SBQ - BIÊNIO (2002/2004) BOLETIM ELETRÔNICO No. 423


Assine e divulgue Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society (www.sbq.org.br/publicacoes/indexpub.htm) a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina. Visite a nova página eletrônica do Journal na home-page da SBQ (www.sbq.org.br/jbcs/index.html).


Assine e divulgue Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society (www.sbq.org.br/publicacoes/indexpub.htm) a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina. Visite a nova página eletrônica do Journal na home-page da SBQ (http://jbcs.sbq.org.br).


"No próximo dia 08 de julho a SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA (SBQ) completará 26 anos de fundação. Os membros de Diretoria e Conselho da SBQ congratulam-se com todos aqueles que ajudaram e ajudam a construir e a fazer a história da SBQ.

Parabéns SBQ!!!"




"No próximo dia 08 de julho a SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA (SBQ) completará 26 anos de fundação. Os membros de Diretoria e Conselho da SBQ congratulam-se com todos aqueles que ajudaram e ajudam a construir e a fazer a história da SBQ.
Parabéns SBQ!!!"


Veja nesta edição:

  1. Presidente da SBQ, Prof. Paulo Cezar Vieira e conselheiro Prof. Jailson B. de Andrade visitam CGEE e CNPq
  2. Aniversário de 26 Anos da SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA, Dia 08 de Julho
  3. XI Encontro de Química da Região Sul
  4. CONEBQUI 2003
  5. 1ª Semana de Química Departamento de Química, CCEN, UFAL
  6. XVII Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química - MG
  7. Exame de Seleção para Mestrado em Química Orgânica na UFF 8.15th Surfactants in Solution International Symposium (SIS-2004)
  8. 15th Surfactants in Solution International Symposium (SIS-2004)
  9. Raimundo Braz Filho e Sérgio de Azevedo tomam posse como reitor e vice da UENF
  10. Concurso para Professor Assistente no Departamento de Química - ICEx/UFMG

1. Presidente da SBQ, Prof. Paulo Cezar Vieira e conselheiro Prof. Jailson B. de Andrade visitam CGEE e CNPq



Na último dia 24/06, o presidente da SBQ, Paulo Cezar e o conselheiro Jailson estiveram em Brasília em visita ao Comitê Gestor de Estudos Estratégicos (CGEE) e ao CNPq. Por convite do CGEE os representantes da SBQ estiveram naquela instituição, em reunião com o presidente Evando Mirra de Paula e Silva, os diretores Marisa Barbar Cassim, Roberto Vermulm e o assessor especial Luiz Roberto Liza Curi.


Na reunião foram discutidos entre outros assuntos, os eixos mobilizadores em química, além de uma possível parceria entre SBQ e CGEE para o estabelecimento de uma maior aproximação com a indústria química e outras de interfaces com a química. Ficou decidido ainda que um documento abordando essa temática será redigido entre as duas partes e que como conseqüência dessa reunião, uma nova, com um maior número de participantes, está sendo agendada para o final do mês de julho.


À tarde o presidente visitou o CNPq, tendo oportunidade de se entrevistar com o diretor da área de Programas Temáticos e Setoriais do CNPq, Manoel Barral Netto. Nesta reunião foram abordados temas referentes ao interesse da SBQ, como pagamento da anuidade do CBAQ à IUPAC e o congresso latinoamericano de química a ser realizado em Salvador no próximo ano.


Finalizando sua visita o presidente da SBQ participou ainda da reunião do presidente do CNPq com os membros da CA/CNPq que ocorreu às 16:30. Nesta reunião o presidente Prof. Erney discutiu principalmente um documento enviado aos membros dos CAs, ouvindo críticas e sugestões às propostas que deverão ser implementadas por aquela agência, ainda no decorrer deste ano.


2. Aniversário de 26 Anos da SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA, Dia 08 de Julho



Na próximo dia 08 de julho a SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA (SBQ) estará completando 26 anos de fundação.


A SBQ foi fundada em 1977, durante uma Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.


Desde a sua criação, a SBQ vem atuando de forma expressiva no desenvolvimento e consolidação da comunidade química brasileira, e na divulgação da Química e de suas importantes relações, aplicações e conseqüências para o desenvolvimento do país e para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.


