SBQ - BIÊNIO (2002/2004) BOLETIM ELETRÔNICO No. 422


Assine e divulgue Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society (www.sbq.org.br/publicacoes/indexpub.htm) a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina. Visite a nova página eletrônica do Journal na home-page da SBQ (www.sbq.org.br/jbcs/index.html).


Assine e divulgue Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society (www.sbq.org.br/publicacoes/indexpub.htm) a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina. Visite a nova página eletrônica do Journal na home-page da SBQ (http://jbcs.sbq.org.br).


"No próximo dia 08 de julho a SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA (SBQ) completará 26 anos de fundação. Os membros de Diretoria e Conselho da SBQ congratulam-se com todos aqueles que ajudaram e ajudam a construir e a fazer a história da SBQ.

Parabéns SBQ!!!"


Veja nesta edição:

  1. Aumentos expressivos nos índices de impacto de Química Nova e Journal of the Brazilian Chemical Society, revistas publicadas pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ)
  2. Aniversário de 26 Anos da SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA, Dia 08 de Julho
  3. Solicitação de sugestões para o XXVI Congresso Latino Americano de Química e 27a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química
  4. Sergio Rezende, na SBPC: Finep executará este ano 50% mais recursos do que no ano passado
  5. Relato com sobre as atividade realizadas no Dia Nacional do Químico na UFPI, organizadas pela Regional do Piauí
  6. Oportunidade para Pesquisador no grupo do Prof. Fernando Galembeck
  7. A Universidade pública e a Previdência, artigo de Carlos Henrique de Brito Cruz

1. Aumentos expressivos nos índices de impacto de Química Nova e Journal of the Brazilian Chemical Society, revistas publicadas pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ)


Química Nova e Journal of the Brazilian Chemical Society, publicadas pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ) continuam as revistas de maior Fator de Impacto em Química na América Latina.

A última edição do Journal of Citation Reports (referente a 2002) registrou aumentos significativos no fator de impacto de Química Nova (http://www.sbq.org.br/quimicanova) que passou de 0,444 para 0.637 e do Journal of the Brazilian Chemical Society (http://jbcs.sbq.org.br) que saltou de 0,619 para o expressivo valor de 1.036.

As duas publicações da SBQ mantém a liderança na área como os periódicos de maiores impactos científicos na América Latina.

Química Nova (QN) é publicada desde 1977, quando da criação da Sociedade Brasileira de Química, e o Journal of the Brazilian Chemical Society (JBCS) é publicado, em inglês, desde 1990.

Os Fatores de Impacto atingidos por QN e JBCS são muito expressivos e representam um dos grandes marcos da SBQ neste 26 anos de existência.

O fator de impacto de periódicos científicos indexados ao Institute for Scientific Information vem sendo publicados pelo Journal of Citation Reports todos os anos, a partir de 1972. O JCR reune os dados do Science Citation Index (SCI), Social Sciences Citation Index (SSCI) e Arts and Humanities Citation Index (AHCI), todos publicados pelo Institute for Scientific Information. As informações são organizadas no sentido de revelar o número de citações dos artigos publicados nele próprio e nos demais periódicos indexados, naquele ano. Por exemplo, o fator de impacto (Fi) de uma revista em 2002 é calculado da seguinte maneira: Número de citações no Science Citation Index em 2002 para os artigos publicados em 2000 e em 2001 divididos pelo número de artigos que a revista publicou nestes dois anos. Veja abaixo o cálculo para Química Nova e JBCS:

Cálculo do Fator de impacto do JBCS:


Citações em 2002 de artigos publicados em: 2001 = 89
Citações em 2002 de artigos publicados em: 2000 =
Total de citações 2000 + 2001 = 203
114


Número de artigos publicados em: 2001 = 100
Número de artigos publicados em: 2000 = 96
Total de artigos publicados 2000 + 2001 = 196



Cálculo índice de impacto:


Citações a artigos de 2000/2001/Número de artigos 2000/2001: 203/196 = 1.036



Cálculo do Fator de impacto de Química Nova:


Citações em 2002 de artigos publicados em: 2001 = 56
Citações em 2002 de artigos publicados em: 2000 =
Total de citações 2000 + 2001 = 170
114


Número de artigos publicados em: 2001 = 134
Número de artigos publicados em: 2000 = 133
Total de artigos publicados 2000 + 2001 = 267



Cálculo índice de impacto:


Citações a artigos 2000/2001/Número de artigos 2000/2001: 170/267 = 0.637


Nota do Editor
Parabéns aos editores de Química Nova e JBCS e aos membros de Diretoria e Conselho da SBQ pelo excelente trabalho que vem sendo realizado.


Assine e divulgue Química Nova na Escola e o Journal of the Brazilian Chemical Society (www.sbq.org.br/publicacoes/indexpub.htm) a revista de Química mais importante e com o maior índice de impacto da América Latina.


Visite a nova página eletrônica do Journal na home-page da SBQ (http://jbcs.sbq.org.br).



2. Aniversário de 26 Anos da SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA, Dia 08 de Julho



Na próximo dia 08 de julho a SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA (SBQ) estará completando 26 anos de fundação.


A SBQ foi fundada em 1977, durante uma Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.


Desde a sua criação, a SBQ vem atuando de forma expressiva no desenvolvimento e consolidação da comunidade química brasileira, e na divulgação da Química e de suas importantes relações, aplicações e conseqüências para o desenvolvimento do país e para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.


Contando com 23 secretarias regionais e com 12 divisões científicas concernentes às principais áreas da Química, a SBQ constitui-se em uma das maiores sociedades científicas brasileiras.


Neste sentido, ao lado da promoção de reuniões anuais que atualmente congregam, a cada evento, a presença de mais de 2000 participantes com uma produção média de 1800 comunicações de pesquisa, a SBQ tem promovido, outros eventos anuais sobre áreas da Química, para os quais converge um expressivo número de participantes e de trabalhos apresentados.


Tal fomento ao desenvolvimento e amadurecimento da comunidade química brasileira pode ser ainda evidenciado pela publicação de três revistas pela SBQ - Química Nova, que é enviada a todos os sócios, Journal of the Brazilian Chemical Society (JBCS) - que divulgam parte substancial da produção da pesquisa brasileira em Química nos contextos nacional e internacional. Além dessas duas revistas a SBQ edita ainda a Química Nova na Escola - especificamente dirigida a professores de que ensinam Química nas escolas brasileiras.


A SBQ está em permanente contato com seus associados através da edição do Boletim Eletrônico SBQ, uma lista eletrônica aberta a toda a comunidade interessada em Química.


É realmente um momento de muita alegria para todos os membros de nossa comunidade.


Os membros de Diretoria e Conselho da SBQ congratulam-se com todos aqueles que ajudaram e ajudam a construir e a fazer a história da SBQ.


Parabéns SBQ!!!


Nota do Editor
Abaixo está transcrita a Ata de Fundação da SBQ. Conheça um pouco mais sobre a história da SBQ em nossa homepage (www.sbq.org.br).


ATA DE FUNDACÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA


Após uma Assembléia que durou duas horas, foi fundada a Sociedade Brasileira de Química - SBQ, na sala 056 da Pontifícia Universidade Católica, na rua Monte Alegre, na cidade de São Paulo, às 19:30hs (dezenove e trinta); para a Diretoria foram eleitos: pres. Simão Mathias, Secret. Geral: Eduardo Motta Alves Peixoto, Tes. Etelvino J. H. Bechara; para o Conselho Consultivo foram eleitos: Jacques Danon, Ricardo C. Ferreira, Antonio C. Pavão, Archimedes P. Guimarães, Ernesto Giesbrecht e David Tabak.


São Paulo, oito de julho de 1977.


