Veja nesta edição:
I - Apresentação
A educação para a cidadania é função primordial da educação básica nacional, conforme dispõe a Constituição Brasileira e a legislação de ensino. Além disso, tal função tem sido defendida pelos educadores para o ensino médio, o qual inclui o ensino de química. No documento "Eixos Mobilizadores em Química", publicado em Química Nova, Vol. 26, N0 3, 445-451, 2003, está escrito que:"... para o país dar um salto também em inovação é necessário um investimento significativo na formação de recursos humanos qualificados em profusão e em todos os níveis. Logo, o primeiro eixo mobilizador sugerido é a formação de recursos humanos qualificados. Associadas a este eixo estão algumas ações, tais como: estímulo ao acesso direto ao doutorado aos alunos que participaram do programa de iniciação científica; incentivo às atividades conjuntas da graduação e da pós-graduação; promoção de intercâmbio de Química entre as IES e também com o nível médio. Mais adiante é proposto:..grupo de trabalho da SBQ para acompanhar a implantação das diretrizes curriculares nas IES; incentivo a programas para formação de docentes de 3o grau; realização de Semanas Nacionais de Química com a participação de estudantes do nível médio...
Novos métodos para ensinar ciência constituem busca incessante de professores e especialistas em educação. Tanto o exercício da cidadania na sua plenitude, como as necessidades urgentes de se atrair bons futuros pesquisadores tornam extremamente importante o entendimento público da ciência. Somos de opinião que é a natureza do que se ensina e não a qualidade do ensino de ciência nas escolas que leva as pessoas a realmente aprenderem temas científicos. Algumas escolas têm trabalhado mais para ensinar às crianças como se faz pesquisa numa determinada área da ciência, no lugar do ensino tradicional da ciência. Para se implantar esta metodologia há que se trabalhar também programas de formação continuada do professor, para os quais, a Internet é uma grande ferramenta.
O projeto de Olimpíada Científica da Sociedade Brasileira de Química (OSBQ) constitui tentativa de se acrescentar ao ensino tradicional com livro texto, a divulgação da química através do uso, por professores e estudantes do ensino médio, da revista Química Nova na Escola (QNEsc): http://www.Foco.lcc.ufmg.br/ ensino/ qnesc/ index.html.
Este periódico semestral, editado em português, pela Divisão de Ensino da SBQ, e dirigido para a atualização dos Professores do Ensino Médio, já conta com excelente acervo do qual constam trabalhos sobre, química e sociedade, educação em química e multimídia, conceitos científicos em destaque, história da química, atualidades em química, relatos de sala de aula, pesquisa no ensino de química e outros. O primeiro objetivo desta OSBQ é o de melhor divulgar as revistas científicas nas escolas de ensino médio e de ensinar para as crianças que também em diversas Instituições Científicas Brasileiras faz-se boa pesquisa em química. Outro objetivo é o de mostrar como se desenvolve e escreve um trabalho científico para publicação num periódico ou para apresentação numa conferência nacional ou internacional. A idéia visa substituir o método de se encher o tempo das crianças com enormes quantidades de informações. A memorização de fatos tem relevância limitada, porque os fatos científicos mudam constantemente. Outro detalhe importante é que os estudantes podem passar a ter interesse pela Química como um possível campo de atuação profissional futuro. Fazer química passaria a ser trabalho de pessoas normais que elas conhecem, que falam a língua delas, e não só o trabalho de seres distantes, exóticos e pouco reais para elas. Neste projeto de Olimpíada Científica, a Sociedade Brasileira de Química, através de suas Secretarias Regionais, que cobrem praticamente todo o território nacional, divulgará em Escolas de Ensino Médio sua publicação QNEsc como mote para a atualização de professores e conhecimento de seus estudantes da publicação de pequenos artigos sobre Química, como é do escopo da revista. Os estudantes serão avaliados sobre a interpretação de artigos publicados em QNEsc e receberão notas em função do aproveitamento demonstrado.