Contando com 23 secretarias regionais e com 12 divisões científicas concernentes às principais áreas da Química, a SBQ constitui-se em uma das maiores sociedades científicas brasileiras.


Neste sentido, ao lado da promoção de reuniões anuais que atualmente congregam, a cada evento, a presença de mais de 2000 participantes com uma produção média de 1800 comunicações de pesquisa, a SBQ tem promovido, outros eventos anuais sobre áreas da Química, para os quais converge um expressivo número de participantes e de trabalhos apresentados.


Tal fomento ao desenvolvimento e amadurecimento da comunidade química brasileira pode ser ainda evidenciado pela publicação de três revistas pela SBQ - Química Nova, que é enviada a todos os sócios, Journal of the Brazilian Chemical Society (JBCS) - que divulgam parte substancial da produção da pesquisa brasileira em Química nos contextos nacional e internacional. Além dessas duas revistas a SBQ edita ainda a Química Nova na Escola - especificamente dirigida a professores de que ensinam Química nas escolas brasileiras.


A SBQ está em permanente contato com seus associados através da edição do Boletim Eletrônico SBQ, uma lista eletrônica aberta a toda a comunidade interessada em Química.


É realmente um momento de muita alegria para todos os membros de nossa comunidade.


Os membros de Diretoria e Conselho da SBQ congratulam-se com todos aqueles que ajudaram e ajudam a construir e a fazer a história da SBQ.


Parabéns SBQ!!!


Nota do Editor
Abaixo está transcrita a Ata de Fundação da SBQ. Conheça um pouco mais sobre a história da SBQ em nossa homepage (www.sbq.org.br).


ATA DE FUNDACÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA


Após uma Assembléia que durou duas horas, foi fundada a Sociedade Brasileira de Química - SBQ, na sala 056 da Pontifícia Universidade Católica, na rua Monte Alegre, na cidade de São Paulo, às 19:30hs (dezenove e trinta); para a Diretoria foram eleitos: pres. Simão Mathias, Secret. Geral: Eduardo Motta Alves Peixoto, Tes. Etelvino J. H. Bechara; para o Conselho Consultivo foram eleitos: Jacques Danon, Ricardo C. Ferreira, Antonio C. Pavão, Archimedes P. Guimarães, Ernesto Giesbrecht e David Tabak.


São Paulo, oito de julho de 1977.


Assinaram esta Ata, os membros fundadores da SBQ


Affonso Alles
Albertino F. Nascimento Jr.
Ana Maria Pereira Santos
Ana Maria Pinto dos Santos
Antonio Carlos Pavão
Alcídio Abrão
Archimedes P. Guimarães
Armi Wanderley da Nóbrega
Catharina M. W.Brandi
Claudio Airoldi
David Tabak
Dawson Buim Arena
Diana J. Rosa Guenzburger
Eduardo M. Alves Peixoto
Etelvino J. Henriques Bechara
Fernando Galembeck
Geraldo José da Silva
Guilherme Luiz Indig
Helena M. C. Ferraz
Helena Maria S. Bittencourt
Henrique Manoel Q. Magarão
Hernan C. Guralnik
Hiroshi Aoyama
Iolanda Midea Cuccovia
Ivano Rolf Gutz
Jacques Danon
José Atílio Vanin
José Roberto Ernandes
Keiko Takashima
Letícia Tarquino de S. Parente
Lúcia P. S. Airoldi
Marco Aurélio De Paoli
Maria do Carmo de A.Santos
Maria E. V. Suarez
Maria Lucia Mendes de Carvalho
Maria Olimpia de O. Rezende
Marian Rosaly Davolos
Mariana S. Araújo Viel
Marilda Meirelles Oliveira
Marilene Marcuzzo do Canto
Mário Giambiagi
Mário José Politi
Marisa Helena G. Medeiros
Massami Yonashiro
Marta M. Tanizaki
Maurício G. Constantino
Nídia F. Roque
Osvaldo Antonio Serra
Paulo Tiglea
Pedro Maia de Campos
Regina Lucia de Souza Moura
Regina Maria Valle Aleixo
Renato Vergnhanini Filho
Ricardo Baumhardt Neto
Ricardo Cesar P. Chaim
Ricardo C. Ferreira
Roberto Tokoro
Rosa Maria Scavariello
Sérgio de Souza Funari
Sérgio Emanuel Galembeck
Simão Mathias
Sonia M. H. Salcedo
Victor A. Nehmi
Yoshiyuki Hase



