SBQ - BIÊNIO (2002/2004) BOLETIM ELETRÔNICO No. 435


Assine e divulgue Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society (www.sbq.org.br/publicacoes/indexpub.htm) a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina. Visite a nova página eletrônica do Journal na home-page da SBQ (www.sbq.org.br/jbcs/index.html).


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Veja nesta edição:

  1. Olimpíada da Sociedade Brasileira de Química (OSBQ)
  2. PADCT, SBQ e a maturidade da Química brasileira
  3. Adicional de bancada do CNPQ estendido aos bolsistas 2A
  4. Entrega do Título de Doutor Honoris Causa ao Prof. Otto Richard Gottlieb, pelo Reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro
  5. Apenas 25 das 67 Sociedades Científicas Associadas comparecem à reunião com a SBPC sobre questões que estão na ordem do dia
  6. XXIII EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química

1. Olimpíada da Sociedade Brasileira de Química (OSBQ)



I - Apresentação

A educação para a cidadania é função primordial da educação básica nacional, conforme dispõe a Constituição Brasileira e a legislação de ensino. Além disso, tal função tem sido defendida pelos educadores para o ensino médio, o qual inclui o ensino de química. No documento "Eixos Mobilizadores em Química", publicado em Química Nova, Vol. 26, N0 3, 445-451, 2003, está escrito que:"... para o país dar um salto também em inovação é necessário um investimento significativo na formação de recursos humanos qualificados em profusão e em todos os níveis. Logo, o primeiro eixo mobilizador sugerido é a formação de recursos humanos qualificados. Associadas a este eixo estão algumas ações, tais como: estímulo ao acesso direto ao doutorado aos alunos que participaram do programa de iniciação científica; incentivo às atividades conjuntas da graduação e da pós-graduação; promoção de intercâmbio de Química entre as IES e também com o nível médio. Mais adiante é proposto:..grupo de trabalho da SBQ para acompanhar a implantação das diretrizes curriculares nas IES; incentivo a programas para formação de docentes de 3o grau; realização de Semanas Nacionais de Química com a participação de estudantes do nível médio...


Novos métodos para ensinar ciência constituem busca incessante de professores e especialistas em educação. Tanto o exercício da cidadania na sua plenitude, como as necessidades urgentes de se atrair bons futuros pesquisadores tornam extremamente importante o entendimento público da ciência. Somos de opinião que é a natureza do que se ensina e não a qualidade do ensino de ciência nas escolas que leva as pessoas a realmente aprenderem temas científicos. Algumas escolas têm trabalhado mais para ensinar às crianças como se faz pesquisa numa determinada área da ciência, no lugar do ensino tradicional da ciência. Para se implantar esta metodologia há que se trabalhar também programas de formação continuada do professor, para os quais, a Internet é uma grande ferramenta.


O projeto de Olimpíada Científica da Sociedade Brasileira de Química (OSBQ) constitui tentativa de se acrescentar ao ensino tradicional com livro texto, a divulgação da química através do uso, por professores e estudantes do ensino médio, da revista Química Nova na Escola (QNEsc): http://www.Foco.lcc.ufmg.br/ ensino/ qnesc/ index.html.


Este periódico semestral, editado em português, pela Divisão de Ensino da SBQ, e dirigido para a atualização dos Professores do Ensino Médio, já conta com excelente acervo do qual constam trabalhos sobre, química e sociedade, educação em química e multimídia, conceitos científicos em destaque, história da química, atualidades em química, relatos de sala de aula, pesquisa no ensino de química e outros. O primeiro objetivo desta OSBQ é o de melhor divulgar as revistas científicas nas escolas de ensino médio e de ensinar para as crianças que também em diversas Instituições Científicas Brasileiras faz-se boa pesquisa em química. Outro objetivo é o de mostrar como se desenvolve e escreve um trabalho científico para publicação num periódico ou para apresentação numa conferência nacional ou internacional. A idéia visa substituir o método de se encher o tempo das crianças com enormes quantidades de informações. A memorização de fatos tem relevância limitada, porque os fatos científicos mudam constantemente. Outro detalhe importante é que os estudantes podem passar a ter interesse pela Química como um possível campo de atuação profissional futuro. Fazer química passaria a ser trabalho de pessoas normais que elas conhecem, que falam a língua delas, e não só o trabalho de seres distantes, exóticos e pouco reais para elas. Neste projeto de Olimpíada Científica, a Sociedade Brasileira de Química, através de suas Secretarias Regionais, que cobrem praticamente todo o território nacional, divulgará em Escolas de Ensino Médio sua publicação QNEsc como mote para a reciclagem de professores e conhecimento de seus estudantes da publicação de pequenos artigos sobre Química, como é do escopo da revista. Os estudantes serão avaliados sobre a interpretação de artigos publicados em QNEsc e receberão notas em função do aproveitamento demonstrado.