Em complementação outros sítios importantes como: Scientific American Brasil (Edição em Português) http://www2.uol.com.br/sciam/; Revista Pesquisa FAPESP http://revistapesquisa.fapesp.br/; Sociedade Portuguesa de Química - Boletim disponível on-line http://www.spq.pt/; Projeto Scielo, com varias revistas de interesse da química http://www.scielo.br; SBPC - Várias revistas de interesse geral da ciência http://www.sbpcnet.org.br; também serão indicados para as Escolas.
II - Regulamento
CAPÍTULO I - DA OLIMPÍADA SBQ (OSBQ)
Art. 4º - Os premiados receberão um diploma e um microcomputador.
CAPÍTULO II - DOS TRABALHOS E SUA INSCRIÇÃO
Art. 6° - Cada Escola poderá inscrever apenas um candidato.
Art. 7º - As inscrições são individuais e deverão ser encaminhadas até
da USP - Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - CEP 05513-870 - São Paulo,
SP - Tel.: (011) 3032-2299, A/C da Sra. Dirce Campos.
CAPÍTULO III - DA AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DOS TRABALHOS
Art. 10º A Escola escolherá um, e apenas um, estudante para concorrer, com o seu trabalho, na etapa final da OSBQ.
Consultivo da SBQ, 2 (dois) pertencentes à Divisão de Ensino da SBQ e
CAPÍTULO IV - DAS CONSIDERAÇÕES FINAIS
III - A Escola
Eis aqui como fazer para participar:
Apresentação
Organização
Clareza
Capacidade de interpretação
Capacidade de argumentação
Coerência das idéias
Relevância da abordagem
IV - O trabalho
É o resultado de uma análise de artigo publicado em um dos volumes da revista Química Nova na Escola, disponível no "site da internet" da Olimpíada da SBQ, apresentado em um texto de três (3) páginas.
A redação deve aprofundar aspectos do artigo em análise citando no que
O texto final do aluno deve ser dividido em três partes:
Atenção:
Especificações para digitação do trabalho:
Tipo de letra: Times New Roman
Tamanho (corpo): nº 12
Formatação do parágrafo: entre linhas simples
Formato do papel: tamanho A4
Margens do papel (superior, inferior, direita e esquerda): 3cm
V - Inscrição
A inscrição deve ser encaminhada após a seleção do trabalho na Escola. Com esta etapa concluída, reúna e envie os seguintes documentos:
Sociedade Brasileira de Química - Instituto de Química da USP - Av.
Prof. Lineu Prestes, 748 - CEP 05513-870 - São Paulo, SP -
Tel.: (011) 3032-2299, A/C da Sra. Dirce Campos.
O decreto de exoneração de Jamil Cury da Presidência da Capes e de nomeação de Marcel Bursztyn para ocupar o cargo foi publicado nesta quarta-feira pelo 'Diário Oficial' da União.
Marcel Bursztyn era professor e dirigia o Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (UnB).
Nascido no RJ, em 1951, graduou-se em Ciências Econômicas (UFRJ), em 1973, e concluiu o curso de mestrado em Planejamento Urbano e Regional (UFRJ), em 1976.
Em 1977, concluiu especialização em Diploma in Planning Studies, na Universidade de Edinburgh, na Escócia.
Doutorou-se na França em Developpement Economique Et Social, na Universidade de Paris I (Pantheon-Sorbonne), no ano de 1982, e em Economia, na Universidade de Picardie, em 1988.
Em 1991, concluiu pós-doutorado na Université de Paris XIII (Paris-Nord), e na Ecole des Hautes Etudes em Sciences Sociales.
De 1995 a 96, foi assessor especial de Cristovam Buarque, então governador do Distrito Federal, e, de 1996 a 197, presidiu a Fundação de Amparo à Pesquisa do DF, quando acumulou também as funções de secretário adjunto de Indústria e Comércio do governo do DF.
Exerceu ainda atividades no CNPq, Escola Nacional de Administração Pública (Enap), e Universidade Federal da Paraíba, entre outras.
