SBQ - BIÊNIO (2002/2004) BOLETIM ELETRÔNICO No. 456


Assine e divulgue Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society (www.sbq.org.br/publicacoes/indexpub.htm) a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina. Visite a nova página eletrônica do Journal na home-page da SBQ (www.sbq.org.br/jbcs/index.html).


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Veja nesta edição:

  1. Colóquios do Instituto do Milênio de Materiais Complexos: "As Novas Microscopias e um Velho Problema: a Eletrostática de Polímeros e Outros Isolantes"
  2. WORKSHOP: Química Quântica: A Solução Ideal para os Problemas Reais
  3. Cursos da IX SEMATEC CEFET Química
  4. Grupos de Pesquisa da Bahia terão investimento de até R$ 450 mil por projeto
  5. Criado Conselho para acompanhamento das políticas de C&T
  6. SBPC participa de audiência pública sobre as bolsas do CNPq
  7. Laureado com Prêmio Nobel elogia talento da pesquisa nacional
  8. Professor estuda mais, mas salário é baixo

1. Colóquios do Instituto do Milênio de Materiais Complexos: "As Novas Microscopias e um Velho Problema: a Eletrostática de Polímeros e Outros Isolantes"


Instituto do Milênio de Materiais Complexos

Colóquios do IMMC

"As Novas Microscopias e um Velho Problema: a Eletrostática de Polímeros e Outros Isolantes"

Fernando Galembeck
Instituto de Química - UNICAMP

Os experimentos mais simples e mais antigos de Eletricidade ainda desafiam a ciência atual: não satisfazem aos critérios básicos de reprodutibilidade e de previsibilidade e não estão apoiados em teorias ou modelos amplamente aceitos. Situação esta que, além de desconfortável para os cientistas, tem graves conseqüências práticas:

Dia 17 de outubro de 2003, sexta-feira

O Colóquio será transmitido pela internet pelo endereço: http://www.cameraweb.unicamp.br
bastanto para isto ter o Real Player instalado.

Coordenação : Oswaldo Luiz Alves
oalves@iqm.unicamp.br
oalves@iqm.unicamp.br



2. WORKSHOP: Química Quântica: A Solução Ideal para os Problemas Reais


No próximo dia 27 de Novembro de 2003 (quinta-feira), das 8:30Hs às 18:00hs. será realizado no anfiteatro do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ-USP) o Workshop: "Química Quântica: A Solução Ideal para os Problemas Reais".

O objetivo deste evento é estimular a interação entre pesquisadores, alunos de pós-graduação e graduação realizando trabalhos experimentais e teóricos. Uma série de palestras curtas serão ministradas, seguidas de intervalos dedicados à discussões informais entre os participantes, para que todos possam expor seus problemas e as soluções sejam encontradas.

Os temas abordados serão os mais diversos, cobrindo aspectos formais da química quântica e suas aplicações em pesquisas envolvendo sistemas biológicos, inorgânicos e orgânicos, até problemas experimentais. Temos certeza que essa será a oportunidade única de termos contato com renomados pesquisadores brasileiros e estrangeiros e, por isso, convidamos todos os colegas para participarem do workshop.

Dentre os participantes, destacamos a presença de: Prof. Dr. Björn O. Roos (Departamento de Química Teórica, Universidade de Lund, Lund, Suécia), Prof. Dr. Erkki J. Brändas (Departamento de Química Quântica, Universidade de Uppsala, Uppsala, Suécia), Prof. Dr. Dan Jonsson (Instituto Real de Estocolmo, Estocolmo, Suécia), Prof. Dr. Leo Degrève (FFCLRP, USP, Riberião Preto, SP), Prof. Dr. Sylvio Canuto (IF, USP, São Paulo, SP), Prof. Dr. José Manuel Riveros Nigra (IQ, USP, São Paulo, SP), Prof. Dr. Paulo Sérgio Santos (IQ, USP, São Paulo, SP) e Prof. Dr. Michel Loos (IQ, USP, São Paulo, SP).