Em complementação outros sítios importantes como: Scientific American Brasil (Edição em Português) http://www2.uol.com.br/sciam/; Revista Pesquisa FAPESP http://revistapesquisa.fapesp.br/; Sociedade Portuguesa de Química - Boletim disponível on-line http://www.spq.pt/; Projeto Scielo, com varias revistas de interesse da química http://www.scielo.br; SBPC - Várias revistas de interesse geral da ciência http://www.sbpcnet.org.br; também serão indicados para as Escolas.


II - Regulamento


CAPÍTULO I - DA OLIMPÍADA SBQ (OSBQ)


Art. 1º
A OSBQ destina-se ao reconhecimento e estímulo da vocação científica em química entre os estudantes do ensino médio.


Art. 2º
Poderão participar da OSBQ alunos regularmente matriculados em escolas públicas ou privadas de ensino médio (1ª à 3ª séries do 2º grau).


Art. 3º
Serão premiados os 3 (três) candidatos que, segundo a Comissão Julgadora, apresentarem os melhores trabalhos.


Art. 4º - Os premiados receberão um diploma e um microcomputador.


Parágrafo Primeiro
O mesmo prêmio será concedido ao professor orientador e à Escola da qual o premiado for aluno.


Parágrafo Segundo
Aos candidatos que tiverem a inscrição aceita, será concedido um certificado de participação.


CAPÍTULO II - DOS TRABALHOS E SUA INSCRIÇÃO


Art. 5º
Os candidatos deverão elaborar um trabalho sobre artigo de Química Nova na Escola, definido pela Comissão Julgadora de acordo com os critérios estabelecidos item IV.


Art. 6° - Cada Escola poderá inscrever apenas um candidato.


Art. 7º - As inscrições são individuais e deverão ser encaminhadas até

da USP - Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - CEP 05513-870 - São Paulo,

SP - Tel.: (011) 3032-2299, A/C da Sra. Dirce Campos.


  1. trabalho com o máximo de 3 (três) páginas;
  2. b) ficha/comprovante de inscrição devidamente preenchidos;
  3. comprovação de matrícula; e
  4. carta de encaminhamento do Diretor da Escola.


Art. 8º
As inscrições incompletas ou encaminhadas fora do prazo não serão aceitas.


CAPÍTULO III - DA AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DOS TRABALHOS


Art. 9º
O trabalho inscrito será aquele que obteve o primeiro lugar em avaliação feita pela Comissão Julgadora da Escola, constituída por Professores de Ciência, com o número máximo possível de Professores de Química. Da Comissão Julgadora da Escola poderá fazer parte Químico de Nível Superior que não pertença à escola.


Art. 10º A Escola escolherá um, e apenas um, estudante para concorrer, com o seu trabalho, na etapa final da OSBQ.


Art. 11º
Os trabalhos inscritos pelas Escolas serão avaliados pela Comissão Julgadora da OSBQ.


Parágrafo Único
A Comissão Julgadora da OSBQ será constituída por 10 (dez) membros, sendo 6 (seis) pertencentes à Diretoria e Conselho

Consultivo da SBQ, 2 (dois) pertencentes à Divisão de Ensino da SBQ e

2 (dois) representantes das Secretarias Regionais da SBQ. O Coordenador da OSBQ presidirá a Comissão Julgadora.

Art. 12º
A Comissão Julgadora da OSBQ poderá deliberar com a presença da maioria simples de seus membros, desde que esteja presente
Art. 13º
As decisões da Comissão Julgadora da OSBQ não serão susceptíveis de recursos e impugnações em qualquer fase do processo de avaliação e classificação.