Assinaram esta Ata, os membros fundadores da SBQ


Affonso Alles
Albertino F. Nascimento Jr.
Ana Maria Pereira Santos
Ana Maria Pinto dos Santos
Antonio Carlos Pavão
Alcídio Abrão
Archimedes P. Guimarães
Armi Wanderley da Nóbrega
Catharina M. W.Brandi
Claudio Airoldi
David Tabak
Dawson Buim Arena
Diana J. Rosa Guenzburger
Eduardo M. Alves Peixoto
Etelvino J. Henriques Bechara
Fernando Galembeck
Geraldo José da Silva
Guilherme Luiz Indig
Helena M. C. Ferraz
Helena Maria S. Bittencourt
Henrique Manoel Q. Magarão
Hernan C. Guralnik
Hiroshi Aoyama
Iolanda Midea Cuccovia
Ivano Rolf Gutz
Jacques Danon
José Atílio Vanin
José Roberto Ernandes
Keiko Takashima
Letícia Tarquino de S. Parente
Lúcia P. S. Airoldi
Marco Aurélio De Paoli
Maria do Carmo de A.Santos
Maria E. V. Suarez
Maria Lucia Mendes de Carvalho
Maria Olimpia de O. Rezende
Marian Rosaly Davolos
Mariana S. Araújo Viel
Marilda Meirelles Oliveira
Marilene Marcuzzo do Canto
Mário Giambiagi
Mário José Politi
Marisa Helena G. Medeiros
Massami Yonashiro
Marta M. Tanizaki
Maurício G. Constantino
Nídia F. Roque
Osvaldo Antonio Serra
Paulo Tiglea
Pedro Maia de Campos
Regina Lucia de Souza Moura
Regina Maria Valle Aleixo
Renato Vergnhanini Filho
Ricardo Baumhardt Neto
Ricardo Cesar P. Chaim
Ricardo C. Ferreira
Roberto Tokoro
Rosa Maria Scavariello
Sérgio de Souza Funari
Sérgio Emanuel Galembeck
Simão Mathias
Sonia M. H. Salcedo
Victor A. Nehmi
Yoshiyuki Hase



3. Solicitação de sugestões para o XXVI Congresso Latino Americano de Química e 27a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química



Prezado Sócio da SBQ,


Estamos em processo de organização do XXVI Congresso Latino Americano de Química e 27a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, que ocorrerá em Salvador, de 30 de maio a 02 de junho de 2004.


Além da mudança de local, esta reunião terá uma nova configuração, com um formato diferente das reuniões anteriores da SBQ.


Assim, os preparativos da reunião estão iniciando e, neste aspecto, solicito a todos que tiverem sugestões de conferencistas, simpósios, workshops, cursos, ou outras sugestões para a próxima Reunião, que por favor encaminhem as mesmas o mais rápido possível para os respectivos diretores de divisão ou diretamente para mim (luizsbq@iqm.unicamp.br) até o próximo dia 25/07/2003.


Vamos todos colaborar e participar no sentido de organizarmos uma belíssima e proveitosa reunião conjunta do XXVI Congresso Latino Americano de Química e 27a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química.


Contamos com sua participação!!!


Um abraço e tudo de bom a todos!


Prof. Luiz Carlos Dias - Secretário Geral da SBQ



4. Sergio Rezende, na SBPC: Finep executará este ano 50% mais recursos do que no ano passado


Em apenas cinco meses do atual governo, o Tesouro já autorizou à Finep a empenhar R$ 209 milhões.


Em todo o ano passado foram comprometidos apenas R$ 316 milhões, afirmou o presidente da Finep, Sérgio Resende.


Convidado pela SBPC, ele expôs às Sociedades Científicas as novas metas e diretrizes da Finep: 'Apesar de ainda haver certa insensibilidade na área econômica, cremos que vamos executar 50% a mais do que em 2002.'


