SBQ - BIÊNIO (2002/2004) BOLETIM ELETRÔNICO No. 460


Assine e divulgue Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society (www.sbq.org.br/publicacoes/indexpub.htm) a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina. Visite a nova página eletrônica do Journal na home-page da SBQ (www.sbq.org.br/jbcs/index.html).


Assine e divulgue Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society (www.sbq.org.br/publicacoes/indexpub.htm) a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina. Visite a nova página eletrônica do Journal na home-page da SBQ (http://jbcs.sbq.org.br).


Veja nesta edição:

  1. 1. IX Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química - Rio 30/Outubro a 01/Novembro de 2003
  2. 2. Programa Piloto de Bolsas para Instrutores Graduados, no IQ-UNICAMP
  3. 3. Debate em torno do tema: "Mercado de trabalho para recem-doutores"
  4. 4. Juiz dispõe Leilão do prédio do IMPA no DIA 13/11

1. IX Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química - Rio 30/Outubro a 01/Novembro de 2003


IX ENCONTRO REGIONAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA - RIO

30/OUTUBRO a 01/NOVEMBRO de 2003

Instituto Militar de Engenharia - IME

Programa do Evento
30/10/2003
Sessão de Abertura

14:00 Abertura do Evento
Comandante do IME General Rubens Silveira Brochado
Presidente da SBQ Paulo Cesar Vieira
Secretário da SBQ-Rio Eliezer Jesus Barreiro
Chairman da IX SBQ-Rio José Daniel Figueroa Villar Secretário da IX SBQ-Rio Alcino Palermo de Aguiar

15:00 Palestra de Abertura: Primeira Edição da Palestra José Bonifácio, Química e Sociedade - Contribuição da Química de Produtos Naturais
Prof. Raimundo Braz Filho, Reitor da UENF.

16:15 Palestra Plenária "Especiação" Prof. Reinaldo Calixto (PUC-RJ)

16:45 Palestra Plenária "Isatina: o Renascimento de uma Molécula Antiga"
Prof. Ângelo da Cunha Pinto (IQ-UFRJ)

17:30 Sessão de Comunicações Orais I

17:30 Polibutadieno Alto-Cis por Meio de Catalisadores à Base de Neodímio: Efeito das Variáveis de Síntese do Catalisador e do Processo de Polimerização Fernanda M. B. Coutinho, Ivana L. Mello, Denise S.S. Nunes, Tereza C.J. Rocha, Antônio A. Ferreira, Marcos A.S. Costa, Luiz Claudio de Santa Maria, Bluma G. Soares.

17:50 Modelos De Liv-Qsar-3d Para Inibidores De Tripanotiona Redutase: Estudo de Uma Série se Fenotiazinas N-Alquilamônio Quaternárias, Raquel Paula De Souza Conde (Ic)*, Rita Cristina Azevedo Martins (Pg), Magaly Girão Albuquerque (Pq) & Ricardo Bicca De Alencastro (Pq.

18:10 Preparação de 2-Pirrolidonas Quirais Substituídas a Partir de Enoatos Derivados do D-(+)-Manitol Jorge Luiz De Oliveira Domingos, Evanoel Crizanto Lima, Ayres Guimarães Dias, Paulo Roberto Ribeiro Costa.

18:30 Estudo da Atividade Catalítica do Complexo [Feiii(Tpp)Cl] Imobilizado em Zeólita Y Mara H.N. Olsen, Gisele C. Salomão, Adolfo Horn Jr., Christiane Fernandes, L. Cardozo-Filho, O.A.C. Antunes.

18:50 Modelagem Estrutural do Complexo da Carbazol 1,9a-Dioxigenase (Pseudomonas Sp.) da Rota de Desnitrogenação de Petróleo Ariane Leites Larentis, Shaila Cíntia Rössle, Rodrigo Volcan Almeida, Alexander Machado Cardoso, Welington Inácio De Almeida, Paulo Mascarello Bisch, Orlando Bonifácio Martins, Tito Lívio Moitinho Alves.

