SBQ - BIÊNIO (2002/2004) BOLETIM ELETRÔNICO No. 436


Assine e divulgue Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society (www.sbq.org.br/publicacoes/indexpub.htm) a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina. Visite a nova página eletrônica do Journal na home-page da SBQ (www.sbq.org.br/jbcs/index.html).



Veja nesta edição:

  1. Olimpíada da Sociedade Brasileira de Química (OSBQ)
  2. Marcel Bursztyn, novo presidente da Capes
  3. Sociedades Científicas entregam em dez dias propostas de eventos para as Reuniões Regionais da SBPC em Campina Grande e Fortaleza
  4. XVII Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química - Regional Minas Gerais
  5. Ingresso aos Cursos de Mestrado e Doutorado/IQ-UNICAMP

1. Olimpíada da Sociedade Brasileira de Química (OSBQ)


I - Apresentação

A educação para a cidadania é função primordial da educação básica nacional, conforme dispõe a Constituição Brasileira e a legislação de ensino. Além disso, tal função tem sido defendida pelos educadores para o ensino médio, o qual inclui o ensino de química. No documento "Eixos Mobilizadores em Química", publicado em Química Nova, Vol. 26, N0 3, 445-451, 2003, está escrito que:"... para o país dar um salto também em inovação é necessário um investimento significativo na formação de recursos humanos qualificados em profusão e em todos os níveis. Logo, o primeiro eixo mobilizador sugerido é a formação de recursos humanos qualificados. Associadas a este eixo estão algumas ações, tais como: estímulo ao acesso direto ao doutorado aos alunos que participaram do programa de iniciação científica; incentivo às atividades conjuntas da graduação e da pós-graduação; promoção de intercâmbio de Química entre as IES e também com o nível médio. Mais adiante é proposto:..grupo de trabalho da SBQ para acompanhar a implantação das diretrizes curriculares nas IES; incentivo a programas para formação de docentes de 3o grau; realização de Semanas Nacionais de Química com a participação de estudantes do nível médio...

Novos métodos para ensinar ciência constituem busca incessante de professores e especialistas em educação. Tanto o exercício da cidadania na sua plenitude, como as necessidades urgentes de se atrair bons futuros pesquisadores tornam extremamente importante o entendimento público da ciência. Somos de opinião que é a natureza do que se ensina e não a qualidade do ensino de ciência nas escolas que leva as pessoas a realmente aprenderem temas científicos. Algumas escolas têm trabalhado mais para ensinar às crianças como se faz pesquisa numa determinada área da ciência, no lugar do ensino tradicional da ciência. Para se implantar esta metodologia há que se trabalhar também programas de formação continuada do professor, para os quais, a Internet é uma grande ferramenta.

O projeto de Olimpíada Científica da Sociedade Brasileira de Química (OSBQ) constitui tentativa de se acrescentar ao ensino tradicional com livro texto, a divulgação da química através do uso, por professores e estudantes do ensino médio, da revista Química Nova na Escola (QNEsc): http://www.Foco.lcc.ufmg.br/ ensino/ qnesc/ index.html.

Este periódico semestral, editado em português, pela Divisão de Ensino da SBQ, e dirigido para a atualização dos Professores do Ensino Médio, já conta com excelente acervo do qual constam trabalhos sobre, química e sociedade, educação em química e multimídia, conceitos científicos em destaque, história da química, atualidades em química, relatos de sala de aula, pesquisa no ensino de química e outros. O primeiro objetivo desta OSBQ é o de melhor divulgar as revistas científicas nas escolas de ensino médio e de ensinar para as crianças que também em diversas Instituições Científicas Brasileiras faz-se boa pesquisa em química. Outro objetivo é o de mostrar como se desenvolve e escreve um trabalho científico para publicação num periódico ou para apresentação numa conferência nacional ou internacional. A idéia visa substituir o método de se encher o tempo das crianças com enormes quantidades de informações. A memorização de fatos tem relevância limitada, porque os fatos científicos mudam constantemente. Outro detalhe importante é que os estudantes podem passar a ter interesse pela Química como um possível campo de atuação profissional futuro. Fazer química passaria a ser trabalho de pessoas normais que elas conhecem, que falam a língua delas, e não só o trabalho de seres distantes, exóticos e pouco reais para elas. Neste projeto de Olimpíada Científica, a Sociedade Brasileira de Química, através de suas Secretarias Regionais, que cobrem praticamente todo o território nacional, divulgará em Escolas de Ensino Médio sua publicação QNEsc como mote para a atualização de professores e conhecimento de seus estudantes da publicação de pequenos artigos sobre Química, como é do escopo da revista. Os estudantes serão avaliados sobre a interpretação de artigos publicados em QNEsc e receberão notas em função do aproveitamento demonstrado.

