[Boletim-sbq] Boletim Eletronico No. 495

Luiz Carlos Dias luizsbq em iqm.unicamp.br
Sexta Março 19 13:18:15 EST 2004


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SBQ - BIENIO (2002/2004)      BOLETIM ELETRONICO      No. 495
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Assine e divulgue Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian 
Chemical Society (www.sbq.org.br/publicacoes/indexpub.htm) a revista 
de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América 
Latina. Visite a nova página eletrônica do Journal na home-page da 
SBQ (http://jbcs.sbq.org.br).
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Veja nesta edição:

1. Lista de Pousadas e Albergues em Salvador
2. SBQ - Eleições 2004 - Envio de cédulas
3. Disponibilizado acesso para a home page do II Workshop de 
Espectroscopia no Infravermelho Próximo
4. Inscrições para o Mestrado e Doutorado no IQ-UNICAMP 
5. COPPE e CEPEL criam Núcleo de Referência em Tecnologia e Economia 
do Hidrogênio
6. CNPq, Fapesp e Faperj discutem política editorial
7. Jorge Almeida Guimarães, presidente da Capes: 'A graduação está 
ruim'
8. Capes quer avançar rumo ao Portal de Periódicos do Mercosul
9. Senado aprova avaliação de ensino superior

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1. Lista de Pousadas e Albergues em Salvador
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Colegas,

Na homepage da 27a.RASBQ/XXVIo.CLAQ (www.sbqclaq.sbq.org.br) 
encontra-se uma lista de pousadas e albergues em Salvador, no link: 
Pousadas e albergues

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2. SBQ - Eleições 2004 - Envio de cédulas
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Prezado(a) Sócio(a): 

Estaremos enviando aos sócios efetivos quites com a SBQ, no próximo 
dia 19/03, a cédula para votação da nova Diretoria e Conselho 
Consultivo da SBQ, bem como da(s) diretoria(s) De divisão(ões), que 
terão um mandato de 2 (dois) anos a partir de maio de 2004. 

No dia 26/04 será realizada, no Instituto de Química da USP, a partir
Das 9:00 h, a apuração dos votos recebidos até esta data. Em seguida
comunicaremos o resultado da apuração e os novos membros tomarão 
posse no dia 02/06 na Reunião Anual da SBQ, em Salvador. 

O Conselho Consultivo juntamente com a Diretoria indicaram, de acordo 
com o Cap.VI Art. 16 do Estatuto, e, levando em conta as sugestões 
enviadas pelos Sócios Efetivos da SBQ, os nomes que constam da cédula 
para os cargos de Diretoria, os quais aparecem em ordem alfabética. 
Os nomes para a(s) diretoria(s) de divisão(ões) foram indicados 
pela(s) diretoria(a) atual(is) por processo análogo. 

Para o Conselho Consultivo as indicações encontram-se, também, em 
ordem alfabética e você deverá indicar um máximo de seis nomes.  

Está disponível na homepage da SBQ (www.sbq.org.br), no link 
"SBQ - Eleições 2004" a lista de todos os candidados aos cargos de
Diretoria e Conselho da SBQ, com fotos, com os respectivos mini 
Currículos e respostas à algumas perguntas formuladas sobre o futuro 
da SBQ. 

Os candidatos estão em ordem alfabética, separados por cargo. 

Votar é um direito do sócio efetivo. 
Exerça o seu direito! 

Luiz Carlos Dias 
Secretário Geral da SBQ

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3. Disponibilizado acesso para a home page do II Workshop de 
Espectroscopia no Infravermelho Próximo  
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Disponibilizado acesso para a home page do II Workshop de 
Espectroscopia no Infravermelho Próximo  
 
A home page do II Workshop de Espectroscopia no Infravermelho Próximo 
já está disponível para acesso no endereço eletrônico
http://www.sbqclaq.sbq.org.br/celio/Workshop_NIR.html. 

Nesta página os interessados poderão encontrar, entre outras 
informações, os objetivos deste workshop, organizadores, programação, 
além do período e forma de inscrição. 