Solicitamos que os interessados façam a inscrição através do formulário na página http://massa.iq.usp.br/icrt/workshop/index2.jsp, onde informações adicionais poderão ser encontradas.

Lembramos que os alunos de pós-graduação do IQ-USP inscritos no evento poderão solicitar os créditos equivalentes junto à Secretaria de Pós-Graduação de nosso instituto.

Em breve anunciaremos informações sobre hospedagem e o programa final do evento.

Atenciosamente,

Antonio Carlos Borin
e-mail: ancborin@iq.usp.br
Organizador


3. Cursos da IX SEMATEC CEFET Química


Segue abaixo resumo dos cursos que serão oferecidos durante da IX SEMANA DA TECNOLOGIA do CEFET Química de Nilópolis, no período de 10 a 14 de novembro de 2003.

IX SEMANA DA TECNOLOGIA
"Inovação Tecnológica e Educação Profissional" 10 a 14 de novembro de 2003

CURSOS OFERECIDOS


  1. Valor das Inscrições:
  1. R$ 30,00 (Trinta reais) - Alunos do CEFET Química (Ens. Médio, Técnico e Tecnológo) - Mediante carteirinha de estudante;

  2. R$ 50,00 (cinqüenta reais) - Alunos de outras instituições - Mediante carteirinha de estudante;

c.R$ 100,00 (cem reais) - Outros.

  1. Local das Inscrições:
  1. FUNCEFETEQ - 09 às 18h;

  2. GPEx - 18 às 22h (Sala 227 - Mariana);
3) Período de Inscrições: de 08/09 a 24/10/03;

Fonte: Gilsiane V. Escobar (Coord. de Capacitação Profissional)

e-mail: gilsiane@cefeteq.br


4. Grupos de Pesquisa da Bahia terão investimento de até R$ 450 mil por projeto


O Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (Pronex) aumentou os recursos por propostas, antes de R$ 150 mil, agora cada projeto pode chegar até R$ 450 mil

Em sua primeira edição na Bahia, o Pronex pretende apoiar a execução de projetos de grupos consolidados de pesquisa científica e tecnológica do Estado, numa ação conjunto da Fapesb e do CNPq.

O prazo para entrega das propostas também foi alterado. Os núcleos devem encaminhar seus projetos até esta sexta-feira, dia 17/10, para serem analisados e selecionados pela Comissão de Coordenação do Pronex.

O resultado será divulgado no dia 28 de novembro, priorizando áreas que influenciem no desenvolvimento econômico e social da Bahia. (Jacqueline Casalli, da Assessoria de Comunicação da Fapesb)

Fonte: JC e-mail 2386, de 15 de Outubro de 2003


5. Criado Conselho para acompanhamento das políticas de C&T


Para acompanhar a implementação das políticas de C&T foi criado, pela Portaria nº 690 do MCT, o Conselho Ministerial de Políticas Públicas. A Portaria foi publicada no Diário Oficial da União do dia 13

As reuniões do conselho serão realizadas mediante convocação determinada pelo ministro da C&T.

Os membros do conselho são:
ministro da C&T;
secretário-executivo do MCT;
chefe de gabinete do ministro da C&T;
secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social; secretário de Políticas Estratégicas e de Desenvolvimento Científico; secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento; secretário de Políticas de Informática e Tecnologia; subsecretário de Coordenação das Unidades de Pesquisa; e subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração.

Os suplentes dos membros serão indicados pelos titulares.

Em sua primeira reunião, ainda sem data marcada, serão definidos os procedimentos e mecanismos operacionais para o seu funcionamento. (Gestão C&T, 202)

Fonte: JC e-mail 2386, de 15 de Outubro de 2003


6. SBPC participa de audiência pública sobre as bolsas do CNPq


Nesta quinta-feira, a audiência pública trata das políticas implementadas pelo CNPq para a concessão de bolsas. É uma iniciativa da Comissão de C&T, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara dos Deputados

A evento debate a situação das bolsas de pós-graduação e produtividade de pesquisa, a questão do reajuste do valor das bolsas de pós-graduação (doutorado e mestrado), e das bolsas de Iniciação Científica (Pibic-CNPq e PET-Sesu/MEC), inalterado há quase uma década.

