SBQ - BIÊNIO (2002/2004) BOLETIM ELETRÔNICO No. 473


Assine e divulgue Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society (www.sbq.org.br/publicacoes/indexpub.htm) a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina. Visite a nova página eletrônica do Journal na home-page da SBQ (www.sbq.org.br/jbcs/index.html).


Assine e divulgue Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society (www.sbq.org.br/publicacoes/indexpub.htm) a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina. Visite a nova página eletrônica do Journal na home-page da SBQ (http://jbcs.sbq.org.br).


Veja nesta edição:

  1. Modificação na data final de inscrição para a Olimpíada SBQ
  2. "Colóquios do Instituto do Milênio de Materiais Complexos 2003": Os Conceitos de Estrutura Molecular, Estrutura Química e de Ligação Química na Mecânica Quântica
  3. Lançamento do mais novo livro do Prof. Attico Inacio Chassot: A Ciência é masculina? É sim, senhora!
  4. Processo seletivo do Mestrado em Engenharia e Ciência dos Materias da Universidade São Francisco - Campus Itatiba
  5. Concurso Público para o cargo de Professor Adjunto do Departamento de Física da Universidade Federal de Juiz de Fora
  6. XII International Meeting of International Humic Substances Society
  7. Cadastro de Professores Substitutos no CEFET Química - RJ

1. Modificação na data final de inscrição para a Olimpíada SBQ


A Comissão Central da Olimpíada SBQ resolveu alterar o Prazo Final para Inscrição, de 30/01/2004 para 30/03/2004. Continuam as datas de 30/04/2004 para Divulgação dos Resultados e 02/06/2004 para Entrega dos prêmios, durante o XXVI Congresso Latinoamericano de Química e 27a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, em Salvador, Bahia.

Antonio S. Mangrich Coordenador da Olimpíada SBQ


2. "Colóquios do Instituto do Milênio de Materiais Complexos 2003": Os Conceitos de Estrutura Molecular, Estrutura Química e de Ligação Química na Mecânica Quântica


Prezados Colegas,

É com satisfação que informamos a realização da sexta apresentação da série "Colóquios do Instituto do Milênio de Materiais Complexos 2003". Tal atividade será realizada no Anfiteatro do Instituto de Química da Unicamp, na próxima sexta-feira, 12/12, às 10:00 (primeira parte) seguido de discussões abertas. Caso queira fazer contato com o Conferencista use o e-mail: chaer@iq.ufrj.br .

Aproveitamos para informar que o Colóquio será transmitido pela internet em tempo real. Para isto basta você ter instalado o Real Player. Caso não tenha este programa instalado, existem instruções para fazer o downloading no endereço abaixo.O programa leva cerca de 15 minutos para ser instalado. Você pode assistir este evento e os outros já realizados, no mesmo endereço, identificando o ícone do IMMC, em:

http: //www.cameraweb.unicamp.br

Caso seja possível contamos com sua presença. !

Ficaríamos agradecidos em receber informações sobre o número de pessoas que acompanharam a transmissão e sobre a qualidade. Caso julgue pertinente passe esta informação para possíveis interessados.

Atenciosamente,

Prof. Oswaldo Luiz Alves
Coordenador dos Colóquios do IMMC
Vice-Coordenador Executivo do IMMC


"Instituto do Milênio de Materiais Complexos"

Colóquios do IMMC

Os Conceitos de Estrutura Molecular, Estrutura Química e de Ligação Química na Mecânica Quântica

Marco Antonio Chaer Nascimento
Instituto de Química, UFRJ

As condições básicas que devem ser satisfeitas por qualquer função de onda representando um sistema polieletrônico serão aqui apresentadas e discutidas. Analisam-se, assim, as condições sob as quais os conceitos clássicos de estrutura molecular, estrutura química e de ligação química podem ser traduzidos para a mecânica quântica. Esta tradução requer o uso de modelos de partículas independentes, sendo que os modelos mais usuais são analisados quanto à capacidade de gerarem funções de onda que satisfaçam as condições básicas anteriormente estabelecidas. Desta análise resulta que somente o modelo Valence Bond (VB) fornece funções de onda com as propriedades necessárias para representar um sistema polieletrônico, átomo ou molécula. Além disso, somente funções do tipo VB, com orbitais atômicos otimizados, mono-ocupados e não-ortogonais (a não ser por razões de simetria), permitem uma tradução quanto-mecânica dos conceitos clássicos de estrutura molecular, estrutura química e de ligação química. Funções de onda construídas com base no modelo de orbitais moleculares (MO) não são aceitáveis para representar sistemas polieletrônicos e não se prestam à tradução dos conceitos clássicos, podendo, quando muito, ser usadas para definir estrutura molecular. A formação de uma ligação química é conseqüência de efeitos de interferência, os quais também serão discutidos neste Colóquio.

Dia 12 de dezembro de 2003, sexta-feira, 10:00 horas. Anfiteatro do Instituto de Química, UNICAMP.


