SBQ - BIÊNIO (2002/2004) BOLETIM ELETRÔNICO No. 424


Assine e divulgue Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society (www.sbq.org.br/publicacoes/indexpub.htm) a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina. Visite a nova página eletrônica do Journal na home-page da SBQ (www.sbq.org.br/jbcs/index.html).


Assine e divulgue Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society (www.sbq.org.br/publicacoes/indexpub.htm) a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina. Visite a nova página eletrônica do Journal na home-page da SBQ (http://jbcs.sbq.org.br).


"No próximo dia 08 de julho a SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA (SBQ) completará 26 anos de fundação. Os membros de Diretoria e Conselho da SBQ congratulam-se com todos aqueles que ajudaram e ajudam a construir e a fazer a história da SBQ.

Parabéns SBQ!!!"


Veja nesta edição:

  1. Publicações em Química se destacam no meio científico
  2. Presidente da SBQ, Prof. Paulo Cezar Vieira e conselheiro Prof. Jailson B. de Andrade visitam CGEE e CNPq
  3. Aniversário de 26 Anos da SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA, Dia 08 de Julho
  4. Solicitação de sugestões para o XXVI Congresso Latino Americano de Química e 27a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química
  5. Pesquisadora brasileira é eleita vice-presidente de instituição internacional na área química
  6. Sociedade Brasileira de Ciências Farmacêuticas (SBCF)
  7. André Herzog é o novo reitor da Universidade Regional do Cariri
  8. Divulgação de vaga na Johnson&Johnson (SJCampos,SP), para o cargo de Gerente de Pesquisa
  9. Solicitação de sugestões de tema para o XII Encontro Nacional de Ensino de Química, XIII Encontro Centro-Oeste de Debates Sobre Ensino de Química E III Encontro Centro-Oeste de Química
  10. Concurso para PROFESSOR ASSISTENTE - UNESP- Rio Claro - SP

1. Publicações em Química se destacam no meio científico


Química Nova e Journal of the Brazilian Chemical Society, publicadas pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ) com apoio do CNPq, continuam as revistas de maior Fator de Impacto em Química na América Latina.

A última edição do Journal of Citation Reports (referente a 2002) registrou aumentos significativos no fator de impacto de Química Nova

As duas publicações da SBQ mantém a liderança na área como os periódicos de maiores impactos científicos na América Latina. Química Nova (QN) é publicada desde 1977, quando da criação da Sociedade Brasileira de Química, e o Journal of the Brazilian Chemical Society (JBCS) é publicado, em inglês, desde 1990.

Os Fatores de Impacto atingidos por QN e JBCS são muito expressivos e representam um dos grandes marcos da SBQ neste 26 anos de existência.

O fator de impacto de periódicos científicos indexados ao Institute for Scientific Information vem sendo publicados pelo Journal of Citation Reports (JCR) todos os anos, a partir de 1972. O JCR reúne os dados do Science Citation Index (SCI), Social Sciences Citation Index (SSCI) e Arts and Humanities Citation Index (AHCI), todos publicados pelo Institute for Scientific Information. As informações são organizadas no sentido de revelar o número de citações dos artigos publicados nele próprio e nos demais periódicos indexados, naquele ano.

Por exemplo, o fator de impacto (Fi) de uma revista em 2002 é calculado da seguinte maneira: Número de citações no Science Citation Index em 2002 para os artigos publicados em 2000 e em 2001 divididos pelo número de artigos que a revista publicou nestes dois anos.