Participam
Erney Camargo, presidente do CNPq, Dante Augusto Couto Barone, presidente da Comissão Executiva Nacional do Programa Especial de Treinamento e Conselheiro da SBPC, Ennio Candotti, presidente da SBPC, entre outros convidados.

A audiência deveria ter acontecido no último dia 9, mas foi cancelada devido a curto-circuito no quadro geral da biblioteca, situada no subsolo do anexo 2 da Câmara. A pane gerou fumaça tóxica que se espalhou pelo prédio.

Segundo informações da Agência Câmara, o acidente obrigou a equipe de socorro a evacuar o local e o presidente da Câmara, João Paulo Cunha, determinou, por precaução, o cancelamento de todas as reuniões previstas para o período da manhã do dia 9. (Com informações do Gestão de C&T, 202)

Fonte: JC e-mail 2386, de 15 de Outubro de 2003


7. Laureado com Prêmio Nobel elogia talento da pesquisa nacional


Peter Agre, ganhador em Química, dá 1ª conferência no Rio e critica restrições a estrangeiros nos EUA

Vencedor do Prêmio Nobel em Química deste ano, o norte-americano Peter Agre, 54, disse nesta quarta-feira no Rio que 'a ciência no Brasil é maravilhosa'.

Segundo ele, o país tem uma jovem geração de talentos que, dentro de pouco tempo, poderá realizar importantes descobertas científicas.

'Nós [nos EUA] temos ótimos laboratórios e muitos recursos, mas acho que o recurso mais precioso são mentes brilhantes, e o Brasil tem muitas delas', disse Agre.

Para ele, é importante que haja investimentos na área científica, de modo a conter a fuga de cérebros para os países desenvolvidos. 'O presidente Lula prometeu aumentar os recursos destinados à ciência brasileira. Para os cientistas brasileiros e latino-americanos, será possível trabalhar em seus próprios países', disse.

Em sua segunda visita ao Brasil -a primeira foi em 2001-, Agre pronunciou ontem, no 5º Encontro Ibero-Americano de Biofísica, sua primeira conferência desde que recebeu o Nobel. Apesar dos muitos convites, ele afirmou que preferiu vir ao Brasil para encorajar os cientistas brasileiros.

'Esta é minha primeira conferência pós-Nobel, e não quis cancelar. Eu queria ter certeza de que as pessoas no Brasil soubessem o quanto as consideramos importantes', disse ele, que hoje deixa o Rio e viaja para a Dinamarca, onde participará de um simpósio com outros ganhadores do Nobel.

Agre também fez críticas às restrições que a guerra contra o terrorismo vem causando à pesquisa científica nos EUA. Segundo ele, cientistas estrangeiros e amostras de laboratório enviadas de fora para análise não têm conseguido entrar no país.

'Eu acho que precisamos de um equilíbrio', disse ele, acrescentando que a vigilância estreita sobre laboratórios que lidam com doenças e pesquisa nuclear criou uma atmosfera de medo na comunidade científica. 'Nos EUA estamos acostumados a ajudar outros países que sofrem com opressão, mas acho que, neste momento, também temos problemas com opressão. Não quero dizer que há um enorme problema, com cientistas sendo impedidos de trabalhar. São apenas alguns casos, mas eles são muito preocupantes. Que mensagem isso transmite aos jovens cientistas? Eu me recuso a viver amedrontado', declarou.

Formado em medicina pela Universidade Johns Hopkins (em Baltimore), onde é professor, Agre conquistou o Nobel por ter descoberto, em 1991, a proteína aquaporina, responsável por regular a passagem de água através da membrana das células. A descoberta poderá contribuir para a cura de problemas renais e cardíacos, por exemplo.

Os resultados não virão tão cedo, avisa Agre. Os beneficiados serão, talvez, seus 'filhos e netos'.

Agre dividiu o Nobel em Química com o cientista americano Roderick MacKinnon, 47, da Universidade Rockefeller (Nova York), que também estuda o transporte de substâncias através da membrana celular.