3. Lançamento do mais novo livro do Prof. Attico Inacio Chassot:

A Ciência é masculina? É sim, senhora! A Ciência é masculina? É sim, senhora!


Partindo do princípio de que não somos assim por acaso, são analisadas três vertentes que nos constituíram como humanos no mundo ocidental: a grega, a judaica e a cristã.

A análise das (des)contribuições destas três raízes nos fizeram uma sociedade machista, na qual a Ciência não faz exceção. Ao se destacar a presença de algumas mulheres cientistas – Hipátia, Marie Curie, Margareth Mead – se traz duas hipóteses para possível superação do machismo na Ciência: uma histórica e outra biológica.

Editora da UNISINOS * Preço R$ 12,00 endereço: avenida Unisinos, 950
93.022-000 - São Leopoldo/RS e-mail: editora@unisinos.br fone: (51) 590-8239 fax: (51) 590-8238
Coleção Aldus – 16 / 12,5 x 18,5 cm - 104p. - ISBN 85-7431-186-3 - 2003
http://www.edunisinos.com.br/aldus

O autor
Attico Chassot, professor há 43 anos, é licenciado em Química (UFRGS) e mestre e doutor em Educação (UFRGS). Autor entre outros de A ciência através dos tempos (Moderna) com mais de 60 mil exemplares vendidos. É professor do Centro de Ciências Humanas da UNISINOS, vinculado à Linha de Pesquisa Currículo, Cultura e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Educação.

4. Processo seletivo do Mestrado em Engenharia e Ciência dos Materias da Universidade São Francisco - Campus Itatiba


Estão abertas até 07/02/2004 as inscrições para o processo seletivo do Mestrado em Engenharia e Ciência dos Materias da Universidade São Francisco - Campus Itatiba.

Linhas de Pesquisa:

1- Desenvolvimento de ligas metálicas para aplicações tecnológicas; 2- Desenvolvimento de materiais poliméricos com características

especiais;

3- Processamento e caracterização de materiais cerâmicos; 4- Metrologia aplicada aos materiais.

Para maiores informações acesse o site www.saofrancisco.edu.br"

Fonte: Silmara Neves


5. Concurso Público para o cargo de Professor Adjunto do Departamento de Física da Universidade Federal de Juiz de Fora


O Departamento de Física da Universidade Federal de Juiz de Fora realizaráconcurso público para o provimento de cargo de Professor Adjunto.

-Titulação exigida: Doutor

O edital do concurso foi publicado no jornal local ("Tribuna de Minas"), no "Diário Oficial da União", e na página da UFJF (<www.ufjf.br>, no link editais, edital 43/2003).

As inscrições serão aceitas no período de 03 a 18/12/2003. Maiores informações: Departamento de Física -ICE-UFJF: fone:

  1. 3229-3307; e-mail:sidiney@fisica.ufjf.br (Sidiney de Andrade Leonel - Chefe do Departamento de Física/UFJF)
Fonte
Paulo Barone
Diretor do Instituto de Ciências Exatas Universidade Federal de Juiz de Fora

6. XII International Meeting of International Humic Substances Society


Será realizado em São Pedro - SP, de 25 a 29 de julho de 2003 o "XII International Meeting of International Humic Substances Society". O tema abordado neste congresso é multidisciplinar e envolve trabalhos de químicos, físicos, biólogos, agrônomos e pesquisadores ligados a temas ambientais relacionados à matéria orgânica de solos e águas, sendo a primeira vez que ocorre na América do Sul.

A submissão de resumos poderá ser feita eletronicamente até 09 de fevereiro p.f. O pagamento antecipado da inscrição, com desconto, deverá ser feito até 31 de dezembro de 2003. Para maiores informações, acesse o site do evento http://www.xiiimihss.com.br ou entre em contato através do e-mail: 12ihss@cnpdia.embrapa.br.

Fonte
Dr. Wilson Tadeu Lopes da Silva
Comissão Organizadora XII IM-IHSS

7. Cadastro de Professores Substitutos no CEFET Química - RJ


O CEFET Química - RJ estará recebendo, no período de 04 a 23 de dezembro, inscrições para Cadastro de Professores Substitutos (contratação por tempo determinado), para as seguintes disciplinas:

Análise Instrumental, Química Analítica Qualitativa, Química Analítica Quantitativa, Química Orgânica, Processos Industriais, Operações Unitárias e Instrumentação Industrial, Botânica, Bioquímica e Processos Bioquímicos, Microbiologia Ambiental, Biologia, Biologia Aplicada, Máquinas e Equipamentos Hidráulicos, Inglês Instrumental, Português, Física e Matemática.

O Edital (Edital 13/2003) está disponível no site da Instituição: http://www.cefeteq.br

Sheila P. Cardoso
Coordenadora da Área Profissional Química


Secretaria Geral SBQ


Contribuições devem ser enviadas para: Luizsbq@iqm.unicamp.br http://www.sbq.org.br

Até nossa próxima edição!!!



Prof. Luiz Carlos Dias
Secretário Geral da Sociedade Brasileira de Química - SBQ e-mail: luizsbq@iqm.unicamp.br