SBQ - BIÊNIO (2002/2004) BOLETIM ELETRÔNICO No. 455


Assine e divulgue Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society (www.sbq.org.br/publicacoes/indexpub.htm) a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina. Visite a nova página eletrônica do Journal na home-page da SBQ (www.sbq.org.br/jbcs/index.html).


Assine e divulgue Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society (www.sbq.org.br/publicacoes/indexpub.htm) a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina. Visite a nova página eletrônica do Journal na home-page da SBQ (http://jbcs.sbq.org.br).


Veja nesta edição:

  1. Colóquios do Instituto do Milênio de Materiais Complexos: "As Novas Microscopias e um Velho Problema: a Eletrostática de Polímeros e Outros Isolantes"
  2. Informativo nº 2, da Comissão Consultiva para Negociação do Portal de Periódicos
  3. Programa CAPES/Universidade do Texas
  4. Processo seletivo para contratação de 04 docentesno Departamento de Química Fundamental do Instituto de Química da USP
  5. Abertura de Edital para Seleção Pública para Professor Visitante na UESB
  6. Ferveção na 'Science', artigo de Marcelo Leite
  7. Inventor dos EUA protesta contra sua exclusão do prêmio dado à ressonância magnética
  8. CNPq lança novos serviços da Plataforma Lattes para usuários Linux
  9. Falta de recursos faz com que Brazilian Journal of Medical and Biological Research passe a cobrar de pesquisador pela publicação de artigo

1. Colóquios do Instituto do Milênio de Materiais Complexos: "As Novas Microscopias e um Velho Problema: a Eletrostática de Polímeros e Outros Isolantes"


Instituto do Milênio de Materiais Complexos

Colóquios do IMMC

"As Novas Microscopias e um Velho Problema: a Eletrostática de Polímeros e Outros Isolantes"

Fernando Galembeck
Instituto de Química - UNICAMP

Os experimentos mais simples e mais antigos de Eletricidade ainda desafiam a ciência atual: não satisfazem aos critérios básicos de reprodutibilidade e de previsibilidade e não estão apoiados em teorias ou modelos amplamente aceitos. Situação esta que, além de desconfortável para os cientistas, tem graves conseqüências práticas:

Dia 17 de outubro de 2003, sexta-feira

O Colóquio será transmitido pela internet pelo endereço: http://www.cameraweb.unicamp.br
bastanto para isto ter o Real Player instalado.

Coordenação : Oswaldo Luiz Alves
oalves@iqm.unicamp.br
oalves@iqm.unicamp.br



2. Informativo nº 2, da Comissão Consultiva para Negociação do Portal de Periódicos


A Comissão Consultiva de Negociação do Portal de Periódicos, que reuniu-se em Brasília dia 3 de outubro, informa:

Fale conosco
Assessoria de Comunicação e Documentação - CCD Fones (61) 410.8254/8860


3. Programa CAPES/Universidade do Texas


A Capes está recebendo inscrições, até 31 de outubro, para o Programa de Cooperação Interuniversitária que mantém com a Universidade do Texas, em Austin.

O programa busca o aumento da produtividade e da qualidade do intercâmbio, por intermédio de parcerias de equipes de instituições de ensino superior do Brasil e a Universidade do Texas, em Austin, em associação com a Universidade do Texas em El Paso, e a Universidade do Texas M.D. Anderson Cancer Center, em Houston.

Será privilegiado, inicialmente, o desenvolvimento de pesquisas nas áreas de Ciências Sociais; Ciências da Terra; Ciências Ambientais; Tecnologia (Engenharia); e Ciências da Saúde.

Mais informações estão disponíveis no site da Capes: <http://www.capes.gov.br>

Fale conosco:
Assessoria de Comunicação e Documentação - CCD Fones: (61) 410.8254/8860

4. Processo seletivo para contratação de 04 docentesno Departamento de

Química Fundamental do Instituto de Química da USP


INSTITUTO DE QUÍMICA
DEPTº DE QUÍMICA FUNDAMENTAL

Acham-se abertas, no período de 06/10/03 a 04/11/03, as inscrições ao processo seletivo de provas e títulos para contratação de 04 (quatro) docentes, na categoria de Professor Doutor, Referência "MS-3", no (RDIDP) Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (40 horas semanais), junto ao Departamento de Química Fundamental do Instituto de Química da USP.

