949
Marcelo Moreira - ramal 9968
Contamos com a sua participação!
Departamento de Quimica - UFSC
Coordenadoria do PG Quimica - UFSC
Secretaria da SBQ - SC
Programação:
Data: 15 de Junho de 2004 _ Terça-feira
23:30h Festa da I SQUIM _ X-Picanha
Data: 16 de Junho de 2004 _ Quarta-feira
10:10h Palestra de Abertura: _O Panorama do Ensino Superior em Santa
Catarina _ Profa. Dra. Sônia H. Probst (CFM-404)
15:00h Apresentação Oral: _Oxoscarbonos_ PG Fabio da S. Miranda
17:10h Minicurso*: 1) _Segurança no Laboratório e Tratamento de
Resíduos_ Profa. Dra. Maria da G. Nascimento e Prof. Dr. Nito A.
Debacher (sala- CFM-404)
2) _Análise Térmica _ Princípios Básicos_ MSc. Marly Soldi
3) _Petróleo, em Caso de Derrame o Que Analisar ?" Prof. Dr. Luis
A. dos S. Madureira
Data: 17 de Junho de 2004 _ Quinta-feira
10:10h Seminário:_ Polímeros_ Dr. Ricardo Bof (CFM-404)
11:00h Apresentação Oral: _Propriedades e Potencialidade de
Biomateriais Para Uso em Ambiente Vivo: Utilização de Ligas Metálicas
com Efeito Memória de Forma na Fabricação de Próteses
Endovasculares_ IC Fernando Giacomelli (CFM-404)
15:00h Seminário: _Atualidades em Cristais Líquidos e Suas
Aplicações_ Prof.Dr. Hugo G. Olmedo (CFM-404)
17:10h Minicurso* 1 - Minicurso* 2 - Minicurso* 3
Data: 18 de Junho de 2004 _ Sexta-feira
10:10h Seminário:_Biocatálise: Utilização de Enzimas e
Microorganismos em Síntese Orgânica_ PG Marcelo Moreira (CFM-404)
11:00h Apresentação Oral: _Albumina do Soro Bovino em Processo de
Associação com Sais Biliares e Dodecilsulfato de Sódio_
PG Bianca Schweitzer
15:00h Palestra Convidada: _União das Águas_
17:10h Minicurso* 1 - Minicurso* 2 - Minicurso* 3
18:30: Painéis / Encerramento
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5. Concurso para professor Adjunto em Química (área de concentração
Química Analítica) na Universidade Federal de Minas Gerais
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Até o dia 24 de junho estão abertas inscrições para Concurso
para professor Adjunto em Química (área de concentração Química
Analítica) no Departamento de Química da Universidade Federal de
Minas Gerais em Belo Horizonte.
O candidato deve ter doutorado em Química e maiores informações
encontram-se no Edital na home-page: http://www.icex.ufmg.br/
Fonte: Prof Jose Bento da Silva - DQ - UFMG
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6. Nota do MEC sobre questão do financiamento das Universidades
federais
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Esta proposta de Loteria não faz parte do Fundo previsto dentro do
projeto da reforma da Educação Superior do Brasil
Eis a íntegra da nota:
A proposta do MEC de financiamento das Universidades federais
prevê a criação de um Fundo, por meio da subvinculação das receitas
previstas na Constituição Federal, para a manutenção e expansão da
rede federal pública de ensino superior.
Esta proposta está, inclusive, em harmonia com a visão da Andifes.
Os estudos preliminares que estão sendo realizados pela Caixa
Econômica Federal para a criação de uma Loteria voltada para a
Educação vêm ao encontro dos propósitos do Ministério na busca
incessante por fontes alternativas para a pasta da Educação.
Esta proposta de Loteria não faz parte do Fundo previsto dentro do
projeto da reforma da Educação Superior do Brasil.
O Fundo que o MEC está propondo para aumentar os recursos das
Universidades virá de receitas subvinculadas, e não de receitas
alternativas, como a Loteria, que objetiva aumentar verbas de
projetos da Educação em geral.
(Assessoria de Comunicação do MEC)
Fonte: JC e-mail 2542, de 09 de Junho de 2004
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7. Ciclo básico retoma 'noção de Universidade', dizem educadores
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O ciclo básico de dois anos proposto pelo MEC como parte da reforma
universitária agrada especialistas em ensino superior. A iniciativa já
aparece em algumas Universidades brasileiras, como a USP, que há
poucos anos mudou os currículos na Escola Politécnica e do curso de
Letras
No novo campus da instituição, que será aberto em 2005 na zona
leste, o primeiro ano da graduação agrupará estudantes de todos os
cursos em atividades multidisciplinares.
