Assine e divulgue Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian
Chemical Society (www.sbq.org.br/publicacoes/indexpub.htm) a revista
de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América
Latina. Visite a nova página eletrônica do Journal na home-page da
SBQ (http://jbcs.sbq.org.br).
Veja nesta edição:
I - Apresentação
A educação para a cidadania é função primordial da educação básica nacional, conforme dispõe a Constituição Brasileira e a legislação de ensino. Além disso, tal função tem sido defendida pelos educadores para o ensino médio, o qual inclui o ensino de química. No documento "Eixos Mobilizadores em Química", publicado em Química Nova, Vol. 26, N0 3, 445-451, 2003, está escrito que:"... para o país dar um salto também em inovação é necessário um investimento significativo na formação de recursos humanos qualificados em profusão e em todos os níveis. Logo, o primeiro eixo mobilizador sugerido é a formação de recursos humanos qualificados. Associadas a este eixo estão algumas ações, tais como: estímulo ao acesso direto ao doutorado aos alunos que participaram do programa de iniciação científica; incentivo às atividades conjuntas da graduação e da pós-graduação; promoção de intercâmbio de Química entre as IES e também com o nível médio. Mais adiante é proposto:..grupo de trabalho da SBQ para acompanhar a implantação das diretrizes curriculares nas IES; incentivo a programas para formação de docentes de 3o grau; realização de Semanas Nacionais de Química com a participação de estudantes do nível médio...
Novos métodos para ensinar ciência constituem busca incessante de
professores e especialistas em educação. Tanto o exercício da
cidadania na sua plenitude, como as necessidades urgentes de se atrair
bons futuros pesquisadores tornam extremamente importante o
entendimento público da ciência. Somos de opinião que é a
natureza do
que se ensina e não a qualidade do ensino de ciência nas escolas que
leva as pessoas a realmente aprenderem temas científicos. Algumas
escolas têm trabalhado mais para ensinar às crianças como se faz
pesquisa numa determinada área da ciência, no lugar do ensino
tradicional da ciência. Para se implantar esta metodologia há que se
trabalhar também programas de formação continuada do professor, para
os quais, a Internet é uma grande ferramenta.
O projeto de Olimpíada Científica da Sociedade Brasileira de Química
(OSBQ) constitui tentativa de se acrescentar ao ensino tradicional com
livro texto, a divulgação da química através do uso, por
professores e
estudantes do ensino médio, da revista Química Nova na Escola (QNEsc):
http://www.Foco.lcc.ufmg.br/ ensino/ qnesc/ index.html.
Este periódico semestral, editado em português, pela Divisão de Ensino
da SBQ, e dirigido para a atualização dos Professores do Ensino Médio,
já conta com excelente acervo do qual constam trabalhos sobre, química
e sociedade, educação em química e multimídia, conceitos
científicos
em destaque, história da química, atualidades em química, relatos de
sala de aula, pesquisa no ensino de química e outros. O primeiro
objetivo desta OSBQ é o de melhor divulgar as revistas científicas nas
escolas de ensino médio e de ensinar para as crianças que também em
diversas Instituições Científicas Brasileiras faz-se boa pesquisa em
química. Outro objetivo é o de mostrar como se desenvolve e escreve um
trabalho científico para publicação num periódico ou para
apresentação
numa conferência nacional ou internacional. A idéia visa substituir o
método de se encher o tempo das crianças com enormes quantidades de
informações. A memorização de fatos tem relevância
limitada, porque os
fatos científicos mudam constantemente. Outro detalhe importante é que
os estudantes podem passar a ter interesse pela Química como um
possível campo de atuação profissional futuro. Fazer química
passaria
a ser trabalho de pessoas normais que elas conhecem, que falam a
língua delas, e não só o trabalho de seres distantes, exóticos
e pouco
reais para elas. Neste projeto de Olimpíada Científica, a Sociedade
Brasileira de Química, através de suas Secretarias Regionais, que
cobrem praticamente todo o território nacional, divulgará em Escolas
de Ensino Médio sua publicação QNEsc como mote para a reciclagem de
professores e conhecimento de seus estudantes da publicação de
pequenos artigos sobre Química, como é do escopo da revista. Os
estudantes serão avaliados sobre a interpretação de artigos
publicados
em QNEsc e receberão notas em função do aproveitamento
demonstrado.
