SBQ - BIÊNIO (2002/2004) BOLETIM ELETRÔNICO No. 426


Assine e divulgue Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society (www.sbq.org.br/publicacoes/indexpub.htm) a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina. Visite a nova página eletrônica do Journal na home-page da SBQ (www.sbq.org.br/jbcs/index.html).


Assine e divulgue Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society (www.sbq.org.br/publicacoes/indexpub.htm) a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina. Visite a nova página eletrônica do Journal na home-page da SBQ (http://jbcs.sbq.org.br).


"No dia 08 de julho a SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA (SBQ) completou 26 anos de fundação. Os membros de Diretoria e Conselho da SBQ congratulam-se com todos aqueles que ajudaram e ajudam a construir e a fazer a história da SBQ.

Parabéns SBQ!!!"


Veja nesta edição:

  1. Professor do Instituto de Química da USP morre aos 63
  2. Comunicado de falecimento
  3. II Encontro sobre Aplicações Ambientais de Processos Oxidativos Avançados (II-EPOA)
  4. Seleção para ingresso no Curso de Doutorado em Química de Produtos Naturais do Núcleo de Pesquisas de Produtos Naturais (NPPN) da UFRJ
  5. Seleção de candidatos para uma bolsa de DTI(G)-CNPq
  6. Decifradas as letras químicas que compõem o cromossomo 7 do genoma humano

1. Professor do Instituto de Química da USP morre aos 63



O professor doutor Roberto Vicente Santelli, do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP), faleceu na manhã de terça-feira (8/7), por razões ainda não conhecidas.


Santelli participou ativamente dos Projetos Genoma da Xylella fastidiosa e da Cana-de-açúcar. Durante toda a sua vida acadêmica se dedicou ao estudo da amplificação gênica, tendo como sistema-modelo o sciarídeo Rhynchosciara americana. Recentemente, utilizando técnicas modernas de biologia celular e molecular, o grupo de pesquisa da qual era chefe iniciou a identificação de genes implicados na regulação da amplificação.


Santelli havia sido vítima de atropelamento em 2/5, quando teve traumatismo craniano. Depois de um mês de internação, estava se recuperando em casa.


O pesquisador e professor tinha 63 anos e se graduou em Ciências Biológicas, fez Doutorado e Livre Docência em Biologia Molecular, todos pela USP. Fez pós-doutorado no Imperial College of Science Technology and Medicine (ICSTM), na Grã-Bretanha, onde desenvolveu projetos sobre amplificação de DNA.


Fonte: Boletim Agência FAPESP - 11/07/2003



2. Comunicado de falecimento - Prof. Howard Malmstadt



O Prof. Howard Malmstadt faleceu nesta última terça feira dia 8 de julho no Hawaii, Estados Unidos. O eminente cientista foi orientado pelo Prof. I. Kolthoff e se destacou como um dos maiores químicos analíticos da atualidade. Seu envolvimento com instrumentação e sua estratégia revolucionária de ensino marcaram época. O livro Electronic for Scientists, de sua autoria, é um clássico.


O Prof. Malmstadt foi o supervisor do programa de Pós-doc. realizado pelo saudoso Prof. Bergamin in Illinois, e foi orientador do Prof. Antonio Horácio Miguel, ex-docente da USP, UNICAMP e PUC-RJ.


Em diversas oportunidades ele visitou o Brasil, onde granjeou inúmeros amigos e realizou trabalhos em colaboração.


Fonte: Prof. Elias A.G. Zagatto



3. II Encontro sobre Aplicações Ambientais de Processos Oxidativos Avançados (II-EPOA)



Lembramos a todos os colegas que o "II Encontro sobre Aplicações Ambientais de Processos Oxidativos Avançados (II-EPOA)" será realizado no hotel The Royal Palm Plaza, em Campinas, nos dias 25 a 27 de agosto.


Informações detalhadas sobre o evento encontram-se no seguinte endereço: http://lqa.iqm.unicamp.br.