Fonte: Folha de SP, 16/10


8. Professor estuda mais, mas salário é baixo



Segundo estudo do MEC, formação de profissionais será insuficiente para atender à demanda do setor nos próximos anos

Responsáveis pela educação de 57,7 milhões de brasileiros, grande parte dos professores no país tem uma média salarial bem abaixo de outras profissões, leciona em escolas com infra-estrutura precária e cumpre jornada acima de 30 horas semanais.

Mesmo assim, em todos os níveis de ensino, de 1996 a 2002, a formação desses profissionais melhorou.

O retrato está no estudo ''Estatísticas dos Professores no Brasil', divulgado ontem pelo Ministério da Educação e que inclui diversos dados de 1991 a 2002.

A decisão de ser professor também não tem se mostrado atrativa tanto em relação ao mercado como em relação às condições de trabalho.

O resultado é que podem faltar docentes nos próximos dez anos, caso não sejam adotadas medidas para valorizar a categoria e incentivar o ingresso de novos profissionais. Só no caso de creches e pré-escola, a estimativa é que o crescimento das matrículas vá exigir a criação de 139 mil vagas até 2006.

Hoje o país tem cerca de 2,4 milhões de professores na educação básica, 80% em escolas públicas.

Entre 1996 e 2002, melhorou a formação dos docentes. Houve uma redução significativa do número de professores com formação até o ensino fundamental -de 15,3% em 1996 para 2,8% no ano passado entre os que dão aulas da 1ª à 4ª série. Já entre os docentes de 5ª a 8ª, o percentual caiu de 1% para 0,3%.

Por outro lado, o estudo diz que 'apenas 57% dos docentes que atuavam na pré-escola, no ensino fundamental e médio possuíam formação em nível superior'.

Resposta oficial

Para tentar reverter a falta de acesso à informática, o governo anunciou ontem, Dia do Professor, a ampliação da linha de crédito para docentes, oferecida desde 2000, para a compra de computadores. Serão R$ 115 milhões por meio do Banco do Brasil e outros R$ 20 milhões pela Caixa Econômica Federal. Cada professor pode ter acesso a R$ 3.000.

Um dos pontos que preocupam o governo é a estimativa de falta de mão-de-obra no ensino até 2006. O aumento registrado nas matrículas em cursos de licenciatura de 556 mil em 1991 para 1,059 milhão no ano passado não tem sido suficiente para atender à demanda. Algumas áreas são mais críticas, como física e química.

A infra-estrutura das escolas da educação básica varia de acordo com a região, mas, de modo geral, é insuficiente. Do total, 45% dos professores atuam em escolas sem biblioteca. No Nordeste, esse índice passa para 66%.

Em relação a laboratórios de ciências, 80% trabalham em escolas que não contam com esse suporte, e 74% em estabelecimentos sem laboratório de informática.

Quando se fala em salário, a situação é complicada. O estudo mostra que um professor de educação infantil ganha, em média, R$ 423. Docentes que lecionam em turmas de 1ª a 4ª série recebem R$ 462, e de 5ª a 8ª, R$ 600.

Já quem atua no nível médio ganha, em média, R$ 866, quase a metade do salário de um policial civil e um quarto do rendimento de um delegado.

Os rendimentos de um juiz chegam a ser 20 vezes superiores ao valor da menor média salarial do professorado -a da educação infantil.

Ontem, milhares de pessoas participaram, em todo o país, de protestos que pediam 'uma escola pública de qualidade'. Os atos ocorreram em cidades como Fortaleza (CE), Rio Branco (AC), Brasília (DF) e em SP.

O objetivo é sensibilizar a opinião pública para as questões relativas ao financiamento da educação e pressionar o Congresso para que aumente os recursos desse setor.

(Colaboraram a Agência Folha, a Sucursal de Brasília e a Reportagem Local)

Fonte: Folha de SP, 16/10


Secretaria Geral SBQ


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Até nossa próxima edição!!!


Prof. Luiz Carlos Dias
Secretário Geral da Sociedade Brasileira de Química - SBQ e-mail: luizsbq@iqm.unicamp.br