Os docentes deverão apresentar perfil e capacitação para atuar: 03 (três) na área de Pesquisa do Meio Ambiente e 01 (um) na área de Pesquisa em Ensino/Educação Química, devendo ministrar aulas de Química Inorgânica, Química Orgânica e Ensino de Química, no curso noturno de Química Ambiental e de Licenciatura em Química.

Os Editais Nos. 027/2003, 028/2003 e 029/2003 foram publicados no Diário Oficial do Estado de São Paulo de 03/10/03, Seção I, páginas 50 e 51.

As inscrições serão feitas na Secretaria do Departamento de Química Fundamental, Av. Prof. Lineu Prestes, 748, Bloco 3 superior, sala 0355, de segunda a sexta-feira, em todos os dias úteis, das 14:30 às 17:30 horas, ou através de correspondência para a Caixa Postal 26077, CEP 05513-970, São Paulo, SP, endereçada ao Chefe do Departamento de Química Fundamental, Processo Seletivo.

Outras informações poderão ser obtidas na Secretaria do Departamento, telefone (011) 3091-3883, e.mail: depqfl@iq.usp.br , fax (011)3091-2187.


5. Abertura de Edital para Seleção Pública para Professor Visitante na UESB


  1. Inscrições: 08.10.2003 a 28.10.2003

  2. Período de Realização da Seleção: 12.11.2003

  3. Local: Departamento de Química e Exatas - DQE, Campus de Jequié Rua José Moreira Sobrinho S/Nº, Bairro Jequiezinho, Jequié-BA, CEP. 45200-000.

  4. Informações: DQE - (73) 526-8621 ou (73) 526-8611, dqejq@uesb.br; www.uesb.br.

5. Departamento/N.º de Vagas/Exigência Mínima para Inscrição:


DEPARTAMENTO DE QUÍMICA E EXATAS -DQE (Horário: 9h00 às 22h00 Fone: (0xx73) 526-8621/526-8611)

Nº de Vagas: 01 (uma)

Exigências:


6. Ferveção na 'Science', artigo de Marcelo Leite


Aqueles que ainda acreditam que a ciência natural revela verdades objetivas e inquestionáveis devem ficar mais atentos para as retratações de artigos científicos, que raramente ganham a mesma publicidade

Um caso recente, envolvendo uma droga recreacional popular entre jovens (ecstasy) e uma revista especializada norte-americana de renome ('Science', http://www.sciencemag.org), oferece o contra-exemplo perfeito para essa fé descabida na pesquisa.

O trabalho do grupo de George Ricaurte, da Universidade Johns Hopkins (EUA), era óbvia e jornalisticamente sensacional: em 27 de setembro de 2002, afirmava que o ecstasy (metilenodioximetanfetamina, também conhecida como MDMA) destruía neurônios produtores de um mensageiro químico fundamental, a dopamina, do mesmo tipo cuja destruição provoca o mal de Parkinson.

O estudo teve repercussão no mundo todo. Ganhou destaque na página de ciência da Folha e chamada na capa.

Ocorre que o trabalho da Johns Hopkins trazia embutido no experimento um erro primário. Os fornecedores haviam trocado os rótulos dos frascos, o que fez com que os macacos-cobaias recebessem injeções de uma outra droga, a metanfetamina ('speed').

Ou seja, a destruição de neurônios dopaminérgicos havia sido causada pela metanfetamina, um efeito já conhecido, e não pelo ecstasy, o efeito inédito e sensacional.

Após detectar o erro, os autores fizeram a única coisa cabível: publicar uma retratação. Saiu na seção de cartas da 'Science' dia 12 de setembro passado, um ano depois do trabalho original.

A retratação decerto não quer dizer que o ecstasy seja inofensivo, como de fato não é (entre outras coisas, causa alterações sérias na temperatura do corpo). Só quer dizer que é improvável a epidemia de Parkinson prevista por jornais e revistas do mundo inteiro.

Há pesquisadores achando que quem errou, e feio, foi a 'Science'. Antes mesmo de vir a público a cincada de Ricaurte e sua trupe, dois cientistas britânicos -Colin Blakemore e Leslie Iversen- haviam procurado os editores da revista para criticar o estudo.