A inscrição no workshop é gratuita para os inscritos no 26o CLAQ e 
27a RASBQ. Contudo, para garantir sua participação, envie mensagem 
para o endereço eletrônico do coordenador do evento, Prof. Celio 
Pasquini (pasquini em iqm.unicamp.br), até 15 de maio.

Os interessados no II Workshop de Espectroscopia no Infravermelho 
Próximo que não estiverem inscritos no evento (27a RASBQ e 26o CLAQ) 
deverão depositar R$50,00 na conta 9048-4, da agência 3559-9, do Banco 
do Brasil, bem como enviar cópia do comprovante de pagamento ao 
coordenador. O fax para envio do certificado de depósito para os 
interessados neste workshop, mas  que não se inscreveram na 27a RASBQ 
e 26o CLAQ é (0xx19)3788-3023.

Mauro Korn
Diretor da DQA

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4. Inscrições para o Mestrado e Doutorado no IQ-UNICAMP
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Informamos que as inscrições para o Curso de Mestrado no Instituto de Química
Da UNICAMP foram REABERTAS, e poderão ser feitas até o dia 02/04/2004.

As incrições para o Curso de Doutorado estão abertas até o dia 31/05/2004.

Fonte: Rodrigo Vezehaci de Lima
Coordenadoria de Pós-Graduação
Instituto de Química - UNICAMP   

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5. COPPE e CEPEL criam Núcleo de Referência em Tecnologia e Economia 
do Hidrogênio
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O Laboratório de Hidrogênio da COPPE/UFRJ realizará entre os dias 
22 e 24 de março dois eventos voltados para o desenvolvimento 
de novas tecnologias do hidrogênio no Brasil: o lançamento do 
Núcleo de Referência em Tecnologia e Economia do Hidrogênio e o 
Seminário Rede Cooperativa Pilha a Combustível de Óxido Sólido - 
Rede PaCOS.

Durante o Seminário será lançada a Rede Nacional Para o 
Desenvolvimento de Pilhas a Combustível de Óxido Sólido no 
Brasil, uma iniciativa que já está aprovada pelo projeto do 
Fundo Verde e Amarelo, do CNPq. No primeiro dia, o professor 
Paulo Emílio Valadão de Miranda, coordenador do Laboratório de 
Hidrogênio da COPPE, fará uma apresentação da Rede PaCOS e o 
representante da SOFCnet Fernando Marques, que é vice-reitor da 
Universidade de Aveiro (Portugal), mostrará como funciona a Rede 
Européia de Pilha a Combustível. O engenheiro Nguyen Q. Minh, 
da General Electric Company (EUA) também fará uma palestra para 
explicar os aspectos tecnológicos das pilhas a combustível de óxido 
sólido.

Nos dois próximos dias o Seminário será realizado no Hotel 
Pestana Rio Atlântica, em Copacabana, com a participação de várias 
instituições com trabalhos voltados para a área. Profissionais 
da COPPE, Eletrobrás, da Petrobras, da UNESP, da UFMG, da Oxiteno, 
da UENF, e  do IPEN farão apresentações e discussões 
específicas sobre a tecnologia de pilhas a combustível de óxido 
sólido e das metodologias de funcionamento da Rede Nacional. 
Especialistas do INPI e do Inmetro também participarão do Evento, 
falando sobre proteção industrial das invenções (patentes) e 
normas para a qualidade dos produtos, respectivamente.

Assinatura dos Termos de Referência para o Núcleo

No dia 22, à tarde, será lançado oficialmente o Núcleo de 
Referência em Tecnologia e Economia do Hidrogênio. O Núcleo, de 
abrangência nacional, está sendo criado através de uma parceria 
entre a COPPE/UFRJ e o CEPEL/Eletrobrás, consideradas âncoras 
fundadoras do projeto, e contará com a participação de institutos, 
centros de pesquisas e outras empresas do ramo, através de associações. 

