SBQ - BIÊNIO (2002/2004) BOLETIM ELETRÔNICO No. 475


Assine e divulgue Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society (www.sbq.org.br/publicacoes/indexpub.htm) a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina. Visite a nova página eletrônica do Journal na home-page da SBQ (www.sbq.org.br/jbcs/index.html).


Assine e divulgue Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society (www.sbq.org.br/publicacoes/indexpub.htm) a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina. Visite a nova página eletrônica do Journal na home-page da SBQ (http://jbcs.sbq.org.br).


Veja nesta edição:

  1. 2o. Simpósio Brasileiro em Química Medicinal (BrazMedChem2004)
  2. CNPq - OF. CIRC PR. nº 0553 /03
  3. XIV Reunião da Rede de Intercâmbios para a História e a Epistemologia das Ciências Químicas e Biológicas (RIHECQB)
  4. Concurso público para professor na Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF)

1. 2o. Simpósio Brasileiro em Química Medicinal (BrazMedChem2004)


É com prazer que convidamos a comunidade científica brasileira a participar do 2o Simpósio Brasileiro em Química Medicinal (BrazMedChem2004), a ser realizado de 22 a 25 de novembro de 2004, no Instituto Militar de Engenharia (IME), na cidade do Rio de Janeiro.

Este evento científico, de caráter multidisciplinar, conta com o apoio da Divisão de Química Medicinal (MD) da Sociedade Brasileira de Química (SBQ). Seguindo o modelo de sucesso do 1o Simpósio, realizado em Caxambu no ano de 2001, contaremos com a participação de especialistas de renome nacional e internacional, de setores acadêmicos e industriais, com o objetivo de promover a discussão dos grandes temas relacionados à expansão do conhecimento na área de Química Medicinal. O tema central de nosso evento será "Tendências Atuais na Descoberta e Desenvolvimento de Fármacos".

Está no ar a homepage do BrazMedChem2004.
Para acessar: http://www.brazmedchem.ifsc.usp.br.
Estaremos constantemente atualizando esta página, que é melhor visualizada com resolução do seu monitor de 1024 x 768.

O Comitê Organizador está comprometido a realizar um evento memorável, a altura das expectativas de nossa comunidade científica. Contamos com a sua participação neste importante evento - até novembro de 2004 no Rio!

Comitê Organizador do BrazMedChem2004

Presidente: Jose Daniel Figueroa Villar, IME

Vice-Presidente: Magaly Girão Albuquerque, UFRJ

Secretário
Geral: Adriano D. Andricopulo, USP Conselheiro do Presidente: Carlos A. Montanari, UFMG

2. CNPq - OF. CIRC PR. nº 0553 /03


OF. CIRC PR. nº 0553 /03
Brasília, 12 de dezembro de 2003

Prezados pesquisadora e pesquisador do CNPq;

As bolsas de Produtividade em Pesquisa (BPq) do CNPq foram originalmente concebidas para premiar os pesquisadores mais produtivos do país, cerca de 25% da população científica de 1976. Trinta anos depois o crescimento da população de cientistas não foi acompanhada do aumento proporcional do número de bolsas. Na medida de suas possibilidades orçamentárias, o CNPq tem procurado minimizar esse descompasso. Em 2003 concedemos 700 bolsas novas de produtividade, número maior do que o das concedidas nos últimos oito anos, mas ainda insuficiente. Continuaremos trabalhando para aumentar esse número. Alguns pesquisadores propugnaram para que grants fossem transformados em bolsas. Informo, de novo, que isso não é possível, uma vez que bolsas e grants não são interconversíveis por pertencerem a rubricas distintas do orçamento do CNPq.

Enquanto não conseguirmos aumentar significativamente o número de bolsas, pretendemos adotar algumas medidas para suavizar o atual engessamento do sistema de BPq.

Nesse sentido recebemos sugestões diversas de vários pesquisadores e as compilamos no texto abaixo para submetê-las a sua apreciação, e receber sua opinião antes de enviarmos uma proposta ao Conselho Deliberativo do CNPq. Essencialmente o que é cogitado é a criação de três novas categorias de bolsas em adição à categoria de Pesquisador Bolsista atual.

  1. Categoria Pesquisador Associado. Categoria sem remuneração e sem grant. Elegibilidade: pesquisadores com nível científico equivalente ao de bolsista nível 1 do CNPq. Cota por área: 50% do número de bolsistas pesquisadores nível 1. Razões: muitos pesquisadores qualificados se satisfariam com o título sem requerer o correspondente estipêndio alocado às bolsas e grants. Vantagens: em parte pelo título, em parte pelos benefícios que estão sendo anexados à condição de pesquisador do CNPq como, por exemplo, precedência na recepção de pos-docs, de bolsas de IC, credenciamento automático como orientador, etc. Acredita-se que a criação dessa categoria poderá aliviar parte da pressão e disputa pelas limitadas bolsas de produtividade e grants.
2. Categoria Pesquisador Emérito. Categoria com apenas grant, sem a correspondente bolsa. Elegibilidade: pesquisador nível 1 com mais de 15 (ou 20) anos de BPq, portanto com comprovado envolvimento com pesquisa. Razões: a bolsa de produtividade tem maior impacto econômico no início de carreira. Para pesquisadores já no topo da carreira o grant pode ser mais importante. A adesão à categoria será voluntária. Vantagens: o Pesquisador emérito poderá ter seu grant avaliado a cada 6 (ou nove anos). A adesão a esse sistema poderá, por um lado, trazer maior tranqüilidade ao pesquisador sênior e, por outro, liberará sua bolsa para ser alocada a pesquisadores nível 2, portanto em início de carreira.

