SBQ - BIÊNIO (2002/2004) BOLETIM ELETRÔNICO No. 431


Assine e divulgue Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society (www.sbq.org.br/publicacoes/indexpub.htm) a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina. Visite a nova página eletrônica do Journal na home-page da SBQ (www.sbq.org.br/jbcs/index.html).


Assine e divulgue Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society (www.sbq.org.br/publicacoes/indexpub.htm) a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina. Visite a nova página eletrônica do Journal na home-page da SBQ (http://jbcs.sbq.org.br).


Veja nesta edição:

  1. Prof. Angelo C. Pinto tomou posse no Conselho Consultivo da FINEP
  2. Prorrogado prazo para o envio dos pre-projetos ao programa Biota-FAPESP
  3. Programação das Comemorações dos 60 anos do Curso de Química da UFMG
  4. Seminário: "Electrochemistry in Microdroplets"
  5. SBPC denuncia manobra para acabar com vinculação constitucional em benefício do fomento da pesquisa nos estados
  6. CNPq - Novas modalidades de bolsa são regulamentadas

1. Prof. Angelo C. Pinto tomou posse no Conselho Consultivo da FINEP


O professor Angelo C. Pinto, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Química e atual diretor do Instituto de Química da UFRJ, tomou posse no dia 25 de julho no Conselho Consultivo da FINEP, como um dos representatntes da comunidade científica no conselho.

Os outros membros da comunidade científica, indicados pela Academia Brasileira de Ciências e pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, são os professores: Antonio Paes de Carvalho, diretor-presidente da Exctracta; Jose Ellis Ripper, presidente da ASGA Microeletrônica S/A; Gilberto Cardoso Velho, professor titular do Museu Nacional da UFRJ; José Paulo Cavalcanti, professor da UFPE; Fernando Claudio Zawislack, Prof. titular do Instituto de Física da UFRGS; Francisco César Sá Barreto, ex-reitor e professor titular da UFMG e Silvio Romero de Lemos Meira, professor da UFPE.


2. Prorrogado prazo para o envio dos pre-projetos ao programa Biota-FAPESP


O grupo de coordenacao da RedeBio vinculada ao programa Biota-FAPESP avisa aos pesquisadores interessados na submissao de pre-projetos dentro desta modalidade que os prazos para o envio dos pre-projetos foram prorrogados para 18/08/03.

Fonte: Vanderlan Bolzani


3. Programação das Comemorações dos 60 anos do Curso de Química da UFMG


O Curso de Química da UFMG está completando 60 anos e vamos fazer uma série de atividades de comemoração, que terão início agora e deverão se estender até o final do ano.

Programação das Comemorações dos 60 anos do Curso de Química da UFMG

Segunda-Feira 04/08/03

9:00 Abertura (Auditório 3 do ICEx - UFMG)

9:30 Conferência de Abertura
"A Química na UFMG"
-Heloiza Helena Ribeiro Schor (ICEx - Depto. de Química - UFMG)

14:00 Mesa Redonda (sala 126 Depto. de Química - UFMG) "Ética, Ciência e Universidade"
-Antônio Marques Neto (Prof. Titular Aposentado, Depto. Química - UFMG) -Dirceu Bartolomeu Greco (Faculdade de Medicina - Depto. de Clínica Médica - UFMG)
-Telma de Souza Birchal (FAFICH - Depto. de Filosofia - UFMG)

19:00 Conferência (sala 126 Depto. de Química - UFMG) "Cursos Noturnos: uma Alternativa para a Inclusão Social no Ensino Superior Público Brasileiro - Estudo de Caso da UFMG" -Mauro Mendes Braga (ICEx - Depto. Química - UFMG)

Terça-Feira 05/08/03

14
00 - 15:00 Seminário (Auditório 3 do ICEx - UFMG) "Ciência e Tecnologia para a Conservação Integrada de Bens Culturais - A Rede RECICOR" -Luiz Antônio Cruz Souza (Escola de Belas Artes-Depto. de Artes Plásticas/Cecor-UFMG)

