SBQ - BIÊNIO (2002/2004) BOLETIM ELETRÔNICO No. 437


Assine e divulgue Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society (www.sbq.org.br/publicacoes/indexpub.htm) a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina. Visite a nova página eletrônica do Journal na home-page da SBQ (www.sbq.org.br/jbcs/index.html).


Veja nesta edição:

  1. Relatório do Comitê Assessor de Química - CNPq - CA-05/2003
  2. ENEQUI SÃO CARLOS 2004
  3. Processo Seletivo para contratação de Docente na USP de Ribeirão Preto
  4. Seminário: "Remote sensing of atmospheric gases in the volcanic environment", no Instituto de Química de Araraquara (UNESP)

1. Relatório do Comitê Assessor de Química - CNPq - CA-05/2003



O Comitê Assessor de Química do CNPq, constituído por Celio Pasquini (UNICAMP), coordenador, Manfredo Horner (UFSM), Henrique Eisi Toma (USP-SP), Faruk Nome Aguilera (UFSC), José Maria Barbosa Filho (UFPB) e Paulo Sérgio Santos (USP-SP), reuniu-se no período de 23 a 26 de Junho de 2003, no prédio do CNPq da 509 Norte, em Brasília, para avaliar os processos referentes a bolsas de produtividade em pesquisa - PQ, (renovações, recursos e novas), bolsas de apoio técnico (renovações e novas), bolsas de iniciação científica (renovações e novas cotas) e fluxo contínuo. Esta foi a primeira reunião do CA sob a nova presidência do CNPq.

O relatório de disponibilidades para esse CA 05/2003 apresentava os seguintes números: (i) bolsas de apoio técnico: demanda 39, disponibilidade 13; (ii) bolsas de iniciação científica: demanda 91, disponibilidade 38; (iii) PQ: demanda 142 individuais e 52 associadas a Auxílios Integrados; (iv) 80 propostas na demanda fluxo contínuo (7 AVG, 19 ARC, 3 PV, 7 DCR, 9 PDE, 9 PD, 6 SWE, 20 RD). O total de bolsas implementadas na área de Química na ocasião desta reunião era de 53 bolsas de auxílio técnico, 188 de iniciação científica e 355 bolsas de produtividade em pesquisa.


O procedimento de trabalho adotado, comum a todas as avaliações realizadas pelo CA em suas últimas reuniões, envolveu a análise individual de cada solicitação, realizada por um membro do CA, que relatou as principais observações aos demais membros manifestando seu parecer. Após discussões e conclusões colegiadas, o parecer final do Comitê foi elaborado. Quando algum pleito envolvia um membro do CA ou de sua instituição de origem e/ou algum interesse seu, ou quando se caracterizava o conflito de interesses, este ausentava-se do recinto durante o julgamento.


Foram avaliados os 38 pedidos de bolsas de apoio técnico (AT) e concedidas as 13 bolsas disponíveis, sendo 11 renovações e 2 novas. Foram atendidas 20 das 27 solicitações de renovação de bolsas de IC e concedidas 2 novas bolsas de IC. Oitenta e oito (88) bolsas de PQ foram renovadas dentre as 91 solicitadas e 27 novas ou de reingresso no sistema foram concedidas diante de uma demanda total por reconsideração e novas bolsas, que totalizou 115 pedidos. Trinta e três (33) solicitações em fluxo contínuo foram recomendadas pelo CA (5 bolsas de recém-doutor, 4 bolsas de desenvolvimento científico regional, 6 bolsas de pós-doutorado no exterior, 01 bolsa sanduíche no exterior, 12 auxílios para a realização de eventos científicos). Causou surpresa aos membros do CA a falta de qualidade das solicitações de bolsas na modalidade PD e RD quando se considera, principalmente, a inexpressiva produção científica dos solicitantes. Nesta reunião, o CA foi informado de que os pesquisadores poderiam ser rebaixados de nível, por uma única vez, na ocasião da renovação de sua bolsa PQ.


O parecer do CA referente aos julgamentos das solicitações de bolsas PQ considerou, necessariamente, os seguintes parâmetros: (i) o Projeto de Pesquisa (estado-da-arte, objetivos, justificativas, metas, metodologia, cronograma, exeqüibilidade); (ii) a produção científica (número, regularidade, independência, qualidade do veículo de divulgação); (iii) envolvimento na formação de pessoal (ICs, mestres, doutores) e participação destes na produção científica; (iv) análise crítica dos pareceres ad hoc. Continua válido ressaltar que os pareceres dos consultores ad hoc são peças importantes em todas as avaliações do CA, não obstante a freqüente má qualidade e, não raro, carência de argumentação desses pareceres, o que pouco auxilia a tomada de decisão do CA. Este CA tem reiterado a necessidade de se cobrar com maior rigor a emissão de pareceres adequados e fundamentados.