Durante a fase inicial, o Comitê de Planejamento e Implementação do 
Núcleo será presidido pelo professor Paulo Emílio, coordenador do 
Laboratório de Hidrogênio da COPPE, pertencente ao Programa de 
Engenharia de Metalurgia e Materiais da Instituição. O suplente do 
Comitê será o representante indicado pelo CEPEL e o comitê ainda 
contará com a participação dos representantes das demais entidades 
âncoras que se associarem.

O professor Paulo Emílio diz que o Núcleo terá como 
características básicas articular e suportar redes com atores 
específicos. Segundo o professor, a iniciativa funcionará de forma 
que o acúmulo de inovações de diversas áreas envolvidas com o 
desenvolvimento de técnicas para a utilização do Hidrogênio possam se 
agregar de forma interdisciplinar. "Caberá ao Núcleo direcionar o 
impacto dessas novas tecnologias nas diversas cadeias produtivas 
de energia, visando incrementar as atividades econômicas e 
propiciar a utilização de produtos e serviços associados à 
Economia do Hidrogênio por toda a sociedade", explica Paulo Emílio.

O Núcleo também coordenará a realização de cursos e teses de 
mestrado e doutorado, com características interdisciplinares e 
incentivará a publicação e a divulgação de textos técnicos sobre 
os temas de interesse para a Economia do Hidrogênio.
O Hidrogênio como solução para a sociedade e o meio ambiente

Ambientalistas e demais pessoas engajadas na luta pela 
preservação do meio ambiente estão cada vez mais preocupados com 
o impacto ambiental do atual modelo energético utilizado em quase 
todos os países do mundo, que é fortemente à base de combustíveis 
fósseis. Esta preocupação tem impulsionado cientistas e pesquisadores 
de várias instituições a buscarem modelos energéticos 
alternativos que privilegiem a sustentabilidade. E grande parte 
das soluções apontam para um agente, o Hidrogênio, que está sendo 
tratado como o propulsor de uma nova era: a da Economia do Hidrogênio.

Considerado por alguns especialistas como o principal vetor 
energético, o Hidrogênio é tido como a melhor fonte para 
as Pilhas a Combustível. Essas pilhas são capazes de converter a 
energia química de certos combustíveis em energia elétrica, sem a 
necessidade de combustão. A conversão se dá de forma mais 
eficiente e com menores emissões de poluentes que os geradores 
atuais. O hidrogênio pode ser produzido a partir de combustíveis 
fósseis e renováveis, através de processos termoquímicos e a partir 
da água, pelo processo de eletrólise.

Paulo Emílio explica que o Hidrogênio possui as características 
adequadas para a geração de energia porque pode ser produzido a 
partir de fontes renováveis de energia com impacto ambiental 
relativamente baixo. Além disso, o professor diz que o Hidrogênio é 
adaptável à diversas aplicações como geração estacionária de energia 
elétrica, alimentação de meios de transporte e de equipamentos 
portáteis.

"A chamada Economia do Hidrogênio se estabelecerá, também, porque o 
Hidrogênio permite a transição suave entre os modelos energéticos, 
uma vez que esse combustível, a curto e médio prazo, continuará a ser 
produzido, principalmente a partir dos combustíveis fósseis", 
conclui Paulo Emílio.

A Assinatura dos Termos de Referência para o Núcleo de Referência em 
Tecnologia e Economia do Hidrogênio será às 15:30 na sede do CEPEL, 
na Ilha do Fundão.

Assessoria de Comunicação
(21) 2562-8318 / 2562-8319

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6. CNPq, Fapesp e Faperj discutem política editorial
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Reuniram-se nesta quarta-feira em Brasília o presidente do CNPq e o
seu vice-presidente, Erney Camargo e Manuel Domingos Neto, e os
presidentes da Fapesp e Faperj, Carlos Vogt e Pedricto Rocha Filho,
respectivamente, para estudarem a possibilidade de uma ação
coordenada e conjunta de política editorial

Por consenso, decidiram que, preliminarmente, devem apoiar e
incentivar a publicação de revistas científicas nacionais em meio
eletrônico, como faz o Scielo (Scientific Electronic Library Online).