Veja abaixo o cálculo para Química Nova e JBCS:

Cálculo do Fator de impacto do JBCS:

Citações em 2002 de artigos publicados em: 2001 = 89
Citações em 2002 de artigos publicados em: 2000 = 114
Total de citações 2000 + 2001 = 203

Número de artigos publicados em: 2001 = 100
Número de artigos publicados em: 2000 = 96
Total de artigos publicados 2000 + 2001 = 196


Cálculo índice de impacto:

Citações a artigos de 2000/2001/Número de artigos 2000/2001: 203/196 = 1.036


Cálculo do Fator de impacto de Química Nova:

Citações em 2002 de artigos publicados em: 2001 = 56
Citações em 2002 de artigos publicados em: 2000 = 114
Total de citações 2000 + 2001 = 170

Número de artigos publicados em: 2001 = 134
Número de artigos publicados em: 2000 = 133
Total de artigos publicados 2000 + 2001 = 267


Cálculo índice de impacto:

Citações a artigos 2000/2001/Número de artigos 2000/2001: 170/267 = 0.637

Saiba mais:
http://jbcs.sbq.org.br
http://www.sbq.org.br/quimicanova

Nota do Editor
Esta notícia, contendo fotos das capas de Química Nova e JBCS, está divulgada na Sala de Imprensa do CNPq, já tendo sido divulgada através do boletim Eletronico da SBQ, do Boletim Informativo do CNPq e também no Jornal da Ciência da SBPC (JC-E-mail). Visite o site do CNPq (www.cnpq.br) e confira.

2. Presidente da SBQ, Prof. Paulo Cezar Vieira e conselheiro Prof. Jailson B. de Andrade visitam CGEE e CNPq


Na último dia 24/06, o presidente da SBQ, Paulo Cezar e o conselheiro Jailson estiveram em Brasília em visita ao Comitê Gestor de Estudos Estratégicos (CGEE) e ao CNPq. Por convite do CGEE os representantes da SBQ estiveram naquela instituição, em reunião com o presidente Evando Mirra de Paula e Silva, os diretores Marisa Barbar Cassim, Roberto Vermulm e o assessor especial Luiz Roberto Liza Curi.

Na reunião foram discutidos entre outros assuntos, os eixos mobilizadores em química, além de uma possível parceria entre SBQ e CGEE para o estabelecimento de uma maior aproximação com a indústria química e outras de interfaces com a química. Ficou decidido ainda que um documento abordando essa temática será redigido entre as duas partes e que como conseqüência dessa reunião, uma nova, com um maior número de participantes, está sendo agendada para o final do mês de julho.

À tarde o presidente visitou o CNPq, tendo oportunidade de se entrevistar com o diretor da área de Programas Temáticos e Setoriais do CNPq, Manoel Barral Netto. Nesta reunião foram abordados temas referentes ao interesse da SBQ, como pagamento da anuidade do CBAQ à IUPAC e o congresso latinoamericano de química a ser realizado em Salvador no próximo ano.

Finalizando sua visita o presidente da SBQ participou ainda da reunião do presidente do CNPq com os membros da CA/CNPq que ocorreu às 16:30. Nesta reunião o presidente Prof. Erney discutiu principalmente um documento enviado aos membros dos CAs, ouvindo críticas e sugestões às propostas que deverão ser implementadas por aquela agência, ainda no decorrer deste ano.


3. Aniversário de 26 Anos da SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA, Dia 08 de Julho


Na próximo dia 08 de julho a SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA (SBQ) estará completando 26 anos de fundação.

A SBQ foi fundada em 1977, durante uma Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

Desde a sua criação, a SBQ vem atuando de forma expressiva no desenvolvimento e consolidação da comunidade química brasileira, e na divulgação da Química e de suas importantes relações, aplicações e conseqüências para o desenvolvimento do país e para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

Contando com 23 secretarias regionais e com 12 divisões científicas concernentes às principais áreas da Química, a SBQ constitui-se em uma das maiores sociedades científicas brasileiras.

Neste sentido, ao lado da promoção de reuniões anuais que atualmente congregam, a cada evento, a presença de mais de 2000 participantes com uma produção média de 1800 comunicações de pesquisa, a SBQ tem promovido, outros eventos anuais sobre áreas da Química, para os quais converge um expressivo número de participantes e de trabalhos apresentados.

Tal fomento ao desenvolvimento e amadurecimento da comunidade química brasileira pode ser ainda evidenciado pela publicação de três revistas pela SBQ - Química Nova, que é enviada a todos os sócios, Journal of the Brazilian Chemical Society (JBCS) - que divulgam parte substancial da produção da pesquisa brasileira em Química nos contextos nacional e internacional. Além dessas duas revistas a SBQ edita ainda a Química Nova na Escola - especificamente dirigida a professores de que ensinam Química nas escolas brasileiras.