Sergio disse que nas primeiras décadas de sua existência a Finep sentia-se próxima dos cientistas. Esse quadro mudou nos últimos anos:


'Agora, queremos recuperar essa afinidade, não afastando a agência das empresas mas reaproximando-a da comunidade científica, das Universidades e dos Centros de Pesquisa. Até porque é ali que estão cerca de 80% das pesquisas feitas no Brasil.'


Bastante otimista frente à atual conjuntura política, Sergio afirmou que 'se o governo lograr equacionar o problema da dívida, vamos conseguir implementar um programa nacional de desenvolvimento científico e tecnológico e de fato estaremos prontos para construir um novo país'.


Ele ressaltou a necessidade de haver uma mudança na política industrial, de forma a que se estimule a inovação, além do estabelecimento de mecanismos que garantam a compra pelo governo de produtos estratégicos fabricados por empresas nacionais.


A Finep tem trabalhado essencialmente com os Fundos Setoriais (e vai participar agora dos Comitês Gestores dos Fundos de Infra-estrutura, Verde-amarelo e de Petróleo).


A meta é que o MCT aumente o orçamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) de R$ 20 para R$ 200 milhões.


Para isso, ressaltou, é necessário que a SBPC e a comunidade científica pressionem o Congresso Nacional pela aprovação do Projeto de Lei que regulamenta o FNDCT, algo pendente desde a adoção da Constituição de 88.


Ao analisar a situação em que encontrou a agência, Sergio apontou a pouca transparência nos critérios de decisão como um dos principais problemas.


Como solução, disse que se estão fazendo mudanças estruturais de forma a que fiquem bem claros as regras e os critérios de seleção do projetos e quem são os interlocutores da Finep com os clientes.


Outros problemas detectados foram o distanciamento da comunidade de C&T, recursos do FNDCT provenientes apenas dos Fundos Setoriais, falta de agilidade no processamento das propostas e a frustração da expectativa de regularidade dos recursos.


Diante desse quadro, Sergio disse que os principais desafios da Finep são atuar pela ampliação dos recursos orçamentários para o FNDCT (Fundos Setoriais), participar pró-ativamente da definição das políticas dos Comitês Gestores, mobilizar comunidades para identificar e discutir oportunidades, financiar toda a cadeia do conhecimento e aumentar a transparência e eficiência operacional.


Para o financiamento das empresas e de outras instituições, ele disse ser necessário articular-se uma política industrial com BNDES e com os Ministérios, melhorar a análise de risco e de projetos, além de recuperar créditos.


Sérgio lembrou também que alguns dos maiores sucessos comerciais do Brasil contaram com financiamentos da Finep. Foi o caso do desenvolvimento da Embrapa, sobretudo com os agronegócios envolvendo a soja e a substituição das importações de fertilizantes nitrogenados.


A agência alocou também recursos para o desenvolvimento da indústria aeronáutica (particularmente do avião Tucano), contribuindo para fazer da Embraer a maior exportadora do país.


Outra área relevante foi a da Coppe/UFRJ, principalmente as pesquisas para prospecção de petróleo em águas profundas.


Além da capacitação de recursos humanos altamente qualificados, tal área vem aproximando o país da autonomia em petróleo, além de contribuir para o equilíbrio da balança comercial.


Nota do editor
O presidente da SBQ, Prof. Paulo Cezar Vieira esteve presente nessa reunião.


5. Relato com sobre as atividade realizadas no Dia Nacional do Químico na UFPI, organizadas pela Regional do Piauí



REGIONAL DO PIAUÍ ORGANIZA COMEMORAÇÕES DO DIA NACIONAL DO QUÍMICO NA UFPI


A Sociedade Brasileira de Química ­ Regional do Piauí organizou no dia 18 de junho de 2003, as comemorações do Dia Nacional Nacional do Químico, realizadas no auditório Professor Afonso Sena.


