SBQ - BIÊNIO (2002/2004) BOLETIM ELETRÔNICO No. 458


Assine e divulgue Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society (www.sbq.org.br/publicacoes/indexpub.htm) a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina. Visite a nova página eletrônica do Journal na home-page da SBQ (www.sbq.org.br/jbcs/index.html).


Assine e divulgue Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society (www.sbq.org.br/publicacoes/indexpub.htm) a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina. Visite a nova página eletrônica do Journal na home-page da SBQ (http://jbcs.sbq.org.br).


Veja nesta edição:

  1. Prof. Raimundo Braz Filho recebe homenagem da ALERJ
  2. Prorrogado prazo de inscrição para o Curso de Doutorado do IQ/UNICAMP - no primeiro semestre de 2004
  3. Premiação da Melhor Tese de Doutorado do Instituto de Química - UFRJ no Ano de 2002
  4. MCT quer criação de novos fundos setoriais
  5. Equipe alemã desvenda segredo da preservação das múmias
  6. Paradigmas do ensino superior

1. Prof. Raimundo Braz Filho recebe homenagem da ALERJ


A Assembléia Legislativa do estado do Rio de Janeiro (ALERJ) concede a Medalha Tiradentes e o respectivo diploma ao Prof. Raimundo Braz Filho - Reitor da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) - pelos relevantes serviços prestados à Química do Rio de Janeiro.

Dia 27 de outubro às 18:00 horas
Salão Pedro Calmon
Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ
Avenida Pasteur 250 - Praia Vermelha - Rio de Janeiro

Fonte
Eliezer J. Barreiro
Secretário Regional-RJ Sociedade Brasileira de Química
Nota do Editor
Esta medalha é a maior honraria da ALERJ. O Professor Raimundo Braz Filho é ex-Presidente da SBQ. Os membros de Diretoria e Conselho da SBQ parabenizam o Prof. Raimundo Braz Filho pela merecida homenagem!!!

2. Prorrogado prazo de inscrição para o Curso de Doutorado do IQ/UNICAMP - no primeiro semestre de 2004


O prazo de inscrição no primeiro semestre de 2004 para o Curso de Doutorado do IQ foi prorrogado até o dia 24 de novembro de 2003.

Coordenadoria de Pos-Graduacao
http://www.iqm.unicamp.br/~cpgiq


3. Premiação da Melhor Tese de Doutorado do Instituto de Química UFRJ no Ano de 2002


PROGRAMA - CONVITE

DIA 24/10/03 (Sexta-feira)

14:00 h - Solenidade de Abertura

Local: Sala 633 do IQ, CT Bloco A

14
10 h - Conferência "Ciência e Tecnologia no RJ" Professor Jerson Lima Silva (Diretor Científico da FAPERJ)

Local: Sala 633 do IQ, CT Bloco A

15
00 h - Conferência "Pesquisa e Pós-Graduação na UENF" Professor Raimundo Braz Filho (Reitor da UENF)

Local: Sala 633 do IQ, CT Bloco A

15:50 h - Homenagens Especiais

Local: Sala 633 do IQ, CT Bloco A

16
00 h - Premiação com a Medalha Fritz Feigl à Melhor Tese de Doutorado do IQ-UFRJ no ano de 2002 à aluna Luciana Rocha de Moura Estevão

Local: Sala 633 do IQ, CT Bloco A

16:10 h - Solenidade de Encerramento.

Local: Sala 633 do IQ, CT Bloco A

16:20 h - Coquetel de Congraçamento oferecido pela SINC do Brasil

Local: 7o. andar do IQ, CT, Bloco A


4. MCT quer criação de novos fundos setoriais


O Ministério da C&T vem desenvolvendo esforços junto à Casa Civil da Presidência da República para a criação de novos fundos para o setor

A criação dos novos fundos de C,T&I, é de elevada importância para a área de ciência e tecnologia, tanto pela necessidade de se cumprir os projetos em andamento quanto para atender o compromisso do atual governo em alcançar a meta de 2% do PIB no volume de recursos financeiros destinados ao setor, valor que representará um expressivo avanço, mas ainda será insuficiente quando comparado ao de países com economias equivalentes à brasileira.

O secretário-executivo do MCT, Wanderley de Souza, selecionou um primeiro pacote de novos fundos que são considerados como prioritários e que já foram tecnicamente amadurecidos para serem considerados pela Casa Civil.

Entres esses, destacam-se os Fundos Regionais (Norte, Nordeste e Centro-Oeste), e os fundos Florestal, Automotivo e da Indústria Naval.

Fonte: JC e-mail 2391, de 22 de Outubro de 2003


5. Equipe alemã desvenda segredo da preservação das múmias


LONDRES (Reuters)
Um grupo de pesquisadores alemães desvendou o mistério de como os antigos egípcios mumificavam seus mortos, usando uma sofisticada tecnologia para rastrear um conservante feito a partir de um extrato de cedro.