19:00 Mesa Redonda (sala 126 Depto. de Química - UFMG) "O Perfil do Químico"
-Fernando Galembeck (Instituto de Química - UNICAMP) -Luiz Otávio Fagundes Amaral (ICEx - Depto. de Química - UFMG) -Pedro Wongtschowski (Oxiteno)
-Rubén Dario Sinisterra Millán (ICEx - Depto. de Química - UFMG)

Quarta-Feira 06/08/03

10
00 - 11:00 Conferência (Auditório 3 do ICEx - UFMG) "Semicarbazonas e Tiossemicarbazonas: O Amplo Perfil Farmacológico e Usos Clínicos" -Heloisa de Oliveira Beraldo (ICEx - Depto. de Química - UFMG)

Quinta-Feira 07/08/03
(sala 126 Depto. de Química - UFMG)

GRADUAÇÃO EM QUÍMICA NA UFMG
9:00 - 10:00 Conferência (sala 126 Depto. de Química - UFMG) "Diretrizes Curriculares Nacionais e o Curso de Química da UFMG" Cristina Helena Ribeiro Rocha Augustin (Pró-reitora de Graduação - UFMG)

10:00 - 10:30 Coffee Break

10
30 - 12:00 Mesa Redonda
"Bacharelado em Química"

PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA NA UFMG E EXTENSÃO

14
00 - 14:45 Abertura (sala 126 Depto. de Química - UFMG) "Avaliação e Perspectivas da Pós-Graduação em Química" Alfredo Arnóbio de Souza Gama (UFPE - Presidente do Comitê de Química da CAPES)

14:45 - 15:15 Palestra

"As Interfaces das Atividades de Pesquisa e Extensão do Depto. de Química - UFMG"

-Vânya Márcia Duarte Pasa (ICEx - Depto. de Química - UFMG)

"Apresentação das linhas de Pesquisa do Depto. de Química - UFMG"

15:15-15:30 Físico Química - João Pedro Braga 15:30-15:45 Química Analítica - Ione Maria Ferreira de Oliveira 15:45 - 16:15 Coffee Break
16:15-16:30 Química Orgânica - Rossimíriam Pereira de Freitas Gil 16:30-16:45 Química Inorgânica - Elena Vitalievna Goussevskaia 16:45 Discussão

GRADUAÇÃO

19:00 Mesa Redonda (sala 126 Depto. de Química - UFMG)

"Licenciatura em Química"

Sexta-Feira 08/08/03

(sala 126 Depto. de Química - UFMG)

9
00 - Discussão
"Diagnóstico, Metas e Ações" José Caetano Machado, Moderador (ICEx - Depto. de Química)

14:00 Mesa Redonda (Auditório 3 do ICEx - UFMG) Depto. de Química/IEAT - UFMG
"Perspectivas Transdisciplinares da Ciência Brasileira" -Dorila Piló Veloso, Coordenadora (ICEx - Depto. de Química) -Ildeu de Castro Moreira (Instituto de Física - UFRJ) -Ana Célia Severo (Vallée SA)
-Paulo Sérgio Lacerda Beirão (ICB - Depto. de Bioquímica e Imunologia - UFMG)
-Ricardo Valério Fenati (FAFICH - Depto. de Filosofia - UFMG)

2o SEMESTRE de 2003

Estão previstos, para o segundo semestre de 2003, um ciclo de conferências de professores do Departamento de Química da UFMG e externos, mini-cursos, workshops e atividades culturais. A programação do segundo semestre será divulgada oportunamente.


4. Seminário: "Electrochemistry in Microdroplets"


Seminário: "Electrochemistry in Microdroplets"

Professor Richard Compton

Universidade de Oxford, UK

Quarta Feira, 30/7/2003 - 14:00h - Anfiteatro Vermelho, Bloco 6

superior - IQ - USP

O Professor Compton estará no Instituto de Química no período de 28/7 - 1/8/2003, alocado na sala de Professores Visitantes do Bloco 8 superior. Poderá ser igualmente encontrado no Laboratório 273 - Bloco 2 superior. O referido Professor é um pesquisador ativo e muito conhecido no campo da Eletroquímica, com dedicação especial na utilização de Ultra-som para estudo de processos eletroquímicos envolvendo espécies de interesse biológico, ambiental e industrial. Além de possuir inúmeras publicações em revistas conceituadas (cerca de 500), é ainda o atual Editor do periódico Electrochemistry Communications.