CAPÍTULO IV - DAS CONSIDERAÇÕES FINAIS


Art. 14°
Ao assinar a ficha de inscrição, cada candidato declarar-se-á ciente e de acordo com as normas do presente Regulamento.


Art. 15º
Aos premiados (alunos, professores orientadores e representantes das Escolas) serão concedidas passagens e hospedagem para a participação na solenidade de entrega do Prêmio, em Salvador, Bahia, durante a 27a Reunião Anual da SBQ e XXVI Congresso Latino Americano de Química, de 30 de maio a 04 de junho de 2004. O não comparecimento por motivo não justificado implicará na desclassificação do premiado.


Art. 16º
O material enviado como inscrição não será devolvido ao candidato.


Art. 17º
Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Julgadora da OSBQ.

III - A Escola


Eis aqui como fazer para participar:


  1. Seleção - Organizar uma comissão de seleção, chamada de "Comissão Julgadora da Escola", constituída por Professores de Ciências, com o número máximo possível de Professores de Química. Da Comissão Julgadora da Escola poderá fazer parte Químico de Nível Superior que não pertença à escola. A Comissão deverá analisar os trabalhos inscritos e escolher um, e apenas um, para concorrer.


2.Inscrições - Abrir as inscrições e estabelecer datas-limites para a entrega dos trabalhos.

3. Análise e Critérios - Analisar os trabalhos e escolher o melhor com base nos critérios apresentados:

Apresentação
Organização
Clareza
Capacidade de interpretação
Capacidade de argumentação
Coerência das idéias
Relevância da abordagem


IV - O trabalho


É o resultado de uma análise de artigo publicado em um dos volumes da revista Química Nova na Escola, disponível no "site da internet" da Olimpíada da SBQ, apresentado em um texto de três (3) páginas.


A redação deve aprofundar aspectos do artigo em análise citando no que

O texto final do aluno deve ser dividido em três partes:


Atenção:
Especificações para digitação do trabalho: Tipo de letra: Times New Roman
Tamanho (corpo): nº 12
Formatação do parágrafo: entre linhas simples Formato do papel: tamanho A4
Margens do papel (superior, inferior, direita e esquerda): 3cm


V - Inscrição


A inscrição deve ser encaminhada após a seleção do trabalho na Escola. Com esta etapa concluída, reúna e envie os seguintes documentos:


Sociedade Brasileira de Química - Instituto de Química da USP - Av.

Prof. Lineu Prestes, 748 - CEP 05513-870 - São Paulo, SP -

Tel.: (011) 3032-2299, A/C da Sra. Dirce Campos.


Atenção
as inscrições incompletas, ou encaminhadas fora do prazo não serão aceitas.



PADCT, SBQ e a maturidade da Química brasileira



A Química Brasileira, sobretudo a pesquisa química, vem apresentando, no decorrer dos últimos 20 anos, um desenvolvimento digno de nota. Grande parte deste avanço deve-se a um bem-sucedido Programa, conhecido pela comunidade como PADCT, sigla de Programa de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, que aportou importantes recursos para a área, permitindo-lhe uma verdadeira mudança de perfil.


Muitos foram os impactos deste Programa, impactos que podem ser medidos por alguns indicadores: alta produção científica da área, hoje responsável por cerca de 14% da produção científica nacional indexada; área de conhecimento com o maior número de grupos de pesquisa registrado no Prossiga (?); elevada participação nas demandas e atendimentos nos três últimos Editais Universais do CNPq; formação de um significativo contigente de mestres e doutores, o que garantiu a renovação de quadros em muitas universidades, acoplado ao importante número de programas de pós-graduação bem avaliados pela CAPES. Estes dados, por si só, apontam para a pujança da pesquisa em Química em nosso país.


Já há bastante tempo, vimos enfatizando não ser praticamente possível comprender o crescimento da Química Brasileira, sem que o vinculemos também à Sociedade Brasileira de Química. As ações da Sociedade acabaram por permitir, dentro da perspectiva da excelência acadêmica, a transparência e a organização de grande parte do conhecimento químico produzido em nosso país, materializado nas concorridas Reuniões Anuais e na veiculação dos periódicos Química Nova, Química Nova na Escola e Journal of The Brazilian Chemical Society. A propósito, devemos parabenizar este último, o Journal, editado integralmente em inglês e, no momento, o periódico científico brasileiro de maior fator de impacto (FI), indexado na base Web of Science, do Institute of Science Information (ISI).