O evento contou com a presença de cerca de 160 participantes, incluindo professores universitários, estudantes de graduação e pós-graduação dos cursos de Química e foi divulgado pelos principais jornais do Piauí: O Dia, Meio Norte e Diário do Povo, bem como no mural eletrônico do Governo do estado http://piaui.gestaonaweb.com.br.


O evento foi aberto às 9:00h com o pronunciamento da Secretária Regional da Sociedade Brasileira de Química do Piauí, professora Mariana Helena Chaves que destacou a importância da Química e o papel do Químico no contexto atual. Em seguida falaram o Vice-Reitor professor Luiz de Souza Santos Júnior e o Reitor professor Pedro Leopoldino Ferreira Filho.


O Diretor do Centro de Ciências da Natureza Professor José Arimatéia Dantas Lopes apresentou, às 10:00h, o projeto de construção do Núcleo de Pesquisa em Ciências Básicas da UFPI, que objetiva abrigar as instalações dos mestrados em Química e em Física. Depois o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) professor Acácio Salvador Véras e Silva, proferiu a palestra "A importância da pesquisa no desenvolvimento local e a função da FAPEPI".


Às 14:00h, a professora Carla Verônica Rodarte de Moura (DQ-UFPI) apresentou a palestra "Biodiesel e a planta piloto do estado do Piauí", ressaltando que no Piauí, o biodiesel será produzido a partir do óleo de mamona e que trará um grande retorno para o Estado, em especial para os pequenos agricultores. Em seguida a professora Maria Rita de Morais Chaves Santos abordou o tema "Empreendedorismo", divulgando a disciplina inserida na grade curricular dos cursos de Química, cujo objetivo é incentivar os estudantes a abrirem seus próprios negócios. A última palestra: "A Sociedade Brasileira de Química e a Regional do Piauí", proferida pela professora Mariana Helena Chaves, divulgou a entidade entre os alunos e profissionais da Química. Em seguida a Secretária Regional realizou, entre os alunos, um sorteio de produtos da SBQ e de dois exemplares do livro "Biodiesel", de Expedito Parente.


Durante todo o dia, os participantes contaram também com uma exposição de painéis de trabalhos do Departamento de Química da UFPI". As comemorações do dia Nacional do Químico foram encerradas com um coquetel patrocinado pelo Conselho Regional de Química (CRQ-18), deixando, para a comunidade da UFPI e Teresinense, uma imagem forte e atuante da Sociedade Brasileira de Química.


Fonte
Mariana Helena Chaves
Secretária Regional da SBQ no Piauí



6. Oportunidade para Pesquisador no grupo do Prof. Fernando Galembeck



Projeto de pesquisa em parceria com a empresa Hélios-Carbex para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de fitas de impressão por transferência térmica (TTR).


Requisitos básicos: conhecimentos de ferramentas analíticas e espectroscópicas.


Interessados devem entrar em contato com o Prof. Fernando Galembeck (e-mail: fernagal@iqm.unicamp.br)



7. A Universidade pública e a Previdência, artigo de Carlos Henrique de Brito Cruz


A reforma da Previdência só pode ser justificada pelo objetivo de aprimorar seu funcionamento


Milhares de professores em nossas Universidades públicas estão angustiados. Não querem se aposentar, mas estão se sentindo compelidos a fazê-lo por causa da reforma da Previdência em discussão.


Gostam de seu trabalho e o fazem com enorme dedicação, superando rotineiramente suas jornadas de trabalho exigidas por lei. Muitos desses professores já ultrapassaram, há muito, o tempo de serviço para a aposentadoria.


Como o conhecimento tem a característica de ser cumulativo, essas pessoas são uma riqueza inestimável para o desenvolvimento do Brasil.


Só na Unicamp, há 421 professores que podem se aposentar imediatamente, mas não o fizeram.


Outros 127 docentes já aposentados continuam a serviço da Universidade, como professores colaboradores voluntários, sem receber nenhuma remuneração além de sua aposentadoria.