Segundo a revista 'The Scientist' (http://www.the-scientist.com), eles apontaram ao editor da 'Science', Donald Kennedy, uma série de 'discrepâncias' que deveriam ter impedido a publicação do artigo original.

Kennedy lhes teria oferecido publicar um comentário crítico, possibilidade descartada pelos britânicos, para quem a iniciativa de investigar o caso cabia à própria 'Science'.

Uma das deficiências do artigo original, segundo Blakemore e Iversen, estava nas doses, supostamente equivalentes às empregadas pelos fervedores das raves.

Ricaurte, no entanto, havia injetado o 'ecstasy' -quer dizer, metanfetamina- nos macacos, quando a moçada os toma por via oral.

No experimento, portanto, a quantidade da suposta MDMA disponível para o cérebro seria proporcionalmente maior, porque injetada (cai diretamente na circulação, sem ter de passar pelo aparelho digestivo).

Para os britânicos, é o tipo de detalhe que deveria ter sido detectado pelos revisores científicos do artigo, mas não foi (por isso eles defendem que a 'Science' publique os pareceres dos revisores).

Afinal, trata-se de uma verificação trivial. A Folha, por exemplo, foi ouvir a opinião do psiquiatra Dartiu Xavier da Silveira, que apontou o mesmo problema: a mudança de ingestão para injeção.

Nota do Editor
Marcelo Leite (cienciaemdia@uol.com.br) é editor de Ciência da 'Folha de SP', onde foi publicado este artigo: Folha de SP, 12/10.

7. Inventor dos EUA protesta contra sua exclusão do prêmio dado à ressonância magnética


Um forte protesto está sendo lançado contra a concessão do Prêmio Nobel em Medicina ou Fisiologia deste ano por um inventor que se sente injustamente excluído dele

Raymond Damadian, presidente da empresa Fonar Corp. de Melville, Estado de Nova York, deu um importante primeiro passo para o desenvolvimento da produção de imagens por ressonância magnética (MRI), hoje uma técnica médica muito disseminada para a obtenção de imagens internas do corpo sem uso de raios X.

O prêmio, que pode ser dividido em três, foi dado a Paul Lauterbur, da Universidade de Illinois (EUA), e Peter Mansfield, da Universidade de Nottingham (Reino Unido).

Segundo anúncio de página inteira publicado na sexta-feira no 'New York Times' pela Fonar, o comitê do Prêmio Nobel teria cometido 'um erro vergonhoso que precisa ser corrigido'.

Damadian é o detentor de uma patente sobre a MRI, cuja infração levou a empresa General Electric a lhe pagar US$ 129 milhões.

'Eu esperei 30 anos de minha vida por um momento de reconhecimento. Acordar na segunda-feira e ver que fui proscrito da história é um sofrimento com o qual não posso viver', afirmou.

(Nicholas Wade, do 'New York Times')

Fonte: Folha de SP, 11/10


8. CNPq lança novos serviços da Plataforma Lattes para usuários Linux


O CNPq acaba de lançar o Currículo Lattes e Formulário de Propostas para o sistema operacional Linux

A iniciativa representa a abertura da Plataforma Lattes para a Comunidade de Software Livre. A partir de agora, usuários Linux poderão preencher currículos e projetos sem estarem conectados à rede.

Para isto, basta baixar o arquivo de instalação do site nix.lattes.cnpq.br e usufruir do mesmo sistema já disponível para os adeptos do ambiente Windows.

Na quinta-feira, 9/10, o CNPq disponibilizou uma versão beta do CV-Lattes e do Formulário de Propostas para o sistema operacional Linux.

Trata-se, na verdade, de mais um passo em direção à abertura da plataforma de informações sobre Ciência, Tecnologia e Inovação. Projeto pioneiro nesse sentido se deu no final de maio de 2003, quando o CNPq lançou uma versão Linux do software Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, integrante da Plataforma Lattes.

Foi a primeira liberação de um programa Linux por parte do Governo Federal para uso dos cidadãos. O site da Comunidade de Software Livre mantido pelo CNPq (NIX) atualmente possui 5 mil acessos, e até agora 700 internautas já baixaram o Diretório dos Grupos de Pesquisa.