Muitos países, em maior ou menor extensão, passam por importantes modificações nos seus sistemas de ciência e tecnologia, em grande parte para manter a competitividade de suas empresas e fazer face às novas tecnologias. Não poderia ser diferente com o Brasil, fato que nos impõe

Com os olhos voltados para tais desafios, a Sociedade Brasileira de Química vem discutindo, de modo sistemático, uma agenda denominada Eixos Mobilizadores para a Química, em que os temas citados, e outros de não menor relevância, vêm sendo debatidos em workshops específicos e, mais recentemente, em sua última Reunião Anual.


É por tudo isso que nos sentimos bastante seguros ao afirmar que a Química no Brasil atingiu sua maturidade. Um ciclo está findando, acreditamos, e com grande êxito: aquele ciclo iniciado com o PADCT. Entretanto, não temos dúvida de que estamos entrando em outro, o qual, acreditamos, tão mais virtuoso e conseqüente que este que se encerra.


Nota do Editor
Editorial de autoria de Oswaldo Luiz Alves, Scientific Editor do LQES NEWS, publicado no LQES NEWS, ano 3, número 39, de 01 de agosto de 2003: http://lqes.iqm.unicamp.br



3. Adicional de bancada do CNPQ estendido aos bolsistas 2A



Prezado Pesquisador,


Encaminhamos o Ofício Circular nº 0321/03 - PRE, referente à implementação do "Adicional de Bancada" para os bolsistas de produtividade em pesquisa categoria/nível "2A", que poderá ser acessado pelo link
ftp://ftp.cnpq.br/pub/forms/pq/adicional_bancada_2a.pdf


Atenciosamente,
Erney Plessmann de Camargo
Presidente



4. Entrega do Título de Doutor Honoris Causa ao Prof. Otto Richard Gottlieb, pelo Reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro



A Direção do Instituto de Química comunica aos sócios da Sociedade Brasileira de Química que no dia 22 de agosto, sexta-feira, às 17 horas, no Salão Pedro Calmon, no campus da Praia Vermelha, o Reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro entregará o Título de Doutor Honoris Causa ao Prof. Otto Richard Gottlieb.


O discurso de homenagem será proferido pelo Prof. Carlos Alberto Filgueiras.


A direção do IQ tem o prazer de convidar todos os sócios da SBQ para a solenidade.


Fonte: Prof. Angelo da Cunha Pinto



5. Apenas 25 das 67 Sociedades Científicas Associadas comparecem à reunião com a SBPC sobre questões que estão na ordem do dia


28 representantes de 25 Sociedades Científicas participaram do encontro na SBPC, nesta terça-feira, em SP, que tratou de importantes temas da atualidade política da C&T e Educação no país


O presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Evando Mirra, foi ouvido na parte da tarde.


Entre os destaques da reunião, está a decisão de se promover um encontro de Sociedades Científicas, em outubro, na UnB, em Brasília, para ouvir os ministros da C&T, Educação, Meio Ambiente e Saúde, bem como ir ao Congresso Nacional e conversar com os principais integrantes da Comissão de Reforma Tributária e da Comissão de C&T.


A idéia inicial é realizar a reunião nos dias 21, 22 e 23 de outubro, com a participação da Academia Brasileira de Ciências e as sociedades da área de pesquisa tecnológica.


Examina-se também a possibilidade de ter presente representantes da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições de Ensino Superior (Andifes), hoje presidida pela reitora da UFRGS, Wrana Panizzi.


Na ocasião se discutiriam pelo menos dois pontos críticos: a anunciada redução de 20% no orçamento da C&T para 2004 e a ameaça de extinção do princípio da vinculação orçamentária, que pode eliminar a base legal de sustentação das Fundações de Amparo à Pesquisa nos estados.


Os participantes do encontro de Brasília eventualmente poderão ter uma audiência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para um exame das políticas governamentais na área de C&T, Educação e Meio Ambiente.