Decidiram também convidar as demais fundações de amparo à
pesquisa (FAPs) para, em seu Fórum, efetuarem uma análise conjunta
de uma política editorial nacional, tanto no meio impresso como no
eletrônico.

O Scielo é o resultado de um projeto de pesquisa da Fapesp em
parceria com a Bireme (Centro Latino-Americano e do Caribe de
Informação em Ciências da Saúde), e que conta com o apoio do
CNPq desde 2002.

Fonte: JC e-mail 2486, de 18 de Março de 2004 

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7. Jorge Almeida Guimarães, presidente da Capes: 'A graduação está 
ruim'
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'O aluno fica 40 horas na sala de aula. Isso não permite aprender'
Professor de bioquímica da UFRGS, Jorge Almeida Guimarães assumiu
há um mês a presidência da Capes/MEC, que faz o reconhecimento e
a avaliação de cursos de mestrado e doutorado.

Uma das tarefas do professor neste momento é conseguir o reajuste
de 18% para as bolsas de pós-graduação da Capes, que nos últimos
dez anos não tiveram nenhum aumento. Guimarães, que faz parte da
comissão que estuda a reforma universitária, é um crítico ferrenho do
ensino superior no país. Ele diz, por exemplo, que os cursos de
graduação deixam a desejar e que precisam passar por mudanças. 

Houve corte no orçamento da Capes deste ano? 

Jorge Guimarães - O orçamento da Capes para 2004 é de R$ 520
milhões e está neste nível há alguns anos. Estamos tentando
conseguir o aumento de 18% para as bolsas. Hoje a bolsa de
mestrado é R$ 725 e a de doutorado, R$ 1.040. Para conceder o
aumento precisamos de mais R$ 80 milhões. 

Os bolsistas estão reclamando há muito tempo. 

- E com razão. Não é feito reajuste há dez anos. O percentual de
18% foi decidido em janeiro de 2003. A defasagem é ainda maior. As
bolsas do CNPq já tiveram esse aumento este ano e o que queremos,
pelo menos, é a equiparação. 

Por que a Capes não teve aumento? 

- O CNPq correu atrás. Na Capes não sei o que houve, não estava
aqui ano passado. O MEC não percebeu que a defasagem era muito
grave. No passado, a bolsa representava 70% do salário de um
professor. O ministro Tarso Genro está empenhado, tentando obter a
equiparação com a ajuda da equipe econômica. 

Quantos bolsistas a Capes tem atualmente? 

- A Capes tem 25 mil bolsistas, num total de 130 mil alunos de
pós-graduação no país. O número de alunos cresceu 13% ao ano nos
últimos dez anos. 

Qual a função da Capes? 

- Uma delas é reconhecer e aprovar cursos de pós-graduação e
avaliá-los a cada três anos. São cerca de dois mil cursos e
programas de 46 áreas. Outra missão é manter um portal de
periódicos, disponível online para alunos e professores de
Universidades que oferecem cursos e programas de pós-graduação.
São cerca de 30 mil acessos por dia. 

O que o senhor acha dos cursos de graduação do país? 

- A graduação hoje não tem fôlego para cobrir novas áreas que estão
surgindo, como biotecnologia, bioinformática, que são
multidisciplinares. A graduação é informativa e a pós-graduação é
formadora. 

Qual a diferença? 

- Na pós-graduação o aluno tem que buscar a informação, pesquisar.
Na graduação, assim como no ensino médio, ele fica passivo,
recebendo as informações. 

Há problemas na educação superior do país? 

- O ensino superior deixa a desejar na média. A graduação está ruim
porque o processo é meramente informativo. A pós-graduação quebra
esse ritmo. 

Em outros países não é assim que acontece? 

- Pelo modelo americano, a cada hora de aula o aluno tem três horas
para estudar. No Brasil, o aluno fica 40 horas sentado na sala de
aula. Isso não permite aprender. A pessoa só observa e não sobra
tempo para estudar. 

O senhor vê solução para esse problema? 
- Os alunos não conseguem aprender matemática e ciências no
ensino básico. Essa pr