O perfil necessário para que o pesquisador seja classificado no nível de ingresso, 2C, do sistema de PQ é: apresentar projeto próprio, i.e., que não seja continuação de suas atividades de doutorado e/ou pós-doutorado; apresentar produção científica regular e significativa (aproximadamente 12 trabalhos publicados em periódicos de médio a alto índice de impacto (> 0,5), com indicação de independência científica (ser autor principal); demonstrar capacidade de orientação de, no mínimo, iniciação científica; publicar, preferencialmente, com seus orientados. Infelizmente, é claro que diante da diferença entre a demanda qualificada e a disponibilidade de bolsas, muitos destes pesquisadores permanecem sem possibilidade de ingresso no sistema, definindo ainda uma pressão significativa sobre este tipo de bolsa. Esta pressão tem sido empregada pelo CA de Química como argumento para realizar gestões junto à Diretoria do CNPq, como aquela recentemente encaminhada e publicada no Boletim da SBQ, número 408.


O programa de bolsas de produtividade (PQ) da área de Química tem experimentado, nos últimos anos, uma pequena descompressão. Nesta oportunidade, foi possível implementar 27 novas bolsas de produtividade em pesquisa atendendo parcialmente à demanda qualificada reprimida registrada pelo CA, a qual era estimada em cerca de 70 bolsas, considerando-se as suas seis últimas reuniões. Dez destas bolsas foram atribuídas pela diretoria do CNPq para a área de Química e se originaram da divisão de 430 novas bolsas realizada entre os CAs, segundo critérios adotados pela diretoria do CNPq que, por sua informação, contemplou o número de doutores na área.


Ainda com relação às bolsas de produtividade, considera-se importante que o CNPq continue a adotar medidas de descompressão do sistema, mas que também comece a refinar o critério de distribuição de eventuais cotas de bolsa de PQ novas, adotando procedimentos que reflitam a demanda qualificada de cada área e não somente o número de doutores o qual reflete mais, na opinião deste CA, a demanda bruta.


Observa-se, em quase todas as reuniões ordinárias do CA realizadas nestes últimos três anos, e em decorrência da demanda observada por bolsas PQ, que se deveria encontrar uma solução específica e mais adequada para os casos de solicitações de bolsas de produtividade de pesquisadores seniores, principalmente os aposentados. Neste sentido,

No dia 24 houve uma reunião do presidente do CNPq e do diretor de programas horizontais com os membros de todos os Cas da área de exatas. Nesta reunião, abordou-se o assunto dos recém implantados "grants" para os pesquisdores 1A e 1B. A maior parte dos membros dos CAs apoia esta forma de financiamento, inclusive os membros do CA de Química, embora houvesse manifestações contrárias sugerindo que estes recursos poderiam ter sido empregados na implantação de um número maior de bolsas PQ.


Nesta ocasião, o Prof. Faruk levantou, em nome do CA, a título de sugestão, os problemas relacionados à necessidade de técnicos de alto nível (com mestrado e/ou doutorado) atuando junto aos departamentos e grupos de pesquisa, manifestando que estes poderiam receber bolsas de maior valor e maior duração (tipo AT) do CNPq para executarem tarefas imprescindíveis aos projetos de pesquisa, principalmente aqueles que empregam instrumentos multiusuários de alta tecnologia e para os quais um treinamento adequado e muitas vezes longo, aliado a uma habilidade (muitas vezes rara) se mostram necessários. Neste sentido,

Durante os trabalhos de julgamento do CA-05/2003, observou-se que alguns pontos, que mereceram a atenção em reuniões anteriores, infelizmente ainda se mantêm como motivo de preocupação:


  1. O CA continua recebendo pareceres de assessores ad hoc (beneficiários de PQ), que em nada contribuem à análise dos processos. Esse fato foi levado ao conhecimento da Diretoria do CNPq, em recentes ocasiões, e aguarda medidas. O CA de Química, assim como outros, tem a firme convicção de que a omissão e/ou o mau desempenho dos assessores ad hoc devam ser punidos com a suspensão temporária da sua bolsa PQ, tendo manifestado esta opinião em documento recentemente encaminhado à comissão encarregada de atualizar as normas de funcionamento dos CAs;



  2. é necessário que o Currículo Lattes esteja atualizado nos períodos de julgamento dos CAs; apesar das recomendações anteriores, o problema ainda persiste;



  3. trabalhos indicados como aceitos devem vir acompanhados da comprovação da aceitação; trabalhos submetidos não entram no cômputo da efetiva produção científica;



  4. prejudicam o resultado do julgamento as situações em que se caracteriza uma alta produtividade sem a correspondente atividade de orientação, e vice-versa, ou produção desvinculada do plano de pesquisa proposto.


Os trabalhos do CA foram encerrados no dia 26 de Junho, às 17h30.