O lançamento dos novos serviços vem atender à reivindicação da Comunidade de Software Livre. A idéia, a exemplo do Diretório, é o CV-Lattes e o Formulário de Proposta para Linux serem testados por cerca de 30 dias para que os usuários Linux possam fornecer contribuições para o lançamento da versão definitiva.

A partir daí, as sugestões serão recebidas pelo CNPq, que juntamente com o Grupo Stela (UFSC) e Cesar (UFPE) trabalharam no desenvolvimento do sistema.

Para fazer o download, basta acessar o link da Comunidade de Software Livre no site da Plataforma Lattes lattes.cnpq.br, ou selecionar o endereço nix.lattes.cnpq.br.

'As novas ferramentas oferecerão exatamente as funções essenciais para garantir a qualidade da informação e a segurança de conexão ao CNPq.

Mantém-se a mesma interface utilizada nos sistemas off-line, e as versões beta já contêm praticamente todos os módulos existentes atualmente nesses sistemas', esclarece Fernando Borges Montenegro, coordenador do Projeto CV-Lattes no Grupo Stela.

O usuário que já possui CV-Lattes e o Formulário de Propostas para Windows, no entanto, não precisa migrar para Linux. Os sistemas foram projetados especificamente para atender à Comunidade de Software Livre.

Até então, se um usuário Linux quisesse preencher seu currículo ou enviar propostas ao CNPq, precisaria estar conectado à internet ou deveria necessariamente passar para o ambiente MS-Windows, caso optasse pelo processo off-line.

O CNPq homologou o CV-Lattes e o Formulário de Propostas para Linux para distribuições RedHat 7.2 em diante e Conectiva 8 e posteriores, sobre as interfaces gráficas Gnome 2 e superior e KDE 3 e superior.

Para enviar críticas, sugestões e apontar erros, foi disponibilizado um formulário web que pode ser acessado a partir do site nix.lattes.cnpq.br/contatos.php

(Sibyla Loureiro Goulart, do Núcleo de Mídia Científica da UFSC)

Fonte: JC e-mail 2384, de 13 de Outubro de 2003


9. Falta de recursos faz com que Brazilian Journal of Medical and Biological Research passe a cobrar de pesquisador pela publicação de artigo


Leia a carta enviada pelos editores do jornal - Marco Antonio Zago, Lewis Joel Greene, e João Batista Calixto - aos pesquisadores

Movidos pela gravidade da situação financeira do Brazilian Journal of Medical and Biological Research e para garantir a continuidade de sua publicação, faz-se necessário que a partir de 1 de outubro de 2003, seja efetuada cobrança de 'Page Charges' dos trabalhos aceitos para publicação.

O trabalho aceito para publicação, aparecerá no Scielo e será publicado na Revista impressa, somente após quitação, no Brasil, de boleto bancário que será remetido ao autor de correspondência por ocasião do envio das provas gráficas, e no exterior, da emissão de cheque em dólares, contra um banco americano.

O valor será de R$960,00/trabalho para autores brasileiros e US$ 320/trabalho para autores do exterior. Este valor corresponde a 39% do custo de produção de um trabalho com uma média de 7 páginas.

Lembramos que verbas de auxílios, reserva técnica e bolsas da Capes, CNPq, Fapesp e verbas de algumas Universidades poderão ser utilizadas para saldar o débito.

Qualquer dúvida, favor entrar em contato com Reinaldo Aparecido de Souza (bjournal@fmrp.usp.br).

Espera-se que todos os autores paguem 'Page Charges'. No entanto, a taxa poderá deixar de ser cobrada frente a pedido devidamente justificado e que contar com a aprovação dos Editores.

Os Editores lamentam ter que tomar esta medida e lembram que muitas revistas internacionais utilizam o pagamento de 'Page Charges' como uma fonte que permita o prosseguimento da publicação.

Esta decisão poderá ser suspensa no futuro, na dependência do apoio financeiro que a revista consiga obter das agências financiadoras.

Fonte: JC e-mail 2384, de 13 de Outubro de 2003


Secretaria Geral SBQ


Contribuições devem ser enviadas para: Luizsbq@iqm.unicamp.br http://www.sbq.org.br

Até nossa próxima edição!!!


Prof. Luiz Carlos Dias
Secretário Geral da Sociedade Brasileira de Química - SBQ e-mail: luizsbq@iqm.unicamp.br