SBQ - BIÊNIO (2002/2004) BOLETIM ELETRÔNICO No. 465


Assine e divulgue Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society (www.sbq.org.br/publicacoes/indexpub.htm) a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina. Visite a nova página eletrônica do Journal na home-page da SBQ (www.sbq.org.br/jbcs/index.html).


Assine e divulgue Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society (www.sbq.org.br/publicacoes/indexpub.htm) a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina. Visite a nova página eletrônica do Journal na home-page da SBQ (http://jbcs.sbq.org.br).


Veja nesta edição:

  1. Número 6, Volume 26 (Novembro-Dezembro 2003) de Quimica Nova está On Line
  2. Assembléia Geral da Regional Araraquara/Ribeirão Preto/São Carlos
  3. Exame de seleção aos cursos de mestrado e doutorado do NPPN
  4. Minicurso: Cambridge (CSD) a nível básico
  5. Lançamento pela Editora da UFRGS do livro QUÍMICA INORGÂNICA: ÁTOMOS, MOLÉCULAS, LÍQUIDOS E SÓLIDOS
  6. CNPq premia destaques da iniciação científica

1. Número 6, Volume 26 (Novembro-Dezembro 2003) de Quimica Nova está On Line

O Número 6, Volume 26 (Novembro-Dezembro 2003) de Quimica Nova está On Line

Visite a página da revista no site da SBQ (www.sbq.org.br) ou clique direto em: www.sbq.org.br/publicacoes/indexpub.htm ou em http://quimicanova.sbq.org.br/quimicanova.htm

Este número contém 12 artigos, 7 revisões, 2 artigos de divulgação, 5 notas técnicas, 5 artigos de educação, 1 Artigo de Assuntos Gerais, os índices de palavra e autor de 2003 e o Editorial.

Vamos continuar trabalhando juntos para aprimorar nossa revista cada vez mais!

Editores de Química Nova


2. Assembléia Geral da Regional Araraquara/Ribeirão Preto/São Carlos


CONVOCAÇÃO
Na qualidade de Secretário da Regional Araraquara/Ribeirão Preto/São Carlos da Sociedade Brasileira de Química vimos convocar todos os associados vinculados a esta regional para a Assembléia Geral da Regional a ser realizada em 13 de Novembro de 2003, as 14:00 h (1ª Chamada), no Salão de Eventos do Campus da USP em São Carlos.

Comunicados da Secretaria:

  1. infra-estrutura;
  2. página da Internet (e patrocínio);
  3. mini-cursos disponibilizados pela SBQ nas unidades de ensino.
  1. Mudança na abrangência da regional para a inclusão de outras cidades que têm atividades de ensino e/ou pesquisa em Química.
2. Alteração da estrutura da regional
  1. Haveria rotatividade dos cargos;
  2. Seria criado o cargo de sub-secretário, cujo ocupante permaneceria seria o secretário na gestão seguintes. No caso dos sócios que não puderem comparecer à Assembléia mas desejarem fazer sugestões sobre os itens da pauta ou inclusão de novos itens para discussão, essas poderão ser feitas por correio eletrônico para o endereço: artur@iqsc.usp.br, até o dia 10 de novembro de 2003.

São Carlos, 7 de Novembro de 2003.

Prof. Dr. Artur de Jesus Motheo
Secretário Regional
Araraquara/Ribeirão Preto/São Carlos


3. Exame de seleção aos cursos de mestrado e doutorado do NPPN


NPPN-UFRJ
SELEÇÃO PARA A PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA DE PRODUTOS NATURAIS 2004


INSCRIÇÕES
02/12/03 a 30/01/04
(SECRETARIA DE PÓS-GRADUAÇÃO/NPPN http://acd.ufrj.br/~nppn)

Documentos Necessários (original e xerox): Diploma, Identidade, CPF, Título de Eleitor, Certificado de Reservista, C. Vitae, Histórico Escolar (graduação e mestrado), 2 (duas) Cartas de Recomendação (conforme modelo), 01 (uma) foto.

MESTRADO

Curso de Nivelamento (opcional) - 05/01/2004 a 06/02/04

Provas de Seleção:

10/02/04 às 09:00 horas (Química Orgânica) 11/02/04 às 9:00 horas (Métodos Físicos de Análise Estrutural)

DOUTORADO

Critérios de Seleção:

Entrevista dia 12/02/04 a partir das 10:00 horas, avaliação de Curriculum Vitae, de histórico escolar da graduação e mestrado e das cartas de recomendação.
Consulte nossa home-page http://acd.ufrj.br/~nppn

OBSERVAÇÃO.: OS CANDIDATOS CUJO MESTRADO NÃO TENHA SIDO REALIZADO EM QUÍMICA DE PRODUTOS NATURAISOU QUÍMICA ORGÂNICA, SERÃO SUBMETIDOS ÀS PROVAS DOS DIAS 10 E 11/02/2004, OBRIGATÓRIAS PARA A SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO MESTRADO.

Fonte
Coordenadora de ensino de pós-graduação do NPPN patrocinio@nppn.ufrj.br

4. Minicurso: Cambridge (CSD) a nível básico


MINICURSO

CAMBRIDGE DATABASE (CSD) A NÍVEL BÁSICO

Oferecido pelo Laboratório de Quimiometria Teórica e Aplicada, Instituto de Química, UNICAMP, Campinas, SP
Professor: Dr Rudolf Kiralj
Professor responsável: Dra. Márcia M. C. Ferreira

PERÍODO: de 2 a 4 de dezembro de 2003

LOCAL: Instituto de Química, UNICAMP, Campinas SP

CARGA HORÁRIA
12 (doze) horas - carga horária diária de 4 (quatro) horas
HORÁRIO
de 10 a 12 horas (aulas teóricas) e de 14 a 16 horas (aulas práticas)

REQUISITO: conhecimento básico de estrutura molecular

OBJETIVO
treinar os interessados em usar o módulo "user friendly" do CSD, ConQuest, para obter e visualizar informações bibliográficas, fórmulas moleculares, estruturas tridimensionais e outras informações relevantes de compostos de interesse.