Em complementação outros sítios importantes como: Scientific American Brasil (Edição em Português) http://www2.uol.com.br/sciam/; Revista Pesquisa FAPESP http://revistapesquisa.fapesp.br/; Sociedade Portuguesa de Química - Boletim disponível on-line http://www.spq.pt/; Projeto Scielo, com varias revistas de interesse da química http://www.scielo.br; SBPC - Várias revistas de interesse geral da ciência http://www.sbpcnet.org.br; também serão indicados para as Escolas.

II - Regulamento

CAPÍTULO I - DA OLIMPÍADA SBQ (OSBQ)

Art. 1º
A OSBQ destina-se ao reconhecimento e estímulo da vocação científica em química entre os estudantes do ensino médio.
Art. 2º
Poderão participar da OSBQ alunos regularmente matriculados em escolas públicas ou privadas de ensino médio (1ª à 3ª séries do 2º grau).
Art. 3º
Serão premiados os 3 (três) candidatos que, segundo a Comissão Julgadora, apresentarem os melhores trabalhos.

Art. 4º - Os premiados receberão um diploma e um microcomputador.

Parágrafo Primeiro
O mesmo prêmio será concedido ao professor orientador e à Escola da qual o premiado for aluno.
Parágrafo Segundo
Aos candidatos que tiverem a inscrição aceita, será concedido um certificado de participação.

CAPÍTULO II - DOS TRABALHOS E SUA INSCRIÇÃO

Art. 5º
Os candidatos deverão elaborar um trabalho sobre artigo de Química Nova na Escola, definido pela Comissão Julgadora de acordo com os critérios estabelecidos item IV.

Art. 6° - Cada Escola poderá inscrever apenas um candidato.

Art. 7º - As inscrições são individuais e deverão ser encaminhadas até

da USP - Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - CEP 05513-870 - São Paulo,

SP - Tel.: (011) 3032-2299, A/C da Sra. Dirce Campos.

  1. trabalho com o máximo de 3 (três) páginas;
  2. b) ficha/comprovante de inscrição devidamente preenchidos;
  3. comprovação de matrícula; e
  4. carta de encaminhamento do Diretor da Escola.
Art. 8º
As inscrições incompletas ou encaminhadas fora do prazo não serão aceitas.

CAPÍTULO III - DA AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DOS TRABALHOS

Art. 9º
O trabalho inscrito será aquele que obteve o primeiro lugar em avaliação feita pela Comissão Julgadora da Escola, constituída por Professores de Ciência, com o número máximo possível de Professores de Química. Da Comissão Julgadora da Escola poderá fazer parte Químico de Nível Superior que não pertença à escola.

Art. 10º A Escola escolherá um, e apenas um, estudante para concorrer, com o seu trabalho, na etapa final da OSBQ.

Art. 11º
Os trabalhos inscritos pelas Escolas serão avaliados pela Comissão Julgadora da OSBQ.
Parágrafo Único
A Comissão Julgadora da OSBQ será constituída por 10 (dez) membros, sendo 6 (seis) pertencentes à Diretoria e Conselho

Consultivo da SBQ, 2 (dois) pertencentes à Divisão de Ensino da SBQ e

2 (dois) representantes das Secretarias Regionais da SBQ. O Coordenador da OSBQ presidirá a Comissão Julgadora.

Art. 12º
A Comissão Julgadora da OSBQ poderá deliberar com a presença da maioria simples de seus membros, desde que esteja presente
Art. 13º
As decisões da Comissão Julgadora da OSBQ não serão susceptíveis de recursos e impugnações em qualquer fase do processo de avaliação e classificação.