3. XI Encontro de Química da Região Sul


5 a 7 de Novembro de 2003, Pelotas-RS

Home Pag: http://www.ufpel.edu.br/iqg/sbqsul

Contato: sbqsul@ufpel.edu.br



CONEBQUI 2003



Estou enviando a programação do 5º Conebqui(conselho nacional das entidades de base em quimica)que será realizada nos dias 18 e 19 de setembro, na qual representantes de CA's e DA's(centros e diretórios academicos) juntamente com representantes da exeq (executiva nacional dos estudantes de quimica) e a SBQ Jovem se reunem, com o objetivo de discutir e debater assuntos de interesse estudantil.


A Atividade Acadêmica e o Mercado de Trabalho


Programação


18 / 09 / 2003


  1. - Recepção e credenciamento dos delegados

9:30 - Solenidade de Abertura

10
00 - Palestra: "A química visando ao mercado" (palestrante a definir)

12:00 - Almoço

14
00 - Mesa - redonda: "Os cursos de graduação em Química preparam para o mercado de trabalho?"

15:30 - Intervalo

16
00 - Mesa - redonda: "Os cursos de graduação em Química e as atribuições dos CRQ's."

17:30 - Jantar

19:30 - Fórum de discussão: Temas sugeridos pelos delegados.


19 / 09 / 2003


  1. - Café-da-manhã

9:30 - Palestra: "Criação de empresas" (palestrantes a definir)

12:00 - Almoço

14
00 - Mesa - redonda: "O químico empreendedor e a ética profissional."

15:30 - Intervalo

16:00 - Fórum de discussão: Temas sugeridos pelos delegados.

17:30 - Jantar

19:30 - Encerramento


Fonte: Welber Carreira



5. 1ª Semana de Química Departamento de Química, CCEN, UFAL



O Departamento de Química da Universidade Federal de Alagoas, junto com o Centro Acadêmico do Curso de Química, em comemoração ao Dia do Químico, promoveu a 1ª Semana de Química, que se realizou nos dias 16, 17 e 18 de junho, tendo como tema principal: O Papel do Químico na Sociedade.


Nessa oportunidade, várias atividades foram realizadas, tais como: palestras, apresentações de pôsteres, mini-cursos, peças de teatro (LIFAL), treinamentos de combate a incêndios, mesa-redonda, show-química, etc. Observou-se maciça participação da comunidade acadêmica, com mais de 200 participantes. Estudantes dos cursos de química, farmácia e engenharia química estiveram presentes em todas as atividades, bem como estudantes de outras universidades do estado.


O evento contou com o apoio e a presença do Presidente da SBQ, o Prof.Dr. Paulo César Vieira, que na ocasião proferiu duas palestras intituladas:


i) Produtos Naturais Novas Tendências


ii) O Papel da SBQ no Desenvolvimento da Química no Brasil


O evento contou também com palestras e participações de outras entidades, além das oferecidas por pesquisadores de nosso Departamento.


Eng. Isaac Gabai, CRQ
As Atribuições do Profissional da Química Dra. Simoni P. Meneghetti, Politeno S.A.: O Perfil do Profissional da Industria Química


M.Sc. Márcio S. Andrade, Braskem S.A.: A Atividade do Químico na Braskem


Profa.Dra. Tânia Piatti, Usina Ciências-UFAL: O Químico na Licenciatura


Prof.Dr. Josealdo Tonholo, DQ-UFAL: Empreededorismo na Área de Química


Profa.Dra. Marilia Goulart, DQ-UFAL: Química Medicinal


Mini-cursos:


-Espectrometria de Absorção Atômica, Prof.Dr. Paulo César Costa de Oliveira.


-Química Ambiental, Dra. Janesmar Cavalcanti.