O evento contará com a participação de inúmeros especialistas nacionais e estrangeiros, abordando o que há de mais recente no campo da remediação de solos contaminados, no tratamento de águas residuárias e atmosferas. Se voce atua ou tem interesse na área ambiental, não deixe de particpar deste evento. Contamos com voce e esperamos ve-lo em Campinas, no II-EPOA.


Atenciosamente,


A Comissão Organizadora do II-EPOA


Fonte
Wilson F. Jardim, Ph.D.
Professor Titular - Professor of Environmental Chemistry Instituto de Química - UNICAMP



4. Seleção para ingresso no Curso de Doutorado em Química de Produtos Naturais do Núcleo de Pesquisas de Produtos Naturais (NPPN) da UFRJ


Estarão abertas as inscrições para o ingresso no Curso de Doutorado e Mestrado do Núcleo de Pesquisas de Produtos Naturais (NPPN) da UFRJ.


Há a disponibilidade de três (03) bolsas CAPES.


Áreas de Pesquisa:


INSCRIÇÃO: De 10 de julho a 11 de agosto de 2003 na Coordenação de Ensino do NPPN.


Endereço:


UFRJ, CCS, bloco H, cep 21941-590, Rio de Janeiro, tel:(0XX21)2562-6791/6792, posgrad@nppn.ufrj.br homepage: http://acd.ufrj.br/~nppn


SELEÇÃO - DOUTORADO: Entrevista, análise de curriculum vitae, de histórico escolar (mestrado e graduação) e de duas (02) cartas de recomendação (conforme modelo).


SELEÇÃO - MESTRADO:

Prova Escrita de Métodos Espectroscópicos de Análise:Dia 14/08/2003 às 09:00 horas.


Fonte
Prof Vera Lucia Patrocinio Pereira
Coordenadora de Ensino do NPPN



5. Seleção de candidatos para uma bolsa de DTI(G)-CNPq



O Laboratório de Síntese e Reatividade de Compostos Organometálicos do Departamento de Química da Universidade Federal de Alagoas está selecionando candidatos para uma bolsa de DTI(G)-CNPq para atuarem em projeto de pesquisa, cujo objetivo principal é sintetizar catalisadores organometálicos (metalocenos) para polimerização de olefinas. Este projeto é em parceria com o Laboratório de Catálise do IQ-UFBA e a industria Politeno S.A. do Pólo Petroquímico de Camaçari-BA.


Os candidatos devem apresentar o seguinte perfil:


Mestres em química ou Graduados em química com 2 anos de experiência na área de síntese organometálica.


A bolsa é de 1 ano (renovável por mais 1 ano), com valor de R$ 1.045,89/mês e implementação imediata.


Interessados devem contatar o Prof. Dr. Mario Roberto Meneghetti no Departamento de Química da UFAL ou enviar currículo para o seguinte e-mail mrm@qui.ufal.br.



6. Decifradas as letras químicas que compõem o cromossomo 7 do genoma humano


Esse cromossomo contém genes ligados a desenvolvimento das mãos e do rosto, fibrose cística, surdez, e a alguns tumores


É o sexto e maior cromossomo a ser seqüenciado até agora e contém cerca de 153 milhões de letras (pares de bases) de DNA.


Entre os 1.150 genes identificados, há um que pode ajudar a explicar por que células cancerosas são resistentes a algumas drogas. Há também genes envolvidos na resposta imunológica do organismo.


'Esse é outro volume na enciclopédia que está pronto para pesquisa. Há vários genes envolvidos em cânceres humanos que vão nos dar um bom entendimento do que acontece no genoma das pessoas que têm esses tipos de câncer', disse Richard Wilson, diretor do Centro de Sequenciamento do Genoma da Universidade Washington, em Saint Louis, EUA.


'Nos dá dicas para a criação de novas terapias que possam ajudar a tratá-los.' O estudo, conduzido por vários centros de seqüenciamento nos EUA e na Alemanha, saiu na edição desta quinta-feira da revista 'Nature'.


Fonte: Folha de SP, 10/7


Secretaria Geral SBQ



Contribuições devem ser enviadas para: Luizsbq@iqm.unicamp.br http://www.sbq.org.br


Até nossa próxima edição!!!