A SBQ está em permanente contato com seus associados através da edição do Boletim Eletrônico SBQ, uma lista eletrônica aberta a toda a comunidade interessada em Química.

É realmente um momento de muita alegria para todos os membros de nossa comunidade.

Os membros de Diretoria e Conselho da SBQ congratulam-se com todos aqueles que ajudaram e ajudam a construir e a fazer a história da SBQ.

Parabéns SBQ!!!

Nota do Editor
Abaixo está transcrita a Ata de Fundação da SBQ. Conheça um pouco mais sobre a história da SBQ em nossa homepage (www.sbq.org.br).

ATA DE FUNDACÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA

Após uma Assembléia que durou duas horas, foi fundada a Sociedade Brasileira de Química - SBQ, na sala 056 da Pontifícia Universidade Católica, na rua Monte Alegre, na cidade de São Paulo, às 19:30hs (dezenove e trinta); para a Diretoria foram eleitos: pres. Simão Mathias, Secret. Geral: Eduardo Motta Alves Peixoto, Tes. Etelvino J. H. Bechara; para o Conselho Consultivo foram eleitos: Jacques Danon, Ricardo C. Ferreira, Antonio C. Pavão, Archimedes P. Guimarães, Ernesto Giesbrecht e David Tabak.

São Paulo, oito de julho de 1977.

Assinaram esta Ata, os membros fundadores da SBQ

Affonso Alles
Albertino F. Nascimento Jr.
Ana Maria Pereira Santos
Ana Maria Pinto dos Santos
Antonio Carlos Pavão
Alcídio Abrão
Archimedes P. Guimarães
Armi Wanderley da Nóbrega
Catharina M. W.Brandi
Claudio Airoldi
David Tabak
Dawson Buim Arena
Diana J. Rosa Guenzburger
Eduardo M. Alves Peixoto
Etelvino J. Henriques Bechara
Fernando Galembeck
Geraldo José da Silva
Guilherme Luiz Indig
Helena M. C. Ferraz
Helena Maria S. Bittencourt
Henrique Manoel Q. Magarão
Hernan C. Guralnik
Hiroshi Aoyama
Iolanda Midea Cuccovia
Ivano Rolf Gutz
Jacques Danon
José Atílio Vanin
José Roberto Ernandes
Keiko Takashima
Letícia Tarquino de S. Parente
Lúcia P. S. Airoldi
Marco Aurélio De Paoli
Maria do Carmo de A.Santos
Maria E. V. Suarez
Maria Lucia Mendes de Carvalho
Maria Olimpia de O. Rezende
Marian Rosaly Davolos
Mariana S. Araújo Viel
Marilda Meirelles Oliveira
Marilene Marcuzzo do Canto
Mário Giambiagi
Mário José Politi
Marisa Helena G. Medeiros
Massami Yonashiro
Marta M. Tanizaki
Maurício G. Constantino
Nídia F. Roque
Osvaldo Antonio Serra
Paulo Tiglea
Pedro Maia de Campos
Regina Lucia de Souza Moura
Regina Maria Valle Aleixo
Renato Vergnhanini Filho
Ricardo Baumhardt Neto
Ricardo Cesar P. Chaim
Ricardo C. Ferreira
Roberto Tokoro
Rosa Maria Scavariello
Sérgio de Souza Funari
Sérgio Emanuel Galembeck
Simão Mathias
Sonia M. H. Salcedo
Victor A. Nehmi
Yoshiyuki Hase


4. Solicitação de sugestões para o XXVI Congresso Latino Americano de Química e 27a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química


Prezado Sócio da SBQ,

Estamos em processo de organização do XXVI Congresso Latino Americano de Química e 27a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, que ocorrerá em Salvador, de 30 de maio a 02 de junho de 2004.

Além da mudança de local, esta reunião terá uma nova configuração, com um formato diferente das reuniões anteriores da SBQ.