-Ensaios Biológicos Aplicados em Química, Prof.Dr. Zenaldo Porfírio.


Durante os três dias do evento foram apresentados pôsteres sobre as atividades científicas realizados pelos estudantes de graduação e pós-graduação em nosso departamento, promovendo a discussão e intercambio científico entre colegas.


As atividades da 1ª Semana da Química foram encerradas com um show-química, promovido pela Usina Ciências - UFAL, além de uma festa e coquetel patrocinados pela Braskem S.A. e CRQ.


A Comissão Organizadora agradece o apoio da SBQ e de todas as entidades que participaram do evento, como também aos estudantes que compareceram em grande número, mostrando o prestigio de nosso curso no estado de Alagoas.


Fonte
Prof. Dr. Mario Roberto Meneghetti
Universidade Federal de Alagoas



6. XVII Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química - MG



Tema: Química e Saúde


Data: 6 e 7 de novembro de 2003.


Local: Juiz de Fora - MG


Promoção
Departamento de Química - Instituto de Ciências Exatas Universidade Federal de Juiz de Fora


Endereço eletrônico: www.quimica.ufjf.br/congresso


Informações: sbqjf@quimica.ufjf.br



7. Exame de Seleção para Mestrado em Química Orgânica na UFF



Exame de Seleção para Mestrado em Química Orgânica na UFF


Estão abertas até 31 de Julho as inscrições para o curso de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Química Orgânica da UFF.


O exame de seleção será realizado nos dias 6 e 7 de agosto de 2003.


Informações sobre linhas de pesquisa, edital de seleção e documentos necessários à inscrição, podem ser obtidas no site: www.uff.br/posorganica ou através dos e-mails: pgqorganica@rmn.uff.br ou liliane@rmn.uff.br


Programa de Pós-graduação em Química Orgânica Instituto de Química, Campus do Valonguinho Universidade Federal Fluminense
24020-005, Centro, Niterói, RJ
telfax: 21-27193349; tel: 21-27291832 ou 27291804



8. 15th Surfactants in Solution International Symposium (SIS-2004)


15th SURFACTANTS IN SOLUTION INTERNATIONAL SYMPOSIUM (SIS-2004)


Fortaleza, CE, de 6-11 de junho de 2004
Estão abertas as pré-inscrições para este tradicional evento que acontecerá pela
primeira vez no Brasil. O evento oferecerá uma oportunidade única para um encontro com renomados cientistas nacionais e internacionais nas áreas de surfactantes e colóides.
Visite o website do SIS-2004 e faça sua pré-inscrição on line. www.ibilce.unesp.br/eventos/sis2004
Duvidas ou sugestões também por e-mail: sis2004@ibilce.unesp.b


Atenciosamente,


Eloi Feitosa
Chairman do SIS-2004
UNESP
Tel: 17 221 22 40
Fax: 17 221 22 47
e-mail: eloi@df.ibilce.unesp.br



9. Raimundo Braz Filho e Sérgio de Azevedo tomam posse como reitor e vice da UENF


Ao tomar posse, nesta segunda-feira, o novo reitor da Uenf, Raimundo Braz Filho, defendeu a volta à essência do Plano Diretor da Universidade, elaborado por Darcy Ribeiro, como eixo orientador do desenvolvimento da instituição

Raimundo Braz Filho e seu vice, Sérgio de Azevedo, foram empossados por Salassier Bernardo, que ocupava a Reitoria desde 6/7/99.

A solenidade, marcada pela troca de amabilidades entre antigos e novos administradores, teve a participação do secretário de CT&I do RJ, Fernando Peregrino.

Braz é um dos pesquisadores mais respeitados do Brasil na área de Química de Produtos Naturais. Cearense de Pacatuba, foi jogador profissional de futebol e contou com o estímulo da sua então noiva para voltar aos estudos.

Hoje, casado há 40 anos com D. Maria Maronci Monte Braz, Raimundo Braz Filho é membro da Academia Brasileira de Ciências, comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico e pesquisador 1A do CNPq além de professor emérito da Universidade Federal Rural do RJ (UFRRJ).