MAIORES INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES:

http://pcserver.iqm.unicamp.br/~marcia/csdcurso.html

PRAZO DE INSCRIÇÃO: de 6 a 20 de novembro de 2003

EMENTA:
Aulas teóricas
-Introdução ao Cambridge Structural Database -Conceitos básicos de química estrutural -Fundamentos do métodos de difração -Regras e critérios de Data Mining
-Aplicação do ConQuest em Data Mining -Planejamento de Data Mining
Aulas práticas
-Data Mining unidimensional (busca de informações bibliográficas e experimentais)
-Data Mining bidimensional (busca de fórmulas moleculares, estruturas e sub-estruturas 2D)
-Data Mining tridimensional (busca de estruturas e sub-estruturas 3D) -Data Mining de acordo com o interesse dos participantes


5. Lançamento pela Editora da UFRGS do livro QUÍMICA INORGÂNICA: ÁTOMOS, MOLÉCULAS, LÍQUIDOS E SÓLIDOS


Lançamento pela Editora da UFRGS do livro QUÍMICA INORGÂNICA: ÁTOMOS, MOLÉCULAS, LÍQUIDOS E SÓLIDOS

Edilson Valmir Benvenutti
Departamento de Química Inorgânica, Instituto de Química, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

O texto deste livro aborda basicamente ligação química. Na sua elaboração, uma atenção especial foi dedicada à abordagem de tópicos que os alunos consideram um pouco abstratos, tais como: partícula-onda, orbital, deslocalização eletrônica, estruturas de bandas em sólidos, dentre outros assuntos. Além disso, juntamente com os conteúdos químicos é também feita uma abordagem histórica da evolução do conhecimento químico. Neste contexto, são apresentadas mais de cinquenta biografias de pesquisadores que contribuíram para a história da ligação química, juntamente com alguns detalhes interessantes dessa história.

O lançamento será no dia 26 de novembro às 18 horas no Ginásio I do campus ESEF/UFRGS

mais informações: edilson@iq.ufrgs.br


6. CNPq premia destaques da iniciação científica


Os nomes dos vencedores do Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica foram anunciados nesta segunda-feira pelo CNPq

Foram escolhidos os melhores trabalhos desenvolvidos por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas Iniciação Científica (Pibic) nas três grandes áreas do conhecimento: Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Ciências da Vida; e Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes.

Será também oferecido um prêmio de Mérito Institucional. Esta é a primeira edição do Prêmio, que tem como objetivo incentivar bolsistas do Pibic que se destacaram durante o ano e as instituições que contribuíram de forma relevante para o alcance dos objetivos do programa.

Com o trabalho 'Um Direito conquistado: os serviços de atendimentos às mulheres vítimas de violência sexual', a estudante da Universidade Federal de SP (Unifesp), Luciane Francisca Fernandes Botelho é a vencedora da categoria de Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes.

Orientada pela por Eleonora Menicucci de Oliveira, ela foi elogiada pela Comissão Julgadora pela qualidade do relatório, pela natureza interdisciplinar do projeto e a relevância das questões focalizadas.

O projeto 'Novas Abordagens Terapêuticas e Etiológicas para Doença de Alzheimer e Esquizofrenia: Estudo em Modelos Experimentais' valeu ao bolsista Oscar Phelippe Pernigotti Dall'Igna, o prêmio na categoria Ciências da Vida.

A Comissão Julgadora destacou a importância da produção intelectual gerada pelo trabalho de Oscar, graduando em Medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), orientado por Diogo Onofre Gomes de Souza.

Na categoria Ciências Exatas, da Terra e Engenharias, o prêmio ficou com a bolsista Crícia de Carvalho Rodegheri, estudante de Física da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Intitulado 'Sistemas de Pré-ionização de Lasers Gasosos Pulsados por Intermédio do Uso da Radiação Ionizante', o trabalho desenvolvido sob a orientação de Carlos Eduardo Fellows foi considerado pelos julgadores com uma importante contribuição tecnológica.

No Mérito Institucional, a vencedora foi a Universidade Estadual Norte Fluminense (Uenf) pelo número de egressos da iniciação científica que concluíram o mestrado e/ou doutorado em relação à quota concedida pelo CNPq.

A entrega dos prêmios está prevista para o dia 24 de novembro e será feita pelo presidente do CNPq, Erney Camargo.

O Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica é atribuído anualmente e os participantes são inscritos pelas instituições, por meio de uma Comissão de Seleção que escolhe e encaminha ao CNPq um candidato para cada área.

A escolha dos premiados é feita por três Comissões Julgadoras - uma para cada grande área - escolhidas especialmente para este fim, composta por três membros cada uma, sendo um representante do CNPq e dois oriundos da comunidade científica e tecnológica. (Mariana Galiza, da Assessoria de Comunicação do CNPq)

Fonte: JC e-mail 2404, de 10 de Novembro de 2003


Secretaria Geral SBQ


Contribuições devem ser enviadas para: Luizsbq@iqm.unicamp.br http://www.sbq.org.br

Até nossa próxima edição!!!



Prof. Luiz Carlos Dias
Secretário Geral da Sociedade Brasileira de Química - SBQ e-mail: luizsbq@iqm.unicamp.br