Outro assunto examinado nesta terça-feira, em SP, foi a participação e a colaboração das Sociedades Científicas à série de dez reuniões programadas pela SBPC para dez estados nos próximos dez meses.


A primeira reunião já está prevista para novembro no campus da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na Paraíba.


Será necessário mobilizar amplo conjunto de conferencistas e debatedores em diversas áreas do conhecimento para a composição dos programas do ciclo de reuniões. Nisso, as Sociedades Científicas podem ter um papel dos mais relevantes.


Nanuza Luiza de Menezes, da Sociedade Brasileira de Botânica, lembrou a experiência (inclusive com cursos itinerantes) de sua entidade na formação de especialistas na área, que poderia ser úteis ao programa de reuniões regionais da SBPC destinadas em especial a professores do ensino fundamental e médio.


César Camacho, da Sociedade Brasileira de Matemática, fez breve relato dos esforços da SBM em favor da melhoria do ensino da matemática no país, sobretudo no ensino fundamental e médio.


Para Camacho, a solução da gravíssima crise porque atravessa o ensino da matemática nas escolas de 1º e 2º grau passa pelo estabelecimento de uma ponte entre o ensino superior e o ensino básico, de modo a que a excelência em matemática existente nas Universidades ajudasse a melhorar a preparação dos alunos no ensino fundamental e médio.


Lívio Amaral, da Sociedade Brasileira de Física, também recordou os programas educativos da SBF e propôs seu aproveitamento agora neste ciclo de eventos.


Eduardo Guimarães, da Associação Brasileira de Lingüística, formulou uma série de questões sobre como as reuniões regionais seriam realizadas e propôs que elas examinassem também a criação de bibliotecas nas escolas e a necessária compra de livros, que hoje constituem grave lacuna.


A idéia foi apoiada pela presidente da Abralin, Lucia Loato.


Eduardo ainda recomendou uma clara diferenciação entre as reuniões regionais e a Reunião Anual da SBPC, para que não houvesse confusão entre elas, nem diluição da importância da Reunião Anual.


Moisés Goldbaum, da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco), sugeriu que as reuniões regionais tratassem também de questões de educação em saúde.


Marina Martinez, da Sociedade Brasileira de Microbiologia, comentou que a maioria dos alunos do ensino médio não consegue entender o que lêem e que é imperioso um imenso e complexo esforço para melhorar as condições de ensino nas escolas de 1º e 2º grau.


Fredric Litto, da Associação Brasileira de Ensino a Distância, propôs que as reuniões incorporassem os eventos locais de C&T, Educação e Cultura, bem como os centros e museus de ciências locais.


Litto também ofereceu os equipamentos da Abed para gravar e transmitir os eventos das reuniões regionais.


Pedro Galetti, da Sociedade Brasileira de Genética, salientou a possibilidade e a necessidade de participação nas reuniões regionais dos representantes locais e regionais das Sociedades Científicas.


José Carlos Maldonado, da Sociedade Brasileira de Computação, também colocou à disposição das reuniões regionais a experiência da SBC com suas escolas regionais de informática.


As Sociedades Científicas também apoiaram o projeto da SBPC de promover em outubro de 2004 um grande encontro Brasil-Argentina sobre C&T e Educação. E muitas delas lembraram as reuniões científicas de áreas específicas do conhecimento que têm sido realizadas e que estão programadas para o futuro, pois elas demonstram o grande potencial de intercâmbio existente na América Latina.


O presidente da SBPC, Ennio Candotti, falou sobre as verbas necessárias para levar a efeito as reuniões regionais, dizendo haver diferentes modelos em conformidade com o nível de financiamento a ser conseguido.


Mas Candotti não deixou de ressaltar que os ministros da C&T, Roberto Amaral, da Educação, Cristovam Buarque, e do Meio Ambiente, Marina Silva, já prometeram apoiar a iniciativa, que poderá ter forte impacto em todo o país, promovendo nacionalmente a idéia da luta pela Educação.


Ingrid Sarti contou um pouco do seu trabalho junto ao Congresso Nacional, como representante do programa da SBPC de interlocução da comunidade científica com deputados federais e senadores.