Assim, os preparativos da reunião estão iniciando e, neste aspecto, solicito a todos que tiverem sugestões de conferencistas, simpósios, workshops, cursos, ou outras sugestões para a próxima Reunião, que por favor encaminhem as mesmas o mais rápido possível para os respectivos diretores de divisão ou diretamente para mim (luizsbq@iqm.unicamp.br) até o próximo dia 25/07/2003.

Vamos todos colaborar e participar no sentido de organizarmos uma belíssima e proveitosa reunião conjunta do XXVI Congresso Latino Americano de Química e 27a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química.

Contamos com sua participação!!!

Um abraço e tudo de bom a todos!

Prof. Luiz Carlos Dias - Secretário Geral da SBQ


5. Pesquisadora brasileira é eleita vice-presidente de instituição internacional na área química


Vera Maria Lopes Ponçano será a primeira mulher com cargo de direção na Cooperation on International Traceability in Analytical Chemistry (Citac)

A pesquisadora Vera Maria Lopes Ponçano, diretora do Centro de Metrologia em Química do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e Coordenadora Geral do Programa Brasileiro de Metrologia em Química do Comitê Brasileiro de Metrologia do Conmetro foi escolhida em 15 de junho, em Berlim, vice-presidente da mais conceituada instituição de cooperação internacional para rastreabilidade em Química Analítica no mundo, a Cooperation on International Traceability in Analytical Chemistry (Citac).

O ingresso de um representante brasileiro no seleto clube de países que fazem parte do Citac, torna o Brasil reconhecido pela comunidade internacional por sua alta competência na área de rastreabilidade em Química.

A eleição do vice-presidente do Citac é sempre muito concorrida, por transportar automaticamente seu ocupante ao posto de presidente da instituição, logo após o término de mandato como vice, o que deve ocorrer dentro de dois anos. Atualmente, o presidente do órgão é o representante do Japão, Kensaku Okamoto.

O Citac reúne atualmente representantes de 40 países.

Fonte
JC e-mail 2312, de 03 de Julho de 2003.
(Com informações da Assessoria de Imprensa do IPT)



6. Sociedade Brasileira de Ciências Farmacêuticas (SBCF)


Rio de Janeiro, 04 de julho de 2003.

Senhor Presidente da SBQ
Professor Dr Paulo Cezar Vieira:

Na qualidade de membro da Comissão Provisória para elaboração do Estatuto da SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS (SBCF), tenho a grata satisfação em comunicar-lhe sua criação, em 03 de julho de 2003, durante o 4th CIFARP, realizado, recentemente, em Ribeirão Preto, SP.

Esta iniciativa da comunidade científica farmacêutica, vem preencher grave lacuna de representatividade do Saber Farmacêutico nacional e entendemos que o exemplo da SBQ será decisivo para consolidarmos nossa trajetória, irmanando-nos na construção científica do País e de sua juventude.

Felicitando-o pelo alcance expressivo e merecidíssimo das publicações desta prestigiosa Sociedade Científica, solicito-lhe a divulgação desta notícia na comunidade irmã da SBQ, pelo que desde já agradeço,

Cordialmente,
Eliezer J. Barreiro


7. André Herzog é o novo reitor da Universidade Regional do Cariri

Em nome do governador do Ceará, Lúcio Alcântara, o secretário de C&T do Ceará, Hélio Barros, deu posse, nesta segunda-feira, ao reitor da Universidade Regional do Cariri (Urca), André Luiz Herzog Cardoso.

André Herzog substitui a reitora Violeta Arraes.

É quarto reitor da instituição implantada em 87 - o primeiro a passar por eleição na Urca, da qual saiu a lista tríplice encaminhada ao governador.

Herzog foi o segundo nome mais votado da lista, encabeçada por Plácido Cidade Nuvens, vice-reitor da gestão que se encerrou no dia 30.

'Nos portaremos como reitor de toda instituição, representando o conjunto da Universidade, em diálogo permanente com a comunidade. Teremos como forte razão a virtude do entendimento', disse o reitor.

