SBQ - BIÊNIO (2002/2004) BOLETIM ELETRÔNICO No. 462


Assine e divulgue Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society (www.sbq.org.br/publicacoes/indexpub.htm) a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina. Visite a nova página eletrônica do Journal na home-page da SBQ (www.sbq.org.br/jbcs/index.html).


Assine e divulgue Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society (www.sbq.org.br/publicacoes/indexpub.htm) a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina. Visite a nova página eletrônica do Journal na home-page da SBQ (http://jbcs.sbq.org.br).


Veja nesta edição:

  1. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA nº 18 (novembro de 2003) distribuída aos assinantes
  2. Workshop: "A FORMAÇÃO DO QUÍMICO"
  3. Colóquios do Instituto do Milênio de Materiais Complexos: AVANÇOS RECENTES NO ESTUDO DE AGREGADOS IÔNICOS E MOLECULARES
  4. Comemorações dos 40 Anos da Pós-Graduação em Química Orgânica do do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro
  5. XXIV ESCOLA DE VERÃO EM QUÍMICA - Prof. Dr. José Tércio B. Ferreira

1. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA nº 18 (novembro de 2003) distribuída aos assinantes


O nº 18 da revista Química Nova na Escola (novembro de 2003) já foi distribuído aos assinantes. Conheça o seu conteúdo de 55 páginas:

Assine Química Nova na Escola. Publique em Química Nova na Escola (indexada no Chemical Abstracts).


2. Workshop: "A FORMAÇÃO DO QUÍMICO"


Convidamos todos os interessadas para participar do Workshop "A FORMAÇÃO DO QUÍMICO", que será realizado no dia 03/12/2003, no Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Bloco A, sala 601, Centro de Tecnologia, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro.

A FORMAÇÃO DO QUÍMICO - WORKSHOP

03/12/2003

Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Bloco A, sala 601, Centro de Tecnologia, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro

Programação

10
12h - A Formação do Químico - Conferencista: Prof. Jailson B. Andrade Comentários: Prof. Angelo C. Pinto e representante do CGEE/ MCT
14
16h - Grupos de trabalho- Coordenação: Prof. Paulo Cezar Vieira e Profa. Solange Cadore

16-17h - Elaboração de documento e encerramento

A FICHA DE INSCRIÇÃO PARA O EVENTO DO DIA 03/12, PARA OS INTERESSADOS (NÃO HÁ NECESSIDADE DE INSCRIÇÃO FORMAL), PODE SER A MESMA DO EVENTO DA PG, QUE ESTÁ NA PÁGINA DA SBQ.

Contato
Profa. Claudia M. Rezende
crezende@iq.ufrj.br tel: (21)- 2562-7370

3. Colóquios do Instituto do Milênio de Materiais Complexos: AVANÇOS RECENTES NO ESTUDO DE AGREGADOS IÔNICOS E MOLECULARES


Prezados Colegas,

É com satisfação que informamos a realização da sexta apresentação da série "Colóquios do Instituto do Milênio de Materiais Complexos 2003". Tal atividade será realizada no Anfiteatro do Instituto de Química da Unicamp, na próxima sexta-feira, 05/12, às 10:00 (primeira parte) seguido de discussões abertas. Caso queira fazer contato com o Conferencista use o e-mail: jmrn@iq.usp.br .Estão sendo enviadas, em anexo, as informações sobre o evento.

Aproveitamos para informar que o Colóquio será transmitido pela internet em tempo real. Para isto basta você ter instalado o Real Player. Caso não tenha este programa instalado, existem instruções para fazer o downloading no endereço abaixo.O programa leva cerca de 15 minutos para ser instalado. Você pode assistir este evento e os outros já realizados, no mesmo endereço, identificando o ícone do IMMC, em:

http: //www.cameraweb.unicamp.br

Caso seja possível contamos com sua presença.!

Ficaríamos agradecidos em receber informações sobre o número de pessoas que acompanharam a transmissão e sobre a qualidade.Caso julgue pertinente passe esta informação para possíveis interessados.

Atenciosamente,

Prof. Oswaldo Luiz Alves
Coordenador dos Colóquios do IMMC
Vice-Coordenador Executivo do IMMC

Instituto do Milênio de Materiais Complexos
Colóquios do IMMC

AVANÇOS RECENTES NO ESTUDO DE AGREGADOS IÔNICOS E MOLECULARES

José Manuel Riveros
Instituto de Química - USP

Nos últimos 30 anos, o estudo de reações iônicas em fase gasosa tem proporcionado uma nova visão sobre reatividade intrínseca de substâncias químicas simples. Entretanto, não é trivial a conexão entre esta reatividade e aquela observada em fases condensadas, devido às interações com o solvente e a formação de espécies agregadas em solução. Agregados moleculares em fase gasosa são considerados como espécies representativas da transição que ocorre entre uma molécula isolada, típica da fase gasosa, e moléculas em alto estado de associação, características da fase líquida. Neste Colóquio pretende-se apresentar uma visão geral sobre as técnicas experimentais utilizadas para obtenção destes agregados, a determinação dos parâmetros termoquímicos, e a estrutura destas espécies. Alguns resultados importantes obtidos para estes agregados serão discutidos em termos de nossa compreensão de fenômenos tais como interações não-covalentes e estruturas em fase líquida.

Dia 05 de dezembro de 2003, sexta-feira.