CAPÍTULO IV - DAS CONSIDERAÇÕES FINAIS

Art. 14°
Ao assinar a ficha de inscrição, cada candidato declarar-se-á ciente e de acordo com as normas do presente Regulamento.
Art. 15º
Aos premiados (alunos, professores orientadores e representantes das Escolas) serão concedidas passagens e hospedagem para a participação na solenidade de entrega do Prêmio, em Salvador, Bahia, durante a 27a Reunião Anual da SBQ e XXVI Congresso Latino Americano de Química, de 30 de maio a 04 de junho de 2004. O não comparecimento por motivo não justificado implicará na desclassificação do premiado.
Art. 16º
O material enviado como inscrição não será devolvido ao candidato.
Art. 17º
Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Julgadora da OSBQ.

III - A Escola

Eis aqui como fazer para participar:

  1. Seleção - Organizar uma comissão de seleção, chamada de "Comissão Julgadora da Escola", constituída por Professores de Ciências, com o número máximo possível de Professores de Química. Da Comissão Julgadora da Escola poderá fazer parte Químico de Nível Superior que não pertença à escola. A Comissão deverá analisar os trabalhos inscritos e escolher um, e apenas um, para concorrer.

  2. Inscrições - Abrir as inscrições e estabelecer datas-limites para a entrega dos trabalhos.
  3. Análise e Critérios - Analisar os trabalhos e escolher o melhor com base nos critérios apresentados:

Apresentação
Organização
Clareza
Capacidade de interpretação
Capacidade de argumentação
Coerência das idéias
Relevância da abordagem

IV - O trabalho

É o resultado de uma análise de artigo publicado em um dos volumes da revista Química Nova na Escola, disponível no "site da internet" da Olimpíada da SBQ, apresentado em um texto de três (3) páginas.

A redação deve aprofundar aspectos do artigo em análise citando no que

O texto final do aluno deve ser dividido em três partes:

Atenção:
Especificações para digitação do trabalho: Tipo de letra: Times New Roman
Tamanho (corpo): nº 12
Formatação do parágrafo: entre linhas simples Formato do papel: tamanho A4
Margens do papel (superior, inferior, direita e esquerda): 3cm

V - Inscrição

A inscrição deve ser encaminhada após a seleção do trabalho na Escola. Com esta etapa concluída, reúna e envie os seguintes documentos:

Sociedade Brasileira de Química - Instituto de Química da USP - Av.

Prof. Lineu Prestes, 748 - CEP 05513-870 - São Paulo, SP -

Tel.: (011) 3032-2299, A/C da Sra. Dirce Campos.

Atenção
as inscrições incompletas, ou encaminhadas fora do prazo não serão aceitas.

2. Marcel Bursztyn, novo presidente da Capes


O decreto de exoneração de Jamil Cury da Presidência da Capes e de nomeação de Marcel Bursztyn para ocupar o cargo foi publicado nesta quarta-feira pelo 'Diário Oficial' da União.

Marcel Bursztyn era professor e dirigia o Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (UnB).

Nascido no RJ, em 1951, graduou-se em Ciências Econômicas (UFRJ), em 1973, e concluiu o curso de mestrado em Planejamento Urbano e Regional (UFRJ), em 1976.

Em 1977, concluiu especialização em Diploma in Planning Studies, na Universidade de Edinburgh, na Escócia.

Doutorou-se na França em Developpement Economique Et Social, na Universidade de Paris I (Pantheon-Sorbonne), no ano de 1982, e em Economia, na Universidade de Picardie, em 1988.

Em 1991, concluiu pós-doutorado na Université de Paris XIII (Paris-Nord), e na Ecole des Hautes Etudes em Sciences Sociales.

De 1995 a 96, foi assessor especial de Cristovam Buarque, então governador do Distrito Federal, e, de 1996 a 197, presidiu a Fundação de Amparo à Pesquisa do DF, quando acumulou também as funções de secretário adjunto de Indústria e Comércio do governo do DF.

Exerceu ainda atividades no CNPq, Escola Nacional de Administração Pública (Enap), e Universidade Federal da Paraíba, entre outras.