Herzog acentuou que é o primeiro reitor egresso do quadro docente, e prometeu 'restabelecer as diretrizes sadias com base no mérito científico'.

O novo reitor destacou que a sua antecessora no cargo 'deu ânimo novo à comunidade universitária regional e consolidou a infra-estrutura física, trazendo à Urca um novo alento'.

Herzog agradeceu a nomeação e anunciou o propósito de trabalhar 'em parceria na implementação das políticas do governo na mitigação da pobreza, inclusão social e melhoria do desenvolvimento humano'.

Para André Herzog, com a sua nomeação, o governador 'teve a ousadia, a coragem e a determinação de entender que o conjunto da Universidade desejava uma transformação, uma renovação do quadro dirigente da instituição'.

O reitor é químico graduado pela UFC com mestrado e doutorado em físico-química na Unicamp. A Urca, na região do Cariri, no Sul do Ceará, tem 6.037 alunos em 11 cursos de graduação.

(Flamínio Araripe, Diário do Nordeste)

Fonte
Fernando J. Luna
Professor Associado www.uenf.br

8. Divulgação de vaga na Johnson&Johnson (SJCampos,SP), para o cargo de Gerente de Pesquisa

O perfil do profissional que a Johnson & Johnson está procurando é o seguinte:

Formação em Química, Eng. Química, Farmácia ou Eng. Materiais, com experiência na área de Pesquisa e inglês fluente, pois os contatos com a matriz são frequentes.

Possuir mestrado ou doutorado e ter residido no exterior será um bom diferencial, mas não é imprescindível.

Este profissional terá sob sua responsabilidade uma equipe de pesquisadores, e será o elo entre as áreas de Marketing e Produção, com foco no mercado local e global para produtos de consumo.

Os interessados deverão enviar o Curriculum para Lúcia Helena Meili, através do e.mail- meili@amcham.org.br

Fonte
Profa. Dra. Marina F. M. Tavares
Instituto de Química Universidade de São Paulo LACE - Laboratório de Cromatografia e Eletroforese Capilar

9. Solicitação de sugestões de tema para o XII Encontro Nacional de Ensino de Química, XIII Encontro Centro-Oeste de Debates Sobre Ensino de Química E III Encontro Centro-Oeste de Química


Será realizado, em julho de 2004, em data a ser definida em breve, no Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás, o XII Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ), o XIII Encontro Centro-Oeste de Debates Sobre Ensino de Química (ECODEQ) e o III Encontro Centro - Oeste de Química (ECOQ).

A comissão organizadora está recebendo sugestões para o tema central do evento assim como para palestras, cursos etc., até a data limite de 15 de AGOSTO de 2003.

Contribuições e sugestões devem ser enviadas para os seguintes endereços eletrônicos:

eneq@quimica.ufg.br;
agustina@quimica.ufg.br
marlon@quimica.ufg.br;

Informamos ainda que a home page do XII ENEQ/XIII ECODEQ/III ECOQ estará disponível para acesso a partir da segunda metade de agosto de 2003.

Contamos com a participação de todos.

COMISSÃO ORGANIZADORA DO XII ENEQ, XIII ECODEQ, III ECOQ.

Fonte
Márlon Herbert Flora Barbosa Soares
INSTITUTO DE QUÍMICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAIXA POSTAL 131, CAMPUS II GOIÂNIA - GO - 74001-970

10. Concurso para PROFESSOR ASSISTENTE - UNESP- Rio Claro - SP


PROFESSOR ASSISTENTE - UNESP- Rio Claro - SP

Acham-se abertas até o próximo dia 13-7-03, as inscrições para provimento de 1 cargo de Professor Assistente, em RDIDP, na disciplina "Química Inorgânica e Analítica", do Departamento de Bioquímica e Microbiologia do Instituto de Biociências.

A titulação mínima é de Doutor.

Mais informações: http://www.rc.unesp.br


Secretaria Geral SBQ


Contribuições devem ser enviadas para: Luizsbq@iqm.unicamp.br http://www.sbq.org.br

Até nossa próxima edição!!!