Estão convidados para seu seminário todos os docentes e estudantes que tenham interesse no tema. Por se tratar de uma pessoa bastante acessível, espero que vários grupos possam se beneficiar de sua estadia em nosso Instituto.

Fonte: Profa. Sílvia Helena Pires Serrano


5. SBPC denuncia manobra para acabar com vinculação constitucional em benefício do fomento da pesquisa nos estados


Em carta com data desta segunda-feira, o presidente da SBPC, Ennio Candotti, alerta os secretários estaduais de C&T e os presidentes dos Fundos e Fundações de Apoio à Pesquisa

'Prezados Senhores,

Colhemos, junto a membros da Comissão encarregada de examinar o Projeto de Reforma Tributária, a informação de que as vinculações orçamentárias destinadas ao fomento de C&T, facultadas pela Constituição Federal em Artigo 218, § 5º, e previstas em numerosas Constituições Estaduais, poderão ser revogadas, atendendo à solicitação de Governadores que as considerem restritivas à plena autonomia no planejamento e uso das finanças públicas.

A referida vinculação orçamentária permitiu a criação em quase todos os Estados da Federação de Fundos e Fundações de Apoio à C&T, promovendo o desenvolvimento científico e tecnológico e ampla descentralização do Sistema de C&T.

A SBPC considera grave retrocesso o cancelamento da vinculação orçamentária. Se confirmado, poderá ter como conseqüência imediata a extinção dos Fundos e Fundações, que particularmente na última década ofereceram às atividades de C&T em nosso país importante contribuição política e financeira.

A SBPC faz um apelo aos Senhores Secretários Estaduais de C&T e Presidentes de Fundos e Fundações de Apoio à Pesquisa, reunidos em São Paulo, para que demovam os Governadores de tal propósito. Ao mesmo tempo, a SBPC se compromete em mobilizar a comunidade científica para manifestar seu mais vigoroso protesto contra esta medida, junto aos membros do Congresso Nacional e das Assembléias Legislativas.

Certos de contar como vosso apoio e atenção, subscrevemo-nos..."

Fonte: JC e-mail 2329, de 28 de Julho de 2003


6. CNPq - Novas modalidades de bolsa são regulamentadas


As novas bolsas empresariais anunciadas pelo CNPq no dia 14 de junho acabam de ser regulamentadas assim como a nova modalidade de doutorado sanduíche em território nacional, e em breve serão divulgadas as chamadas. Juntamente com as novas modalidades, o sistema de bolsas individuais no país concedidas pelo CNPq foi reformulado para se adequar a um procedimento unificado.

Duas novas modalidades, Pós-Doutorado Empresarial (PDI) e Doutorado-Sanduíche Empresarial (SWI), possibilitarão que os alunos aperfeiçoem seus conhecimentos trabalhando dentro de empresas que tenham programas de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica. A duração dessas bolsas pode ser de 3 a 12 meses, e para participarem do programa, as empresas deverão ser cadastradas no CNPq, processo que já está sendo iniciado.

A modalidade de Doutorado-Sanduíche no País (SWP) será uma ferramenta importante para o desenvolvimento de regiões com menor concentração da produção científica e tecnológica, e também uma forma de tornar mais ágil a interação entre centros de pesquisa nacionais.

As bolsas tanto permitirão aos alunos de centros menos desenvolvidos o acesso a laboratórios e pesquisadores renomados, quanto facilitarão o acesso de alunos de centros consolidados à pesquisa feita em áreas de menor desenvolvimento. Como parte do curso será feita pelo doutorando fora de sua instituição de origem, esta modalidade de bolsa dará maior mobilidade ao sistema de pós-graduação já implantado, facilitando a troca de experiências.

O principal foco continuará sendo a capacitação de recursos humanos, favorecendo o intercâmbio entre instituições brasileiras, nos mesmos moldes adotados em cooperações entre instituições nacionais e estrangeiras.

Marcello Larcher
Assessoria de Imprensa do CNPq


Secretaria Geral SBQ


Contribuições devem ser enviadas para: Luizsbq@iqm.unicamp.br http://www.sbq.org.br

Até nossa próxima edição!!!