Em complementação outros sítios importantes como: Scientific American
Brasil (Edição em Português) http://www2.uol.com.br/sciam/; Revista
Pesquisa FAPESP http://revistapesquisa.fapesp.br/; Sociedade
Portuguesa de Química - Boletim disponível on-line
http://www.spq.pt/; Projeto Scielo, com varias revistas de interesse
da química http://www.scielo.br; SBPC - Várias revistas de interesse
geral da ciência http://www.sbpcnet.org.br; também serão indicados
para as Escolas.
II - Regulamento
CAPÍTULO I - DA OLIMPÍADA SBQ (OSBQ)
Art. 4º - Os premiados receberão um diploma e um microcomputador.
CAPÍTULO II - DOS TRABALHOS E SUA INSCRIÇÃO
Art. 6° - Cada Escola poderá inscrever apenas um candidato.
Art. 7º - As inscrições são individuais e deverão ser encaminhadas até
da USP - Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - CEP 05513-870 - São Paulo,
SP - Tel.: (011) 3032-2299, A/C da Sra. Dirce Campos.
CAPÍTULO III - DA AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DOS TRABALHOS
Art. 10º A Escola escolherá um, e apenas um, estudante para concorrer, com o seu trabalho, na etapa final da OSBQ.
Consultivo da SBQ, 2 (dois) pertencentes à Divisão de Ensino da SBQ e
2 (dois) representantes das Secretarias Regionais da SBQ. O Coordenador da OSBQ presidirá a Comissão Julgadora.
CAPÍTULO IV - DAS CONSIDERAÇÕES FINAIS
III - A Escola
Eis aqui como fazer para participar:
2.Inscrições - Abrir as inscrições e estabelecer
datas-limites para a entrega dos trabalhos.
3. Análise e Critérios - Analisar os trabalhos e escolher o melhor com
base nos critérios apresentados:
Apresentação
Organização
Clareza
Capacidade de interpretação
Capacidade de argumentação
Coerência das idéias
Relevância da abordagem
IV - O trabalho
É o resultado de uma análise de artigo publicado em um dos volumes da revista Química Nova na Escola, disponível no "site da internet" da Olimpíada da SBQ, apresentado em um texto de três (3) páginas.
A redação deve aprofundar aspectos do artigo em análise citando no
que
O texto final do aluno deve ser dividido em três partes:
Atenção:
Especificações para digitação do trabalho:
Tipo de letra: Times New Roman
Tamanho (corpo): nº 12
Formatação do parágrafo: entre linhas simples
Formato do papel: tamanho A4
Margens do papel (superior, inferior, direita e esquerda): 3cm
V - Inscrição
A inscrição deve ser encaminhada após a seleção do trabalho na Escola. Com esta etapa concluída, reúna e envie os seguintes documentos:
Sociedade Brasileira de Química - Instituto de Química da USP - Av.
Prof. Lineu Prestes, 748 - CEP 05513-870 - São Paulo, SP -
Tel.: (011) 3032-2299, A/C da Sra. Dirce Campos.
A Química Brasileira, sobretudo a pesquisa química, vem apresentando,
no decorrer dos últimos 20 anos, um desenvolvimento digno de nota.
Grande parte deste avanço deve-se a um bem-sucedido Programa,
conhecido pela comunidade como PADCT, sigla de Programa de Apoio ao
Desenvolvimento Científico e Tecnológico, que aportou importantes
recursos para a área, permitindo-lhe uma verdadeira mudança de perfil.
Muitos foram os impactos deste Programa, impactos que podem ser
medidos por alguns indicadores: alta produção científica da
área,
hoje responsável por cerca de 14% da produção científica
nacional
indexada; área de conhecimento com o maior número de grupos de
pesquisa registrado no Prossiga (?); elevada participação nas demandas
e atendimentos nos três últimos Editais Universais do CNPq;
formação
de um significativo contigente de mestres e doutores, o que garantiu a
renovação de quadros em muitas universidades, acoplado ao importante
número de programas de pós-graduação bem avaliados pela CAPES.
Estes
dados, por si só, apontam para a pujança da pesquisa em Química em
nosso país.