19:00 Fim das atividades do dia

31/10/2003

10:00-12:30 Minicursos (Parte I)

"Tratamento de Resíduos de Laboratório". Profa Maria Cristina Canela (UENF) (sala 3027)

"Planejamento de Agroquímicos: Um Campo de Aplicação para a Modelagem Molecular" Prof. Carlos Maurício Sant Anna (UFRRJ) (sala 3030)

"Química Forense" Prof. Carlos Alberto da Silva Riehl (UFRJ) (sala 1024)

"Química Bio-inorgânica: O Papel dos Metais em Sistemas Biológicos". Profa. Joana Mara Santos (UERJ)
(sala 3001)

13:30 Sessão de Painéis I (Posters Impares)

15:00 Palestra Plenária "Os Conceitos de Estrutura Molecular, Estrutura Química e de Ligação Química na Mecânica Quântica" Prof. Marco Antonio Chaer Nascimento (IQ-UFRJ)

15:30 Palestra Plenária "Pescando moléculas no litoral brasileiro: estratégias, resultados e perspectivas" Profa. Rosângela Epifânio (UFF)

16:15 Palestra Plenária "Ochnaceae: Química e Atividade Biológica" Prof. Mario Geraldo de Carvalho (UFRRJ)

16:45 Palestra Plenária "Obtenção em uma etapa do éter metílico (DME),

17:30 Sessão de Comunicações Orais II

17:30 Estudo Dos Complexos De 1-Propanotiol Com Os Metais, Vanádio (Iv), Níquel (Ii), Ferro (Ii), Chumbo (Ii) E Cádmio (Ii). Cristiane Maria De M. A. Portella, Judith Felcman E Maria Luiza B. Tristão.

17:50 Análise Do Impacto Dos Fatores Físicos E Químicos Na Qualidade Do Ar No Centro Do Rio De Janeiro, Rodrigo Caciano De Sena, Sergio Machado Corrêa, Graciela Arbilla.

18:10 Planejamento, Síntese E Avaliação Farmacológica De Novos Candidatos A Agentes Antinociceptivos Simbióticos Com Propriedades Antioxidante, Carolina M. Duarte, Cínthia L. D. Torreão, Daniel I. Lacerda, Jorge L. M. Tributino, Fernando Dutra, Etelvino J. H. Bechara, Ana Luisa P. De Miranda, Lídia Moreira Lima, Carlos A. M. Fraga E Eliezer J. Barreiro.

18:30 Estudo Comparativo Entre As Técnicas Voltamétricas De Pulso Diferencial E De Onda Quadrada Para Determinação De Talidomida Em Fármacos, Carlos E. Cardoso (Pg)*, Renata O. R. Martins, Pércio A. M. Farias E Ricardo Q. Aucélio.

18:50 Avaliação Do Ensino De Química Nas Instituições de Nível Superior Do Estado Do Rio De Janeiro, Edson De Almeida Ferreira Oliveira, Renata Mayer Barbosa, Pedro Ivo Canesso Guimarães, Luiz Cláudio De Santa Maria E Fábio Merçon.

19:00 Fim das atividades do dia

01/11/2003

10:00 Minicursos (Parte II)

13:30 Sessão de Painéis II (Posters Pares)

15:00 Palestra Plenária "A FAPERJ e a Ciência no Rio de Janeiro" Prof. Jerson Lima (FAPERJ)

15:30 Palestra Plenária "Ressonância Magnética Nuclear no Estado Sólido e suas Aplicações a Catalisadores Industriais" Dra. Sônia Cabral (CENPES-Petrobras)

16:15 Mesa Redonda "A pesquisa e a pós-graduação em Química no Estado do Rio de Janeiro"
Coordenador: Vitor Francisco Ferreira (UFF e CAPES)
Jerson Lima da Silva (FAPERJ e UFRJ)
Claudia Rezende (UFRJ)
Isabel Moreira (PUC-Rio)
Wilma de Araúlo Gonzalez (IME)

17:30 Assembléia Geral da SBQ-Rio

18:00 Encerramento do Evento.


2. Programa Piloto de Bolsas para Instrutores Graduados, no IQ-UNICAMP


Instituto de Química da UNICAMP
Bolsas de Doutoramento

A UNICAMP instituiu o Programa Piloto de Bolsas para Instrutores Graduados, com o objetivo de expandir os programas de Pós -Graduação da UNICAMP e dar oportunidade para que Pós- Graduandos participem de atividades didáticas nos Cursos de Graduação da Universidade, através do pagamento de bolsas de Doutorado.