Entre seus livros publicados estão:
17 Sociedades Científicas participaram da reunião desta quarta-feira, dia 20, com a SBPC, em SP, em seqüência à reunião anterior, de 12 de agosto. Objetivo: discutir o programa dos encontros regionais da Sociedade
Ficou acertado que as Sociedades Científicas vão examinar suas próprias experiências e fazer sugestões de cursos, conferências, mesas-redondas e oficinas para a programação da série de reuniões regionais que a SBPC vai realizar nos próximos meses, destinadas especialmente a professores do ensino fundamental e médio.
As propostas devem ser encaminhadas à SBPC em 10 dias, ou seja, até 30 de agosto.
A primeira reunião regional já está marcada para o período de 7 a 12 de novembro, no campus da Universidade Federal de Campina Grande, na Paraíba, organizado pela Secretaria Regional da SBPC/PB, com o apoio do Governo estadual.
A segunda reunião deve ser promovida em Fortaleza, Ceará, em dezembro, e a terceira, provavelmente, no Recife, em janeiro. A quarta poderá ser efetuada em Teresina, no Piauí.
O encontro desta quarta-feira também tratou da preparação do encontro que a SBPC realizará em Brasília, nos dias 29, 30 e 31 de outubro, com a participação de representantes das Sociedades Científicas, do Conselho e das Secretarias Regionais da SBPC.
O encontro de Brasília, programado para o campus da UnB, destina-se a ouvir os ministros da Educação, Cristovam Buarque, da C&T, Roberto Amaral, e do Meio-Ambiente, Marina Silva. Também estão sendo cogitadas entrevistas com senadores e deputados federais, em particular da Comissão de C&T, Comunicação e Informática da Câmara.
Participaram da reunião desta quarta-feira na sede da SBPC em SP os
seguintes representantes de Sociedades Científicas:
César Camacho, Sociedade Brasileira de Matemática (SBM)
Clélia Maria de Castro Toloi, Associação Brasileira de
Estatística
(ABE)
Iara M. de Carvalho, Colégio Brasileiro de Ciências do esporte (CBCE)
José Antonio Visitin, Sociedade Brasileira de Tecnologia de Embriões
(SBTE)
José Carlos Maldonado, Sociedade Brasileira de Computação (SBC)
José Eduardo Bicudo, Federação das Sociedades de Biologia
Experimental
(FeSBE)
João Strughel Morgante, Sociedade Brasileira de Genética (SBG)
Lucia Maria Pinheiro Lobato, presidente da Associação Brasileira de
Lingüística (Abralin)
Luis Modi, Associação Brasileira de Instituições de Pesquisa
Tecnológica (Abipt)
Marcos Dias, Sociedade Astronômica Brasileira (SBA)
Maria Arminda de Nascimento Arruda, Associação Nacional de
Pós-Graduação
e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs)
Maria Junqueira Caldas, Sociedade Brasileira de Física (SBF)
Maria Simões Bueno, (Associação Nacional de Política e
Administração
da Educação (Anpae)
Marta Taniwahi, Abipt
Nanuza Luiza de Meneses, Sociedade Brasileira de Botânica (SBB)
Paulo Cezar Vieira, Sociedade Brasileira de Química (SBQ)
Suely Druck, presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM)
Pela diretoria da SBPC, participaram:
Dora Fix Ventura, vice-presidente
Ennio Candotti, presidente
O último dia para o envio de resumos para o XVII Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química - Regional Minas Gerais foi adiado para 08 de setembro de 2003.
Maiores informações: www.quimica.ufjf.br/congresso
Comissão Organizadora
Fonte: Profª Mônica de Lourdes de A. Silva
Ingresso aos Cursos de Mestrado e Doutorado/IQ-UNICAMP
1º Semestre de 2004
Mestrado: de 15 agosto de 2003 a 30 de setembro de 2003
Doutorado: de 01 de setembro de 2003 a 15 de novembro de 2003
Maiores informações: www.iqm.unicamp.br/~cpgiq
Coordenadoria de Pós-Graduação
http://www.iqm.unicamp.br/~cpgiq
Secretaria Geral SBQ
Contribuições devem ser enviadas para: Luizsbq@iqm.unicamp.br http://www.sbq.org.br
Até nossa próxima edição!!!