Os que podem se aposentar, mas não querem, angustiam-se por estarem sendo compelidos a fazê-lo. Os que ainda não podem assistem impotentes ao perverso rumo das discussões sobre a reforma.


Esses professores optaram por trabalhar numa das mais importantes Universidades públicas brasileiras; agora se vêm punidos pela escolha que fizeram, ao verem desconsiderados os direitos que lhes foram prometidos então, em troca de uma vida de ganhos inferiores aos que poderiam obter em instituições privadas, frequentemente com melhor remuneração, mas com menor capacidade de realização acadêmica.


A reforma proposta pelo Executivo não se dignou nem a essa preocupação básica numa sociedade civilizada: regras de transição decentes e minimamente justas.


Diante desse quadro, é com a mais absoluta perplexidade que vemos

A propaganda oficial, ao comparar sua proposta de reforma a importantes avanços ocorridos em nossa história, como a abolição da escravatura, sugere, injustamente, que os professores das Universidades públicas são causadores de males tão graves como os que levaram àqueles movimentos.


Pois os professores das Universidades públicas não são a causa do problema por aspirarem à manutenção do direito previdenciário de aposentadoria integral equivalente à sua última remuneração.


Esse direito lhes foi assegurado por lei. Em face dele, eles abriram mão de melhores salários para se dedicarem a um trabalho necessário e estratégico para o país.


Esses honrados cidadãos, que merecem respeito e reconhecimento, estão diante de uma proposta que subtrai as expectativas em que confiaram.


Com a enorme contribuição dos professores das nossas Universidades públicas, hoje temos uma infra-estrutura acadêmica invejável.


Temos a capacidade de pensar e de encontrar soluções para muitos dos problemas nacionais graças a brasileiros bem formados em engenharia, biologia, física, matemática, sociologia e muitas outras áreas do conhecimento.


Gigantes tecnológicos como a Embrapa, Embraer, Petrobras são fruto de nossas Universidades públicas.


A Previdência Social tem por objetivo garantir um importante direito. Ao se assegurar esse direito a seus cidadãos, é à nação como um todo que se beneficia.


A reforma da Previdência só pode ser justificada pelo objetivo de aprimorar seu funcionamento, no sentido de prover uma aposentadoria digna.


Pode ser que seja necessário reformar a Previdência no Brasil - isso ainda precisa ser demonstrado.


Estudos do Ipea mostram que a tendência de crescimento dos benefícios além da sustentabilidade existe no regime de previdência geral (INSS), e não no sistema de previdência do servidor público ('Textos para Discussão', nº 690, 12/1999).


No entanto a reforma em pauta atinge os servidores públicos. Por quê? Para quê?


No Congresso é preciso que se pense nos efeitos que a proposta trará para o futuro do serviço público.


Em especial, é preciso que se pense nas pessoas que vêm fazendo as nossas boas Universidades públicas. Nossos professores merecem ter respeitados os seus direitos e suas expectativas de direitos.


Se aprovada a proposta do governo, a nova lei terá efeitos que comprometerão o avanço científico e tecnológico que o país tem experimentado nos últimos anos:


No mundo contemporâneo, o desenvolvimento das nações é dependente do conhecimento e da educação.


A curtíssimo prazo, uma reforma da Previdência visando gerar caixa pode até aliviar as despesas do Estado, mas, a médio e a longo prazos, seus efeitos, em especial sobre a Universidade pública, trarão prejuízos irrecuperáveis ao desenvolvimento socioeconômico do país.


Nota do Editor
Carlos Henrique de Brito Cruz, físico e engenheiro de eletrônica, é reitor da Unicamp. Artigo publicado na Folha de SP, 20/6



Secretaria Geral SBQ



Contribuições devem ser enviadas para: Luizsbq@iqm.unicamp.br http://www.sbq.org.br


Até nossa próxima edição!!!