10:00 horas
Instituto de Química, UNICAMP.
Anfiteatro do IQ

Coordenação
Oswaldo Luiz Alves
oalves@iqm.unicamp.br

4. Comemorações dos 40 Anos da Pós-Graduação em Química Orgânica do do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro


O Programa de Pós-Graduação em Química Orgânica do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro fará realizar, no dia 04 de dezembro de 2003, as comemorações dos 40 Anos da Pós-Graduação em Química Orgânica do IQ.

A programação do evento inclui várias atividades, dentre as quais destacamos a apresentação das Conferências "A Trajetória da Química Orgânica nos Últimos 40 Anos" e "40 Anos da Química Orgânica no Instituto de Química da UFRJ", e uma Solenidade de Entrega de Medalhas. Serão homenageadas 40 destacadas personalidades que contribuíram significativamente para o desenvolvimento da Ciência ou da Pós-Graduação em Química no Brasil.

O evento terá início às 10:00 horas no Salão Nobre da Decania do Centro de Tecnologia, Bloco A, 2o. andar, Cidade Universitária, Ilha do Fundão, RJ. Haverá ainda o lançamento de livros, música e um coquetel de congraçamento, os quais encerrarão as comemorações.

Programação

10:00 h - Abertura

10
30 h - Conferência: "A Trajetória da Química Orgânica nos Últimos 40 Anos" Conferencistas Prof. Angelo C. Pinto (IQ-UFRJ) Prof. Edson L. S. Lima (IQ-UFRJ) Prof. Luiz Carlos Dias (IQ-UNICAMP) Prof. marcos N. Eberlin (IQ-UNICAMP)

12:30 h - Almoço

14
00 h - Conferência: "40 Anos da Química Orgânica no Instituto de Química da UFRJ" Conferencistas Prof. Claudio Costa Neto (IQ-UFRJ) Prof. Claudio J. A. Mota (IQ-UFRJ)
15
30 h - Solenidade de Entrega de Medalhas Comemorativas dos 40 anos da Pós-graduação em Química Orgânica do IQ-UFRJ.

Homenageados

  1. Adelina Costa Neto (UFRJ)
  2. Afonso do Prado Seabra (UFRJ)
  3. Angela Maria Cohen Uller (UFRJ)
  4. Ângela Wagner (PUC-RJ)
  5. Angelo da Cunha Pinto (UFRJ)
  6. Anita Dolly Panek (UFRJ)
  7. Arnóbio Gama (UFPE)
  8. Benjamin Gilbert (FIOCRUZ)
  9. Brunhilde Henker (UFRJ)
  10. Claudio Costa Neto (UFRJ)
  11. Claudio Jose de Araujo Mota (UFRJ)
  12. Edson Luiz da Silva Lima (UFRJ)
  13. Eliezer Jesus Lacerda Barreiro (UFRJ)
  14. Eloisa Biasotto Mano (UFRJ)
  15. Fernanda Margarida Barbosa Coutinho (UERJ)
  16. Francisco Radler de Aquino Neto (UFRJ)
  17. Jailson Bittencourt de Andrade (UFBA)
  18. Joel Jones Junior (UFRJ)
  19. Jose Carlos Netto Ferreira (UFRRJ)
  20. Jose Daniel Figueroa Villar (IME)
  21. Jose Israel Vargas (UFMG/CBPF)
  22. Jose Luis Fontes Monteiro (UFRJ)
  23. Jose Wilson de Alencar (UFC)
  24. Leopoldo de Meis (UFRJ)
  25. Lucia Mendonça Previato (UFRJ)
  26. Luciana Rocha de Moura Estevão (IQ/UFRJ)
  27. Luiz Carlos Trugo (UFRJ)
  28. Luiz Carlos Dias (UNICAMP)
  29. Marco Antonio Chaer Nascimento (UFRJ)
  30. Marco Antonio França Faria (UFRJ)
  31. Marcos N. Eberlin (UNICAMP)
  32. Maria Renata Borin (UFF)
  33. Otto Richard Gottlieb (UFF)
  34. Paulo Cezar Vieira (UFSCar)
  35. Raimundo Braz Filho (UENF)
  36. Ricardo Bicca de Alencastro (UFRJ)
  37. Rosangela de Almeida Epifanio (UFF)
  38. Vitor Francisco Ferreira (UFF)
  39. Walter Batista Mors (UFRJ)
  40. Warner Bruce Kover (UFRJ)

17:00 h - Lançamento de livros e Coquetel de congraçamento

Fonte
Professora Claudia Moraes de Rezende
Coordenadora da Pós-Graduação em Química Orgânica - IQ/UFRJ

5. XXIV ESCOLA DE VERÃO EM QUÍMICA - Prof. Dr. José Tércio B. Ferreira


No período de 02 a 13 de fevereiro de 2004 estaremos realizando a XXIV ESCOLA DE VERÃO EM QUÍMICA - Prof. Dr. José Tércio B. Ferreira.

Maiores detalhes sobre os cursos, palestras e as ementas podem ser encontrados no edereço http://www.dq.ufscar.br/eventos/evq2004/


Secretaria Geral SBQ


Contribuições devem ser enviadas para: Luizsbq@iqm.unicamp.br http://www.sbq.org.br

Até nossa próxima edição!!!



Prof. Luiz Carlos Dias
Secretário Geral da Sociedade Brasileira de Química - SBQ e-mail: luizsbq@iqm.unicamp.br