Já há bastante tempo, vimos enfatizando não ser praticamente
possível
comprender o crescimento da Química Brasileira, sem que o vinculemos
também à Sociedade Brasileira de Química. As ações da
Sociedade
acabaram por permitir, dentro da perspectiva da excelência acadêmica, a
transparência e a organização de grande parte do conhecimento
químico
produzido em nosso país, materializado nas concorridas Reuniões Anuais
e na veiculação dos periódicos Química Nova, Química
Nova na Escola e
Journal of The Brazilian Chemical Society. A propósito, devemos
parabenizar este último, o Journal, editado integralmente em inglês e,
no momento, o periódico científico brasileiro de maior fator de impacto
(FI), indexado na base Web of Science, do Institute of Science
Information (ISI).
Muitos países, em maior ou menor extensão, passam por importantes
modificações nos seus sistemas de ciência e tecnologia, em grande
parte
para manter a competitividade de suas empresas e fazer face às novas
tecnologias. Não poderia ser diferente com o Brasil, fato que nos impõe
Com os olhos voltados para tais desafios, a Sociedade Brasileira de Química vem discutindo, de modo sistemático, uma agenda denominada Eixos Mobilizadores para a Química, em que os temas citados, e outros de não menor relevância, vêm sendo debatidos em workshops específicos e, mais recentemente, em sua última Reunião Anual.
É por tudo isso que nos sentimos bastante seguros ao afirmar que a
Química no Brasil atingiu sua maturidade. Um ciclo está findando,
acreditamos, e com grande êxito: aquele ciclo iniciado com o PADCT.
Entretanto, não temos dúvida de que estamos entrando em outro, o qual,
acreditamos, tão mais virtuoso e conseqüente que este que se encerra.
Prezado Pesquisador,
Encaminhamos o Ofício Circular nº 0321/03 - PRE, referente à
implementação do "Adicional de Bancada" para os bolsistas de
produtividade em pesquisa categoria/nível "2A", que poderá ser
acessado pelo link
ftp://ftp.cnpq.br/pub/forms/pq/adicional_bancada_2a.pdf
Atenciosamente,
Erney Plessmann de Camargo
Presidente
A Direção do Instituto de Química comunica aos sócios da
Sociedade
Brasileira de Química que no dia 22 de agosto, sexta-feira, às 17
horas, no Salão Pedro Calmon, no campus da Praia Vermelha, o Reitor
da Universidade Federal do Rio de Janeiro entregará o Título de
Doutor Honoris Causa ao Prof. Otto Richard Gottlieb.
O discurso de homenagem será proferido pelo Prof. Carlos Alberto
Filgueiras.
A direção do IQ tem o prazer de convidar todos os sócios da SBQ para
a solenidade.
Fonte: Prof. Angelo da Cunha Pinto
28 representantes de 25 Sociedades Científicas participaram do encontro na SBPC, nesta terça-feira, em SP, que tratou de importantes temas da atualidade política da C&T e Educação no país
O presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE),
Evando Mirra, foi ouvido na parte da tarde.
Entre os destaques da reunião, está a decisão de se promover um
encontro de Sociedades Científicas, em outubro, na UnB, em Brasília,
para ouvir os ministros da C&T, Educação, Meio Ambiente e Saúde,
bem
como ir ao Congresso Nacional e conversar com os principais
integrantes da Comissão de Reforma Tributária e da Comissão de
C&T.
A idéia inicial é realizar a reunião nos dias 21, 22 e 23 de outubro,
com a participação da Academia Brasileira de Ciências e as sociedades
da área de pesquisa tecnológica.
Examina-se também a possibilidade de ter presente representantes da
Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições de Ensino
Superior
(Andifes), hoje presidida pela reitora da UFRGS, Wrana Panizzi.
Na ocasião se discutiriam pelo menos dois pontos críticos: a anunciada
redução de 20% no orçamento da C&T para 2004 e a ameaça de
extinção do
princípio da vinculação orçamentária, que pode eliminar
a base legal de
sustentação das Fundações de Amparo à Pesquisa nos
estados.
Os participantes do encontro de Brasília eventualmente poderão ter uma
audiência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para um exame das
políticas governamentais na área de C&T, Educação e Meio
Ambiente.
Outro assunto examinado nesta terça-feira, em SP, foi a participação
e
a colaboração das Sociedades Científicas à série de dez
reuniões
programadas pela SBPC para dez estados nos próximos dez meses.
A primeira reunião já está prevista para novembro no campus da
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na Paraíba.