3. Debate em torno do tema: "Mercado de trabalho para recem-doutores"


Rio de Janeiro, 27 de outubro de 2003.

CONVITE

A Secretaria da Regional Rio da SBPC convida a comunidade cientifica do Rio de Janeiro para um debate em torno do tema:

"Mercado de trabalho para recem-doutores",

no proximo dia 07 de novembro, a partir das 10:30 horas.

Debatedores:

Francelino Grando (Sec. de Politica de Informatica e Tecnologia/MCT) Luiz Carlos Scavarda do Carmo (Coord. de Projetos de
Desenvolvimento/PUC-Rio)
Marcel Bursztyn (Presidente da CAPES)

O debate sera conduzido por Adalberto Cardoso (IUPERJ), Secretario Adjunto da SBPC/RJ.

Local: Auditorio Ministro Joao Alberto Lins e Barros, no CBPF Rua Xavier Sigaud, 150, Urca, Rio de Janeiro, RJ.

Atenciosamente,

Maria Eulalia Vares
sec. regional SBPC/RJ


4. Juiz dispõe Leilão do prédio do IMPA no DIA 13/11


Em 1986 uma desastrada decisão do CNPq autorizou a promoção de pesquisadores dos Institutos de Pesquisa en decorrência exclusiva da antigüidade no cargo. Como este procedimento contrariava frontalmente

A perspectiva do leilão do mais importante centro de pesquisa em matemática da América Latina ganha um certo ar surrealista, até porque

Acontece que o prédio do IMPA, construido em começos dos anos 80 especialmente para abrigar o instituto, pertence ao CNPq, o qual, embora ligado ao Governo Federal através do Ministério da Ciência e da Tecnologia (MCT), tem status de fundação e portanto possui bens próprios. O resumo da história é que o réu da causa é o CNPq, respondendo com os seus bens, incluindo o Edifício Lélio Gama, sede do IMPA.

A Advogacia Geral da União (AGU), que representou o CNPq no processo, defendeu insistentemente a tese de que tratar-se-ia de uma dívida da União, pagável por precatórios (o que excluiria o leilão), mas foi derrotada em todas as instâncias. De fato, esgotaram-se as opções para recorrer do mérito da questão, e só resta o pagamento da quantia fixada pelo juiz.

Cabe destacar aqui o descaso de vários órgãos do governo, que culmina hoje no absurdo espectáculo da ameaça de leilão por dívidas trabalhistas, mecanismo utilizado diversas vezes contra clubes de futebol, e que agora começa a atingir os centros de excelência da ciência brasileira. Nos referimos tanto à AGU, que teimou em insistir com uma tese jurídica inviável, quanto ao CNPq, que empurrou o problema com a barriga desde maio, data da última sentença, provocando a decisão de levar a leilão parte de seus bens.

Além de certos recursos protelatórios, que o IMPA se dispõe a intentar visando adiar o leilão, só fica pagar o que o juiz mandou. Para tanto, é necessário que o Governo Federal repasse ao CNPq, com máxima urgência, os R$ 2.600.000. Como os mecanismos de liberação de recursos do Tesouro são reconhecidamente demorados, mesmo havendo muito boa vontade, é perfeitamente factível que o surreal vire mesmo real, e que assistamos ao despejo do IMPA do prédio que ocupa há 22 anos. É desnecessário explicitar até que ponto as conseqüências deste ato seriam devastadoras para a matemática brasileira, e mais geralmente, para a nossa pesquisa científica. Só nos resta aguardar que o governo desperte de sua letargia e nos poupe de um vexame que justificaria a famosa "boutade" do General De Gaulle, quando afirmou que este não é um país sério.

Alfredo N. Iusem
Instituto de Matemática Pura e Aplicada


Secretaria Geral SBQ


Contribuições devem ser enviadas para: Luizsbq@iqm.unicamp.br http://www.sbq.org.br

Até nossa próxima edição!!!



Prof. Luiz Carlos Dias
Secretário Geral da Sociedade Brasileira de Química - SBQ e-mail: luizsbq@iqm.unicamp.br