SBQ - BIÊNIO (2002/2004) BOLETIM ELETRÔNICO No. 472


Assine e divulgue Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society (www.sbq.org.br/publicacoes/indexpub.htm) a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina. Visite a nova página eletrônica do Journal na home-page da SBQ (www.sbq.org.br/jbcs/index.html).


Assine e divulgue Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society (www.sbq.org.br/publicacoes/indexpub.htm) a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina. Visite a nova página eletrônica do Journal na home-page da SBQ (http://jbcs.sbq.org.br).


Veja nesta edição:

  1. Modificação na data final de inscrição para a Olimpíada SBQ
  2. Mestrado em Química do Instituto de Química da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IQ/UERJ)
  3. Divulgação do Programa Institucional de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais da Unesp (POSMAT), níveis Mestrado e Doutorado
  4. Processo Seletivo para 1o. Semestre de 2004 Curso de Mestrado Multidisciplinar em Física, Química e Neurociência
  5. Concurso para Docente promovido pelo CEFET Química - RJ
  6. XXIV ESCOLA DE VERÃO EM QUÍMICA - Prof. Dr. José Tércio B. Ferreira

1. Modificação na data final de inscrição para a Olimpíada SBQ


A Comissão Central da Olimpíada SBQ resolveu alterar o Prazo Final para Inscrição, de 30/01/2004 para 30/03/2004. Continuam as datas de 30/04/2004 para Divulgação dos Resultados e 02/06/2004 para Entrega dos prêmios, durante o XXVI Congresso Latinoamericano de Química e 27a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, em Salvador, Bahia.

Antonio S. Mangrich Coordenador da Olimpíada SBQ.


2. Mestrado em Química do Instituto de Química da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IQ/UERJ)


O IQ/UERJ abrirá as inscrições para o processo seletivo do Mestrado em Química, nas áreas de concentração: Polímeros e Química Ambiental (recém-aprovado pela CAPES, com conceito 4).

As disciplinas do curso serão ministradas no período noturno.

O processo seletivo consistirá em entrevista, análise de currículo e de histórico escolar, e de cartas de recomendação e de exposição de motivos.

As inscrições poderão ser feitas no CEPUERJ, Rua São Francisco Xavier, nº 524 (Pavilhão Reitor João Lyra Filho), 1º andar - Bloco A, sala 1006, Tels: 2587-7278, 2587-7417 e 2587-7502, e-mail: pgqui@uerj.br.

O período das inscrições será de 05/01 a 13/02/2004 e as aulas terão início no dia 08/03/2004.


3. Divulgação do Programa Institucional de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais da Unesp (POSMAT), níveis Mestrado e Doutorado


Em setembro de 2003, a UNESP teve aprovado junto a CAPES, o Programa Institucional de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais da Unesp (POSMAT), níveis Mestrado e Doutorado.

Fazem parte deste programa as seguintes Unidades: Faculdade de Ciências e Faculdade de Engenharia de Bauru, Instituto de Química de Araraquara, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente e Instituto de Biociências de Botucatu.

A sede administrativa se encontra na Faculdade de Ciências de Bauru. As Linhas de Pesquisa estão centradas nos seguintes temas: Caracterização de materiais; Ciência e engenharia de interfaces; Materiais poliméricos, cerâmicos, híbridos, e nano-estruturados; Materiais eletrônicos e fotônicos; Modelagem e simulação em materiais, e Processamento de materiais.

O Programa tem por finalidade gerar pesquisas básicas em ciência dos materiais, bem como pesquisas de novas tecnologias que possibilitem maior competitividade dos setores de produção e processamento de materiais no país.

Seus cursos, de mestrado e doutorado acadêmicos, destinam-se a profissionais formados nas áreas de Ciências Exatas, Engenharias e Biológicas.

O período de inscrição será de 08/12/2003 a 30/01/2004.

Maiores informações sobre o programa podem ser obtidas no Website: http://www.unesp.br/posmat ou diretamente na Seção de Pós-graduação da Faculdade de Ciências, Av. Eng. Luiz Edmundo Coube, s/n, CEP 17033-360, Bauru, SP; Telefone (14) 3103-6077.


4. Processo Seletivo para 1o. Semestre de 2004 Curso de Mestrado Multidisciplinar em Física, Química e Neurociência


Área de Concentração:

Período de Inscrição: De 1º de dezembro de 2003 a 30 de janeiro de 2004

Período de Seleção dos Candidatos:
06/02/2004 - Divulgação dos candidatos selecionados na primeira etapa. 16 a 20/02/2004 - Exame escrito de conhecimentos, Exame de Língua Inglesa e Entrevista
26/02/2004 - Resultados finais

Endereços para Correspondência:
Secretaria do Curso de Pós-graduação em Física, Química e Neurociência. DCNAT - Departamento de Ciências Naturais
UFSJ - Universidade Federal de São João del-Rei Campus Dom Bosco
Praça Dom Helvécio 74
São João del-Rei - MG
CEP: 363001-160
Fone/FAX 32-33792535
e-mail: fiquine@ufsj.edu.br
Home page: http:// www.ufsj.edu.br/pgfiquine

Fonte
Maria Inês Charbel Zerlotini
Secretaria de Pós-graduação

5. Concurso para Docente promovido pelo CEFET Química - RJ


Solicito que seja divulgado no boletim eletrônico da SBQ o Concurso para Docente promovido pelo CEFET Química - RJ.

Estão sendo oferecidas vagas para as disciplinas: Química Geral e Inorgânica, Físico-Química, Bioquímica, Física, Matemática, Imunologia, Farmacotécnica e Organização de Eventos Artísticos, Científicos, Sociais e de Negócios;Introdução ao Marketing. As inscrições ocorrerão de 01/12/03 a 18/12/03.

O edital do concurso (Edital 12/2003) encontra-se na homepage da Instituição: http://www.cefeteq.br

Fonte
Sheila P. Cardoso
Coordenadora da Área Profissional Química

6. XXIV ESCOLA DE VERÃO EM QUÍMICA - Prof. Dr. José Tércio B. Ferreira


No período de 02 a 13 de fevereiro de 2004 estaremos realizando a XXIV ESCOLA DE VERÃO EM QUÍMICA - Prof. Dr. José Tércio B. Ferreira.

Maiores detalhes sobre os cursos, palestras e as ementas podem ser encontrados no edereço http://www.dq.ufscar.br/eventos/evq2004/


Secretaria Geral SBQ


Contribuições devem ser enviadas para: Luizsbq@iqm.unicamp.br http://www.sbq.org.br

Até nossa próxima edição!!!



Prof. Luiz Carlos Dias
Secretário Geral da Sociedade Brasileira de Química - SBQ e-mail: luizsbq@iqm.unicamp.br