Será necessário mobilizar amplo conjunto de conferencistas e
debatedores em diversas áreas do conhecimento para a composição dos
programas do ciclo de reuniões. Nisso, as Sociedades Científicas podem
ter um papel dos mais relevantes.
Nanuza Luiza de Menezes, da Sociedade Brasileira de Botânica, lembrou a
experiência (inclusive com cursos itinerantes) de sua entidade na
formação de especialistas na área, que poderia ser úteis ao
programa de
reuniões regionais da SBPC destinadas em especial a professores do
ensino fundamental e médio.
César Camacho, da Sociedade Brasileira de Matemática, fez breve relato
dos esforços da SBM em favor da melhoria do ensino da matemática no
país, sobretudo no ensino fundamental e médio.
Para Camacho, a solução da gravíssima crise porque atravessa o ensino
da matemática nas escolas de 1º e 2º grau passa pelo estabelecimento
de uma ponte entre o ensino superior e o ensino básico, de modo a que
a excelência em matemática existente nas Universidades ajudasse a
melhorar a preparação dos alunos no ensino fundamental e médio.
Lívio Amaral, da Sociedade Brasileira de Física, também recordou os
programas educativos da SBF e propôs seu aproveitamento agora neste
ciclo de eventos.
Eduardo Guimarães, da Associação Brasileira de
Lingüística, formulou
uma série de questões sobre como as reuniões regionais seriam
realizadas e propôs que elas examinassem também a criação de
bibliotecas nas escolas e a necessária compra de livros, que hoje
constituem grave lacuna.
A idéia foi apoiada pela presidente da Abralin, Lucia Loato.
Eduardo ainda recomendou uma clara diferenciação entre as reuniões
regionais e a Reunião Anual da SBPC, para que não houvesse confusão
entre elas, nem diluição da importância da Reunião Anual.
Moisés Goldbaum, da Associação Brasileira de
Pós-Graduação em Saúde
Coletiva (Abrasco), sugeriu que as reuniões regionais tratassem também
de questões de educação em saúde.
Marina Martinez, da Sociedade Brasileira de Microbiologia, comentou que
a maioria dos alunos do ensino médio não consegue entender o que lêem
e
que é imperioso um imenso e complexo esforço para melhorar as
condições
de ensino nas escolas de 1º e 2º grau.
Fredric Litto, da Associação Brasileira de Ensino a Distância,
propôs
que as reuniões incorporassem os eventos locais de C&T, Educação
e
Cultura, bem como os centros e museus de ciências locais.
Litto também ofereceu os equipamentos da Abed para gravar e transmitir
os eventos das reuniões regionais.
Pedro Galetti, da Sociedade Brasileira de Genética, salientou a
possibilidade e a necessidade de participação nas reuniões regionais
dos representantes locais e regionais das Sociedades Científicas.
José Carlos Maldonado, da Sociedade Brasileira de Computação,
também
colocou à disposição das reuniões regionais a
experiência da SBC com
suas escolas regionais de informática.
As Sociedades Científicas também apoiaram o projeto da SBPC de promover
em outubro de 2004 um grande encontro Brasil-Argentina sobre C&T e
Educação. E muitas delas lembraram as reuniões científicas de
áreas
específicas do conhecimento que têm sido realizadas e que estão
programadas para o futuro, pois elas demonstram o grande potencial de
intercâmbio existente na América Latina.
O presidente da SBPC, Ennio Candotti, falou sobre as verbas necessárias
para levar a efeito as reuniões regionais, dizendo haver diferentes
modelos em conformidade com o nível de financiamento a ser conseguido.
Mas Candotti não deixou de ressaltar que os ministros da C&T, Roberto
Amaral, da Educação, Cristovam Buarque, e do Meio Ambiente, Marina
Silva, já prometeram apoiar a iniciativa, que poderá ter forte impacto
em todo o país, promovendo nacionalmente a idéia da luta pela
Educação.
Ingrid Sarti contou um pouco do seu trabalho junto ao Congresso
Nacional, como representante do programa da SBPC de interlocução da
comunidade científica com deputados federais e senadores.
Ela frisou a importância da colaboração das Sociedades
Científicas em
sua tarefa e, ao mesmo tempo, se colocou à disposição para
colocá-las
em contato com os parlamentares, sempre que necessário.