Entre seus livros publicados estão:


3. Sociedades Científicas entregam em dez dias propostas de eventos para as Reuniões Regionais da SBPC em Campina Grande e Fortaleza


17 Sociedades Científicas participaram da reunião desta quarta-feira, dia 20, com a SBPC, em SP, em seqüência à reunião anterior, de 12 de agosto. Objetivo: discutir o programa dos encontros regionais da Sociedade

Ficou acertado que as Sociedades Científicas vão examinar suas próprias experiências e fazer sugestões de cursos, conferências, mesas-redondas e oficinas para a programação da série de reuniões regionais que a SBPC vai realizar nos próximos meses, destinadas especialmente a professores do ensino fundamental e médio.

As propostas devem ser encaminhadas à SBPC em 10 dias, ou seja, até 30 de agosto.

A primeira reunião regional já está marcada para o período de 7 a 12 de novembro, no campus da Universidade Federal de Campina Grande, na Paraíba, organizado pela Secretaria Regional da SBPC/PB, com o apoio do Governo estadual.

A segunda reunião deve ser promovida em Fortaleza, Ceará, em dezembro, e a terceira, provavelmente, no Recife, em janeiro. A quarta poderá ser efetuada em Teresina, no Piauí.

O encontro desta quarta-feira também tratou da preparação do encontro que a SBPC realizará em Brasília, nos dias 29, 30 e 31 de outubro, com a participação de representantes das Sociedades Científicas, do Conselho e das Secretarias Regionais da SBPC.

O encontro de Brasília, programado para o campus da UnB, destina-se a ouvir os ministros da Educação, Cristovam Buarque, da C&T, Roberto Amaral, e do Meio-Ambiente, Marina Silva. Também estão sendo cogitadas entrevistas com senadores e deputados federais, em particular da Comissão de C&T, Comunicação e Informática da Câmara.

Participaram da reunião desta quarta-feira na sede da SBPC em SP os seguintes representantes de Sociedades Científicas: César Camacho, Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) Clélia Maria de Castro Toloi, Associação Brasileira de Estatística (ABE)
Iara M. de Carvalho, Colégio Brasileiro de Ciências do esporte (CBCE) José Antonio Visitin, Sociedade Brasileira de Tecnologia de Embriões (SBTE)
José Carlos Maldonado, Sociedade Brasileira de Computação (SBC) José Eduardo Bicudo, Federação das Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE)
João Strughel Morgante, Sociedade Brasileira de Genética (SBG) Lucia Maria Pinheiro Lobato, presidente da Associação Brasileira de Lingüística (Abralin)
Luis Modi, Associação Brasileira de Instituições de Pesquisa Tecnológica (Abipt)
Marcos Dias, Sociedade Astronômica Brasileira (SBA) Maria Arminda de Nascimento Arruda, Associação Nacional de Pós-Graduação
e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs)
Maria Junqueira Caldas, Sociedade Brasileira de Física (SBF) Maria Simões Bueno, (Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae)
Marta Taniwahi, Abipt
Nanuza Luiza de Meneses, Sociedade Brasileira de Botânica (SBB) Paulo Cezar Vieira, Sociedade Brasileira de Química (SBQ) Suely Druck, presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM)

Pela diretoria da SBPC, participaram:
Dora Fix Ventura, vice-presidente
Ennio Candotti, presidente


4. XVII Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química Regional Minas Gerais


O último dia para o envio de resumos para o XVII Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química - Regional Minas Gerais foi adiado para 08 de setembro de 2003.

Maiores informações: www.quimica.ufjf.br/congresso

Comissão Organizadora

Fonte: Profª Mônica de Lourdes de A. Silva


5. Ingresso aos Cursos de Mestrado e Doutorado/IQ-UNICAMP


Ingresso aos Cursos de Mestrado e Doutorado/IQ-UNICAMP

1º Semestre de 2004

Mestrado: de 15 agosto de 2003 a 30 de setembro de 2003

Doutorado: de 01 de setembro de 2003 a 15 de novembro de 2003

Maiores informações: www.iqm.unicamp.br/~cpgiq

Coordenadoria de Pós-Graduação
http://www.iqm.unicamp.br/~cpgiq


Secretaria Geral SBQ


Contribuições devem ser enviadas para: Luizsbq@iqm.unicamp.br http://www.sbq.org.br

Até nossa próxima edição!!!