"Foi perdida na Universidade brasileira a idéia de uma formação mais
ampla e humanista. O foco está hoje mais no curso do que na noção
de Universidade", disse o coordenador do Núcleo de Estudos do
Ensino Superior da Universidade de Brasília (UnB), Carlos Benedito
Martins.
Muitos educadores acreditam ainda que a medida ajuda a resolver o
problema de estudantes que ingressam muito novos na Universidade.
Assim, eles terão mais tempo para escolher a profissão.
Quando foi criada, em 1934, a USP inaugurou no país justamente
essa "noção de Universidade". Os cursos eram interligados e as
disciplinas básicas oferecidas conjuntamente. As várias unidades que
surgiram acabaram prejudicando esse processo.
A pró-reitora de graduação da USP, Sonia Penin, também concorda
com o ciclo, desde que ele não seja imposto pelo MEC, mantendo
assim a autonomia acadêmica das instituições.
Fonte: O Estado de SP, 9/6)
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8. Reação à loteria: alternativa, mas não solução
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Idéia de nova fonte fixa agradou alguns, mas há temor de que ela
seja instável ou paliativa
Há, para alguns, o receio de que se trate de uma fonte instável ou
paliativa. Para outros, pode mesmo ser uma alternativa.
Anunciada anteontem pelo governo, a proposta de criação de uma
loteria para ajudar o financiamento da educação foi recebida com
reações diferentes.
A presidente da Andifes, Ana Lúcia Gazzola, demonstrou interesse
pela idéia. "Acredito que se houvesse essa loteria muitos de nós
jogaríamos." A Andifes defende, no entanto, a vinculação de receitas
do orçamento do MEC para o ensino superior, o que daria estabilidade
ao financiamento das Universidades.
"O fundo poderia garantir o financiamento pleno das instituições,
dando estabilidade para capacitar, consolidar e expandir o sistema
federal."
A deputada Raquel Teixeira (PSDB-GO), especialista na área e
integrante da Comissão de Educação da Câmara, considerou a
proposta "absurda". "Isso é dizer que a educação não está entre as
prioridades do governo. É preciso recursos orçamentários, não
paliativos."
Já o presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Gustavo
Petta, mostrou preocupação. Ele teme a possibilidade de o governo
limitar a busca de recursos à criação do jogo.
Petta vê com reservas a loteria. Acredita que pode ser uma boa
alternativa, mas não uma solução. "Lógico que tudo que traz mais
dinheiro para a educação é bom, mas essa é uma fonte muito
instável. Não pode ser a única alternativa a ser analisada pelo MEC."
O ministro da Educação, Tarso Genro, reafirmou que o MEC estuda
alternativas para aumentar as fontes de recursos para a área. Entre
elas, a loteria.
A idéia de uma fonte fixa de recursos, como a loteria, agradou ao
reitor da Unifesp, Ulysses Fagundes Neto. Segundo texto divulgado
pela instituição, ele acredita que isso poderia gerar maior capacidade
de planejamento para as Universidades.
Análise feita pela Caixa Econômica Federal mostra que há espaço
para a criação de um jogo voltado para a educação. Segundo o
ministro, isso seria possível porque pouco dos recursos arrecadados
hoje é direcionado para o setor.
Outra razão é que, na comparação com outros países, os brasileiros
apostam menos - até porque, em muitos casos, desconhecem para
onde vai o dinheiro das apostas. Uma vinculação direta com o
financiamento da educação teria o potencial de atrair apostadores.
"Não é que seja para o financiamento do ensino superior, mas uma
alternativa de novos recursos para educação", explicou Tarso.
O fundo, que está na proposta do governo de reforma universitária,
prevê que parte do orçamento vinculado do MEC - 18% das receitas
da União que devem ser, obrigatoriamente, investidos em educação -
seja destinada apenas ao ensino superior. A proposta inicial seria de
75%, mas a Andifes acha que, com mudanças tributárias ocorridas
nos últimos tempos, esse percentual está defasado.
Pressa - Tarso pediu ontem ao presidente da Câmara, João Paulo
Cunha (PT-SP), pressa na tramitação dos projetos que instituem
cotas para estudantes de escolas públicas nas Universidades federais
e no que garante vagas para estudantes pobres nas faculdades
particulares, o Universidade para Todos.
Fonte: O Estado de SP, 9/6
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Até nossa próxima edição!!!
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