Evando Mirra, presidente do CGEE, relatou algumas das atividades do
centro e especialmente do novo projeto encomendado pelo Ministério da
C&T para que seja feito um estudo sobre o perfil do pesquisador nos
próximos 20 anos, junto com o MEC e a Andifes.
Mirra também expressou o interesse do CGEE de realizar uma pesquisa
prospectiva sobre metas estratégicas prioritárias para a ciência no
Brasil num horizonte de 20 anos, conforme plano a ser ainda elaborado
pelas Sociedades Científicas junto com a SBPC.
A participação do CGEE neste projeto foi recomendada pelo ministro da
C&T, Roberto Amaral, no encontro que ele teve com a diretoria e
conselheiros da SBPC, em SP, em 30 de julho último.
Um balanço da reunião desta terça-feira, na sede da SPBC em SP, com
as
Sociedades Científicas evidencia nítido entusiasmo e expectativas muito
positivas por parte da maioria dos participantes.
Eis a lista dos participantes:
Adalberto Fazzio, presidente da Sociedade Brasileira de Física (SBF)
Bela Feldman, Associação Brasileira de Antropologia (ABA)
César Camacho, Sociedade Brasileira de Matemática
Cristófaro Scavone, Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica
Experimental (SBFTE)
Eduardo Guimarães, Associação Brasileira de Linguística -
Abralin
Helena Nader, Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular
(SBBq) e Academia Brasileira de Ciência (ABC)
Fredric M. Litto, Associação Brasileira de Ensino a Distância (Abed)
Jane Lyn Dytz, Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn)
José Antonio Visintin, Sociedade Brasileira de Tecnologia de Embriões
(SBTE)
José Carlos Maldonado, Sociedade Brasileira de Computação (SBC)
José Eduardo P. W. Bicudo, Federação das Sociedades de Biologia
Experimental (FeSBE)
Lívio Amaral, Sociedade Brasileira de Física
Lucia Maria Pinheiro Lobato, presidente da Abralin
Luiz Menna-Barreto, Sociedade Brasileira de Neurociências e
Comportamento (SBNeC)
Maria Arminda do Nascimento Arruda, Associação Nacional de
Pós-Graduação
e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs)
Maria Cecília Gonzaga Ferreira, Associação Brasileira de (Abec)
Maria Coleta Oliveira, presidente da Associação Brasileira de Estudos
Populacionais (Abep)
Marina Baquerizo Martinez, Sociedade Brasileira de Microbiologia
Moisés Goldbaum, Associação Brasileira de
Pós-Graduação em Saúde
Coletiva (Abrasco)
Nanuza Luiza de Menezes, Sociedade Brasileira de Botânica (SBB)
Nilton Morimoto, Sociedade Brasileira de Microeletrônca (SBMicro)
Paulo Cezar Vieira, Sociedade Brasileira de Química (SBQ)
Pedro José Winterstein, Centro Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
Pedro M. Galetti Jr., Sociedade Brasileira de Genética (SBG)
Renato Cordoni, Sociedade Brasileira de Geofísica (SBGf)
Robert Deuber, Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas
(SBCPD)
Silvia Cristina Franco Amaral, Centro Brasileiro de Ciências do Esporte
(CBCE)
Sylvia Bassetto, Associação Nacional de História (ANPUH)
Pela diretoria da SBPC,
Ana Maria Fernandes, membro da diretoria (secretária)
Dora Fix Ventura, vice-presidente
Ennio Candotti, presidente
Também compareceu Ingrid Sarti, responsável pelo Programa da SBPC de
Interlocução com o Congresso Nacional.
(JMF)
Estamos organizando o XXIII EDEQ (Encontro de Debates sobre o Ensino de Química), evento este que tem congregado a cada ano um número considerável de educadores e alunos de Química de todo o Brasil. Portanto, gostaríamos de solicitar que fosse divulgado esse evento.
O XXIII EDEQ irá ocorrer nos dias 30 e 31 de outubro e 1 de novembro
na Universidade de Passo Fundo - RS. O tema principal é "Formação de
educadoras e educadores de Química: desafios num cenário de mudanças
de paradigmas". Maiores informações poderão ser solicitadas pelo
e-mail: edeq@upf.br ou no site www.upf.br/edeq.
Agradecemos sua atenção
Prof. Ademar Lauxen
p/ comissão organizadora
Secretaria Geral SBQ