Braz defendeu que a Universidade pública deve formar recursos

humanos 'não para alimentar elitismo econômico de pequenos grupos,

mas para cooperar em esforço conjunto na redução de mazelas

sociais de país periférico'.

Propôs-se a dinamizar a presença da Uenf no Norte e no Noroeste

Fluminense, através de convênios com Prefeituras, agências públicas,

ONGs, setor produtivo, entidades de classe e demais instituições de

ensino e pesquisa da região.

O novo reitor homenageou seu antecessor, com a entrega de uma

placa, e anunciou os primeiros nomes de sua equipe de trabalho:

Almy Junior Cordeiro de Carvalho na Pró-Reitoria de Graduação; Lílian

Maria Garcia Bahia de Oliveira na Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos

Comunitários; e Fernando Saboya Albuquerque Júnior na Pró-Reitoria

de Pesquisa e Pós-Graduação.

O chefe de gabinete será Antônio Constantino de Campos, enquanto

a Diretoria Geral Administrativa será ocupada por Sérgio Luís Cardoso.

O cientista político Sérgio de Azevedo, novo vice-reitor, é

pesquisador 1B do CNPq e professor titular do Laboratório de Estudo

da Sociedade Civil e do Estado do Centro de Ciências do Homem

(CCH) da Uenf.

Seu currículo inclui a co-coordenadoria da área de Gestão Urbana do

projeto nacional Pronex/CNPq 'Metrópole, desigualdades

sócio-espaciais e governança urbana' e a condição de consultor ad

hoc de diversas agências de financiamento de pesquisa e de revistas científicas.

Azevedo apresentou 'pontos-chave' da nova administração: balanço

do projeto inicial da Uenf, através da chamada 'Constituenf', com

início em julho e duração de três meses; instalação de grupos de

trabalho voltados para questões estratégicas, como pendências

trabalhistas, conclusão do hospital veterinário e outros tópicos; e a

descentralização administrativa com simultânea reestruturação da

administração central, através da implantação de setores de

patentes e de relações internacionais, escritório de representação e

Ouvidoria.

Azevedo destacou ainda uma série de medidas emergenciais, como a

instalação imediata de mesa de negociação permanente com os

professores, funcionários e alunos da Universidade.

Em seu discurso de despedida, que abrira a solenidade, Salassier Bernardo fez agradecimentos à esposa Elisabeth; aos pró-reitores de

sua administração; aos diretores de Centro; a seus auxiliares de

confiança; aos funcionários vinculados à Reitoria; ao ex-secretário de

C&T do RJ, Wanderley de Souza, e ao ex-governador Anthony

Garotinho, pelo apoio à consolidação física e de pessoal da

Universidade.

Ao final, desejou 'o máximo de sucesso' aos professores Braz e Sérgio

de Azevedo.

O atual secretário de CT&I, Fernando Peregrino, descreveu a

solenidade - a primeira na Uenf em que um reitor eleito pela

comunidade universitária transfere o cargo a outro eleito da mesma

forma - como a consolidação do sonho de Darcy Ribeiro. 'É hora de

darmos as mãos', defendeu.

Fonte
JC e-mail 2310, de 01 de Julho de 2003.
(Assessoria de Comunicação da Uenf)




10. Concurso para Professor Assistente no Departamento de Química - ICEx/UFMG



Estão abertas as inscrições de Concurso para Professor Assistente na área de conhecimento: Ensino de Química - para o Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) da Universidade Federal de Minas Gerais.


Prazo e local para inscrições : até 16/07/03, na Secretaria Geral do ICEx, de 2ª a 6ª feira, horário comercial.


Necessidade
ser portador de Diploma de Mestre ou Doutor ou Título de Livre-Docente.
Provas
Escrita, Didática, seguida de argüição oral e Julgamento de Títulos


Maiores detalhes podem ser obtidos através do Edital n°104, publicado no D.O.U. em 16/06/03, disponível no site do Departamento de Química - http://www.qui.ufmg.br , através dos telefones

  1. 3499-5810/5564 ou por e-mail: secgeral@icex.ufmg.br



Secretaria Geral SBQ



Contribuições devem ser enviadas para: Luizsbq@iqm.unicamp.br http://www.sbq.org.br


Até nossa próxima edição!!!