Ela frisou a importância da colaboração das Sociedades Científicas em sua tarefa e, ao mesmo tempo, se colocou à disposição para colocá-las em contato com os parlamentares, sempre que necessário.


Evando Mirra, presidente do CGEE, relatou algumas das atividades do centro e especialmente do novo projeto encomendado pelo Ministério da C&T para que seja feito um estudo sobre o perfil do pesquisador nos próximos 20 anos, junto com o MEC e a Andifes.


Mirra também expressou o interesse do CGEE de realizar uma pesquisa prospectiva sobre metas estratégicas prioritárias para a ciência no Brasil num horizonte de 20 anos, conforme plano a ser ainda elaborado pelas Sociedades Científicas junto com a SBPC.


A participação do CGEE neste projeto foi recomendada pelo ministro da C&T, Roberto Amaral, no encontro que ele teve com a diretoria e conselheiros da SBPC, em SP, em 30 de julho último.


Um balanço da reunião desta terça-feira, na sede da SPBC em SP, com as Sociedades Científicas evidencia nítido entusiasmo e expectativas muito positivas por parte da maioria dos participantes.


Eis a lista dos participantes:


Adalberto Fazzio, presidente da Sociedade Brasileira de Física (SBF) Bela Feldman, Associação Brasileira de Antropologia (ABA) César Camacho, Sociedade Brasileira de Matemática Cristófaro Scavone, Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental (SBFTE)
Eduardo Guimarães, Associação Brasileira de Linguística - Abralin Helena Nader, Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq) e Academia Brasileira de Ciência (ABC)
Fredric M. Litto, Associação Brasileira de Ensino a Distância (Abed) Jane Lyn Dytz, Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) José Antonio Visintin, Sociedade Brasileira de Tecnologia de Embriões (SBTE)
José Carlos Maldonado, Sociedade Brasileira de Computação (SBC) José Eduardo P. W. Bicudo, Federação das Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE)
Lívio Amaral, Sociedade Brasileira de Física Lucia Maria Pinheiro Lobato, presidente da Abralin
Luiz Menna-Barreto, Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC)
Maria Arminda do Nascimento Arruda, Associação Nacional de Pós-Graduação
e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs)
Maria Cecília Gonzaga Ferreira, Associação Brasileira de (Abec) Maria Coleta Oliveira, presidente da Associação Brasileira de Estudos Populacionais (Abep)
Marina Baquerizo Martinez, Sociedade Brasileira de Microbiologia Moisés Goldbaum, Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco)
Nanuza Luiza de Menezes, Sociedade Brasileira de Botânica (SBB) Nilton Morimoto, Sociedade Brasileira de Microeletrônca (SBMicro) Paulo Cezar Vieira, Sociedade Brasileira de Química (SBQ) Pedro José Winterstein, Centro Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) Pedro M. Galetti Jr., Sociedade Brasileira de Genética (SBG) Renato Cordoni, Sociedade Brasileira de Geofísica (SBGf) Robert Deuber, Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas (SBCPD)
Silvia Cristina Franco Amaral, Centro Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
Sylvia Bassetto, Associação Nacional de História (ANPUH)


Pela diretoria da SBPC,
Ana Maria Fernandes, membro da diretoria (secretária) Dora Fix Ventura, vice-presidente
Ennio Candotti, presidente


Também compareceu Ingrid Sarti, responsável pelo Programa da SBPC de Interlocução com o Congresso Nacional.
(JMF)



6. XXIII EDEQ - Encontro de Debates sobre o Ensino de Química


Estamos organizando o XXIII EDEQ (Encontro de Debates sobre o Ensino de Química), evento este que tem congregado a cada ano um número considerável de educadores e alunos de Química de todo o Brasil. Portanto, gostaríamos de solicitar que fosse divulgado esse evento.


O XXIII EDEQ irá ocorrer nos dias 30 e 31 de outubro e 1 de novembro na Universidade de Passo Fundo - RS. O tema principal é "Formação de educadoras e educadores de Química: desafios num cenário de mudanças de paradigmas". Maiores informações poderão ser solicitadas pelo e-mail: edeq@upf.br ou no site www.upf.br/edeq.

Agradecemos sua atenção

Prof. Ademar Lauxen
p/ comissão organizadora



Secretaria Geral SBQ