3. Categoria Pesquisador Honorário. Categoria sem bolsa e sem grant.
Elegibilidade
Pesquisadores Associados, Pesquisadores Eméritos e Pesquisadores Bolsistas, com relevante produção científica, que concordem em se retirar do sistema de bolsas remuneradas e do estresse de seu julgamento. Os PH serão indicados pelos CAs ao Conselho Deliberativo do CNPq. Os pesquisadores Honorários receberão seus títulos em cerimônia solene, com medalha e diploma que expressará o reconhecimento de seus pares.

Aguardo seus comentários e sugestões no e-mail: categ@cnpq.br.

Atenciosamente,

ERNEY PLESSMANN DE CAMARGO
Presidente

.../rmp Pesquisador CNPq - BPq.doc


3. XIV Reunião da Rede de Intercâmbios para a História e a Epistemologia das Ciências Químicas e Biológicas (RIHECQB)


XIV Reunião da Rede de Intercâmbios para a História e a Epistemologia das Ciências Químicas e Biológicas (RIHECQB)

Ambiente, natureza e cultura na perspectiva da história e da epistemologia da ciência:
Ciências da matéria - Salvador 31/05 a 02/06 Ciências naturais e suas interfaces ­ CESIMA/PUCSP - São Paulo 03 a 05/06

Histórico:
A RIHECQB foi criada em 1992, pelas professoras doutoras Patrícia Aceves Pastrana, coordenadora (UAM-Xochimilco, México), Ana Luísa Janeira (Universidade de Lisboa, Portugal), Ana Maria Alfonso-Goldfarb (PUC - São Paulo, Brasil) e Celina Lértora Mendonza (CONICET-Argentina), vivamente empenhadas em ampliar o intercâmbio entre investigadores em História da Ciência, atuando em diversas áreas e oriundos de diferentes regiões, nomeadamente a América Latina e a Península Ibérica.

A diretiva da RIHECQB decidiu, em seu último encontro (Lisboa-Coimbra, junho-julho de 2003) realizar a XIV Reunião no Brasil, em 2004, em duas partes. A primeira, junto ao XXVI Congresso Latinoamericano de Química, com a apresentação de trabalhos em História das Ciências Químicas e interfaces. A segunda parte do encontro terá lugar junto ao CESIMA/PUC-São Paulo, nos dias seguintes (entre 03 e 05 de junho) ao encontro em Salvador, com trabalhos dedicados mais especialmente às ciências naturais e suas interfaces.

MODALIDADES DE PARTICIPAÇÃO:

Salvador
Ciências da Matéria
As modalidades são: -Simpósios convidados -Sessão coordenada -Mini-curso -Mini-conferência -Sessão de Painéis

As atividades a se realizarem junto ao XXVI Congresso Latinoamericano e 27a Reunião Anual da SBQ obedecem aos moldes dessa reunião, e um programa preliminar das atividades de História das Ciências Químicas pode ser visto no sítio da SBQ (http://www.sbq.org.br). Nesse mesmo sítio podem ser consultadas as instruções para a preparação dos trabalhos.

Os interessados em se inscrever para apresentar painéis (dentre os quais serão selecionados sete para a Sessão Coordenada) deverão se inscrever na RA da SBQ e apresentar resumos do trabalho (conforme os modelos disponíveis no sítio da SBQ), até 03/02/2004.

CESIMA/PUC
SP - São Paulo: Ciências Naturais e suas Interfaces -Conferências: com pesquisadores convidados pela organização do encontro. -Sessões coordenadas: grupo de trabalhos sobre um tema comum. As sessões podem ser propostas por um pesquisador que se encarrega de contatar os demais participantes, ou podem ser organizadas a partir da seleção entre os trabalhos inscritos e que apresentem semelhança temática. Cada participante terá 20 min para expor seu trabalho e contará, ainda, com 10 min para discussão. -Sessões de painéis: destinadas à apresentação de works in progress. Os painéis devem ter a dimensão máxima de 1m de largura por 1,5m de altura. Exposição dos painéis e 5 min para apresentação oral de cada trabalho.
Obs.
De toda maneira, os trabalhos selecionados pela Comissão Científica serão indicados para apresentação em Sessão Coordenada ou em Sessão de Painéis.

Inscrições e envio de resumo:
Data limite: 03/02/2004
Brevemente as instruções serão disponibilizadas no sítio do CESIMA (http://www.pucsp.br/~cesima).

Comissão Organizadora:
José Luiz Goldfarb
Márcia H.M. Ferraz
Maria Helena Roxo Beltran
Paulo Alves Porto
(pesquisadores do CESIMA/PUC-SP)


4. Concurso público para professor na Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF)


Inscrições abertas na Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) em Campos dos Goytacazes (RJ), para atuar em uma das seguintes áreas:

Educação em Química, Química Orgânica, Físico-Química.

Requisitos
Graduação em Química, com Doutorado em Química ou Educação em Química.

O edital está disponível em www.uenf.br

Fernando J. Luna
Professor Associado
www.uenf.br
+55 (22) 27.26.14.93


Secretaria Geral SBQ


Contribuições devem ser enviadas para: Luizsbq@iqm.unicamp.br http://www.sbq.org.br

Até nossa próxima edição!!!



Prof. Luiz Carlos Dias
Secretário Geral da Sociedade Brasileira de Química - SBQ e-mail: luizsbq@iqm.unicamp.br



Boletim-sbq mailing list
Boletim-sbq@sbq.org.br
http://www.sbq.org.br/mailman/listinfo/boletim-sbq