Químicos da Universidade de Tuebingen e do Doerner-Institut, com base em Munique, reproduziram um antigo extrato de madeira de cedro e descobriram que ele continha um conservante químico chamado guaiacol.

"A ciência moderna finalmente descobriu o segredo de algumas múmias durarem milhares de anos", disse Ulrich Weser, da Universidade de Tuebinger, à Reuters na quarta-feira.

A equipe testou as substâncias químicas encontradas no extrato de cedro em pedaços de carne de porco frescas. Eles descobriram que ele tinha um forte efeito antibacteriano sem danificar o tecido.

A descoberta, publicada na revista científica Nature, deve surpreender os egiptólogos que pensavam que o óleo de embalsamar era extraído de uma planta chamada junípero, também conhecida como zimbro.

A equipe também fez testes com extratos de junípero, mas descobriu que eles não continham o conservante guaiacol.

Weser disse que, apesar das menções feitas pelos antigos ao "suco de cedro", os pesquisadores acreditavam que o junípero fosse a fonte da substância, em razão da similaridade de alguns nomes gregos e porque algumas múmias foram encontradas ao lado de frutos do junípero.

A equipe extraiu o óleo de cedro usando um método mencionado em um trabalho de Plínio, o Velho -- enciclopedista romano que escreveu sobre um ungüento para embalsamar chamado "cedrium".

Embora não haja descrições contemporâneas sobre como isso era feito, os egiptólogos modernos não deram a devida atenção ao relato de Plínio, pois havia sido escrito séculos depois.

A equipe descobriu que o extrato de cedro que eles fizeram continha o guaiacol.

"Pudemos demonstrar a precisão dos textos de Plínio com a ciência do século 21", afirmou Weser.

Um material para embalsamamento descoberto ao lado da múmia "Saankh-kare", de 2.500 anos, foi essencial para a pesquisa. Assim, os estudiosos puderam fazer uma análise química do material ainda inalterado pelo contato com tecidos humanos.

Fonte: www.uol.com.br

16h54 - 22/10/2003


6. Paradigmas do ensino superior


Agência FAPESP
Para sustentar uma procura cada vez maior pelo ensino superior, o Brasil deverá superar o dilema descrito por Simon Schwartzman, do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS), na quarta-feira (20/10), durante a 27ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciências Sociais (Anpocs), na cidade mineira de Caxambu.

"O ensino privado está em crise, pois não está conseguindo se expandir para as classes economicamente menos favorecidas. Por outro lado, o ensino público, devido à formação ruim no curso secundário, também poderá ter problemas caso sofra uma expansão muito rápida", disse Schwartzman.

Uma das conseqüências desse processo, segundo o pesquisador, é que o ensino superior no Brasil poderá sofrer o mesmo fenômeno que já atingiu os ciclos básico e fundamental. "Nesses níveis, antigamente, a escola pública era boa e a particular ruim. Hoje, esse quadro é totalmente inverso", disse.

Dados apresentados por Schwartzman em Caxambu ajudam também a derrubar um dos mitos do ensino superior brasileiro. "O perfil dos alunos das escolas públicas e privadas, em termos de renda, não é muito diferente. Ainda são as classes média e média alta que ingressam na universidade", afirmou. Além disso, segundo ele, a escola pública ainda é aquela que mais atende às classes mais baixas, em relação ao ensino superior privado.

Outro ponto levantado no debate sobre o ensino superior na reunião da Anpocs foi a transformação, pela chamada sociedade da informação, no perfil dos alunos que terminam a graduação. Segundo Kate Purcell, da University of West of England, as novas profissões, de cunho mais tecnológico, exigem características diferentes das verificadas em áreas tradicionais como Medicina ou Direito.

"Nas novas ocupações, geradas pelas empresas de tecnologia, é preciso desenvolver estratégias para resolver problemas do dia-a-dia das empresas, além do domínio da chamada inteligência emocional. É necessário saber interpretar de forma correta um determinado assunto para, em seguida, decidir", disse Kate.

"No Brasil, tivemos um crescimento importante no ensino superior no final dos anos 90", disse Schwartzman à Agência FAPESP. 'Mas não podemos dizer que isso está sendo causado apenas pela nova economia." Segundo o pesquisador, as novas profissões requeridas pelas empresas de tecnologia da informação ainda provocam uma demanda muito pequena na totalidade da economia nacional.

"O que ocorre no Brasil é que existe uma grande demanda por educação como um todo", finalizou.

Fonte: Agência FAPESP, 22/10/2003 18:25


Secretaria Geral SBQ


Contribuições devem ser enviadas para: Luizsbq@iqm.unicamp.br http://www.sbq.org.br

Até nossa próxima edição!!!


Prof. Luiz Carlos Dias
Secretário Geral da Sociedade Brasileira de Química - SBQ e-mail: luizsbq@iqm.unicamp.br