Celio Pasquini (UNICAMP)
Henrique Eisi Toma (USP)
Manfredo Horner (UFSM)
Faruk Nome Aguilera (UFSC)
José Maria Barbosa Filho (UFPB)
Paulo Sérgio Santos (USP-SP)



2. ENEQUI SÃO CARLOS 2004



Já estão abertas as inscrições para XXIII Encontro Nacional dos Estudantes de Química (ENEQUI SÃO CARLOS).


A taxa de inscrição do ENEQUI SÃO CARLOS será no mesmo valor do ano passado, R$ 80,00 - para a primeira fase de inscrições, que se encerra no dia 17 de novembro de 2003.


INSCRIÇÃO R$ 80,00


Banco do Brasil Ag: 1888-0 - Conta Poupança 10.010.217-4


Em nome de Ethel Sayuri Ura e mais 1kg de alimento não perecível para a campanha ENEQUI FOME ZERO (o alimento deve ser entregue no evento).


Clique aqui para o Download da Ficha de Inscrição.


Clique aqui para o Download do Termo de Responsabilidade para o Rafting.


A ficha de inscrição deverá ser enviada junto com o comprovante original de pagamento da taxa, o termo de responsabilidade para o RAFTING, cópia do RG e da Carteira de Estudante até o dia 17/11/2003 para a COMISSÃO ORGANIZADORA DO XXIII ENEQUI SÃO CARLOS no seguinte endereço: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - DEPARTAMENTO DE QUIMICA Rod. Washington Luis Km 235 - CEP: 13565-905 - São Carlos - SP - Caixa Postal 676


O prazo divulgado para inscrição deverá ser rigorosamente obedecido.


Quem se inscrever na primeira fase de inscrições terá direito a um passeio de Ecoturismo!!!
O número máximo de inscrições para o ENEQUI SÃO CARLOS será de 1000 participantes, para uma excelente organização do mesmo.


Os participantes do ENEQUI SÃO CARLOS terão direito:


ENEQUI SÃO CARLOS
INSCRIÇÕES R$ 80,00
Banco do Brasil Ag: 1888-0
Conta Poupança 10.010.217-4
Em nome de Ethel Sayuri Ura -Tesoureira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
DEPARTAMENTO DE QUIMICA
Rod. Washington Luis Km 235 - CEP: 13565-905
Monjolinho - São Carlos ­ SP ­ Caixa Postal 676 Fone-(16)260-8208 - FAX-(16)260-8350
E-mail: enequi@dq.ufscar.br
Home Page: http://www.enequi2004.hpg.ig.com.br/index.html http://www.enequi.com.br



3. Processo Seletivo para contratação de Docente na USP de Ribeirão Preto



Estão abertas até o dia 12 de setembro de 2003, as inscrições para a contratação de um docente na categoria Professor Doutor, na área de ESPECTROSCOPIA, em regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa, junto ao Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.


Esta é a mesma vaga divulgada anteriormente (Boletim Eletrônico da SBQ No. 412), cujo edital foi cancelado (Boletim Eletrônico da SBQ No. 427) para atendimento às novas normas do DRH (Departamento de Recursos Humanos da USP).


O edital poderá ser consultado em:


http://www.ffclrp.usp.br/comunicados/Edital2003_58.shtml


Maiores informações, bem como as normas pertinentes ao processo seletivo, encontram-se à disposição dos interessados na Seção de Pessoal da Faculdade, à Avenida Bandeirantes, 3900, "Campus" da USP, Ribeirão Preto, SP, CEP 14040-901, fone (0xx16) 602-3635 ou (0xx16) 602-3690, E-mail: adm-pessoal@ffclrp.usp.br, ou no Departamento de Química pelo FAX (0xx16) 633-8151, fone (0xx16) 602-3764, E-mail: dq-secretaria@ffclrp.usp.br.



4. Seminário: "Remote sensing of atmospheric gases in the volcanic environment", no Instituto de Química de Araraquara (UNESP)



O Dr Clive Oppenheimer, University of Cambridge, Department of Geography, Inglaterra) está visitando o Instituto de Química de Araraquara (UNESP) e irá proferir um seminário cujo titulo é: "Remote sensing of atmospheric gases in the volcanic environment" . O seminário irá discutir o uso de um equipamento mini-DOAS (differential optical absorption spectrometer), para medidas diretas e "in situ" de gases atmosféricos. O mini-DOAS usa a luz do sol como fonte de radiação e a medida é feita com a luz ultravioleta espalhada pelas partículas existentes na atmosfera. O seminário será nesta quinta feira (04/09) 14 horas no anfiteatro da biblioteca do Instituto de Química de Araraquara.



Secretaria Geral SBQ



Contribuições devem ser enviadas para: Luizsbq@iqm.unicamp.br http://www.sbq.org.br


Até nossa próxima edição!!!